Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Ativa Setembro 2022 Seixal

Enxoval da noiva

Joana, a 17 de Março de 2022 às 07:24 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 23
Olá noiv@s,


Ontem a jantar com a minha sogra, em conversa ela perguntou se eu tenho o enxoval pronto. E eu respondi que não tinha. Ela muito preocupada perguntou novamente: “mas a tua mãe não te preparou ainda o enxoval” e a resposta continuou a ser negativa.
Caso daqui a 6 meses e é de referir que a minha sogra e eu nos damos lindamente. Mas agora fiquei preocupada. É assim tão importante o enxoval?
Noiv@s falem me dá vossa experiência 🤍
Beijinhos de luz e força ✨

23 respostas

Última atividade por Carla, a 20 de Março de 2022 às 12:31
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oh Joana, eu nem sei o que é propriamente um enxoval! Smiley xd Por isso, não, eu não tenho. Tenho a ideia que é um conjunto de artigos de casa, para preparar a mudança de um casal para um nova casa/vida a dois. Mas penso que nos dia de hoje não faz muito sentido e muito pouca gente prepara isso para os filhos, pois já não é mau visto alguém não se casar (logo nem se dão ao trabalho de o preparar por que pode não acontecer)... Diria para não te preocupares e talvez faças a ver à tua sogra que são tradições antigas e que não se aplicam na realidade dos nossos dias. Beijinhos

    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E ela vai oferecer? 😉 Se assim for, aproveita. 😀 Do contrário, desculpa, mas essa é uma opinião tão sem sentido! Não ajuda ninguém.
    • Responder
  • M
    Destacada Maio 2024 Peso da Régua
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    A minha avó (que era como se fosse minha mãe) comprou sim coisas para me fazer um enxoval: lençóis, toalhas, panos, faqueiro, copos, serviços de jantar e pequenos eletrodomésticos. Mas quando ela começou a fazer isto eu nem sequer namorava e então noiva... muito menos!
    Hoje, estando noiva e a viver junto, reconheço que muitas das coisas que ela me deixou deram muito jeito e poupei muito dinheiro no início por causa disso mas não acho que seja obrigatório ou imprescindível. Podia perfeitamente ter comprado tudo depois, em conjunto, como aconteceu com a maioria das coisas que temos agora. Beijinho 😊
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Hoje em dia ninguém liga a isso.
    Se já moras com o teu noivo, provavelmente já tendes tudo o que é necessário para a casa, desde toalhas, a roupa de cama etc.
    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Junho 2022 Alcobaça
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana,
    A tua sogra está a falar de enxoval para a casa? Toalhas, panos, lençóis, etc.?
    Eu e o meu noivo compramos em conjunto quando viemos viver juntos, escolhemos ao nosso gosto de acordo com a nossa casa!
    Não te preocupes em fazer essas compras agora, trata do teu casamento e depois, em conjunto, vão adorar comprar as coisas para a vossa casa.
    Beijinhos

    • Responder
  • Damiana.s
    Super Noiva Outubro 2022 Viseu (Concelho)
    Damiana.s ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana,

    Como moramos juntos, já tinha "enxoval" que trouxe (utensílios de cozinha, roupa de cama e banho) Smiley xd mas de resto, fomos comprando nós. Agora para o casamento não pretendemos renovar nada Smiley smile

    • Responder
  • Soraia
    Noiva Constante Maio 2022 Ovar
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida..
    Isso hoje em dia ja nao se usa..
    Eu nao tenho nem vou ter.Compro tudo a meu gosto como quero.Posso dizer que o meu enxoval foi dinheiro 😁
    • Responder
  • Marta
    Noiva Experiente Agosto 2022 Paços de Ferreira
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende das circunstâncias.. A minha sogra está a preparar o enxoval para nós para nos ajudar com as coisas da casa. Mas depende do que querem ter, para onde vão, se preferem receber dinheiro e gerem vocês o que querem. A minha sogra está a preparar um enxoval para nós, para não estarmos nós a gastar tanto dinheiro nisso
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    What? Olha poupa esse dinheiro ou entao pede-te para te oferecerem num envelope Smiley xd Voces agradecem!

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá


    Sou sincera que nem sei o que é isso do enxoval da noiva 😂😂😂
    Mas bom nunca ninguém me perguntou até irei pesquisar o que será hhh
    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Setembro 2022 Seixal
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá querida noiva, pois nós também. E essa foi até uma das respostas que eu lhe dei, e ela disse que não era o mesmo. Que tinha que comprar novo 😅
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O enxoval é algo que já nao se usa hoje em dia! Podes ir preparando o teu mas a verdade é que quase ninguém o faz. Por isso nao te preocupes! 🤣 Mas sim como as noivinhas ja aqui disseram, antigamente, ias comprando coisas para a tua futura casa o que pode nem dar jeito porque podes nem ter espaco para colocar antes de teres a casa em si. Also maior parte de nós ja vive junta com o noivo antes de casar portanto ainda menos sentido faz!
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello bride, o enxoval é a roupas de casa etc pratos toalhas, lençóis etc...
    Se ela está tão preocupada que faça para o filho, já pessoas que preferem fazer em conjunto, a minha avó é que me foi fazendo enxoval... Deu jeito é um facto, mas tenho imensas coisas que ainda estão por usar por não fazer o nosso género, vivo com o noivo, agora marido há 8 anos 😂... São mentalidades... Que a nossa geração já não vai levar esses costumes
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola eu não sei mas sabes que eu tenho enxoval que começou aos meus 6 anos por isso… mas não é essencial não isso é de pessoa antiga que quando se casava levava um enxoval pois não tinham nada .
    • Responder
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola !

    Nao fiques preocupada ! E uma coisa que se usava muito, agora enxoval podes constitutir com o teu marido. Eu tinha algumas coisas do meu lado e o marido também tinha a mae dele fez questao em contribuir a esse tal enxoval Smiley smile e temos tudo o que é preciso, fomo comprando mais coisas ! beijinhos !

    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Joana. Esse é um costume bastante antigo, em que as "moças" preparavam o enxoval desde novas para o dia em que casassem. O enxoval são todas as roupas de casa, ou seja, lençóis, toalhas de banho, roupas para a cozinha, como panos de loiça, toalhas e guardanapos de pano para diferentes ocasiões, sendo jogos para o dia-a-dia e para momentos festivos etc. Isso já não se usa, exceto em algumas culturas (a africana, por exemplo) ou em famílias demasiado tradicionais. Na verdade, hoje em dia, isso já não é uma responsabilidade da noiva ou da família da noiva, pois os noivos gostam de comprar essas coisas juntos, para a casa ter a "cara" dos dois. Além disso, a maioria dos casais que se casa, já vivem juntos, pelo que já têm tudo para a casa. Os que não vivem juntos, compõem juntos a casa, acho eu. Não te preocupes, mas se te faz bem agradar a sogra, convida o teu noivo para ir contigo a algumas lojas de casa para comprar as roupinhas que precisam para o novo lar. Pode (ou não, conforme os casais) ser um programa giro. Bjs.

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu e o noivo já moramos juntos por isso para nós nao tem interesse nenhum Smiley xd

    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Setembro 2022 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente nunca ouvi falar do enxoval da noiva. Enxoval para mim é os atoalhados e todas as coisas que se compra para a casa. Mas hoje em dia é o casal que escolhe em conjunto.
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha! O enxoval são as coisas para casa (lençois, toalhas, etc etc). Se já vives com o noivo, com certeza já o terás Smiley smile Se só irás viver após o casamento e se ainda não tem nada disso, o melhor seria vocês dois verem algo em conjunto para poderem colocar a casa ao gosto de ambos. Smiley heart Eu e o noivo já moramos juntos desde 2018, então já temos tudo da nossa casa. Com tempo tu e o teu noivo podem ir comprando as vossas coisas! Beijinhos! Smiley kiss

    • Responder
  • Verónica
    Noiva Experiente Setembro 2022 Loulé
    Verónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana, o enxoval é uma termo que as pessoas mais velhas utilizavam que quando uma rapariga casava levava um enxoval, que contempla os têxteis de casa como toalhas de banho e lençóis. Contudo, acho que tudo o que diga respeito a uma vida em comum tem de ser escolhido entre os 2... Por isso estás muito a tempo de pensares nessas coisas com o teu noivo... Tudo a correr bem 😉
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2022 Alenquer
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!
    Não sei, acho que o enxoval era de antigamente, as coisas da casa...
    No nosso caso vivemos juntos há 5 anos, portanto não houve nada disso.
    Mas parece ser uma pergunta muito tradicional 😊
    Se se dão bem, devias perguntar ao que ela se refere 😉Boa sorte!
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Joana... também acho que o enxoval da noiva é as coisas de casa.. É importante sim ter as coisas de casa.. roupas de cama, toalhas de corpo, toalhas de mesa, cortinas, panelas, etc. Etc.. mas não tens de ser tu "a noiva" a tratar.. como casal têm de ir conseguindo as vossas coisas.. a minha sogra era capaz de me fazer essa conversa (e nos damos super bem) mas seria mesmo a brincar comigo.. para me deixar preocupada..
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Noivinha,
    No caso o enxoval da noiva é o enxoval para a casa ?
    Eu e o meu noivo não tínhamos e compramos em conjunto os dois, assim fomos escolhendo tudo do jeitinho que queríamos com os dois a opinar ❤️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração