Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cláudia
Super Noiva Outubro 2018 Madeira

Entrega do ramo a nossa senhora? é mesmo necessário?

Cláudia, a 15 de Março de 2018 às 22:58 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 16

Meninas, está me a "custar milhões" imaginar pagar não sei quanto por um ramo extra para deixar a nossa senhora, que na verdade nem sei o que acontece ao ramo depois.. Se ainda fosse leiloado ou vendido e esse dinheiro revertesse para alguma coisa..

Eu sei que é tradição, mas seria muito mau não o fazer?

16 respostas

Última atividade por Cláudia, a 16 de Março de 2018 às 17:23
  • Cláudia
    Super Noiva Outubro 2018 Madeira
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas, eu ainda nao tinha percebido bem o conceito porque ainda nao tinha ido a nenhum casamento em que o tivessem feito.. Entao nao estava a perceber o objetivo, e estava a pensar que era dinheiro desperdiçado.. Eu soy catolica, mas nao sou devota especificamente de alguma santa (para mim sao todas igualmente importantes) mas acho que agora entendo. É como ir deixar flores a alguem que ja partiu, nao é obrigatorio, as pessoas nao vao ver as flores nem cheira-las, mas é um gesto de carinho/gratidao e isso faz-me sentido.. E assim tambem ja me faz sentido isso do ramo. Eu ontem fui apanhada de surpresa quando pedi orcamento para o bouquet e a senhora perguntou me se ia querer o segundo para oferecer a nossa senhora.. Na verdade acho que nem refleti muito sobre a simbologia da coisa! Obrigada meninas! Ja estou inclinada para faze-lo!!
    • Responder
  • Rute
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cada um deve fazer o que diz o coração, no entanto às vezes fazemos algo por tradição ou outra razão...

    eu vou oferecer, mas podes oferecer outro ramo, não é obrigatório que seja o teu.

    beijinhos
    • Responder
  • Ana Marta
    Noiva Experiente Agosto 2018 Alcoutim
    Ana Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cláudia...

    Eu no meu grande dia também vou entregar o meu ramo á minha santinha, na capela onde fui baptizada.

    Aqui não existe nenhuma tradição em que temos de entregar o ramo á santinha, mas eu vou faze-lo.

    Vou entregar o meu bouquet á minha santinha chama-se Santa Marta o nome da minha Santinha e é também o nome da aldeia da minha mãe.

    Bjs

    • Responder
  • Carlota
    Noiva Constante Julho 2018 Moura
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso vai da pessoa eu sou católica praticamente para mim faz todo o sentido. Penso que fazer por fazer não tem lógica
    • Responder
  • Bebs
    Noiva Master Setembro 2018 Viseu (Concelho)
    Bebs ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cláudia!

    Vou parecer a minha mãe ou a minha avó a falar, mas... o ramo oferece-se não por tradição ou obrigação mas sim por devoção...

    Eu sou uma fiel crente em Nossa Senhora e portanto, faço questão de oferecer.

    Se para ti não faz sentido, simplesmente não o faças... não é obrigatório!

    • Responder
  • Carina
    Noiva Master Agosto 2018 Lamego
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Claudia!!

    Eu vou fazer mas não por obrigação mas sim porque é uma tradição na zona onde vive o noivinho. E ele quer muito que o faça pois é importante para ele.

    Vou pedir a minha florista para fazer um raminho mais pequeno e normal nada de extravagante, muito simples com rosas brancas provavelmente e com uma orquídea em tons de rosa que vai fazer parte do meu bouquet.

    Ainda não perguntei os preços mas não acho que vá ser nada de extravagante. Vou me reunir com a minha florista talvez na Páscoa para saber melhor de preços.


    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não é obrigatório, e se até quisesses fazer algo só que não queres dar tanto dinheiro para o ramo da nossa senhora, oferece apenas uma flor Smiley smile


    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não és obrigada, acho que só estive num casamento em que fizeram isso e juro que fiquei bué confusa... Só depois percebi que havia noivas que ofereciam um ramo à Nossa Senhora... Se o oferecer será mais para prestar homenagem a quem já não vemos (como é o caso do pai do noivo)...
    É uma decisão que é tua/vossa porque o noivo tem direito a opinar e de mais ninguém...
    Kiss
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Master Agosto 2018 Ponte de Lima
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Podes não o fazer! Não é obrigatório, como não é obrigatório que faças um ramo caríssimo para a oferta! Até podes deixar uma flor apenas como símbolismo do momento!
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia! ☺️

    Como já te explicaram, não és obrigada a nada! O padre, provavelmente, vai-te perguntar se o queres fazer, para poder "conduzir" a cerimónia, mas, é só para ele saber, pois tu não tens de fazer nada que não queiras, querida! 😉

    Beijinho 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Junho 2019 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem conhecia isso :o nunca vi ninguém fazer.
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia.
    Não é obrigatório. Não o fiz ☺
    Beijinhos!!
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Podes sempre leva-lo só pras fotos...e depois alguém ir busca-lo🤣🤣🤣 de qualquer das formas esse costuma ser mais pequeno, logo mais barato. Ou podes tentar fazer tu um...
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu em princípio vou fazer porque a minha mãe e o noivo são devotos a Nossa Senhora de Fátima. É mais por eles.
    O ramo será algo simples e barato. Não vou pagar balúrdios. Isso é que era bom. É o gesto que importa. Nossa Senhora não se importa com as flores lol
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2018 Vila Pouca de Aguiar
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia.
    Eu vou fazer. Antes de ir pedir orçamentos de um ramo para oferecer, estive a ponderar fazê-lo eu própria ou pedir um ramo mais simples, ou mesmo um de flores falasas. Mas a minha florista disse que um ramo diferente não tinha sentido e que ficava melhor um igual ao meu. Então vou oferecer um ramo pequeno igual ao meu. Vai-me custar 15€.
    É só uma questão de veres o que é melhor para ti.
    Beijinhos
    • Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia.
    O casamento é teu. Por isso nada "tem mesmo que ser" se tu não quiseres.
    Até acho q essa nem é uma tradição assim tãaaaaaao cumprida.
    Eu não o vou fazer 😊
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração