Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Novata Maio 2022 Santarém (Concelho)

Em tempo de Covid, adiar a festa e a cerimónia? Ou casar e fazer a festa depois?

Joana, a 19 de Março de 2021 às 22:41 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 17
Olá a todas as Noivinhas! Espero que se encontrem bem. 🤗🥰

Este é o primeiro debate que aqui faço e peço desculpa pelo título mas nem sabia muito bem o que escrever 🙄
Estou noiva desde Fevereiro do ano passado e a nossa data é 9 de Outubro 2021. Confesso que deixámos algumas coisas para tratar só este ano, mas "as coisas principais" estão marcadas: a Igreja, a Quinta, DJ, fotógrafo, etc. Porém estamos bastante inclinados para adiar o casamento, isto porque a pesar de toda a gente achar que em Outubro tudo irá estar melhor devido às vacinas e tudo mais é muito incerto...e tenho muitos familiares do Estrangeiro que dificilmente conseguirão vir. Com tudo isto do confinamento há muitos pormenores que não conseguimos tratar no timming certo como o vestido, o fato do noivo, catering, flores, cabeleireira, convites, etc. (e na minha parte toda a questão das Damas de Honor, etc.) Está tudo uma confusão.. e também toda a logística já que a maior parte dos convidados são de longe.
Vemos o tempo a aproximar-se e estamos a achar que vai ficar tudo um pouco em cima da hora. Tudo isto justo trouxe-nos uma grande dúvida e, estamos seriamente a ponderar adiar um ano, casando assim no mesmo dia mas em 2022. Sei que muitas de vós já adiaram, confesso que me custa muito esperar mais um ano, embora saiba que passa a correr.
Porém, como já vivemos juntos há 5 anos gostávamos muito de casar pelo civil à mesma... E pensámos, em casar pela Igreja numa cerimónia muito íntima em outubro e depois em 2022 "renovar os votos" e fazer a festa. Mas aí surgiram mais dúvidas: até que ponto casar este ano e "renovar" em 2022 é "a mesma coisa"? Deverei aguardar e fazer tudo no mesmo dia? Sinceramente temos o grande sonho de casar, estou com a sensação de que ao casar agora e renovar mais tarde não seja igual e não "sinta" o mesmo, se é que me estão a entender. Estou mesmo muito confusa.
Estou a pedir conselhos porque às vezes conseguimos perceber outras prespectivas e descomplicar um bocadinho os nossos pensamentos e nervosismo. Obrigada e tudo de bom para vocês! 😘😘😘😘

17 respostas

Última atividade por Krizitah, a 23 de Março de 2021 às 16:02
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

OláJoana. é uma decisão um pouco pessoal. eu tive de casar primeiro e depois fazer a festa. mas queria fazer tudo junto.

• Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana. Compreendo o vosso dilema e dúvida, também passámos por isso Smiley smile A nossa data original era 29 de agosto 2020 (sábado) mas decidimos em Maio adiar a festa na quinta para 28 de agosto 2021. No inicio consideramos adiar tudo e esperar 1 ano para casar mas depois tornou-se óbvio que queriamos mesmo casar o ano passado e por isso fizemos o que se tornou até muito comum, casámos pelo civil na 6ªf dia 28 de agosto 2020 com um jantar e mini-casamento no terraço de casa dos meus pais e a festa na quinta ficou para 28 de agosto 2021 (não vamos casar pelo religioso por isso será só ler os votos e algo simbólico). Sinceramente considerando as circunstâncias foi a MELHOR decisão! Juro, foi um dia lindo, adorámos a calma e serenidade, aproveitámos o dia com a familia mais próxima e as fotos ficaram lindas! Atrevo-me a dizer que talvez até tenha tido vantagens a um dia de casamento mais tradicional porque estavámos muito relaxados e foi muito informal e divertido! Agora vamos ver o que 2021 e o futuro nos reserva mas pelo menos um dia especial já tivemos Smiley heart

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana 😍

Como eu vos compreendo, mas no nosso caso com um ano de diferença. Se tudo corresse como planeado, casaríamos em **** mas veio o Covid e decidimos adiar! No entanto traçamos um plano B que foi casar pelo civil a **** e marcar o religioso e festa para precisamente um ano depois, como que o renovar de votos como referes, para ****! Sinceramente acho que foi a melhor opção que tomamos porque aliviou-nos em 2020 o coração e foi um dia cheio de amor 😘

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana.
    Adiar ou não é uma decisão muito pessoal mesmo!
    Se tudo correr bem, nós casamos este ano mas também tivemos um pouco num impasse quando à questão adiar ( mais pela parte do noivo até). A realidade é que nada nos dá a certeza de que 2022 será muito melhor que 2021. Ok já existe a vacina mas todos os meses há 1 variante nova🙄 Depois virá o inverno e não fazemos ideia do "estrago" que isso possa causar. É tudo muito incerto e temos de aproveitar para fazermos a nossa vida o mais normal possível sempre que possível. Mas é só a minha opinião 😊 Bjs
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!
    Olha isto é tudo muito incerto e infelizmente tomar decisões é dar um tiro no escuro neste momento 😬 posso dizer que era noiva de 2020 e já vou na minha quarta data...lembro-me perfeitamente do ano passado as noivas de 2021 estarem descansadas que este ano ia ser e no entanto vez como estamos... portanto minha querida o que te aconselho é que fales com o noivo, definam o que querem fazer... Nós neste momento já não queremos adiar mais... só se acontecer alguma coisa grave na família ou proibirem novamente os casamentos...estamos cansados disto...já não está a ser uma coisa boa sabes... portanto não desmoralizem como nós, mantenham a vontade do vosso sonho porque vai acontecer! Este ano ou no próximo, não podemos ficar eternamente nesta situação 😉
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana.
    Bem-vinda 😊
    Percebo o que dizes! Eu adiei de maio deste ano para maio de 2022 e não vou casar pelo civil este ano, exatamente para poder partilhar esse momento com todos e ter apenas uma data no futuro que me lembre o meu casamento por inteiro. Quanto à data, optei por ser para o ano porque, apesar de existir covid, já existirão muitas pessoas vacinadas. Eles prevem que 70% da população esteja vacinada até ao final do verão e que no máximo toda a população esteja vacinada até ao final do 1 trimestre de 2022 (até março). Tudo isto deu-nos mais segurança, porque mais importante do que os noivos terem um dia feliz, é estarmos todos minimamente seguros e com saúde. Só a vocês cabe esta decisão. Até outubro ainda falta algum tempo e conseguiriam arranjar forma de terem tudo prontinho, mas percebo os receios. Tentem pesar os prós e os contras e ver com o que se identificam mais! Beijinhos!
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana! Partilho da opinião das outras noivas, ainda falta algum tempo para Outubro e ainda tens tempo para te organizar. No entanto, acho que deves falar com o noivinho e decidirem aquilo que para vocês faz mais sentido e vos deixa mais tranquilos. 😘
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana! 👰
    Bem vinda à nossa comunidade! 🌷🎉🎈💍
    As tuas dúvidas são naturais e são partilhadas por quase todas nós: as noivas 2020/ 2021 e já 2022! No entanto, isso é sempre uma decisão muito pessoal! Têm de colocar na balança prós e contras e tomarem uma decisão!

No nosso caso tínhamos casamento marcado para 10-10-2020. A data foi escolhida para podermos ir de lua-de-mel para a Nova Zelândia. O que foi certo em 2020 é que não íamos ter a lua-de-mel que tínhamos sonhado e obviamente não queríamos colocar em risco os nossos familiares e amigos e até casar de máscara não nos fazia sentido... Se o ano passado adiámos e o número de casos era incrivelmente baixo comparado com os números que viemos a conhecer em janeiro deste ano, também todos nós mudámos! Já percebemos que este vírus veio para ficar e teremos de ser nós a adaptar-nos e não esperar que ele desapareça por completo. A vida tem de continuar com mais ou menos máscaras, as mãos cheias de álcool gel... É o que é!

Apesar de fazermos um casamento intimista e ao ar livre em maio deste ano, também teremos de compreender quem não queira ir... É uma fase que requer muito mais respeito e compreensão pelas decisões individuais! Mas quero casar e fechar este capítulo de preparativos e mais preparativos! 🎉🎉🎉

Beijinho 😘

• Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Junho 2021 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana acho que deves falar com noivo e ver o que realmente desejam/querem.
    Não te preocupes até outubro tens tempo. Eu caso em junho estou quase a 2 meses falta-me ainda várias coisas, como provas do vestido, alianças, fato do noivo, mas tudo se consegue realizar agora com abertura das lojas. As lojas são fantásticas, na minha loja de noivas disseram logo que se tivessem que deixar vestido pronto de um dia pra o outro que deixavam.
    Eu e o noivo sempre conversamos sobre o adiar ou não, e tínhamos definido que mesmo fosse proibido realizar festa, íamos a igreja casar e depois a festa ficava para o ano. Mas como se tudo continuar a correr bem podemos ter 50% da capacidade da quinta vamos avançar com a festa. ☺️ E outubro penso que nessa altura será uma fase mais tranquila do covid, ele veio pra durar, sabemos lá como será 2022.
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana!!! Sê muito bem-vinda a esta comu que está sempre aqui para nos ajudarmos umas às outras 🥰

Acho que a questão de adiar prende-se com o vosso sentimento de quererem resolver e fechar o vosso projecto casamento o quanto antes, ou se querem maturá-lo um bocadinho mais, fazerem as coisas com mais calma. Há vantagens dos dois lados! Pensa bem e conversa abertamente com o noivinho... sejam muito honestos e partilhem o que sentem... vais ver que chegam a uma conclusão juntos 😘💚

• Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!! Concordo com as outras noivas! Tens bastante tempo até Outubro para organizar tudo! Olha eu vou ter pouco mais de um mês para alianças, fato do noivo , últimas provas etc. Não vamos adiar, ninguem nos garante nada, este vírus infelizmente veio para ficar e nós temos que nos adaptar a ele, não vale a penar estar a adiar por incerteza! Tens noivas que adiaram do ano passado para este e se arrependeram! Mas pronto, a decisão é vossa e se vos faz sentido adiar, então força! Um beijinho
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Joana, penso que todos(as) as noivas de 2020/21 te compreendem. E vou falar-te do meu caso: não adiei, o plano foi sempre 2021 mas claro que tudo mudou no ano passado e ao ficar noiva no verão de 2020 nunca me senti noiva porque não dava para organizar um casamento. Estava desmotivada como tu até que decidi que a vida é demasiado curta (e infelizmente apercebemo-nos disso da pior maneira ultimamente) para estar a adiar a nossa vida e os nossos planos. Mesmo vivendo junto com o noivo há 3.5 anos queria fazer as coisas pela ordem tradicional, casar e filhos, e com a idade não queria adiar mais, pois estamos em tempos de incertezas. Acredita, percebo. Por isso decidimos fazer o que ponderas, casar no civil este ano e no próximo ano renovamos os votos com todos presentes. No início estranha-se pois não é o que sonhamos, ninguém sonhou ter que adaptar o seu casamento e ter constantemente plano B e C...! Mas depois entranha-se e ADORO ter dois casamentos! Duas festas! Duas cerimónias! E estou desejosa de realizar as duas. Não acho, aliás tenho a certeza, que o brilho não desvanece porque estão a ser planeados para serem diferentes e únicas. Mas maravilhosas. Não sei o que ponderam fazer em específico se optarem por casar, por ter 2021 como o vosso ano (no meu ver uma afronta ao vírus!), mas no nosso caso é micro wedding com cerimónia civil e jantar para 12 pessoas e festão do ano na Madeira, como outras noivinhas chamam aqui, em 2022 que consiste no matrimónio religioso para benção das alianças e festa para 50 pessoas (somos anti sociais, hehehe)! Honestamente aconselho a fazer assim, pois temos a nossa data e mantemos os nossos em segurança. No nosso caso família e amigos compreenderam e apoiam a nossa festa dupla. Espero ter ajudado de alguma forma. Beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana! Falo por experiencia própria: eu continuaria a casar na mesma (se me fosse permitido). Adiei uma vez e andei numa grande ansiedade sempre a tentar perceber se poderia ou não casar. Abdiquei de uma festa grande e ganhei o dia mais feliz da minha vida. É preciso muito pouco para sermos felizes e termos um casamento de sonho! Bjs
    • Responder
  • Maria
    Noivo Constante Junho 2021 Leiria (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noiva 😊
    Compreendo-vos porque passei pelo mesmo. Ia casar no ano passado, estávamos noivos há dois anos, e poucos meses antes de casarmos entramos em confinamento.
    A decisão de adiar foi das mais difíceis. Contudo decidimos casar só os dois, no civil. Remarcamos o religioso e a festa para este ano. Se soubesse o q sei hoje não teria adiado. Este ano está tão incerto como estava no ano passado. Sem falar, que adiar, não é só adiar o casamento. Foi como se tivéssemos posto uma pausa na vida. Passou relativamente rápido este ano, mas fiquei com essa sensação. Mas acho q devem fazer o que sentirem ser o melhor para vós como casal. Ouvimos sempre mtas opiniões mas isto quem está do lado de fora é sempre mais fácil. Seja como for, mesmo q seja só no próximo ano, passará rápido e será um dia de sonho. Um beijinho
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana! Infelizmente, tudo o que o vírus nos trouxe foi incerteza e a verdade é que que não sabemos como será em Outubro mas também não sabemos como será no próximo ano. Só resta mesmo ir mantendo a esperança. Aqui na comunidade vais encontrar vários exemplos. Pessoas que adiaram no ano passado e se arrependeram, pessoas que adiaram e vão realizar este ano dê por onde der, quem já adiou mais do que uma vez, quem foi forçado a fazê-lo pelo confinamento,quem diou indefinidamente, quem nunca ponderou adiar,quem casou em plena pandemia, etc. O mais importante é que que façam o que vos fizer sentido e for melhor para vocês e para os vossos. Assim, terão a certeza de tomar a decisão certa. 😘
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!
    Isso é algo que vocês terão que se sentar e conversar entre os dois o que pretendem fazer.

Faltam 7 meses para outubro e, sendo que faltam poucas semanas para as coisas reabrirem, dá perfeitamente tempo de preparar tudo ☺️ Digo isto de quem está a preparar o casamento com 9 meses de antecedência, não moro em Portugal, continuo a trabalhar logo não sei o que é “aproveitar confinamento para adiantar coisas”, não vou conseguir ir a Portugal antes do casamento, não temos fato nem alianças nem lembranças 😂 mesmo assim estou a definir este tempo que estamos parados para definir o que quero em vez de chegar à joalharia sem saber o que quero, ou ao cabeleireiro ou à florista.
    Quem quer faz.Mas entendo muito os teus receios, todas temos medo de depois no final das contas termos que adiar...
    E também te entendo quanto ao casar este ano. Se tiver que adiar acho que casamos no civil e também tenho essa sensação que depois o casar com festa não vai ser a mesma coisa, até porque a festa para mim é bônus, não me importaria de casar só com o noivo (quer dizer só vou casar com ele né, de qualquer das maneiras 😂😂😂?).
    Enfim conversem os dois e decidam os prós e os contras e o que deverão fazer. Quer manter quer adiar não são decisões fáceis. Desculpa não ajudei muito 😩
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá bride Joana 👰❤️❤️❤️
    Antes de mais
    Muito bem vinda à comunidade 😊😊😊💍Olha sem. Sabermos temos tanta coisa em comum... Ficamos noivas em Fevereiro e também caso a 9 de Outubro de 2021 ❤️❤️❤️🎉🎉🎉🎉Vou te dar a minha modesta opinião e vale o que vale.. O covid para mim, com ou sem vacina está para durar una bons tempos, temos que fazer o melhor que sabemos- adaptar ❤️... Obvio que temos ideia de um dia à filmes ( se é que isso fosse possível)... Mas a realidade é que já aconteceram casamentos em 2020 com covid e foram igualmente bonitos, se queres ou não adiar é apenas convosco há inúmeras noivas que estão a casar no civil e festejar quando fizerem o 1 ano de casados, é o que desejam ❤️tens o exemplo da nossa destacada Telma, tens a destacada Carla que casa este ano no civil e para o ano irá ter certamente a maior festa da Madeira 🎉😊👏👏( plo menos é o meu desejo) As coisas que te faltam tens tempo para dar o teu check pois os nervos com mais ou menos tempos irão sempre surgir.... Também tenho convidados do estrangeiro e digo familiares próximos... Se vale apena adiar por eles?? A decisão é vossa ❤️, restrições de pessoas irá existir, ou desistências no próprio dia... Faz parte com ou sem covid... Desejo te a melhor sorte do mundo, e as melhores escolhas que conseguirem😁😉Por aqui espero casar me a 9 de Outubro de 2021 o único entrave será ficar infectada ou o noivo ou o nosso filho, caso contrário seguimos em frente ❤️espero ansiosamente não mudar este pensamento... Pois as coisas acontecem 😊💝
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração