Já encontrei "O TAL"!
Confesso que não sou uma pessoa fácil, sou muito perfecionista e minuciosa,... E é difícil "apaixonar-me", em relação ao vestido não foi diferente!
Deixo-vos aqui uma breve descrição da minha saga, e a minha "apreciação" de algumas lojas que visitei – as mais “relevantes” (pode ser que ajude outras noivinhas), ou encontre quem tenha passado por situações semelhantes...
Antes de mais, uns conselhos práticos (na minha opinião, apenas):
-Procurar exaustivamente vestidos na net (para quem, como eu, não quis optar por confeção): ERRO. A variedade de modelos na internet é infinita, e devemos ter em consideração que neste aspecto o nosso país ainda é um “pequeno jardim à beira-mar plantado”, pelo que muitos dos vestidos que vemos na net, não estão disponíveis em Portugal. Há marcas que as lojas multimarcas nunca ouviram falar!
-Ver vestidos fora do orçamento (quando queremos tomar uma decisão em breve): ERRO. Se o orçamento não for flexível, não aconselho que procurem/experimentem os vestidos, porque a sensação de gostar e não poder ter pode ser muito desmotivadora. Além disso, criam expectativas que depois limitam a possibilidade de se encantarem por outro vestido, que até pode ser o vosso. Contudo, se procuram apenas inspiração, usem e abusem das imagens!
-Ceder à pressão das lojas: ERRO. Meninas, é o vosso dia, e o vosso dinheiro (ou dos pais, ou dos padrinhos), vocês são as clientes e as interessadas são as lojas. Embora haja um fundo de verdade, facilmente vos irão dizer que não há tempo para encomendar sem sinalização, que precisam escolher porque o vestido é muito requisitado, que tem de decidir esta semana porque há outra noiva interessada, que não dá para mandar vir, e tem de optar pela confeção, etc embora tudo possa até ser verdade, há quem se faça valer por estes pormenores.
-Limitar a escolha do vestido apenas pelas imagens: ERRO. Os vestidos são completamente diferentes nas imagens e na loja: a textura, os tecidos, o peso do vestido, o volume da saia, o corte, a altura do corpete, etc,… Por isso aconselho a fazer uma seleção dos favoritos, contudo manter a mente aberta para outras opções. Tentem fazer uma “lista” do que gostam e do que não gostam nesses modelos de eleição, assim será mais fácil reduzirem a lista.
Inicialmente fui à ProNovias-Coimbra, tinha ideia de querer casar com o típico vestido princesa, e foi isso que pedi para provar! Gostei de um único modelo, era cai-cai (não gosto muito) mas com um bolero por cima ganhava um encanto diferente. Pedi dois outros modelos que não estavam disponíveis em loja, contudo a funcionária disse-me que tentaria pedi-los e voltava a entrar em contacto comigo em breve. Assim o fez, na semana seguinte ligou-me, contudo para me informar que não era possível pedir os vestidos para a Loja de Coimbra, porque era modelos muito requisitados e as lojas de Lisboa e Porto (estava um vestido em cada uma das lojas), não dispensavam os vestidos pelo que se eu quisesse provar teria de me deslocar a Lisboa e ao Porto, respetivamente. Havia a possibilidade de dispensarem os vestidos no final de Janeiro para prova contudo teria de sinalizar antes para garantir que chegava a tempo. E se não gostasse? E se não ficasse bem? Um deles custava 3.200,00€, pelo que não é uma decisão fácil. A funcionária foi muito simpática, atenciosa e profissional comigo, mas eu senti-me indignada, e decidi enviar um email à marca a expor a minha situação. No dia seguinte a funcinária ligou-me a dizer que tinha recebido uma circular interna com informação de que muitas noivas se haviam queixado da indisponibilidade dos vestidos, razão pela qual os dois modelos que pedi estariam disponíveis em Coimbra dentro de duas semanas. Eu aguardei as duas semanas, e voltei à loja, experimentei os vestidos: DESILUSÃO! Completamente diferentes das imagens! Fiquei desolada,… A minha Mãe sugeriu-me provar vestidos corte sereia (o modelo que normalmente uso em eventos mais formais) e experimentei! Adorei o modelo MIREIA,… mas não me sentia “noiva”, além de gostar imenso, faltava algo!
Voltei à procura na net e selecionei alguns vestidos Rosa Clará, entrei em contacto com a Loja Noiv’Art a saber se tinham os modelos em questão, e marquei uma visita. Foi uma experiência a não repetir! Marquei para as 18h, estivemos até às 18h40m à espera, compreendo que fosse final do dia, e que existam atrasos, contudo nem uma palavra nos foi dita, deram-nos 3 cadeiras e disseram “Só um minuto, se faz favor!” que foram 40, não ofereceram um copo de água, nem uma única palavra nesses 40 minutos. Eu comentei que esperava apenas mais 5 minutos, e aí uma “funcionária” veio imediatamente atender-nos. Indicou-me o provador e disse para ir tirando a roupa porque ia buscar os vestidos, mais 10 minutos, e trouxe o vestido errado duas vezes: informou-me entretanto “Sabe,… Eu sou só amiga da dona!”. Já estava de pé atrás, ainda fiquei mais! Lá veio um dos vestidos que tinha pedido, experimentei embora não fechasse (neste ponto a loja não tem culpa, mas eu acho que ter vestidos de prova tamanho 36 limita mais do que ter vestidos de um tamanho um pouco maior e depois colocar uma molas a apertar!), não gostei de me ver e pedi para trazerem outro, qual não foi o meu espanto quando me disseram que dos que selecionei só tinham aquele, contrariamente ao mail que me haviam enviado! Ainda aceitei experimentar outros modelos semelhantes. No segundo vestido veio a dona atender-me, facultou-me o vestido e simplesmente foi atender uma segunda noiva, teve de ser a minha Mãe e o meu noivo a vestir-me (sim, o meu menino ajudou-me a escolher o vestido). Estivemos um quarto de hora à espera que alguém nos desse algum apoio, enquanto a dona recebia 1.750,00€, e a amiga estava na cadeira, no facebook. Quando voltou teceu mil elogios ao vestido, que confesso ser bonito, mas não me identificava com ele, pelo que me disse: “Vou buscar-lhe outro modelo!”,… Contudo foi atender uma terceira noiva, e foi novamente a minha Mãe e o meu noivo que me ajudaram a despir. Cansei! Tirei o vestido, e vesti a minha roupa, quando a dona voltou com um vestido pavoroso (na minha opinião) ficou muito surpeendida por eu estar pronta para me ir embora. E foi só aí que se dignou a dar-me um pouco de atenção, e mostrar-me alguns catálogos,… aproveitou para me informar que na loja X havia alguns modelos, e que podia ir lá provar e mandar vir na loja dela, porque me fazia uma atenção! Achei uma falta de profissionalismo de tamanho astronómico! Espero que nenhuma noivinha passe por uma situação igual a esta! DESACONSELHO a Loja Noiv’art a 100%
Continuando a saga fui à loja Noiva Lusa, no Porto à procura de vestidos Mori Lee, porque gostei de alguns modelos mais clássicos. Primeiro fui às instalações mais antigas, fui recebida por uma senhora simpática. A loja tem uma quantidade enorme de vestidos, contudo os cortes e detalhes são muito semelhantes entre eles. Julgo ter sido a experiência normal na procura de vestidos, embora a senhora me tenha dito que não iria encontrar nenhum vestido novo porque não dava tempo de mandar vir, assim sendo teria de comprar um vestido de prova, ou escolher um vestido de estilista e por confeção elaboravam uma réplica. Depois fui à loja no Arrábida, tem poucos vestidos (é uma loja de shopping), contudo estão muito bem selecionados. Experimentei um vestido que gostei bastante, mas teria de comprar aquele, porque não dava tempo para mandar vir, mas apresentava já algumas evidências de provas (sujo na cauda, pedraria em falta, linhas penduradas,…), isto foi a um sábado, e teria de decidir até segunda porque havia outra noiva interessada.
Na semana a seguir marquei prova na Rosa Clará – Lisboa e na loja Nova Noiva – Lisboa. Na Rosa Clará estive menos de 20 minutos e experimentei 3 vestidos. Além de ser uma confusão para marcar (ligaram-me 4 vezes, 3 pessoas diferentes a confirmar a marcação e a pedir a minha seleção de vestidos). Cheguei à hora marcada e encaminharam-me para o provador, o meu noivo estava de volta do estacionamento e veio 2 minutos depois, quando disse à funcionária que o meu noivo estava para chegar informara-me que ele não podia entrar, que não permitiam homens na loja, muito menos que o noivo visse o vestido, então eu disse-lhe que sem o meu noivo entrar, não valia a pena sequer eu experimentar os vestidos porque não iria comprar um vestido sem ele ver. A funcionária fez um autêntico escândalo, até a colega do balcão veio perguntar se estava tudo bem, afirmava que o noivo não podia ver porque dava azar e ainda me perguntou como é que eu tolerava que ele opinasse na minha escolha! Fartou-se de rir na minha cara, a julgar-me absurda! Tentei explicar-lhe que não sou tão supersticiosa quanto isso, e é a ele que quero agradar para o resto da vida, razão pela qual quero que ele faça parte da escolha. Mas a senhora teimava que a marca não permitia, e eu agradeci a atenção, peguei na mala para sair, aí a senhora aconselhou-me a provar e depois chamava o noivo para ver. Tudo bem! Assim o fiz, os vestidos ficaram um pouco aquém das expectativas, mas o facto de a funcionária estar “de trombas” e ser literalmente bruta, não ajudou! A arrogância da senhora, aliada à situação e ao facto de os vestidos não estarem ao nível do expectável (reforço que tudo isto é a minha opinião pessoal, de acordo com os meus gostos), impediu que provasse os restantes. Disse à senhora que não queria provar mais, e que preferia ir a outra loja, nesse momento assolou-me com questões: “E vai ver onde, posso saber? Eu já trabalhei na Aire, do El corte, já trabalhei na loja X, na Y e na Z, já estive na loja do Porto, em Barcelona, em Milão e em Nova Iorque,…” Independentemente do CV da senhora, e se calhar é tão diversificado porque o atendimento da mesma deixa um pouco a desejar, o que a fez correr meio mundo, não me ajudou em nada. Saí da loja já desolada!
Por último, fui à Nova Noiva – Lisboa, não havia feito seleção alguma de modelos, fui sem expectativas. Tinha marcação e fui atendida na hora prevista, a funcionária já com alguma idade apresentou-se e sugeriu-me ver alguns catálogos primeiros para ter ideia do que eu queria. Disse-lhe que já tinha provado outros vestidos, que queria casar com vestido princesa, embora tivesse gostado de me ver com vestido sereia, disse-lhe também que não sou fã de cai-cai, e que gosto de ver as costas cobertas, bem como de caudas relativamente grandes e saias “dramáticas”. Escolhi alguns modelos dos catálogos (os catálogos que vi tinham apenas os vestidos disponíveis na loja, os que não estavam disponíveis estavam num separador à parte) e fui para o provador. Tenho apenas a dizer: experimentei e a minha Mãe chorou, foi tal e qual como vemos na TV,… O atendimento foi personalizado, atento e cuidado, a senhora foi muito acessível, embora tenha provado mais alguns modelos. Escolhi, tirei as medidas e paguei (pronto pagamento = 10% de desconto no vestido), contudo como comprei o vestido, o bolero, o véu e o saiote, a responsável de loja deu-me a escolher a opção de me oferecerem o véu, e ficava a ganhar, então paguei o vestido integralmente e ofereceram-me o véu. Sou da Figueira da Foz, e vou ter de ir a Lisboa fazer as provas, etc,… Mas espero que compense! Não vou fazer uma avaliação mais detalhada da loja, porque ainda não sou capaz de o fazer, contudo até agora correu tudo bem.
Espero ajudar noivinhas que estejam agora na procura pelo vestido de sonho, e às restantes: como foi a escolha do vosso vestido? Correu bem de início? Apaixonaram-se? Foi como na tv?
Kiss kiss