Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Iara
Noiva Ativa Setembro 2027 Lisboa (Concelho)

Distância é um problema?

Iara, a 8 de Abril de 2023 às 22:37 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 30

Olá Comunidade! ☺️

Venho pedir um conselho: Vivemos em Lisboa e encontramos uma quinta no qual nos apaixonamos muito, o problema é que fica a 2 Horas de distância de Lisboa. Sendo sincera foi a única quinta que gostamos e eu como boa Pisciana que sou chorei muito ao ver as fotos do lugar porque é perfeito para nós!

Com muita sinceridade, acham que é mal fazer a cerimónia tão longe de Lisboa (Podemos passar lá a noite com mais 10 covidados) e será que muitos não vão por ser longe, ou até mesmo dar a prenda aos noivos (dinheiro) um valor mais baixo para alugarem um hotel e passarem a noite?

O que fariam?

30 respostas

Última atividade por Iara, a 2 de Maio de 2023 às 08:09
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, já tínhamos pensado nessa hipótese do autocarro. Agora temos de ver se realmente será necessário ou se cada um conseguirá se orientar.. Obrigada pelo testamento! ☺️ beijinhos
    • Responder
  • Sonia
    Noiva Constante Agosto 2025 Lisboa (Concelho)
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha como outra noiva aqui mencionou e que tal arranjares autocarro? As minhas wedding planners tiveram de organizar um casamento em que todos os convidados ( 300 e tal) vieram do brasil. Todos eles arranjaram solucao desde apartamentos, hotel, etc. Dos locais onde pernoitaram para a igreja, cada um se desenrascava (uber, taxi etc) . Da igreja para a quinta os noivos alugaram autocarros, no qual a despesa foi divida por todos os passageiros cerca de 7 a 8 eur acho. Depois a noite, havia ja definido horas de saida do autocarro da quinta para local alojamento no qual com devida antecedencia os convidados ja tinham escolhido em que horario iriam embora. Tenta ver o melhor para ti, mas se puderes conciliar com os convidados. Desculpa testamento🤭
    • Responder
  • Sonia
    Noiva Constante Agosto 2025 Lisboa (Concelho)
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola lara na minha mais sincera opiniao quando as pessoas teem mesmo carinho pelos noivos nao deixarao de ir, excepto que sejam pessoas que tenham menos possibilidades. Mas Os convidados alem de terem de comprar roupa para a ocasiao, terao de ainda pensar em gasolina, portagens, alojamento, etc. Tens de ter mente aberta que ha grande probabilidade de alguns nao poderem ir, ou mesmo irem mas sairem mais cedo no caso de nao poderem pernoitar. Os tempos estao dificeis e nem todos teem capacidade financeira igual. Eu vivo na Suíça e sou de lisboa, tenho convidados a vir de Évora, Aveiro, Guimarães, povoa varzim, vila real e Bragança e alguns deles tambem vivem na Inglaterra, França e aqui Suíça. Alguns aproveitam para fazer mini ferias outros ficam pernoitar so uma noite. No meu caso eu escolhi quinta a 30 min da igreja, tive de analisar tudo tambem a nivel de logística mas no fim pesou o facto de 70% dos convidados serem de lisboa e o facto da minha mae estar num lar por incapacidade e precisa de transporte especial para se deslocar para onde for. Eu quando comecei a organizar o casamento avisei todos com 2 anos e meio antes para se prepararem. Analisa bem, sonda as pessoas tal como fiz, ve o que e mais importante e depois toma decisao. Afinal neste dia o que conta e termos as pessoas que gostamos e gostam de nós ao nosso lado. Espero ter ajudado.😀
    • Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Jorge.
    Muito obrigada pelo incentivo! Já percebi que o que conta é a presença dos que amamos! Se tiver de ser, será..
    • Responder
  • Jorge
    Noivo Ativo Outubro 2023 Sesimbra
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Torna-se mais complicado em fazer o percurso no mesmo dia, porque implica nestes dias beber-se mais um pouco.

Mas se há a possibilidade de pernoitar no local e é a quinta dos teu sonhos, porque não !?

Para os convidados é mais uma despesa, se calhar cortam no valor da prenda, mas o dia de casamento é para comemorar e estar feliz.

Força

• Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá! Tem razão, vai ser um misto de pessoas que vão e outras que terão dificuldade, mas sinto que no fim tudo dará certo.. 😊

• Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelo comentário, tem sido bom ver que isso não vai ser um problema e tenho me sentido confiante para fazer o casamento no nosso lugar dos sonhos. Beijinhos

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha acho que vai depender sempre de pessoa para pessoa. Vão existir pessoas que não vão porque vão dizer que é longe, pessoas que não se vão importar nada, pessoas que vão reclamar mas depois vão ser as últimas a sair da festa. Como outras noivinhas já disseram se é o sitio que faz sentido para vocês acho que escolhia esse. Contudo fica preparada para deixarem o local mais cedo por exemplo do que poderiam normalmente o fazer principalmente pessoas mais velhas ou com filhos pequenos.
    • Responder
  • Catarina
    Noivo Ativo Julho 2024 Leiria (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha!
    Na minha opinião quem quer mesmo ir ao vosso casamento não vai deixar de fazê-lo por ser longe. Quem quer mesmo estar com vocês nesse dia vai apoiar-vos e não se vai importar com isso. Acima de tudo o casamento é vosso e têm de fazer como acham melhor
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Iara. Eu casei a uma hora do local de residência e depois foi mais cerca de uma hora até à quinta, sendo que depois ficaram mais perto do Porto para não ser tão cansativo o regresso a casa. Sempre quisemos casar naquela igreja e com toda a logística, pensamos desistir mas a verdade é que quando dizíamos às pessoas que íamos casar, toda a gente dizia "Vamos para Viana!". A verdade é que ninguém deixou de ir por ser mais longe. E digo que faria o mesmo por qualquer familiar ou amigo. É um dia que não se repete 🙂 Quanto ao custo associado,caso implique as pessoas pernoitarem, isso pode ter impacto. Ou saírem mais cedo do casamento por ainda terem duas horas de viagem até casa. Estes são factores que impactam a decisão mas como ainda tens tempo, tenta sondar 🙂
    • Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela ajuda.. 🥰
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha!

Eu acho que se foi aquele que vocês gostaram e tocou no coração, porque não? Quem quer realmente estar presente, vai estar presente. É isso que tens que pensar. O principal é mesmo a vossa felicidade! Convidas na mesma e avisas os convidados, agora temos autoestrada para tudo, tranquila, vai em frente!

• Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uau, é mais longe que no nosso, haha

Que bom que os convidados levaram isso numa boa e tudo acabou bem, espero que comigo também seja assim. Muito obrigada pelo comentário.. 😉

• Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uau, obrigada pela dica, não tínhamos pensado nisso.. ☺️

• Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pela ajuda.. ☺️

• Responder
  • Cláudia Silva
    Noiva Master Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Cláudia Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho write quando as pessoas querem mesmo ir vão... Nós somos de Lisboa e a minha prima está a viver em Castelo Branco... Fui e vim o mesmo dia para ir ao casamento... Foi muita gente pois eles (primos) moram lá sem qualquer família...
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noiva!

Bom, sendo que eu e o noivo temos famílias que moram a 2/3h de distância, precisamos de um espaço que ficasse mais ou menos a meio caminho para todos. Então a nossa quinta fica a cerca de 1h30/2h de viagem da grande maioria dos convidados. Teres um espaço com essa distância não me parece mal, de todo! No nosso caso fizemos uma lista de alojamentos a um máximo de 10km da nossa quinta e partilhamos com os convidados para que eles pudessem escolher caso quisessem pernoitar ☺️
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Iara,
    Na verdade eu e o noivo escolhemos uma quinta a 3h30 de onde vivemos 🤣
    No início pensamos que poderia ser um empecilho mas a verdade é que as pessoas que não puderam vir foi por motivos alheios a isso e os restantes convidados animaram-se muito e acabaram por marcar mini férias para conhecer a zona 😅Quanto a presentes não sei … Mas acho que deves fazer o casamento como sonhaste e não te preocupares com os presentes que podem ou não vir 😘
    • Responder
  • Eliana
    Super Noiva Setembro 2023 Viana do Castelo (Concelho)
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que assim facilita muito 🤍 e não há desculpas para não ir 😂
    • Responder
  • Patrícia M
    Noiva VIP Julho 2023 Braga (Concelho)
    Patrícia M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Iara!
    Nós temos convidados de muitas partes de Portugal, Inglaterra e Escócia. Os que não vem é porque ou tem outros eventos ou por motivos de saúde (os avós do meu noivo não tem saúde para viajar de avião, por exemplo). Não acho que deviam desistir do local onde sentem que é o sítio do vosso casamento 😊
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Iara!
    O local é, cada vez mais, uma escolha complicada.
    No nosso caso, vamos casar a uns 40min de onde vivemos, mas tanto as nossas famílias como amigos estão espalhados por Portugal e vários até fora, por isso, fosse onde fosse, iria sempre acarretar uma viagem para muitos deles. Escolhemos o que fazia para nós e esperamos que quem apareça, apareça de coração.Quando às prendas, nós estamos a organizar o casamento sem contar com nada. O que vier, será muito bem vindo, claro, mas não convidámos ninguém à espera de prendas ou dinheiro.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida noiva
    Se é o que vos faz feliz avancem!!!
    Tentem sempre ter um plano b para quem torcer o nariz!!!!
    • Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, este post me deu mais ânimo em continuar com a ideia de fazer algo como nós queremos independente de ser um pouco longe.

• Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelo comentário, com certeza me ajudou, precisava ler isso e ter em conta de que será um dia especial pra nós e que os convidados farão parte deste momento feliz ao nos presentear com a presença deles.. 😘

• Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Me sinto realmente dividida, mas tens razão, é um dia especial no nosso lugar especial. Quem tem carinho por nós vai aceitar ir mesmo sendo um pouco longe. Obrigada pelo comentário..

• Responder
  • Iara
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelo conselho, juro que já pensei no autocarro, vai ser decidido mais a frente quando tivermos certeza da quantidade de convidados.. ☺️

• Responder
  • Eliana
    Super Noiva Setembro 2023 Viana do Castelo (Concelho)
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,

Eu acho que os convidados que querem mesmo estar presentes fazem o esforço ! E alugar um autocarro ? Não sei 🤷🏻‍♀️ acho que pode ajudar ! Assim não precisam de conduzir !
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Se é isso que vos faz feliz avancem. Há muitos noivos que aqui comentam que têm pessoas fora do país ou de longe, e por vezes os de mais longe são os primeiros a vir. Se as pessoas quiserem mesmo estar convosco dão um jeito.
    Eu vou ter algumas pessoas que estão entre 1h30 a 2h de viagem de casa e vão na mesma.
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha🌸tudo-bem.gif

Sabes que.. me vejo na tua situação.. e comento como nos foi:

Nos não vivemos em Portugal e sendo muito sincera, as únicas desistências foram por motivos sérios de saúde, com isso dizer que quem for convidado de coração, fará todo o possível para estar presente no teu dia sim ou sim.

Dizer-te que nós não contávamos com muitos presentes, pois o facto de atender nosso dia já suporia gastos elevados (pois 80% dos convidados não vivem em Portugal) e os que vivem também não eram de Cascais (cidade a qual nos apaixonamos pelo local como a ti).

E pelas nossas experiências como convidados… dizer-te que sim que aperta um pouco isso de ter que organizar viagem e presente ao mesmo tempo… nos últimos 5 casamentos como convidados, só atendemos aos que conseguimos ir sem problemas de tempo, dinheiro e presentear, pensando na estrutura que levou a participar desses casamentos (translado , avião, vestir, hospedagem e dinheiro de presente), mas comentar que também não atendi a outros 2 casamentos , não só pelo custo absurdo que suporia, mas que achei que não faria falta.. assim que acredito que foi bem aceito nossa recusa.

E sabes que… Que não mudaria meu plano de casar no meu lugar de sonhos (como pisciana que sou também 🥰🙈), mas não faria muito plano em receber presentes , pois entendendo os gastos que acarretam viajar para fazer parte desse momento em dias que correm, pois não está fácil.

Conclusão do que vivi e levo para toda vida: Foram todas as pessoas que fiz questão (ainda que nem todos nos presentearam e faria tudo outra vez)

• Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que as pessoas iram compreender, se é a tal quinta a tua paixão não desistas da ideia
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração