Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ines
Noiva Ativa Junho 2025 Lisboa (Concelho)

Diferenças culturais Portugal vs Brasil

Ines, a 22 de Agosto de 2024 às 10:48 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 6

Olá a todas!

O meu noivo é brasileiro (já vive em Portugal há uns anos) e os convidados dele são quase todos brasileiros (a viver lá). Sei que há algumas diferenças culturais em relação às celebrações mas queria a vossa ajuda para perceber melhor.

Como o noivo não foi a muitos casamentos no Brasil (e apenas a um em Portugal), não sabe muito bem o que pode ser diferente.

Conseguem-me ajudar?

6 respostas

Última atividade por Ines, a 25 de Agosto de 2024 às 13:24
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Lena! Muito obrigada pela partilha, vou também ver com mais alguns dos convidados/padrinhos para perceber os costumes 🥰
    • Responder
  • Lena
    Noiva Experiente Novembro 2024 Vila Franca de Xira
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha!

O meu noivinho também é brasileiro. No entanto, optámos por musicas internacionais (nem brasileiras, nem portuguesas)
    Pelo que o meu noivo diz, os casamentos lá na cidade e na família dele eram muito mais relax. Os homens vão de camisa e calças de ganga com ténis, as mulheres vão mais arranjadas, de acordo com as posses de cada um, mas só os noivos é que vão 100% formal. Geralmente, o casamento é mais para a tarde e servem uns salgadinhos e o bolo, dançam um pouco, tiram fotos e acabou o casamento.
    Assim sendo, acho que o ideal para representares o Brasil seria na comida, principalmente docinhos e na animação (nesse sentido, os casamentos brasileiros tem mais do que nós, porque aqui há alturas do casamento um bocado "mortas", onde não há musica e as pessoas só circulam pela quinta a comer e a beber. Lá, há sempre animação e acho que apostam mais nas atividades.)
    A escolha de artistas, música e tal é mais pessoal do que exatamente de nacionalidade (ou seja, deve ter mais a ver com o que vocês gostam do que aquilo que se usa no país de cada um).

Eu sei que, da ultima vez que ele foi a um casamento, esteve lá mais ou menos o mesmo tempo de uma festa de aniversário (ou seja, uma tarde e ainda foi jantar a casa).
    Mas o melhor mesmo é perguntarem a familiares do noivo ou até mesmo aos convidados como é que costumam ser as festas no Estado deles e até na família.

• Responder
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Obrigada pela ajuda. A minha dúvida era mais se haveriam algumas coisas assim mais diferentes, que fosse de bom grade avisar os convidados, ou dar algumas dicas para que não estranhassem, caso houvesse alguma(s) situação muito diferente do normal

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Inês! Também não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas tenho agora um casamento em que a noiva é brasileira e a cerimónia é só às 16h. Depois do casamento posso dar algum update se quiseres 🥰
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Não te consigo ajudar, que tal falarem com amigos dele que ja casaram (lá) para vos porem a par disso?

• Responder
  • Quirina
    Noiva Experiente Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Inês, infelizmente não te consigo ajudar. Já vi nas redes sociais que os casamentos no Brasil não costumam durar o dia todo, pois começam mais à tarde/noite, mas tirando isto (que nem sei se é uma informação correta) não sei mais nada. Talvez o melhor seja o noivo perguntar aos amigos dele de lá e assim vocês vêm quais as diferenças que querem incluir
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração