Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carla
Noiva Curiosa Junho 2019 Montijo

Donativo à Igreja. Quanto é costume ofertar?

Carla, a 3 de Maio de 2019 às 15:00 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 9

Boa tarde,

Vou casar pela Igreja, mas como nunca assisti a essa parte e não vou a um casamento religioso ha muitos anos, não faço ideia como isto funciona e acho indelicado estar a perguntar ao padre.

Quando os noivos e padrinhos recolhem à sacristia, devem ser entregues donativos (pelos padrinhos), dentro de um envelope...

Alguém consegue dizer-me um valor indicativo de quanto cada padrinho oferta? E os noivos tambem devem dar? Se me puderem elucidar agradecia. Alem disso tambem tenho os padrinho de batizado que tambem devem dar qualquer coisa. Obrigada desde já!

9 respostas

Última atividade por Raquel, a 6 de Maio de 2019 às 11:52
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carla!

É como já disseram Smiley smile

• Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois na minha zona é exatamente igual 😣😣
    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2020 Porto (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla, não há um preço estipulado, vocês dão o que quiserem dar, a menos q o Padre diga quanto, mas duvido muito q o faça. Besitos😘😘
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na sacristia (após celebração do casamento) efetivamente está um envelope, normalmente são os padrinhos mas optamos por ser nós. É como se diz não há valor fixo, deixas o que entenderes (o que te der paz). Eu confesso que já não me recordo bem quanto e como fizemos porque levamos o padre... (foi um promenor que não retive sorry)
    Beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os 120€ é pela papelada e celebraçao ja pagámos. Os donativos sao outra coisa. A minha duvida é essa ... nao queria dar demais nem de menos ....
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois aqui nao posso debater se concordo ou nao. Toda a gente dá e no batizado do meu filho mais velho o padre ate relembrou mal chegamos as assinaturas. Que temos de dar nao ha duvida a minha duvida é quanto...
    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também não concordo com o pagamento mas a verdade é que sei que se custuma pagar eu já fui madrinha de uma bebê e fui eu que paguei parte de celebração mas sinceramente não queria estar a pedir isso aos padrinhos e não sei quanto se deve dar
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós pagamos 120 € pela Celebração. Mas no dia vão ser dados envelopes aos padrinhos para o que quiserem contribuir e esta parte não é obrigatória.
    No batizado da minha sobrinha é afilhada, demos 20€ de nenhuma forma podíamos mais. Se a minha sogra pagou algo mais no baptismo não faço ideia.
    • Responder
  • Malplena
    Noiva Master Julho 2027 Coimbra (Concelho)
    Malplena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carla!

Na realidade não deveria ser obrigatório cobrar valor algum, contudo cada paróquia tem a sua tabela de emolumentos e por norma eles fazem questão de reforçar essa ideia de que "não é obrigatório" mas obviamente que é para alguém pagar, haha! Nunca concordei bem com isso, dentro da religião não deveria haver espaço para pagamentos, visto ser uma celebração e não um fornecedor.

Na altura da minha irmã eram cerca de 120€... Os padrinhos dividiram entre si. Smiley xd

Beijinhos!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração