CPM - Centro de preparação do matrimónio .
15.04.2023 até 27.05.2023
O tão polemico assunto que muitos evitam , outros vão obrigados e outros vão de mente aberta ;
Vou Contar um pouco do nosso percurso no CPM , nós como éramos para casar em 2024, eu escrevi-nos no Cpm em Abril 2023 , porque são coisas que se devem fazer com tempo.
O Noivo Tiago não ia com muita vontade, eu ia de espirito aberto visto que frequento a igreja então já tinha alguma noção .
Chegamos lá, e tinha bastante gente ! Entre tanto deram-nos o nosso nome e a cor que correspondiam ao grupo que íamos estar durante o tempo de Curso pediram para nos identificar.
Fomos para salas com o nosso grupo e fizemos as normais apresentações , eu foi das que mais falei , mas senti que havia lá dois casais que não vinha mesmo para aquilo, mas depois saíram na semana a seguir e veio um casal novo e posso vos dizer que a partir dai fomos 5 casais mais o casal de coordenação e posso dizer que as sessões eram incríveis que nós nem queríamos fazer a reunião em conjunto de tão bem que estávamos juntos .
Havia sintonia, havia interesses em comum e soubemos abordar os assuntos que nos foram propostos e colocar deus sempre.
Tanto que depois do fim do CMP fomos a igreja (casamento de cada casal 4) , e foi incrível dividir esse momento com todos .. e a sintonia é tanta que temos por encontro todos os 2 meses na casa uns dos outros para almoçar e estamos juntos. Obvio que como o nosso casamento só será este ano eles estão todos convidados para estar presente neste dia maravilhoso ao nosso lado .
Atenção que ouve partes que menos gostei , e sobretudo discursos que não concordo mesmo sendo catolica mas acho que o melhor foi tão bom que supera o menos bom.
Por isso aconselho vivamente o Cpm , claro que cada experiencia é diferente mas Deus esta em todas as coisas .
Uma breve apresentação do que é o CPM , para os noivos que vão fazer :
O CPM é um movimento da Igreja que tem como objetivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio. Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial (…), apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.
O CPM pretende ajudar os noivos a:
- Preparar o seu matrimónio
- Refletir sobre o seu noivado
Dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos
para, desta forma:
Despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo;
Validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;
Fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois;
Refletir sobre situações que afetam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações;
Desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família;
Formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.
O livro que nos foi dado.
e tu fizeste o CPM ? ou não ? Conta-me a tua historia .