Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rute
Super Noiva Setembro 2021 Torres Vedras

Dúvida 🤔

Rute, a 6 de Março de 2020 às 13:55 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 10
Meninas já casadas, com quanto tempo casaram ao civil?

Isto porquê? Porque alguém conhecido chamou nos a atenção que se casarmos agora dia 10 de Março no Civil, a nossa licença conta a partir desse dia e não do dia 9 de Maio (dia que casamos na igreja)...
Conseguem me ajudar?! ObrigadaBeijinhos 😘❤

10 respostas

Última atividade por Carla, a 9 de Março de 2020 às 11:53
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Rute 😘

Fico muito contente que já tenha ficado tudo resolvido 🙏

Se precisares de mais alguma ajuda, estamos cá.

Beijinho

• Responder
  • Rute
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meninas, já consegui resolver!!
    Vai ao encontro do que a Vânia diz!

-> Inicialmente, será feita uma abertura/autorização da Conservatória para casar;
    -> levamos esse papel como comprova que podemos casar na igreja ao Sr padre;
    -> no dia do casamento, o padre devolve a certidão à Conservatória com as assinaturas e será então feita a certidão de casamento! E a licença de casamento começa a partir desse dia!
    Custou mas foi!!! 😅😅😅 Beijinhos a todas 😘
    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rute,
    Se é religioso não precisar de casar no civil.
    O que tens de ir fazer à conservatória e pedir início do processo de casamento. Emitem uma certidão que deves entregar na grelha.Só no dia do casamento na igreja é que ficam efetivamente casados.A data que conta é do casamento na igreja 😉
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A questão parece-me é que algumas paróquias tratam das coisas e outras nem por isso! Porque inicialmente íamos casar noutra paróquia e o padre disse que se assinava os papéis na igreja todos, mas nesta já não é assim... Pelo menos até ir à conservatória resolver! 😍😘

• Responder
  • Rute
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Telma!
    Foi nos dito na igreja a mesma coisa... mas depois tivemos de ir tratar das coisas na Conservatória e foi quando marcamos o dia... mas pelos vistos não poderá ser... ainda temos de marcar para 1/2 dias antes...
    ( o noivo foi tratar disso agora... ) vamos ver as novidades que ele me trás!
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se casas pelo religioso apenas tens que ir ao registo civil abrir o processo. Não casas logo pelo civil, só quando casares pela igreja.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rute a licença de casamento é um aspeto legal e como tal apenas se refere ao casamento civil. Quando casas pela igreja e civil ao mesmo tempo, ou seja, quando após a cerimónia vais assinar os papéis da igreja e do civil não tens problema com a licença porque fica a contar a partir daí mas se casares pelo civil uns meses a tua licença já não pode ser considerada para o religioso.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rute 😍

Por acaso essa "discussão" também a tive no outro dia com a senhora do cartório paroquial e como considero-me estar por dentro da legislação não encaixei bem o que ela disse. E, depois até pedi à noivinha Ana para ela me explicar como foi no caso dela, visto que está quase a casar.

O padre inicialmente tinha-nos dito que era feito o processo todo na igreja, mas a senhora do cartório paroquial diz que não e disse que o melhor era na conservatória do registo civil confirmar isso, que é o que vamos fazer (ainda não fizemos).

Pela lógica, a legislação não rege casamentos religiosos, daí a justificação das faltas por altura do casamento ocorrerem no casamento civil. No entanto, uma vez que depois passa a ser religioso a declaração do civil pode ser provisória... Mas não sei! Dentro de duas semanas irei lá esclarecer-me. 😘

• Responder
  • Rute
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Religioso mas temos de ir ao Conservatório casar também...
    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rute,
    O teu casamento vai ser no civil ou religioso?
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração