Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Filipa
Super Noiva Outubro 2021 Matosinhos

Encontros de preparação para o Matrimónio

Filipa, a 19 de Junho de 2021 às 20:38 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 15
Boa noite a todos

Alguém me sabe dizer se os encontros de preparação para o Matrimónio são obrigatórios ?

Fomos á primeira sessão de 4 e na verdade ficamos um pouco desiludidos pois o falado nesses encontros não se adequa a nós. Uma vez que falam entre casais que irão viver juntos pela primeira vez após o casamento, sobre o saber dialogar enquanto se conhecem um ao outro, o saber partilhar, ajudar...
Isso é tudo muito certo e esclarecedor para jovens casais que irão iniciar a sua vida em conjunto.Mas no nosso grupo de noivos já vivemos todos com os nossos companheiros á 5 anos ou mais. O que faz com que percamos um pouco de interesse nos encontros. E nem temos vontade de ir aos restantes. O que poderia ser enriquecedor não está a ser de todo o esperado. 😕😥

15 respostas

Última atividade por Telma, a 21 de Junho de 2021 às 13:40
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Era engraçado ahah 😂😂

    • Responder
  • Alex
    Noivo Experiente Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Alex ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahaha nós também não, o meu medo é com os nervos não ouvir direito ou assim e ter que dizer “sr padre pode repetir?” 😂😂😂😂😂
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai Alex, o que me ri com o teu comentário! Confesso que também pensávamos isso, inclusive, agora que está a aproximar-se a data o noivo só diz "Tenho de ir ao Youtube ver como é que é a cerimónia e o que tenho de dizer" 😂😂 (já não vamos a casamentos à anos eheh)

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa 😍

    Depende do padre/paróquia. Em algumas é obrigatório e se não fizerem, não casam. Outros padres são mais liberais e permitem que não frequentem! No entanto, se já se inscreveram aconselhava-vos a ir e aproveitar a experiência. No nosso caso, tínhamos até casais com filhos e foi incrível a partilha 😘

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Filipa!
    No meu CPM também se falou nisso apesar de morarmos juntos. Filtramos o que não gostamos a absorvemos o que se enquadrou ☺️
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa, nós casamos no ano passado e também fizemos o CPM (encontros) e também ficamos um bocadinho desiludidos com o conteúdo. Mas é "normal" que aquilo que seja discutido seja baseado na Igreja Católica, e nao é esperado que os casais católicos já vivam juntos antes de casar. Como nos disse o Padre que nos casou: continuem a ir, pode ser que aprendam algo que ainda nao sabiam.

    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa noite Filipa,

    Efetivamente os temas abordados nem sempre vai de encontro aos casais que já vivem juntos.

    O que interessa aqui é partilharem a vossa experiência. No nosso caso o noivo vai casar pela igreja mais por mim e pela cerimónia em si, pois ele não se identifica com algumas coisas que a religião indica como correto. Ainda irão abordar temas como a fecundidade do casal, quantos filhos desejam ter, se os vão criar na fé da igreja, se frequentam as missas, etc. (no meu caso, eu não vou a igreja por obrigação, nem sinto necessidade de lá ir todos os fins de semana como muitos dos outros casais indicaram, depende de cada um).

    Relativamente à obrigação depende do padre o nosso exigiu mesmo nós já vivendo em "pecado". Smiley love

    Bons preparativos.

    Marta

    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Outubro 2021 Matosinhos
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada. São 4 sessões no nosso caso.
    Hoje foi melhor que a primeira. Obrigada ☺️
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Outubro 2021 Matosinhos
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada. ☺️
    • Responder
  • Alex
    Noivo Experiente Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Alex ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pobre alma que pensava que o curso era para falar de como vai ser a cerimónia e “treinar” 🤣😅
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa dia 26 tenho a preparação do CPM e e também não sei o que me espera, acho que a igreja ainda está presa no sentido de viverem juntos após o casamento... Hoje em dia não é o que acontece, portanto eu entendo perfeitamente o que queres dizer... Acho que devias ir e partilhar à mesma vossa experiência... Pois antigamente o casamento servia como namoro 😂😂😂 era ai que os noivos se conheciam... Etc....
    Depois conto a minha experiência a parte boa é que é só 1 dia 😜...
    Beijinhos e aguenta o barco
    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Ativa Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai depender sempre dos mentores. mas voces quando partilham as ideias e experiencias e conflitos sao oa vossos... e as ilaçoes que vao tirar sao das vossas. Na primeira vez também fiquei a achar que era chato e nao quiz falar mas depois vais partilhar e á coisas que vais levar e ideias que vais querer seguir que ouviste e que outros partilharam. é só uma sessao vai com fé e aberta de espirito para falares sem medos e absorveres o que os outros têem para dar.
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Outubro 2021 Matosinhos
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A minha questão não tem nada haver com Deus.
    Mas sim com o conteúdo dos encontros relativamente á vivência do grupo.
    Não deveria de ser conteúdos enquadrados na vivência do grupo ? Não sei se me faço entender.
    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Ativa Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se nao é importante e nao se adqua a palavra de deus a voces entao acho que nao deveriam ir e podem casar apenas no civil. Acho que é importante para refletir ja estando ha mais tempo juntos ou nao e partilhar momentos e saber ouvir a palavra de deus e ir de encontro ao mesmo tal como o casamento pela igreja assim o pretende nao sendo apenas um capricho.
    • Responder
  • Ana S
    Noivo Experiente Agosto 2021 Penacova
    Ana S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa, no nosso caso sugeriram-nos, estamos a viver juntos há 10meses , fomos de livre e 3espontânea vontade, e considero que foi bastante enriquecedor, tendo em conta que são partilhas de experiências, de como lidar com várias situações, e as relações humanas não são matemática, há sempre muito a aprender, o importante é ir de mente aberta e tentar tirar o melhor partido do tempo que se lá passa.
    Quando a ser obrigatório, o casamento legal já conta, também não é obrigatório casar na igreja
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração