Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carla
Noiva Constante Setembro 2023 Porto (Concelho)

Dúvida sobre a licença de casamento

Carla, a 29 de Março de 2023 às 10:07 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 12
Olá a todos:
Vou casar a 3 de setembro e estou com dúvidas acerca da data em que início o trabalho pois, na lei diz 15 dias consecutivos a contar com o dia do casamento ou 11 dias úteis e aqui está a dúvida porque 15 dias determina que volte ao trabalho dia 18 mas 11 dias úteis volto a 19. Não sei qual será o correto....
Obrigada desde já pelas respostas ☺️

12 respostas

Última atividade por Carina, a 30 de Março de 2023 às 18:55
  • Carina
    Noiva Curiosa Setembro 2023 Lisboa (Concelho)
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Eu vou casar no dia 2/09 e no meu caso como trabalho fins de semana vou estar de licença de 02 (dia do casamento) a 16/09 e regresso ao trabalho a 17/09 Smiley smile Na minha empresa disseram que a licença não tem de começar exatamente no dia do casamento, tem é de incluir esse dia.
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2024 Oliveira de Azeméis
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Normalmente a pessoa responsável pelos RH ou a contabilidade estão informados sobre a legislação (ou deveriam estar Smiley xd )

    • Responder
  • Carla
    Noiva Constante Setembro 2023 Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sara, após ler o que está no codigo do trabalho, eu também entendo assim ☺️ mas tal cm eu tive está dúvida antes o meu patrão também a pode ter mas assim já estou esclarecida também. Obrigada 😊
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2024 Oliveira de Azeméis
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Carla! Todos falamos por aí licença de casamento mas na realidade não é uma licença mas sim faltas justificadas. No código do trabalho diz: "2 - São consideradas faltas justificadas: a) As dadas, durante 15 dias seguidos, por altura do casamento" (é a alínea a) do nº2 do artigo 249º do Código do trabalho). Sendo uma falta, supostamente, só conta a partir do primeiro dia que começas a faltar ao trabalho, após o casamento, por isso não entendo porque as pessoas falam disso que o dia de casamento conta, pelo meu entender só conta o dia do casamento, se o dia de casamento coincidir com um dia de trabalho; se não coincidir, só começas a faltar ao trabalho no dia útil a seguir ao casamento e é a partir desse dia que deves contar os 15 dias seguidos.

    Mas o melhor é falares com a tua entidade patronal para saberes o entender deles sobre o assunto.

    • Responder
  • Carla
    Noiva Constante Setembro 2023 Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada a todas pelas respostas 😉 eu sei que 15 dias consecutivos são 11 dias úteis mas o que me confundiu é que em alguns sítios li a contar com o dia do casamento. Ora se eu contar 15 dias seguidos com o dia do casamento não daria o mm que 11 dias úteis. Não sei se me diz entender. Mas eu entendo que, se caso a um domingo, que já é um dia de folga, 15 dias corridos começam dia 4 e termina dia 18 aí sim, bate tudo certo.
    Obrigada a todas 🥰
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro e fazes bem 😘, eu falei no sentido de contabilista 😅 e fizeste muito bem, nada como confirmar com uma advogada 👌🏼
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim na verdade o que disse foi do que li por aí. Daí aconselhar a ver sempre na lei. No meu caso não me segui pelos 11 dias mas sim pelos 15, pois vou efetivamente casar a meio da semana por isso não me fazia diferença (vou ao civil dia 31 de maio e a festa e cerimonia simbólica será dia 2 de junho). Mas cada caso é um caso e nada como pedir conselho a quem percebe! No meu caso pedi conselho à madrinha do noivo, que é advogada e percebe mais da coisa que eu Smiley kiss

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Carla, não, na realidade ambos são para todos os trabalhadores e o dia do casamento não é necessariamente o 1 dia. Depende do dia que tu escolhes. Por exemplo eu vou casar dia 3 também e vou tirar a licença a contar do 1 de Setembro, contam 11 dias úteis, que é igual aos 15 dias seguidos sem os fins de semana e vou trabalhar no dia 18 😄
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, vou te deixar como funciona de uma pessoa que trabalha com contabilidade:
    11 dias úteis é o mesmo que 15 dias seguidos, a diferença é que 11 dias úteis não constam os fins de semana e nos 15 dias seguidos constam. Agora depende como vais escolher, ou seja, eu também caso no dia 3 e vou escolher o dia 1 (sexta) porque faremos o civil, para mim vai contar os 11 dias úteis porque começou na sexta. Volto ao trabalho no dia 18. Se tu escolheres a segunda, dia 4, voltas ao trabalho no dia 19, contam os 11 dias úteis também porque é uma segunda. Não sei se me fiz entender 😘
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá. Eu caso a um sábado e questionei isso mesmo aos meus recursos humanos: se fossem 15 dias seguidos terminava dia 20 mas ao serem 11 dias uteis só começa na 2ª e termina dia 22. Então o que me disseram foi para ao fazer o pedido escolher uma ou outra opção, eu escolhi serem os 11 dias uteis e assim vou tirar de 8 a 22 de Maio.

    • Responder
  • Carolina
    Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Carla! 😊

    A nossa Carla já te ajudou bastante, espero que tenha ficado claro!

    Como está a correr toda a organização do dia C? Algum preparativo que esteja a faltar e que eu possa ajudar?

    Não percas também os joguinhos da semana na nossa comunidade:

    Jogos e testes da semana! ☑️ 🎲

    Um beijinho 🥰

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Carla, do que sei os 11 dias uteis aplicam-se a pessoas que trabalham por turnos e aos fins de semana e os 15 dias seguidos aplicam-se a quem tem horário dito "normal" de 2ª à 6ª Smiley shame Mas nada como confirmar na lei! Na verdade, acaba a ir dar ao mesmo pois se trabalhares ao fim de semana e casares a um domingo, por exemplo, os teus 11 dias começam a contar da data do teu casamento, o que acaba a bater certo com os 15 dias seguidos (o dia do casamento conta sempre com o primeiro dia da licença). Smiley smile

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração