Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Elsa e Carlos
Super Noivo Julho 2016 Penafiel

Em que mão se usam os aneis de comprometido, noivado as alianças

Elsa e Carlos, a 23 de Outubro de 2015 às 16:29 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 15

Olá comunidade,

Hoje surgiu-me a dúvida sobre usar ou não a minha aliança no dia do casamento. Então encontrei estas informações que vos podem ser uteis Smiley smile

O anel de compromisso, o anel de noivado e a aliança, são jóias que significam o amor, o carinho, a união e o compromisso do casal.


Em comum estes três anéis têm o facto de serem usados no dedo anelar esquerdo, tradição que vem do tempo dos romanos, que acreditavam na existência de uma veia directa ao coração. No entanto, a mão onde são usados não é sempre a mesma:

Anéis de Compromisso

O anel de compromisso é usado pelo casal, enquanto namorados, na mão direita e serve para demonstrar o amor, a fidelidade e a seriedade do namoro.

Pode ser usado em simultâneo com o anel de noivado, até à véspera do casamento.

Anel de Noivado

O anel de noivado é usado pela noiva, após o pedido de casamento e deve ser colocado no dedo anelar da mão esquerda até ao dia do enlace.

No dia do matrimónio a noiva retira-o ou transfere o anel de noivado para a mão direita. O mais aconselhável é deixar as mãos livres.

Posteriormente, a noiva poderá optar por usar o anel de noivado junto da aliança ou por usar só a aliança. Caso opte por usar os dois, o anel fica por cima da aliança, uma vez que esta deve ficar junto ao dedo por estar mais próxima do coração.

Alianças

As alianças são trocadas entre o casal, na cerimónia de casamento, aquando as juras de amor eterno e são colocadas no dedo anelar da mão esquerda. As alianças vão acompanhar o casal toda a vida e não devem ser retiradas do dedo, a não ser que seja estritamente necessário. São o objeto que representa a sua união e o seu laço de amor.

alianças

alianças

15 respostas

Última atividade por Vera, a 1 de Março de 2020 às 22:47
  • V
    Noiva Novata Março 2024 Porto (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Liliana eu ando só com o noivada da para andar com o de comprometida
    • Responder
  • V
    Noiva Novata Março 2024 Porto (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá aqui fala a vera eu fui pedida em noiva e só ando com o anel na mão esquerda posso andar com o anel de comprometida na mão direita


    • Responder
  • Liliana
    Noiva Curiosa Agosto 2019 Leiria (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente! Eu já tenho o de compromisso e de noivado 😚
    • Responder
  • K
    Noiva Ativa Julho 2017 Porto (Concelho)
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Elsa!

    Inspirei-me no teu texto para escrever sobre esse assunto no meu blog, espero que não te importes! Smiley winking

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2016 Almada
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu já uso a aliança de namoro e o anel de noivado na esquerda Smiley winking

    No dia do casamento passarei o anel de noivado para o dedo anelar direito para colocar a aliança de casada na mão esquerda, quando sair da Igreja a caminho do copo de água trocarei o anel de noivado para junto da aliança Smiley smile

    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva Experiente Maio 2017 Santa Maria da Feira
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não sabia de nada disto!!! coloquei automaticamente o anel de noivado na mão direita!!! sinto-me melhor com ele na mão direita!!!

    • Responder
  • Marina
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Viçosa
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já conhecia , mas bela partilha assim ficámos todas informadas!!Smiley smile
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela partilha..Por acaso sempre tive algumas duvidas em relação a isso... hehe Smiley smile

    • Responder
  • Paula
    Super Noiva Julho 2016 Ribeira de Pena
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Elsa obrigada pela partilha! Por acaso sempre usei o anel de compromisso na esquerdaSmiley catface
    • Responder
  • J
    Super Noiva Junho 2016 Seixal
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa partilha!Smiley winking

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É sempre bom saber essas coisas Elsa Smiley smile
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito boa partilha.

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Óptima partilha, muito bem

    • Responder
  • Elsa e Carlos
    Super Noivo Julho 2016 Penafiel
    Elsa e Carlos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é Vania, já me tinham dito mas como as pessoas as vezes dizem por dizer não liguei muito, até encontrar este artigo Smiley smile

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada Elsa! Por acaso não sabia que no dia do casamento devíamos passar o anel de noivado para a mão direita. E também não sabia que havia protocolo para ter aliança e anel no mesmo dedo...ou seja que primeiro é a aliança e depois o anel.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração