Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Flávia
Noiva Principiante Março 2026 Viana do Castelo (Concelho)

Escolha dos padrinhos

Flávia, a 19 de Outubro de 2024 às 11:27 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 28

Depois do meu post de hoje, lembrei-me de uma questão um pouco pessoal. A escolha dos padrinhos de casamento: queríamos muito escolher alguém que nos acompanha enquanto casal, mas está difícil, porque há muitos e não conseguimos decidir qual se encaixa melhor.

No que toca a escolher um casal, ou nos damos mais com um do que com o outro, ou achamos que um se encaixa e o outro não, ou as pessoas que são mais "próximas" até moram mais longe. Enfim, estamos aqui com esta dúvida!

Queríamos que os padrinhos tivessem realmente uma presença especial no nosso dia. E terão... Só falta escolher. E a vossa escolha? Foi casal? Foi um amigo de um e amigo de outro? Familiares? Amigos?

28 respostas

Última atividade por Sara, a 31 de Outubro de 2024 às 23:54
  • Sara
    Noiva Ativa Agosto 2025 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Flávia, como disseste é uma questão bem pessoal.

Entretanto, compreendo-te completamente. Aqui também tivemos a mesma dúvida.

Contudo, os padrinhos devem ser não apenas amigos do casal, mas mais importante alguém com quem possam contar nos momentos de crise (que por mais que amemos o nosso parceiro, vão existir momentos menos bons, momentos até mesmo que vamos querer desistir), a presença de padrinhos sábios e maduros nestes momentos é imprescindível. Pessoas que se transformam em conselheiros, irmãos e um dia "tios" do fruto dos vosso amor e perseverança (os vossos filhos). Espero ter ajudado de alguma forma. Que Deus te abençoe nesta escolha da melhor forma.

BeijinhosSmiley shame

• Responder
  • Sílvia
    Noiva Ativa Agosto 2025 Penafiel
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia!

Essa é uma questão que ambos ainda não decidimos em concreto, mas caso a decisão seja para a de escolher padrinhos, eu sem dúvida que escolho um casal que sao meus padrinhos por afinidade. Não tenho qq contato com os meus padrinhos de batismo, então convidá-los, para mim não faz sentido. O casal que é a minha escolha sempre esteve presente na minha vida, são como uns pais para mim, são alguém com quem posso contar em que situação for. No caso do noivo, provavelmente optaria por eles também já que o têm em boa estima e são pessoas em quem o noivo confia a 100%. Espero ter ajudado
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2026 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Beatriz! Estou com algum trabalho, então, quanto tiver tempo, respondo-te 😘
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel Smiley smile mandei-te uma mensagem.

• Responder
  • Bessa
    Noiva Principiante Agosto 2025 Lousada
    Bessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, no nosso caso escolhemos uma pessoa de cada lado, neste caso a minha madrinha de batismo e ele o seu irmão. O marido da minha madrinha entendeu perfeitamente que queríamos que ter uma pessoa de cada lado e o irmão dele igual, não queríamos muita gente então optamos por fazer assim
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2026 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Flávia!

Bem, apesar dos meus padrinhos de batismo estarem vivos, sinto que eles nunca foram uma presença muito grande na minha vida. Os meus padrinhos são a irmã da minha mãe e o marido dela (que não me é nada, em termos de sangue). O meu avô materno faleceu subitamente quando eu tinha 2 anos de idade e a minha avó acabou por falecer em 2021. Infelizmente, após a morte da minha avó, os laços entre a minha madrinha e o meu padrinho foram ficando ainda mais soltos. A minha madrinha, quando a minha avó estava viva, sempre lhe disse que tinha a família dela para cuidar (os filhos e os netos dela) então, apesar de ter magoado muito a minha avó com essas palavras, também me magoou a mim e à minha mãe. Elas falam-se mas nunca houve aquela proximidade que há entre irmãs (e elas vivem a apenas 2km uma da outra). Quando eu e o meu noivo namorávamos há pouco mais de 1 ano, ele foi ao primeiro almoço de aniversário da minha falecida avó, e os meus padrinhos nem UMA pergunta lhe fizeram. Era a primeira vez que o estavam a ver, sabiam perfeitamente que ele era meu namorado mas nunca lhe disseram nada diretamente.

Claro que, após ponderar, sei que não vou pedir-lhes para serem os meus padrinhos de casamento. Estou na dúvida entre pedir à minha irmã e ao meu cunhado, ou a dois tios meus (casados) do lado do meu pai. Tenho medo que, se pedir aos meus tios, os meus padrinhos de batismo se recusem em vir ao meu casamento, por se sentirem "trocados". Portanto estou aqui num dilema brutal.

Já o meu noivo, irá pedir a um amigo dele de longa data para ser padrinho. Ele tem namorada, mas ela não será a madrinha. Penso que vá pedir à minha futura cunhada para ser a madrinha.

Desculpa pelo texto longo, mas espero que entendas que os padrinhos não têm que obrigatoriamente ser um casal nem tu te deves sentir obrigada a escolher os teus padrinhos de batismo. Beijinhos Smiley heart

• Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😍😍😍
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Ativa Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Claro que sim Smiley laugh e vamos todas ser muito, muito felizes! Smiley love Seja em que ano for Smiley sexy

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E todos os dias, não é só o 31 de Julho como diz o Quim Barreiros!! Eheheheh 😂😂😂
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu aprovo eheh

Mas a verdade é que todos os anos são os melhores para casar Smiley heart

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O Ano de 2025 vai ser melhor ainda, certo noivinhas 2025???
    • Responder
  • Wanessa
    Noiva Ativa Setembro 2025 Viseu (Concelho)
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Flávia Smiley heart

No nosso caso não nos fazia sentido pedir aos nossos padrinhos de batismo, são pessoas que não nos dizem nada. Eu optei pelos meus irmãos e o noivo pela irmã e cunhado Smiley smile

• Responder
  • Sónia
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo plenamente, o nosso vai ser o melhor ano para casar! Smiley laugh

• Responder
  • Sónia
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Flávia, nós não pensámos na escolha dos padrinhos de acordo com serem casais ou não. Simplesmente escolhemos pessoas que nos são mais próximas e que nos fizeram mais sentido. Se estás com dúvidas entre algumas pessoas, tenta ver os prós e contras para cada uma delas, pode ser que ajude. Smiley smile

• Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Constante Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia!
    No meu caso a minha madrinha é a mesma que do batismo, não imaginava outra pessoa para me acompanhar. Em relação ao meu padrinho escolhi o meu cunhado - é uma pessoa muito próxima de mim e do noivo, que nos acompanha desde início da nossa relação.
    O noivo escolheu novos padrinhos, mas não são um casal. Na minha opinião não tem de ser necessariamente um casal. Acho que mesmo ao escolheres só uma pessoa do casal, ambos acabam por estar muito próximos e fazer parte sem serem necessariamente os dois padrinhos. Acho que a escolha deve ser feita com o coração e não podes pensar se irá parecer bem ou mal a outros!
    • Responder
  • Quirina
    Noiva Experiente Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia, eu escolhi familiares (tia e tio) e o noivo escolheu amigos. Em ambos os casos não são um casal.
    Vão pensando com calma, ainda têm tempo 🩷
    • Responder
  • Nia
    Noiva Constante Junho 2025 Santa Maria da Feira
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia

No nosso caso será a irmã do meu futuro marido e o seu marido....quisemos que fosse alguém que realmente estivesse próximo de nós e que fosse sobretudo alguém que estivesse presente no noaso dia a dia😉😘
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Maio 2025 Vila do Conde
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Nós optamos por manter os padrinhos de baptismo, não sentimos necessidade de mudar de padrinhos e é uma forma engraçada de “renovarmos os votos”. Assim sendo temos um total de 4, duas madrinhas e dois padrinhos.

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois Raquel, eu também não escolhi os meus padrinhos de baptismo e, se escolhesse algum deles seria o meu padrinho do qual gostava muito e que sempre esteve presente mas, infelizmente, já faleceu. A minha madrinha ainda é viva mas é como se não fosse... Não tenho qualquer contacto com ela 😢
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia!
    No nosso caso, os meus padrinhos serão os meus primos (casal que ajudou o noivo com o pedido de casamento). Já o noivo, escolheu um amigo de longa data para ser seu padrinho e uma outra amiga nossa. Ambos são casados mas não um com o outro 😉
    Espero que te tenha ajudado 😘Continuação de óptimos preparativos! ❤️
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia!
    Para mim os padrinhos de batismo não eram opção: é o meu tio paterno com quem eu tenho muito pouca afinidade e uma antiga colega de trabalho do meu pai (não a vejo há tanto tempo que se me passar na rua não sei quem é). Optei então por escolher os meus tios do lado da mãe pois eram quem me faria mais sentido. Sou como se fosse filha deles e sempre me apoiaram em tudo.
    Já o noivo optou pelo padrinho de batismo, porque sempre se deram bem, mas como com a madrinha também não tem relação, optou por escolher a avó como madrinha de casamento 🥰
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flavia.
    Eu desde pequenina que dizia que os meus padrinhos de casamento iam ser o meu padrinho de batismo e a mulher.. acontece que o ano passado separaram-se e já nao fazia sentido!
    Optamos então por escolher pessoas que fazem parte do nosso dia-a-dia, que tanto eu como o noivo tenhamos super afinidade e que saibamos que vão estar sempre lá para nós.Eu escolhi o meu irmão e irmã mais velha, o noivo escolheu a irmã e um primo muito presente!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Junho 2025 Setúbal (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia, nós não escolhemos os padrinhos de batismo (inclusive o noivo não é batizado) mas, no meu caso, não me fazia sentido serem por vários motivos. Os meus padrinhos são o meu irmão e uma prima (que eu amoro milhões) e os padrinhos do meu noivo são a irmã dele e o cunhado. Não tivemos dúvidas na hora de escolher e só assim nos fez sentido ❤️
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Principiante Agosto 2026 Vale de Cambra
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, exato! Foi o que nós fizemos! 😅
    Obrigada! Bons preparativos para vocês! 🥰
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também foi logo uma das opções que falamos. Eu sei que ainda falta, mas quero ter tudo organizado com muito tempo, para não falhar nada.

Também pensamos numa pessoa que recentemente descobriu uma doença, por isso também está a atrasar e dificultar a nossa escolha. Havemos de lá chegar Smiley tongue

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ai que bom!!! Será o melhor ano para casar Smiley tongue

Também tenho pensado muito nos padrinhos de batismo, seguindo um pouco os passos da minha mãe. Estamos a pensar apenas um casal de padrinhos para ambos, mesmo para contornar a dificuldade da escolha! Bons preparativos Smiley love

• Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flavia, eu escolhi os meus padrinhos de batismo: é o meu tio e uma prima da minha mãe, sempre tivemos uma boa relação e não via outras pessoas para este papel. O marido tinha escolhido uns tios mas, por doença, não poderam comparecer no nosso casamento: optou, então, por um casal que são grandes amigos dele há anos!
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Principiante Agosto 2026 Vale de Cambra
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Flávia! ☺️
    Muitos parabéns pelo vosso noivado! Casamos no mesmo ano! 🥹❤️
    Os nossos padrinhos de casamento, irão ser os meus padrinhos de batismo. Optamos que fossem eles para nos acompanhar num momento tão importante das nossas vidas, mas não há problema nenhum em serem amigos! O importante é que se sintam bem e realizados no vosso dia! 🥰Um beijinho! 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração