Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

B
Noiva Curiosa Agosto 2025 Oliveira de Azeméis

Escolha de madrinhas e padrinhos

Bárbara, a 22 de Setembro de 2022 às 17:54 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 25
Olá a todas ,
Quantos padrinhos e madrinhas tem para vosso dia ?
Que importância dão a essa escolha ? Estou um pouco indecisa nessa escolhas porque não quero deixar ninguém triste ! Aceito opiniões 🙏🏻

25 respostas

Última atividade por Eduarda, a 5 de Outubro de 2022 às 14:31
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só te posso partilhar a minha experiência, se ajudar em alguma coisa ótimo.

Para mim só faria sentido convidar alguém que estivesse relacionado com o nosso início de namoro e felizmente o meu namorado pensou igual.Nós conhecemo-nos a fazer uma expedição de trekking, eu vou convidar a amiga que me falou na expedição e foi comigo, ele vai convidar a amiga que o aconselhou a ir a essa expedição. Para nós elas foram as pessoas que propiciaram o nosso encontro, por isso serão as pessoas que queremos dar destaque no nosso dia.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Abril 2023 Santo Tirso
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Assinam porque os padrinhos são as testemunhas do casamento , o casamento acaba por ser um contrato /negócio jurídico , é uma necessidade desse tipo de contrato , isto na vertente jurídica da questão , a nível de tradição é mesmo a questão de perante Deus testemunharem , e assinarem como verdade , o que vocês se prometeram um ao outro e estarem de certa forma ligados ao casal para ajudar no matrimónio e questões afins , Smiley smile
    A assinar , penso que são no máximo 2 casais Smiley smile
    • Responder
  • Maria João
    Noiva Ativa Abril 2023 Lisboa (Concelho)
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente. Um grande evento como o casamento deve ser assim 🥰 repartido e desfrutado por todos. Essencialmente nós os noivos e os mais chegados a nós.
    • Responder
  • Cristiana
    Noiva Ativa Setembro 2021 Vila Nova de Gaia
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Eu tive uma madrinha (uma grande amiga minha) e o noivo teve uma madrinha também (a irmã dele). Acho que no fundo, tem de fazer sentido a tua escolha. Não penses em quem pode levar a mal, senão não estás a escolher por ti, mas sim pelos outros. Essa pessoa que escolheres, vai (em princípio) te ajudar em algumas partes ou até em todas na organização do casamento. Tem de ser alguém que confies, que goste verdadeiramente de ti.
    • Responder
  • B
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho essa dúvida ? Quantos assinam ? É porque ?
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro , e fizeste super bem em perguntar , este grupo é feito mesmo para isso Smiley smile
    Na minha opinião como referi , não faz sentido ter mais que 2 padrinhos e 2 madrinhas , mas é a minha maneira de ver , não quer dizer que seja a certa , apesar que para assinar realmente o papel não vão assinar mais que esse número , Smiley smile
    O resto podes por como damas e cavalheiros , que podes por o número que quiseres , a bem ser da verdade os restantes padrinhos acabam por não ser padrinhos porque não podem assinar , Smiley smile
    • Responder
  • B
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E pelo menos a gente tem ajuda e não se sente sobrecarregada ,
    A minha Irmã ofereceu para trata da despedida de solteira já não é mau
    • Responder
  • Maria João
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente assim toda gente participa 😂 e se sente incluída. Dá mesmo.
    • Responder
  • B
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Maria

Uuuhu que top Vai ficar bonito também
    Eu vou então secalhar por O meu noivo queria o irmão dele porque também fazia sentido e os melhor amigos dele e a mulher dele pois fazem parte ativa da nossa vida e ajudam em tudo ! No caso dele são 2 padrinhos e 1 madrinha
    Depois vou ter algumas damas ainda não decidi isso não tem mal mas vou quer ! E o restante vai para a despedia também assim tuda gente participa
    Casar da trabalho 😂😂
    • Responder
  • B
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Daniela

Eu digo ficar triste porque é uma expressão porque ainda estou com o noivo a decidir mas vai fazer super sentido as pessoas que estou a escolher do meu lado será a minha irmã pois ela e tudo para mim e depois a minha madrinha e o meu padrinho de batismo serem porque estão aqui sempre desde sempre e eu cuido dos meus primos de igual forma nesta caso faz 2 madrinhas e 1 padrinho ! O meu noivo queria o irmão dele porque também fazia sentido e os melhor amigos dele e a mulher dele pois fazem parte ativa da nossa vida e ajudam em tudo ! No caso dele são 2 padrinhos e 1 madrinha
    Depois vou ter algumas damas ainda não decidi isso não tem mal mas vou quer !
    Mas fiz a pergunta porque gosto de ouvir a opinião de todas aqui e aqui é uma entre ajuda !
    • Responder
  • Maria João
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara eu tenho 1 chief bridesmaid, 4 bridesmaids e 1 padrinho e 1 madrinha. Para não deixar ninguém de lado, tenho uma lista das mulheres que gostaria presentes no bridal shower e na despedida 🙂 é assim que me estou a organizar para todos se sentirem incluídos nos preparativos e festejos até ao dia do casamento.
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha Smiley smile
    Eu tenho uma madrinha e um padrinho , acrescentando uma dama , não nos fez sentido apanhar a tradição americana de ter quase uma equipa de futebol como padrinhos , já que o sentido destes é não só ajudar nos preparativos (estar presente ) como acompanhar a vida do casal 🙂
    Nós optamos por pessoas que realmente vão fazer parte da nossa vida com 100% de certezas , a madrinha é a minha prima , que eu tenho uma amor enraizado desde o nascimento dela , o padrinho é um dos gémeos do meu noivo .Como vês , pessoas que será impossível não acompanhar a vida do casal ao longo dos anos .Quanto ao ficarem triste , o meu noivo tem 2 gémeos ( sim, são trigémeos ) , como podes imaginar aqui sim podia haver uma maior possibilidade de alguém ficar magoado , o que fizemos foi mesmo falar pessoalmente com o gémeo não escolhido para padrinho explicando a nossa escolha (e adoçando a boca dele a dizer que será padrinho do nosso primeiro filho )Quanto a madrinha houve de certeza conflitos , já que tenho uma irmã que não foi escolhida , porém , eu deixei sempre claro que as minhas escolhas nunca serão versadas em ninguém além do que eu sentia , (vemos em quem me acompanha ao altar que serão os meus avós e não os meus pais ) , por isso ninguém veio falar comigo , e não dei , na minha parte da família justificativos quanto ao escolher da madrinha porque entendi que não os devia dar , o casamento é meu , e tenho que escolher pelo coração .Não te aconselho a convidar só para as pessoas não ficarem sentidas , o que acho que devias fazer é ver efectivamente quem melhor se enquadra , porque os padrinhos não são só para as fotos , há mais sentido dentro dessa escolha, pensa nisso 🙂A dama abri uma excepção , e ela foi como dama por respeito ao facto de numa fase complicada da minha vida se ter claramente destacado de todos no que conta a me ajudar no processo 😅
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que é uma boa oportunidade para pormos em destaque quem é mais importante para nós 🥰❤️
    • Responder
  • B
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá olá
    Estás escolhas fazem sentido , que seria a minha madrinha e o meu padrinho e a minha irmã
    O noivo será os dois melhores amigos ( casal) e o irmão !! Depois vou ter Damas de honra mas não decidi ainda !
    • Responder
  • B
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah , pois tinha essa dúvida !
    Porque só assina dois sabes me dizer ?
    • Responder
  • B
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá olá

Eu graças a Deus tenho contato com os meus , e gostava muito que fosse eles ! Mas a minha irmã também gostava e acho que vou por os 3 assim tenho a certeza que vou feliz O meu noivo queria o irmão mas não queria só ele então vai pedir aos melhores amigos dele
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara,
    Eu e o noivo já não tínhamos contacto com os nossos padrinhos de batismo por isso não fazia sentido tê-los nesse dia.
    Escolhemos pessoas que eram importantes na nossa vida. Eu tenho 3 madrinhas e dois padrinhos e o noivo tem 2padrinhos e 2madrinhas 🥰
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes ter quantos quiseres...mas So assinam 2 pessoas!

• Responder
  • Carolina
    Super Noiva Junho 2022 Pico
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É o seu dia, o vosso dia! Não convide só para não ficarem tristes... convide quem acha que realmente merece esse cargo. No nosso caso tivemos 4 damas e 4 cavalheiros. Os dele foram os irmãos e o melhor amigo. No meu caso, foram as minhas 2 melhores amigas de há anos e as minhas 2 primas que sempre nos demos desde bebes. Escolha com o coração que dará certo. Smiley heart

• Responder
  • B
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá olá margarida
    Eu queria a minha irmã , e a minha madrinha e padrinho porque faz me sentido !
    E para noivo são os melhores amigos dele e o irmão dele 6 padrinhos , tava com receio de ser muitos 😘
    • Responder
  • B
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá olá ,
    Sim eu sei disso mas tava a pensar em 3 pessoas do meu lado e 3 do noivo !
    Não sei se é exagero ou não
    • Responder
  • Margarida Galvão
    Super Noiva Março 2024 Lagos
    Margarida Galvão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bárbara! Para padrinhos e madrinhas convidámos amigos que têm acompanhado a nossa relação e que de certa forma sentimos que nos apoiam enquanto casal. Escolhemos os 2 melhores amigos do noivo, 2 melhores amigas da noiva e a irmã do noivo. O mais importante para nós foi escolher pessoas que nos fizessem sentido e não para tentar agradar a padrinhos de batismo, etc. Espero que ajude! Beijinhos Smiley laugh

• Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida noiva,
    Deves escolher as pessoas que fazem sentido para ti!!
    O resto é conversa!!!

• Responder
  • B
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Carla ,
    Sim è quero seguir mas confesso que são todo decisões que uma pessoa fica a pensar e questiona-se e aqui sempre da para uma pessoa partilhar estás dúvidas 🙏🏻♥️
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Barbara. Inicialmente nem eu nem o noivo iriamos querer, mas eu acabei a pedir à minha melhor amiga e ao meu irmão para serem meus padrinhos e o noivo vai pedir a uma tia e a um primo próximos para serem os padrinhos dele. Smiley shame

Não considero que seja de alguém ficar chateado ou não. Deves de escolher as pessoas que te são realmente relevantes e significantes na tua vida. Se essas pessoas forem amigos ou vizinhos, então as restantes pessoas só devem de respeitar. Deves de seguir o teu coração Smiley heart

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração