Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Bárbara
Noiva Curiosa Abril 2019 Sintra

Documentos após casamento

Bárbara, a 18 de Dezembro de 2018 às 13:14 Publicado em Fórum Recém-casad@s 0 7

Boa tarde meninas,

Vou adotar o apelido do meu noivo. Queria tratar de todos os documentos logo a seguir ao casamento.

É necessário alterar: cartão de cidadão, carta de condução, documento único, segurança social, finanças, banco.. (falta mais alguma coisa?)

Por onde começo?

É necessário apresentar algum documento de como alterei o nome? Quem me dá o documento? A Igreja?

Esclareçam-me please Smiley smile

Beijinhos

7 respostas

Última atividade por Lady in Red, a 19 de Dezembro de 2018 às 18:42
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Bárbara. Sim, tens de alterar tudo em que tenhas o teu nome associado mas apenas depois de teres o novo cartão de cidadão e não precisas de levar documento nenhum porque é automático, quando abrires o processo eles questionam essa situação.

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Bárbara!

    Deixo.te aqui um debate que fiz há algum tempo sobre alteração de nome

    https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/o-meu-nome-de-casada--t187569


    De resto é como as noivinhas te disseram Smiley smile

    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mudares o nome no banco só tens de ter o CC actualizado. Eles só aceitam isso e não precisam de mais nada.
    Depois também devias mudar o nome noutras coisas... por exemplo contractos (água luz etc se estiverem em teu nome) se tiveres seguro de vida convém mudares também pq já se sabe que esses tipos fazem tudo para não pagar.
    Não sei se também tens de informar a entidade patronal.

    Confesso que a ter de tratar disto em 2 países é das decisões que quase que me arrependo. Gosto muito de ter adicionado o nome dele ao meu mas Santa paciência para as burocracias (ainda para mais diferentes nos 2 países)
    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Bárbara Smiley heart

    Já vi que a Bebs te ajudou. Precisas de ajuda com mais alguma coisa?

    Olha, hoje temos um joguinho muito natalício na nossa Comunidade ahah entra e participa:

    O vosso romance de Natal em 7 perguntas 🎅🌲

    Beijinhos e boa quarta-feira Smiley heart

    • Responder
  • Bebs
    Noiva Master Setembro 2018 Viseu (Concelho)
    Bebs ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola ola!
    Ora bem, eu ainda ando nessa luta...
    Primeiro tens de alterar cc, n precisas de levar documentos pq é automatico, quando chegas ao irn ele assume logo o teu nome de casada...
    A seguir carta de condução, fiz pela net e fiz pagamento pela referência enviada...
    Estou a espera da carta pra ir alterar o documento unico, e depois banco!
    Finanças so tens q fazer alteracao na altura do irs e está tudo, acho😅😅😅
    Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Barbara, pela minha experiência quando abres o processo no civil eles perguntam-te logo se queres mudar o nome e acho que a partir daí te emitem as declarações necessárias, mas não tenho bem a certeza... por vários motivos acabei por não ficar com o nome do noivinho.
    Ah!! Quando mudas o nome no cartão do cidadão já estás a fazer automaticamente a mudança nas finanças, segurança social e na parte da saúde. Depois só tens que mudar ni banco, carta de condução e instituições privadas.
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara ! Se casas pela igreja também casas pelo civil e acho que o papel que tens de apresentar é a certidão de casamento que te deve ser passada pelo registo civil
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração