Olá Andreia! Para abrir o processo de matrimónio no registo civil, são precisos os CC dos noivos, e o cartão MB 😜(paguei 120€). O certificado demora cerca de 15 dias (na minha conservatória).
Para o processo religioso, digo-te como foi no meu caso, que acho que varia entre dioceses. Tive de ir à paróquia onde resido, com as certidões de baptismo de cada um (que se consegue na paróquia onde foram baptizados). O pároco preencheu um formulário com as infos das certidões, os noivos assinaram, e levei esses documentos (formulário assinado + certidões de baptismo) à Cúria da Arquidiocese de Braga para me darem o certificado de autorização de matrimónio. Com esses certificados (do civil e religioso), entrego na paróquia onde me vou casar, juntamente com os dados dos noivos e dos padrinhos.
Paralelamente, reserva o quanto antes o livro de registo na paróquia onde te vais casar!
Oi oi! No civil os cartões de cidadão. Na igreja pediram-me a certidão de batismo minha e do noivo, o certificado de CPM, uma entrevista com o padre e o papel do registo civil
Tal como a Joana disse, se ambos forem de nacionalidade portuguesa, para o civil apenas precisam dos CC. Para o religioso, têm de falar com o pároco da paróquia onde querem casar e ver o que ele solicita (habitualmente apenas a certidão de batismo dos noivos/noivas caso sejam de outra paróquia. Mas também pode pedir que participem no CPM e depois levem o certificado. Bem como podem exigir que sejam crismados) 😘
Para o civil apenas necessitámos dos CC de cada um. Para o Religioso, foi-nos pedida a Certidão de Batismo, neste caso apenas do Noivo por ser de outra Paróquia
Artigos relacionados
Trâmites de matrimónioDocumentos essenciais para casar O casamento é também um contrato entre duas pessoas e, como tal, são necessários...