Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Super Noiva Setembro 2023 Porto (Concelho)

Dúvida processo canónico

Raquel, a 25 de Janeiro de 2023 às 09:09 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 5

Bom dia! Esta pergunta vai mais dirigida ás noivas que se casam pela igreja e particularmente as que se casam em Portugal mas vivem noutro lugar.

Eu e o meu noivo vamos casar no Porto mas como vivemos em Espanha (eu já vivo e ele vem em breve) o padre disse-nos que o melhor é fazer o curso pre-nupcial e assim aqui e depois ele casa-nos lá em Portugal.

Isto foi o que me disse:

"O processo canónico, na Igreja é que é mais complicado; é diferente do CPM e não preciso de certificado a não ser que apenas queirais mostrar...Para mim apenas virá o processo já concluído daí para depois pedir aqui na Câmara Eclesiástica a atestação para o casamento."


Eu pensava que o processo canónico só era fazer o curso pre-matrimonial e depois dão-nos um certificado e assim que podemos dar ao padre mas pelo que ele disse parece que são os da paróquia de aqui que enviam as coisas para lá. Não sei, não entendi muito bem e vou perguntar aqui na paróquia em Espanha mas se alguem tiver mais clareza de como funciona o processo e me pudesse explicar melhor agradeceria muito.

Um abraço e bons preparativos!

5 respostas

Última atividade por Margarida, a 25 de Janeiro de 2023 às 13:05
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2022 Braga (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Basicamente no nosso caso o pároco português tirou uma fotocópia ao livro da paróquia onde a certidão de batismo está registada e carimbou e datou porque tinha de ter menos de 6meses a cópia.


    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Setembro 2023 Porto (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo entendo, e as certidões de batismo tiveram que ser as verdadeiras ou uma cópia serve? Também não sei se é preciso aquela certidão a dizer que não estivemos casados antes...
    Mas sim o melhor a fazer é preguntar ao pároco. Muito obrigada por toda a ajuda!!
    so-helpful-bricky.gif
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2022 Braga (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O nosso pároco só pedido a certidão de batismo que pedimos aos nossos parocos portugueses, uma cópia do nosso passaporte.
    E no nosso caso como estamos no Reino unido tivemos de fazer uma declaração no solicitador, mas isso é apenas pedido aqui. É parte do processo deles, não deve ser necessário no teu caso.
    O que te aconselhava é a ires ao paraco espanhol porque demora algum tempo este processo e ele diz te logo tudo o que vais precisar para dar início.
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Setembro 2023 Porto (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim Margarida, uma ajuda enorme! É mesmo bom ouvir a experiência de noivas que fizeram o mesmo porque também me pareceu um processo um pouco confuso.
    E nos papeis que terei que assinar em Espanha, sabes que dados são precisos? Terei que levar alguns documentos adicionais como certidão de batismo ou algo assim?
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2022 Braga (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel,


    Nós casamos em Portugal e vivemos em Londres. Passamos pela mesma situação.Basicamente tens de ir falar com a tua paróquia em Espanha e dar início ao processo lá. Vais ter de preencher uns papéis com o pároco de lá e depois ele envia o processo para Portugal para a arquidiocese onde vais casar e o paroco onde se vão casar levanta os papéis.O paroco de Portugal depois pode preencher os papéis de casamento que seguem para a conservatória depois do casamento.Mas todo o processo canónico é feito em Espanha.Espero ter-me consigo explicar. É um processo bem "estranho" para nós mas que no final não é assim tão complicado. Um bocado burocrático
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração