Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vanessa
Noiva Ativa Outubro 2021 Lamego

Dúvidas em tempos de pandemia!

Vanessa, a 5 de Abril de 2021 às 15:52 Publicado em Fórum Recém-casad@s 0 16
Esta é dirigida às noivinhas que já casaram.
Ia casarem 2020 mas por força das circunstâncias tivemos de adiar para este ano, e permanecemos com esperança que este será O ANO!
A minha questão é, os noivos têm de usar máscara?

16 respostas

Última atividade por Mónica, a 11 de Abril de 2021 às 00:50
  • Mónica
    Noiva Constante Setembro 2020 Leiria (Concelho)
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós casámos em setembro 2020 pelo civil no exterior e não tivemos de usar máscara, nem a conservadora usou. Mas os convidados que quiseram usaram.
    Usámos a circular no interior da sala e sempre que íamos às mesas também.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa. Depende da região e dos números. Como casámos na Madeira o ano passado, havia legislação específica para casamentos. Os noivos eram os únicos que não tinham que usar máscara: nem na igreja, nem na festa. Mas claro que deves falar com o teu padre e com a quinta. Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa! Não sei se o que valeu em 2020 vale também para este ano, é provável que o conselho episcopal tenha afinado as regras agora que já passou algum tempo. No meu caso, o padre exige máscara dentro da Igreja, mas continua a variar de paróquia para paróquia a nível nacional- pois não saiu nenhuma directriz específica só sobre os noivos.
    Quanto à festa na quinta, aí já há regras para este ano - no interior com o limite de 50%, regras de espaçamento nas mesas e as máscaras; e no exterior com o apelo ao distanciamento e também as regras de espaçamento caso as mesas esteja cá fora. Beijinhos 😘

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

(recomecemos então)

Olá Vanessa 😍

Por aqui, fomos noivos de 2020 e continuamos noivos (casados) em 2021.

Ora, com a pandemia em 2020 decidimos traçar um plano B, que fosse mais seguro para todos e portanto, decidimos que em 2020 casaríamos no civil, na conservatória, e de seguida faríamos um almoço, na quinta, com os familiares mais próximos (cerca de 30), adiando o casamento religioso e a festa com todos os convidados para 2021.

Assim, em 2020, na conservatória, entramos nós e a minha irmã apenas, e todos tivemos de utilizar máscara excepto no momento dos votos e do beijinho em que a conservadora disse-nos que poderíamos retirá-la. Importa ainda referir que não fizemos troca de alianças. Na quinta, todos (sem excepção) tivemos de utilizar máscaras no espaço interior, sendo que apenas poderia ser retirada quando cada pessoa já estivesse sentada no seu lugar. Assim que alguém se levantasse, teria de colocar de imediato a máscara.

Quanto ao casamento em 2021, na nossa igreja dizem-nos que todos têm de usar a máscara, inclusive os noivos, podendo retirá-la apenas no momento da troca dos "votos" e alianças. Na quinta, ainda estamos em dúvida se existirá pista de dança, mas as regras da máscara mantêm-se como no ano passado.

Se tiveres alguma dúvida em concreto que achas que possa ajudar, podes sempre enviar-me mensagem privada.

Beijinhos querida 😘

• Responder
  • J
    Noiva Constante Setembro 2021 Terceira
    JoanaM. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim deve variar de paróquia para paróquia. Smiley smile

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também vou casar pela igreja querida. Tenho essa ideia do que vejo que os noivos não usam máscara. Mas claro cada paróquia é uma paróquia
    • Responder
  • J
    Noiva Constante Setembro 2021 Terceira
    JoanaM. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Smiley smile tive reunião com o decorador e fiz essa mesma questão e ele disse que na igreja os noivos são os únicos que não usam a máscara (mas isso é cá nos Açores/Ilha Terceira).

Quanto ao casamento por civil, já não sei responder. Mas penso como está tranquilo, talvez abram exceção e não seja preciso.

• Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nada como perguntar ☺️ e esperar que as regras mudem até lá 🤞
    • Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sofii: o nosso casamento é em Outubro se Deus quiser. Espero que até la as coisas melhorem. Tenho de falar com o padre. Na quinta acho que nao haverá problema digo eu.
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa,
    Acho que é uma questão de perguntares ao padre ou á conservatória onde vão casar. Há sítios que exigem, outros não. As regras vão mudando e pode ser que até lá já não seja necessário 🙂
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola querida, casamos no civil apenas os dois, e a conservadora disse para tirarmos as mascaras. Mas penso que isso depende um bocado de sitio para sitio

• Responder
  • Rita
    Noiva Constante Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Não sei como vão casar se por civil ou igreja. Nós casámos o ano passado por civil na conservatória e a conservadora disse que nós podíamos tirar a máscara mas os pais e conservadora estiveram sempre de máscara. Tudo de bom. Beijinhos felicidades
    • Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tendo em conta que teremos de fazer PCR até para depois seguirmos de lua de mel, se não for exigido vamos optar por não usar. Ate pq grande parte do tempo iremos estar a comer e a tirar fotos.
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Vanessa! existem paroquias que autorizam que os noivos nao usem mascara. na quinta penso que possas tirar no exterior.

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Vanessa 😍

Como prevenção e precaução, até por serem os que em "maior contacto" com os convidados, sim, os noivos deveriam utilizar tal como todos os convidados, excepto ao ar livre.

Mas segundo relatos de casais no ano passado, alguns padres permitiram que os noivos não utilizassem! Quanto aos casamentos por civil, grande parte das conservatórias não estão a deslocar-se até às quintas, por isso as "regras" da cerimónia ao ar livre são ditadas pelo bom senso de todos os intervenientes 😘

• Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa, eu ainda não falei com ninguém sobre esse assunto. Mas devido às circunstâncias e a atual situação eu penso que o mais certo é termos que usar! Mas preferia estar enganada! 😔
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração