Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Marisa
Noiva Ativa Outubro 2018 Viseu (Concelho)

Doença Celíaca

Marisa, a 22 de Agosto de 2018 às 16:11 Publicado em Fórum Festa 0 11

Olá!!!

Há por aqui mais noivinhas (e/ou noivinhos) celíacos?

Quais os detalhes (extra) que estão a organizar para o grande dia? Cuidados extra, aceitação por parte do catering? Bolo de noiva integralmente sem glúten ou só um dos andares? Terão entradas e sobremesas especialmente a pensar em vós?

Preciso de ideias para ultimar os detalhes na minha quinta!


Nota: Para quem não sabe o que é a doença celíaca: resumidamente trata-se de uma doença autoimune, que causa permanente sensibilidade ao glúten. A ingestão de glúten, mesmo em pequenas quantidades, leva o organismo a desenvolver uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado, provocando lesões na sua mucosa que se traduzem pela diminuição da capacidade de absorção dos nutrientes. Infelizmente a doença celíaca não tem cura pelo que a reintrodução do glúten na alimentação determinará mais tarde ou mais cedo o reaparecimento de alguns sintomas: anemia, aumento discreto do volume do abdómen, baixa no rendimento escolar, paragem do crescimento, ausência ou perturbações da menstruação, baixa de fertilidade ou mesmo esterilidade.

O glúten está presente nos cereais mais comuns: trigo (ou seja, em todo o lado, principalmente entradas e sobremesas!), centeio, cevada e aveia.

11 respostas

Última atividade por Liliana, a 22 de Agosto de 2018 às 23:24
  • Liliana
    Noiva Ativa Setembro 2018 Viseu (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa. Não sou celíaca mas tenho uma convidada celíaca, outra alergica à lactose e outra alérgica à baunilha. Eu pedi para adaptarem as ementas para essas pessoas. Quanto ao bolo, elas (a celíaca e a com alergia à baunilha) vão ter direito a um pequeno bolo só para elas. É preciso ter em consideração que alguns ingredientes próprios para celíacos são mais caros e se optares por o teu bolo ser totalmente adaptado, isso deve ser um extra. No entanto, se só um andar for adpatado para ti há o risco de "contaminação" e poderás ficar doente.
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Outubro 2018 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Marisa a minha sogra é ecomo tal toda a ementa é adaptada. O bolo não pk ela n kis q corresse o risco
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Setembro 2018 Seixal
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa, eu também tive algumas dessas questões uma vez que sou intolerante ao glúten e à lactose. Não achei por bem privar os meus convidados das coisas que gostam por isso o que fiz foi o seguinte:
    - Coktail inicial: a quinta vai-me arranjar pão sem gluten para eu poder comer com o presunto. E vou ter fruta e tâmaras com bacon. Vão ter um prato pronto para mim com as coisas que gosto e posso comer Smiley smile
    - Pratos principais: Escolhemos uma sopa que eu posso comer e o prato de carne também é estufado com legumes e batatas. O peixe leva manteiga e por isso pedi para usarem sem lactose para mim. Vou ter também outras duas meninas intolerantes à lactose que também vão comer o mesmo que eu. Optámos por evitar pratos com natas ou pão para que eu não tivesse que comer uma coisa super alterada. Acho que é uma opção para ti..ou então pedires para te fazerem um prato diferente e escolhes outro para os convidados. A sobremesa como sabes é o mais chato..optei por pedir Arroz Doce especial para mim (sem lactose) mas os convidados vão ter Cheesecake.
    - No buffet à noite..a mesa dos queijos está lá mas eu não vou comer lol. A das sobremesas o que eu fiz foi pedir duas ou três sobremesas fáceis de adaptar para eu poder comer (Arroz Doce, Pudim de ovos, Gelatina) e claro ter muita fruta. Tu podes pedir para fazeres todas essas sobremesas à parte (sem risco de contaminação) - as que não levam farinha ou então optas por 2 ou 3 que sabes mesmo que vais querer comer. Não há motivo para privarss os convidados..afinal as coisas sem gluten (farinhas diferentes) têm um sabor muito próprio que nem toda agente gosta. Se houver alguma sobremesa que queiras que façam especificamente para ti é só falares..há muitas quintas que já têm um vasto conhecimento nesse assunto e fazem coisas deliciosas.
    - O meu bolo vai ser normal. É a unica coisa que não tive para me chatear muito..mas à partida o recheio será de doce de ovos que é para não correr o risco de me fazer tão mal. Mas à partida só uma fatia pequena não me fará mal, uma vez que já evitei tudo o resto Smiley smile Mas inicialmente pensei em fazer o primeiro andar do bolo (o mais pequeno) sem gluten e sem lactose. É uma sugestão que te dou! Mas a não ser que conheças um optimo fornecedor de bolos sem gluten..Não aconselho a fazeres um bolo inteiro sem gluten. Fiz isso no meu aniversario e nem toda agente gostou.
    Beijinhos e espero ter ajudado Smiley smile
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, eu compreendi isso. Como noiva e não celíaca, não faria não grandes alterações. Se eu fosse vegetarina, por exemplo, o meu casamento não seria 100% vegetariano por causa disso. Quero agradar à maioria e seguir os hábitos alimentares dos mesmos. É apenas a minha opinião. Se assim o pretendes, muito bem, não posso dar dicas nesse sentido e só tu saberes como melhor abordar a situação. Beijinhos

    • Responder
  • Marisa
    Noiva Ativa Outubro 2018 Viseu (Concelho)
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu sou celíaca! Daí fazer sentido que grande parte das coisas fossem sem glúten! Não faz sentido eu ter um prato diferente dos restantes!

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marisa. Não é o meu caso mas poderá ser o de algum convidado, por isso as refeições principais serão preparadas nesse sentido. O restante, não. Beijinhos

    • Responder
  • P
    Noiva VIP Abril 2018 Lisboa (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu apostava que fosse tudo gluten free para tua saúde mesmo.. e essa ideia do bolo só ser partes gluten free está fora de questão pelos motivos já mencionados pela Malplena! Beijinhos e força nos preparativos! ❤
    • Responder
  • Juca
    Noiva Constante Setembro 2018 Alenquer
    Juca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Devias pedir tudo gluten-free, caso contrário, poderá haver algum tipo de contaminação cruzada e já sabemos que as consequências não serão as mais "confortáveis"... Beijinho
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, no teu caso e como quase tudo leva produtos celíacos, eu falava com a quinta e para esses arranja soluções gluten free!
    • Responder
  • Malplena
    Noiva Master Agosto 2024 Coimbra (Concelho)
    Malplena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida!

    Bem, acho que a melhor opção é ser tudo gluten free, primeiro porque não altera em nada e, no caso dos celíacos, a situação fica perfeita e podem estar à vontade e comer sem medos.

    Isso dos andares do bolo é muito perigoso e confuso, não podendo utilizar os mesmos utensílios e tudo mais. Até na preparação do bolo poderia facilmente escapar farinhas com glúten e afins. Acho que o ideal seria totalmente gluten free. Smiley heart

    • Responder
  • Neuza
    Noiva Experiente Outubro 2018 Porto (Concelho)
    Neuza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Devido a essa característica, deverias pedir tudo gluten free. Não faz mal as pessoas que não são celíacas, e a nível de sabor não há qualquer alteração. Smiley winking
    Mas fala com o catering e vê o que podem fazer. Mas seria mais seguro se fosse tudo livre de glúten.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração