Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Luísa
Noiva VIP Setembro 2016 Madeira

Dúvidas... noivas em França...

Luísa, a 17 de Novembro de 2018 às 11:28 Publicado em Fórum Futuras Mamãs 0 13
Ola noivinhas recém casadas... sei que este debate não tem nada haver com os casamentos mas agora surgiu-me uma dúvida e gostaria de partilha-la no caso de alguém saber e poder me orientar... a questão é a seguinte uma vez a residir em França gostaria de colocar os dois sobrenomes (o meu e do meu marido)a nosso filho e não apenas 1 nome de família que neste caso seria só o do pai... a quem me devo dirigir... encontrei este documento na internet pra enviar pra o consulado em Paris já o fiz... agora não sei se me enviam um comprovativo dado autorização... estou um pouco perdida como de baralhada... alguma mamã a viver em França que me possa ajudar???

Dúvidas... noivas em França... 1

13 respostas

Última atividade por Luísa, a 27 de Novembro de 2018 às 18:21
  • Luísa
    Noiva VIP Setembro 2016 Madeira
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim já está... mas obrigada pela disponibilidade e de certa forma me poder ajudar.. ☺️
    • Responder
  • Andrea
    Super Noiva Agosto 2020 Mesão Frio
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fico então contente por ter conseguido 😊
    • Responder
  • Luísa
    Noiva VIP Setembro 2016 Madeira
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois isto de país para país tem o seu quinhão e quando estais cá a pouco tempo acabas por ir atrás das expriencias dos outros... na mairie nao me adiantaram muito só se não fosse casada tinha que pedir o livret de famille ou então meter só o nome de família do pai... mas entretanto sempre consegui ligar pra o consulado então tive de enviar o certificado de coutume mais os documentos pedidos (fotocópias) e entretanto recebi este documento em casa. E quem me atendeu do consulado explicou-me que é este o documento que recebi entretanto que tenho que apresentar na maternidade (porque a maternidade que escolhemos já podemos registar o bebe não é necessário ir a mairie)

    Dúvidas... noivas em França... 2
    • Responder
  • Andrea
    Super Noiva Agosto 2020 Mesão Frio
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Luísa vou te deixar agora o exemplo das minhas primas mais novas nascidas em França também em 2008 e 2010. Os meus tios já tiveram que por os nomes com " - "ou seja Ribeiro-Correia para que fique só "um". Agora para te ser sincera nunca estive muito perto disso (nunca tive um filho para ter que o ir registar a mairie e depois ao consulado) mas sei do meu exemplo e do das minha primas, se tiveres mesmo com dúvidas ainda vai a mairie e vê o que pode ser feito ao nao. Um beijinho
    • Responder
  • Luísa
    Noiva VIP Setembro 2016 Madeira
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acabei por me alongar e alguns erros na escrita desculpa...Eu quando me refiro em colocar os 2 nomes de família é porque tanto eu como meu marido queremos e depois eu não adotei o nome do meu marido decidi guardar o meu o que pra nos fez e faz mais sentido porque não demos muito a importância de ter o nome do meu marido não seria isso que demontraria mais o menos o sentido que temos um pelo outro... ( minha opinião atenção não o condeno nem acho incorreto quem o faça apenas pra nos não faziam sentido) mas em contra partida tanto o meu marido e eu fazíamos questão que um filho nosso tivesse os 2 nomes de família porque ai sim é um amor criado e gerado pelos 2 e pra nos faz sentido que assim o seja dai optarmos pelos 2 nomes de família (desculpa a extensão das minhas respostas) 😓
    • Responder
  • Luísa
    Noiva VIP Setembro 2016 Madeira
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela tua resposta... eu sinceramente não estava dentro do assunto e estou cá a 2 anos (em janeiro faço o 3 ano) e as pessoas que eu conheço cá portuguesas tiveram problemas em registar a criança... passo a explicar resumidamente ou teriam de colocar os 4 anos de família ou seja os 2 do pai e os outros 2 da mãe (que ficava pior que um nome de rei...) e tenho casais amigos que os filhos só têm um nome e os 4 de família ou apenas só poderiam optar por um nome de família que pelo o que me informei seria apenas e só o nome de família do pai...(nada contra quem assim o escolhe) e tenho amigos que só colocaram o nome do pai... os únicos casos que eu conheço em que os pais poderam registar um nome de família de cada um foram aqueles que já filhos nascidos em Portugal...os outros nascidos em França já tiveram os mesmos sobrenomes que os irmãos... (mas posso estar errada mas foi assim que me informaram e os casos que conheço pelo menos foi como te estou a contar e mesmo aqui na maternidade foi informada pela “sage femme” de fazer o tal certificado de coutume
    • Responder
  • Andrea
    Super Noiva Agosto 2020 Mesão Frio
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Luísa,
    Eu já nasci em França e os meus pais não tiveram problema em colocar o último nome de familia de cada um quando me foram registar a "Mairie". Uma coisa importante a que se deve pensar é que em França não estão habituados a isto e muitas vezes (na escola) acabam por usar só o primeiro nome de familia (o da mãe) porque não teem noção que o do pai e o último.
    • Responder
  • Luísa
    Noiva VIP Setembro 2016 Madeira
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então depois de conseguir entrar em contacto com o consulado... achei por bem deixar aqui a explicação que obtive caso haja alguma noivinha que esteja a passar pelo mesmo... então depois de preenchido o papel (deixado em foto) e enviado pra o consulado carta registada...o mesmo depois nos envia um papel (passo a explicar de forma resumida) onde explica que em Portugal usamos os 2 nomes de família do pai e da mãe... e assim sendo se os pais assim o quiserem poderam colocar o último nome de família da mãe e o último nome de família do pai formando assim um novo nome de família... no final está carimbado com selo branco... depois no momento de registar a criança seja no hospital ou na mairie apresentamos esse documento!!
    • Responder
  • Luísa
    Noiva VIP Setembro 2016 Madeira
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois ir lá fica um pouco complicado...pois tou na bretagne posso dar uma passagem por rennes é o mais perto fica a uma hora de carro mas nem sempre estão lá... vou continuar a tentar ligar
    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Luísa Smiley heart

    O melhor é mesmo ires até lá. De certeza que te irão ajudar.

    Um beijinho!

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então se calhar tens mesmo de lá ir

    • Responder
  • Luísa
    Noiva VIP Setembro 2016 Madeira
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ja tentei ligar o problema é que ninguém atende...mas obrigada pela tua resposta
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Luísa! Eu não conheço os procedimentos, mas se calhar o melhor é ligares diretamente para lá

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração