Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

C
Noiva Principiante Maio 2021 Montijo

Donativo Igreja

Claudia, a 28 de Maio de 2021 às 14:29 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 10
Boa tarde meninas! Vou casar este domingo dia 30 e preciso de ajuda. A Igreja onde o casamento vai decorrer, informou previamente que no dia do casamento vai pedir um donativo aos padrinhos (apenas dois registados em papel como testemunhas, os outros dois não) - aos 4 - de precisamente 30 Euros. Já falei com várias pessoas e ou não concordam ou dizem que o normal é pedirem no dia o que as pessoas estiverem dispostas a oferecer. No entanto, a beata da igreja avisou com antecedência para que eles estejam preparados... Eu não estou a adorar esta abordagem da Igreja mas também não quero complicar nada ou impedir o meu casamento dentro de dois dias! O que acham?!

10 respostas

Última atividade por Rute, a 29 de Maio de 2021 às 03:15
  • Rute
    Noiva Experiente Novembro 2022 Amadora
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia na igreja onde vou casar só paguei os 72€ que pediram para os papéis,o meu marido até perguntou se havia mais algum a pagar e não me falaram em nada,nem donativo,mas o melhor é perguntar de novo, já que muda de igreja p igreja,o melhor que tens a fazer é prepararem um envelope com uma notinha,pois já se gastou tanto dinheiro com o restante. Mtas felicidades e que corra tudo pelo melhor bjo 😘
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Constante Setembro 2021 Portimão
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem, o que me falaram é que normalmente na igreja o Padre não pede um valor exato e sim uma contribuição pela cerimónia, no entanto, já estou com medo do que virá 😕 já são tantas as despesas...
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia eu vou ter que pagar 150€ para casar na Igreja, infelizmente isto é assim! E é para quem quer 🙄
    • Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não concordo nada com essa atitude da igreja mas eu não me vou casar pela igreja por isso vou abster-me de comentar essa parte.

Acho que ficaria mal pedir aos padrinhos (que no fundo acabam por já geralmente dar prenda) por isso querendo manter o casamento na igreja (e que tenho ideia que noutras igrejas seja igual por isso não faz muito sentido trocar) no teu lugar eu pagaria eu o valor total. Combinava com a igreja que iria ser eu a pagar e não os padrinhos para não correr riscos de lhe irem pedir.

Beijinhos

• Responder
  • Alex
    Noivo Experiente Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Alex ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Começo a ouvir muitas atitudes de igrejas que me fazem perder um bocado o desejo de casar la ... isto já nem vai com crença nem religião, começa a ser negócio e “extorsão” 😒
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia ☺️
    Sempre soube que se pagava na igreja, seja para batizado ou casamento.
    Na igreja onde vou casar já tem o preço fixo cá fora e tudo 😂 são 120€ o que equivale ao que tão te a dizer que vão pedir por padrinho. Agora... Claro que não acho bem te dizerem que vão pedir aos padrinhos, isso era o que se usava antigamente, que era o padrinho/s que pagava ao padre o casamento, agora acho isso muito fora de bom tom. Fomos nós que quisemos casar e somos nós que vamos pagar. O que vou fazer é colocar o valor no envelope e no dia do casamento entregar ao padre depois da cerimônia. 😜
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Cláudia! Esta situação é muito complicada e não sei de facto o que faria no teu lugar. Quando é donativo cada um dá o que quer e o que pode, não é exigido nenhum valor, muito menos aos padrinhos. Uma vez que o casamento é já este Domingo, eu diria apenas para não pedirem nada aos padrinhos e eu assumia o valor do "donativo". No entanto, é uma situação lamentável 😕

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Cláudia 😍

Efetivamente já tenho ouvido esse zum-zum, mas no que depender de mim ninguém vai dar esse donativo, até porque quem casa somos nós e não os padrinhos! No casamento dos meus cunhados, o meu noivo era padrinho e nem sequer lhe foi pedido nada 😘

• Responder
  • C
    Noiva Principiante Maio 2021 Montijo
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo totalmente... Até porque nem todas as pessoas têm a mesma disponibilidade financeira...
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Cláudia 🤦🏻‍♀️
    Pessoalmente acho a situação muito complicada e provavelmente vou ter o mesmo problema. Entendo que peçam um donativo, mas se tem valor não é donativo mas taxa, enfim. Acho que no final cada uk deveria dar o que pode e pronto
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração