Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Constante Junho 2021 Sintra

Dúvida

Catarina, a 22 de Outubro de 2019 às 19:26 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 27
Meninas já li aqui um debate mas estou com a dúvida na mesma

A licença de casamento conta a partir de quando ?
Imaginem eu caso na igreja dia 2 de agosto Mas no civil dia 30 de julho A licença começa a contar ah partir do dia que caso no civil ? Oh apartir do dia que caso na igreja?

27 respostas

Última atividade por Isabel, a 23 de Outubro de 2019 às 13:56
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina!

    Deixo-te aqui também este artigo que explica tudo direitinho:

    As férias a que tens direito por te casares

    Precisas de ajuda com mais alguma coisa? E olha, o que achas destas combinações de casamento? Entra e vota na tua favorita>> Combinações nupciais: tu decides 💑

    Um beijinho Smiley heart

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina 😍

    Penso que as outras noivinhas já te ajudaram, mas é como dizem, tens direito a 15 dias seguidos (inclui fins-de-semana e feriados) quando quiseres, desde que incluas o dia do casamento (e para a lei o que conta é o casamento civil) 😘

    • Responder
  • Renata
    Noiva Principiante Setembro 2020 Lisboa (Concelho)
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A licença é apenas durante 6 meses válida
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina. A licença deve começar quando tu quiseres e incluir o dia do casamento civil. Julgo que é o papel do civil no teu caso que conta. Bjs
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Novembro 2019 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😊😊😊 obrigada
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Junho 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada querida já fiquei esclarecida.
    Só mais uma questão
    Imagina que vou lá 3 meses antes o processo só fica ativo a partir do dia do meu casamento? Imaginemos vou lá em maio mas só caso em agosto. Como é que conta os dias quê tenho direito?
    Só conta a partir do dia em que caso certo?
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada e igualmente ☺️
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não. Só precisas de lá ir abrir o processo e fazer o pagamento. Eles dão um documento que tens que entregar ao padre. Que eu saiba esse documento tem que ser entregue bem antes do dia do casamento mas o melhor mesmo é confirmares com o padre pois eu acho que 3 dias antes é pouco tempo. No dia do casamento religioso assinam o livro da igreja e um documento que depois será enviado para a conservatória. Normalmente o padre ou alguém da paróquia que vão casar trata disso.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Novembro 2019 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Era mesmo essa a minha duvida Catarina 😊
    Obrigada pela sua ajuda esclareceu me imenso
    Muitas felicidades 😊😊
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Novembro 2019 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ja foi uma grande ajuda termos conversado por aqui Vânia, assim ja consegui perceber melhor sobre oo Processo
    Obrigada muitas felicidades
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Junho 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então não precisamos de fazer cerimônia no civil certo? É só dar entrada dos papéis? Temos de ir assinar no dia do casamento?
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, apesar de eu achar que dia 12 é um pouco tarde para abrirem o vosso processo no civil, é assim que funciona. Abrem o processo, fazem o pagamento e depois o papel que vos dão na conservatória entregam ao padre. O casamento fica registado na igreja e no civil no mesmo dia.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, eu até acho que dia 12 é tarde demais. Normalmente os padres até pedem o papel mais cedo para enviarem para as respectivas dioceses.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então nesse caso não consigo ajudar 😕 é a primeira vez que ouço falar sobre isso. Eu casei pelo civil um ano antes do religioso e o processo acaba por ser diferente.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Novembro 2019 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Vania obrigada pela tua ajuda 😊
    Sim tens toda a razão ,por isso tive que fazer uma prova de fé para enviar ao patriarcado sendo que 4 dias é pouco para entregar o tal papel ,assim com a prova de fé o processo ja deu entrada na igreja e depois é so aceescentar o que dão na conservatória, a duvida era realmente se ficava casada nesse dia ou não ,é que é tanta coisa que se fica tipo barata tonta
    Mas muito obrigada pela tua ajuda 😊 felicidades
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Junho 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se casares dia 12, pelo civil conta a partir do dia 12
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Novembro 2019 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok Catarina estou a compreender
    Então nesse dia do registo é que me dão aquele papel para o casamento que devo de entregar na igreja, e depois conta então o dia 16 que sera a cerimônia religiosa ,é maos ou menos isso?
    Obrigada pela atenção e desculpe a massada 😊🙏
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Calado, por norma quando vais ao registo e pagas os tais 120€ ficas com o processo civil aberto e trazes contigo um papel que deves entregar ao padre para associar ao processo religioso e no dia em que te casas pela igreja casas também pelo civil. Mesmo que aí não seja assim, o que acho estranho, e tenhas que ir novamente ao registo, eu acho que no dia 12 já vais tarde para trazeres esse papel ao padre sendo que casas dias 16. Por norma a 12 de novembro o teu processo já tem que estar mais aprovado pela diocese para poderes casar a 16.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa eplicação Catarina, mas aqui diria que a noiva pode ir ao registo dia 12 abrir o processo se se casa no dia 16. Para o processo religioso é necessário o papel do registo civil e a 12 de novembro o processo religioso já tem que estar mais que aprovado. Certo? 🤔
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá. Normalmente, quem casa pela igreja, casa pelo civil no mesmo dia. A não ser que case em anos diferentes ou para além dos 6 meses. Se vai abrir o processo na conservatória no dia 12 de Novembro, só vai lá abrir o processo e fazer o pagamento. Poderá ir antes dessa data. Tem 6 meses antes da data do casamento religioso para fazer isso. No dia do casamento religioso fica casada pelo civil também. Normalmente os padres ou a secretaria da paróquia onde vai casar enviam os documentos para a conservatória para eles confirmarem o casamento. Tem que verificar se na sua paróquia fazem isso.

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Novembro 2019 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina
    Não vou ao registo no dia 12 de novembro e caso pela igreja no dia 16.
    Só que até hoje não encontrei uma unica pessoa que me consegui se explicar se dia 12 fico ja casada ,ou se só é valido o dia da igreja
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá. Mas vai casar pela igreja e pelo civil no mesmo dia? Se sim, conta é esse dia. Quando vai à conservatória abrir o processo de casamento e fazer o pagamento não está a casar-se, está só a abrir o processo de casamento na conservatória.

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Novembro 2019 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode ser que entretanto encontremos alguém aqui que nós consiga dar uma ajuda a esclarecer a situação 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Junho 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois isso são as minhas dúvidaa também
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Novembro 2019 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina 😊
    Por acaso também ia levantar a mesma questão !
    Quando fui ao Civil a senhora que me atendeu disse que no dia x a hora tal tinhamos que estar na conservatória e levar o valor de 120€ Ate aí tudo bem , entretanto fui a igreja para marcar o dia que queria ,que sera a 16 de novembro e ate ai estava tudo bem, entretanto fomos a reunião com o senhor padre e ele pediu me ,a licença de casamento,fiquei logo aflita pois quando fui ao registo ninguém me disse que ia precisar de uma .Afinal de isto tudo vou ao registo dia 12 de novembro, 4 dias depois caso na igreja e não sei o que é que conta . Peço desculpa pelo testamento🤣
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina. Não compreendo porque irás casar pelo civil no dia 30 de Julho e casares na igreja 3 dias depois quando podes casar pelo civil e pela igreja no mesmo dia. Contudo, o dia que conta é o do civil.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, penso que seja só referente ao casamento civil.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração