Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

A
Noiva Principiante Setembro 2024 Aveiro (Concelho)

Dúvidas de casamento

Andreia, a 23 de Janeiro de 2022 às 10:47 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 7
Bom dia gostava de saber quem ja casou pela igreja e pelo civil. Eu sei que nao se pergunta, mas casar por civil fica caro e o que é preciso ? E pela igreja ? Obrigada

7 respostas

Última atividade por Carla, a 28 de Janeiro de 2022 às 17:56
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, penso que já te devem ter explicado, pois o casamento civil é obrigatório, por assim dizer, para quem escolhe casar, pois como o nome diz é o registo que passas a ser pessoa casada perante o Estado e tem o custo mínimo de 120€, que é essencialmente o custo do contrato entre duas pessoas. Quanto ao casamento religioso pela igreja católica, é um escolha pessoal dos noivos e oficialmente não tem custos, pois as paróquias não podem cobrar nada, mas pedem sim uma doação, algumas têm um valor fixo, outras dão a liberdade ao casal de doar o que entender. É uma questão de questionarem o padre/paróquia onde pretendem casar. Beijinhos e boa sorte.

    • Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Andreia! Smiley heart

    Tudo bem?

    Deixo-te aqui dois artigos, para te esclarecerem.

    Requisitos para o casamento religioso

    Requisitos para o matrimónio: o casamento civil

    Beijinhos!

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Noivinha. Por estes lados vamos casar apenas por civil. São cerca de 120€ para esse processo (dependendo do regime do casamento! Há regimes em que pagas mais). Caso queiras casar por civil mas com deslocação ao local do teu casamento, já ronda os 200€ + as deslocações. E podes abrir o processo a partir de 6 meses da data que pretendes.

    No meu caso, vou fazer marcação para casar no civil a 31/05/2023 (poderei abrir o processo a 31 de dez de 2022) e a festa será dia 02/06/2023 com uma celebrante (no meu caso, em vez de pagar à igreja, preferi ter uma celebrante no local do meu casamento). Smiley smile

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então 6 meses antes do enlace abres o processo civil, irás pagar 120 €
    Vais começar o processo de casamento religioso na paróquia da noiva, onde vais deixar toda a informação, desde o registo batismo, morada dos 14 e vao pedir à paróquia do noivo todos os papeis, mas informar-te com a tua paróquia depois ai pagas mais 60/70€ por nada obsta, e depois estão prontos para casar 😂😝 claro tens de passar plo cpm etc... Mas vê tudo com a tua paróquia
    • Responder
  • A
    Noiva Principiante Setembro 2024 Aveiro (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós iremos casar pela igreja isso sim. Obrigada
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida pela igreja não te posso ajudar mas pelo civil se casares com regime comum são 120€ indo ao cartório notarial… mas na net encontras informações sobre o que precisas e quais os valores
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Andreia, temos sempre que abrir o processo no registo civil são 120 se for o regime básico, independentemente de casares na igreja... No civil basta oa cc se forem ambos portugueses.
    Igreja poderás ter de fazer 1 doação pla data que desejes, depende da igreja, aí precisas de mais papelada, batismo, e teras de obter o nada obsta parece muito, mas é tudo mega rápido e fácil de resolver...
    Casando na igreja podes logo assinar a parte do registo civil.. Não sei se ajudei à tua questão. Acho que devem pensar nas vossas crenças e ideais e não apenas no que fica mais barato, é apenas 1 opinião, eu casei pla igreja porque só faz sentido para nós dessa forma, Pois num casamento ja vais gastar €€ em tudo o que apareça. Beijinhos e boa sorte nos preparativos e qualquer coisa apita a comunidade ajuda 😄😉podes sempre procurar debates na parte da lupa ha imensos sobre registo civil
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração