Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Esfoliantes Naturais para Rosto | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 25 de Março de 2021 às 09:08

Publicado em Fórum Beleza 48

Olá eco-noivinh@s 🌱 Com a época de casamentos a aproximar-se, e este ano estará ao rubro, é hora de pensar em cuidarmos de nós para estarmos o mais bonitos e confiantes para o nosso dia. Sim, noivinhos, este debate também é para vocês! Todos queremos estar com uma pele fantástica e radiante no...

Olá eco-noivinh@s 🌱

Com a época de casamentos a aproximar-se, e este ano estará ao rubro, é hora de pensar em cuidarmos de nós para estarmos o mais bonitos e confiantes para o nosso dia. Sim, noivinhos, este debate também é para vocês!

Todos queremos estar com uma pele fantástica e radiante no nosso grande dia, e para isso é importante termos cuidado com o nosso rosto com bastante antecedência, para evitarmos marcas e darmos tempo à pele de cicatrizar e se equilibrar.

E aqui a chave para um rosto bonito é ter um rosto limpo!

Para tal, é fundamental ter uma rotina de higiene facial sustentada em limpeza e hidratação.

cfb_635648.jpg

E para uma profunda limpeza de pele, a esfoliação é um segredo bem conhecido de muitos de nós. São muitas as vantagens da esfoliação facial:

• ▪️ Permite uma limpeza de pele mais profunda usando partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão da camada superficial da pele.

• ▪️ Ao remover células mortas da nossa epiderme, a esfoliação promove o rejuvenescimento da pele ao estimular a produção de novas células, o que nos dará um aspecto mais jovem ao fim de algum tempo.

• ▪️ Melhora a aparência de marcas e manchas na pele, sobretudo de acne.

• ▪️ Remove o excesso de sebo dos poros, prevenindo o aparecimento de novas borbulhas e pontos negros.

• ▪️ Prepara a pele para melhor absorção de séruns e hidratantes que usemos a seguir à limpeza.

Só que a esfoliação convencional traz um grande malefício ao nosso ambiente, pois temos o mercado cheio de esfoliantes com produtos altamente poluentes que são os microplásticos e as microesferas - feitas em polietileno!

Infelizmente, a realidade dos microplásticos é assustadora pois são impossíveis de filtrar nos tratamentos de águas residuais e vão desaguar directamente nos nossos rios e oceanos. O resultado é catastrófico no meio aquático ao serem ingeridos por seres vivos, alterando os ecossistemas marinhos; e acabam por ser ingeridos por nós, fazendo com que estes microplásticos entrem na nossa cadeia alimentar. gxn59HDbw-1IFXwoKE8XkPdwsiuQ-7512iggaM9bhbTmgmQVPtTg7kNV-stZ_Kjd-nypPQHFNP2N-u1r0khQ_jk5viq23KTd5bE4YAyqum19LEExF0HltQcj5QZb0JddF3wEqMaX

Embora ainda não haja legislação que proíba estes produtos, o PE está a avançar com medidas para retirar estes produtos do mercado. Mas neste momento esta problemática depende somente do esforço voluntário das empresas de cosmética - como foi o caso do Continente, que removeu os microplásticos dos seus produtos My Label! Well done! 👏

Por isso, o melhor a fazer é recusar comprar os esfoliantes comuns de lojas de beleza e supermercados, e optar pelo mais seguro (nada de esfregarmos plástico no nosso lindo rosto), barato e ecológico: fazer os nossos próprios esfoliantes!

Mel e Açúcar

wzbSHYGZtdvATL-_3M2FQMl5eb_WTwUZsUbF8gRdqbguxGBYSsBIEyyqVIqSreOuG-YPircDY_v5tcPXftTabdBFk68w9t-Kr29EgbBlxfohQS3l8Fi5MFLAfHxf02xbI5h_PmL8

O açúcar é o ingrediente principal para fazer a esfoliação natural à pele, e o mel vai trazer muita hidratação e tratamento à pele, e melhor que isso vai ajudar a cicatrizar a pele com acne.

1 colher de sopa de mel + 1 colher rasa de açúcar, misturar bem e aplicar logo de seguida. Massajar gentilmente e deixar repousar no rosto durante 10-15 minutos.

Óleo de Amêndoas Doces e Açúcar

GMWmjchGwNq0VdoW6ifR_grHPOv81sjD_e19cCzdE6DhfTDs7gbF0LoeIBTQEBu_ycjqr8gmnnXtl39nYBqKq71lZIUgN8_56QcGzW1qzZuK_eZSX9gHugvBdpSokkBIL9lWXU5m

A par do anterior, este esfoliante natural com óleo de amêndoas doces ajuda a hidratar peles mais secas e traz vitaminas que ajudam a remover células mortas na epiderme. É também um bom esfoliante para o corpo.

1 colher de sopa de óleo + 1 colher de sopa de açúcar, com os mesmos passos do anterior esfoliante. Massajar gentilmente e deixar repousar no rosto durante 10-15 minutos.

Aveia e Mel

QiXJ6kVDpATXZqw3rsZTYk8kc3Cl9X2QL1KMCHPct947The6R3OFTnG4l7Z1SHb6e8imUMPV8z7EdIVl-L4aqxbOFSSRqWkDHXJFMDDt6s8ws2e0aOC0Nf-I6-Ek7_NYYKJibHr4

Para quem tem aveia em casa (eu tenho sempre para umas papas de aveia para pequeno-almoço), este ingrediente é um bom esfoliante e traz muitas vitaminas para o nosso rosto, deixando-o mais nutrido. Podem fazer com leite, mas eu prefiro com mel.

1 colher sopa flocos de aveia + 1 colher de sopa de mel (ou 2 colheres de sopa de leite), Massajar gentilmente e deixar repousar no rosto durante 10-15 minutos.

Café e Óleo de côco

zhiaUeyw4Mp2GERCg7bim0SF9yN1wJhyf01dW7xvJZ234W6cdbms6OBtPsRXX36pfPeaXg5wH1A3ccwE1stKP95QW5_zSCChsEXR6nhaidAnJXhA1CY6aZwgQwsDCKfW2HA_oCa4

O café é o elemento esfoliante desta receita, e é uma boa forma de aproveitar as borras de café que temos em casa. O óleo de côco, ao contrário do que se possa pensar, não vai trazer oleosidade à pele; por ser um antibacteriano natural, é um óptimo tratamento para peles com acne.

Excelente esfoliante para o corpo também. Grande vantagem desta opção relativamente aos outros é que pode ser feito em maior quantidade para usar mais tarde, pois os ingredientes não se dissolvem nem se estragam - perfeito para guardarmos num frasquinho reutilizado!

1 colher de chá de óleo de côco + 2 colheres de sopa de borras de café. Deixar repousar e remover com água morna.

Argila verde

JnbYqY81t2J8epL8l2m6lCOMpan4vb1p8XYwGcXt6OsPVipmiyZkh8BEa6m4MKW9pgWYuPrtAglj5rOG5hfPDIeOF1enSJw_N0MmZjv8Uy_PLIKPBy0k7BpHK-kaODVS3plJtgn6

A argila é um 2-em-1 meu favorito desde a adolescência! Super barato, muito fácil de encontrar embalado em saco de cartão (super eco!) em drogarias, e muito benéfico para a pele oleosa e com acne. A argila é bastante usada como uma máscara, mas ao removermos com água, podemos usá-la para esfoliar a pele suavemente. Purifica a pele, remove toxinas, absorve excesso de oleosidade, é anti-inflamatória e enriquece a pele com montes de minerais.

2 colher de sopa de argila + 1 colher de sopa de água. Aplicar uma camada fina e uniforme, deixar secar aproximadamente 15 minutos, retirar com água morna. Atenção para não deixar secar demasiado, para não ferir a pele.

Cuidados gerais:

• A pele oleosa necessita ser esfoliada duas vezes por semana. Já a pele normal e seca deve receber a esfoliação no máximo uma vez por semana. Atenção a sinais como ressecamento, vermelhidão ou irritação: diminuir a intensidade da esfoliação, reduzir frequência e usar um bom hidratante! Evitar esfoliar a zona ocular - pálpebras e olheiras, onde a pele é muito fina e sensível!

• Lembrem-se deste lema do mundo da estética: a beleza vem de dentro para fora. A nossa alimentação deve ser cuidada para que a nossa pele consiga transparecer saúde. Alimentação rica em verduras, legumes e fruta é essencial; podem abusar de certos alimentos como a cenoura, o ananás e os frutos vermelhos, têm muitos antioxidantes bons para a pele.

O5SmjkHJ4ciBV-Knv5R-BSCoX_A8V-VjLkIX94a4ftWz-SarZTdxICj9aapEIaTXix7EZcU3gXugzWcbQ9FQVjObIrhSCdWyWc_RhXDcy17BH3Puw3yIAqvtT1KTCSj00zVjKqS_

Espero que este debate vos seja muito útil, e que vos traga algum relaxamento e autocuidado entre tantos preparativos e manualidades!

Beijinhos 💚

48 respostas

• Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Ritinha, eu acho que o meu problema é mesmo o stress 😔
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim, foi ela que aconselhou e até me andou a dizer de marcas de maquilhagem vegan ou sem "animal cruelty" que felizmente já há muitas companhias a adoptar 🙏 quando era mais nova tinha muito acne e fazia muito esfoliante de argila. Lembro me que ficava com a pele toda esticadinha 😅
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uau! Fico mesmo feliz de saber que uma profissional recomenda esse esfoliante natural! Keep it simple é mesmo verdade... Concordo contigo, o natural é sempre melhor! Não sei quem é que foi inventar essa parvoíce de esfregar a cara com plástico, quando coisas simples como sementes, ou feitos de caroços de fruta resolvem o problema. Já cheguei a fazer em casa com sementes de morango (compradas numa lojinha eco) 😜 mas deu muito trabalho e claro não dura quase nada, nem no frigorífico...

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada querida Telma! Estou a ver que o mel+açúcar já é um favorito na comunidade! 😊💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Se é algo assim mais recente, o melhor é começares pelo início: vê se não será algum alimento (doces, gorduras) que te estará a causar isso... o stress ou menos horas de sono pode contribuir para isso... Mas sem dúvida que uma boa limpeza de pele vai ajudar! Evita esfregar muito na zona do acne, para não deixares mais marcas.

Para além de uma melhoria na alimentação e evitar alimentos que possam provocar esse acne, uma rotina bem certinha de lavar o rosto de manhã e à noite (sempre!), esfoliação 1-2 vezes/semana, e um bom hidratante não gorduroso. Podes também pôr uma gotinha de óleo essencial de tea tree (árvore de chá) na zona mais afectada, à noite. Tenho a certeza que vai ajudar muito! 😘

• Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita,
    Óptimas inspirações. A minha maquilhadora falou me do mel e açúcar e já tenho cá em casa só pra mim pra poder fazer isso 😁 não sabia da aveia, tenho que experimentar primeiro. Sou fã das coisas naturais, não só pelo ambiente mas porque tenho a pele sensível e faço reação a cremes e cenas facilmente 🙄
    Natural é sempre melhor 🥰 beijinho 😘
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ritinha 😍

Excelentes dicas! Por cá, adoro o mel com açúcar! É o único que faço 😘

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Joaninha! Hahaha adoro imaginar esses desvios estratégicos nos pequenos-almoços! 🤣

Mel+açúcar é um favorito, o efeito do mel é mesmo excelente e tão subestimado... Ainda não comprei nada do My Label, mas gostei de saber que eles irão eliminar os microplásticos, foi um grande passo! 💚

• Responder
  • Marta Vieira
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por acaso ultimamente tenho ganhado algum acne e com isso ficaram umas marcas, achas que ajuda a tirar rápido? 🤭
    Caso a menos de 3 meses 😅
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Martinha! Olha, todos os que estão aqui já experimentei (e claro, gostei). Quando tinha mais acne, os meus favoritos eram o mel+açúcar e a argila verde. Agora com a pele mais seca, gosto muito do café com óleo de côco. Mas o resultado depois de uma esfoliação é impagável ! Experimenta querida 😉 Beijinho 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Mokinhas 🥰 Eu também adoro ter assim uns fins-de-semana de beleza aqui em casa, sabe tão bem! Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Laurinha! obrigada 😊 Eu sou eterna fã da argila... adoro ver a oleosidade a ser absorvida, penso logo "yeah está a resultar!" 😘

• Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Ritinha,

Fiz esfoliação durante muito tempo com mel e açúcar, recomendado mesmo pela minha maquilhadora para o Dia C (e com tanto adiamento já lá vai um ano de esfoliação :p ).

Neste momento, estou a utilizar também o esfoliante da My Label (recomendo), porque quando fui de viagem não era muito prático andar com o Mel e o açúcar atrás, a não ser que rapina-se do Pequeno Almoço 🤣 Mas assim que terminar, vou voltar ao Mel, o efeito é o mesmo, sai muito mais barato, e noto melhoria nas pele

• Responder
  • Marta Vieira
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, tenho que experimentar essas dicas parecem top mesmo 😍
    Muitos parabéns pelo debate vou guarda-lo vou precisar de o ler mais vezes! Beijinho 😘
    • Responder
  • Monica
    Noiva VIP Agosto 2021 Lousada
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom debate querida, eu às vezes faço uns esfoliantes caseiros aqui em casa e andamos todos de cara besuntada 😊 mas é bom e sabe bem, ajuda a hidratar, a limpar e faz nos sentir bem, eu gosto. Beijinhos .
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ritinha! Adorei o debate, bastante esclarecedor 😍 Como em mais nova tive bastante acne (e agora de vez em quando também, vou ser uma eterna adolescente eheheh) também já utilizar a argila e gostei muito 😘

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração