Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Maria
Noiva Constante Outubro 2020 Montemor-o-Velho

Diário da Noiva - a & t - 3 de Outubro de 2020

Ana Maria, a 5 de Janeiro de 2020 às 01:59 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 35

Noivinhas(os),

Tenho andado desaparecida! Depois de dois anos de procura, o pedido de noivado coincidiu com a aquisição da NOSSA casa. FINALMENTE! Estou mesmo muito feliz. Mais importante do que o casamento, a festa, para mim é importante ter um espaço nosso, com a nossa privacidade e, depois das obras, devemos nos mudar na altura do casamento, se tudo correr bem (figas!!!).

Quanto à organização do casamento temos estado a entregar os convites aos amigos e familiares que estão emigrados. Para isso, estivemos a aproveitar esta época natalícia em que alguns vêm cá visitar a família para fazer essa distribuição. Nota: faltam dez meses para o casamento mas como temos tudo marcado preferimos fazer e entregar os convites em vez do "save the date" que aqui ninguém entende esse conceito!

Bem, vamos ao que interessa! Para me ajudar a organizar vou deixar aqui tudo descrito conforme a minha agenda da noiva:

Data: 3 de Outubro de 2020
Hora da cerimónia: 15 horas
Local: Montemor-o-Velho

1) CERIMÓNIA
Decidimos fazer o casamento religioso. Eu fiz o meu percurso católico e a família do noivo também é muito religiosa. Optámos por escolher a igreja do castelo de Montemor-o-Velho. Para além de ser um local lindíssimo do meu concelho eu já não tenho ligação a uma igreja específica. Gosto de várias e nas nossas conversas sobre casamento sempre idealizámos aquele espaço.

IGREJA - O pedido de casamento coincidiu com a troca de párocos. Tivemos de aguardar pela tomada de posse do novo padre para podermos reservar a igreja. Primeiro para verificar a disponibilidade na agenda da paróquia e posteriormente fazer o pedido à câmara municipal (proprietária do castelo) para reservar o espaço. Neste processo, depois de aceite tivemos de pagar 120€ à autarquia.

PADRE - Como não resido na paróquia de Montemor-o-Velho, este novo padre não podia realizar o nosso casamento. Sempre que pensava em casamento idealizava que o mesmo fosse celebrado por um padre específico, que entretanto abandonou o sacerdócio. Entretanto, o noivo assistiu à celebração de um casamento por um padre que eu conheço muito bem (devido ao meu trabalho) e por coincidência agora é pároco da minha paróquia de residência! Já tinha falado com ele e entretanto agendámos a data. Sendo o pároco da minha freguesia/paróquia de residência vai tratar do nosso processo de casamento religioso. Estamos a aguardar contacto em Janeiro, como combinado. Para o processo apenas necessitamos do baptismo.

CPM - O nosso padre não exige o CPM e o noivo (que tem pouco tempo livre) está inclinado para não fazer.

CASAMENTO CIVIL - Vamos aguardar as instruções do nosso padre.

PADRINHOS - Confirmei com o padre que apenas necessitamos de um/a padrinho/madrinha/testemunha por noivo/a. Esta era uma das minhas preocupações. Não vou convidar os meus padrinhos de baptismo (ao contrário do noivo) para o casamento religioso e estava a pensar convidar duas madrinhas, mas assim só vou ter uma madrinha para assinar.

MÚSICA - Esta foi também uma escolha difícil. Para além da disponibilidade de data, os grupos de voz, piano ou violino são caríssimos. Demasiado para o que pretendemos. A cerimónia não vai ter longa como os casamentos normais, não vamos querer ter leituras nem sermões muito longos, se o padre concordar. Com os pedidos de orçamentos não conseguimos fugir muito aos 100€ por elemento. Reservámos um grupo de Coimbra só não escolhemos os instrumentos. O noivo está inclinado para voz, piano e violino. Por mim só teria um violino. No início do ano vou ligar a confirmar a marcação da data, não obtive mais resposta do grupo (através desta aplicação). Ainda não escolhemos músicas, só depois de falar com o padre e alinhavar cerimónia.

DECORAÇÃO - Ainda estamos na fase de decidir o fornecedor. Queríamos que fosse a mesma empresa da quinta. Mas depende dos valores. Casar no castelo de Montemor-o-Velho é sinónimo de gastar parte do orçamento na decoração: cadeiras e flores. No início do ano vamos agendar reuniões para pedir orçamentos.

MANUALIDADES - Não vou gastar muito tempo e dinheiro a fazer manualidades que ninguém liga. Nesta parte apenas vou fazer a chuva de arroz (sem arroz), apenas com materiais reciclados, pétalas, folhas de jornal e papel diverso. Tenho um furador em forma de coração emprestado (que estamos a usar nos convites) e estou a ver se encontro um maior para fazer a "chuva".

TRANSPORTE - Não tínhamos este item na nossa lista. Não queríamos gastar dinheiro num meio de transporte. Eu sou um pouco forreta. O noivo também achava que não fazia sentido gastar 200/300€ neste item, mas tal como eu viu que fazia alguma diferença nas fotografias. Como conheço muitos coleccionadores de carros clássicos tinha ideia de falar com um deles para "emprestar" um carro apenas para as fotografias. No entanto, tinha esperança, como a família do noivo é tão grande, que algum deles tivesse uma relíquia na garagem. Dito e feito! Ontem fomos entregar um dos convites a um primo emigrante e lá estava um Opel Commodore (muito bem conservado e vermelhinho) a fazer-me olhinhos. Pedimos e podemos contar com ele.

MENINOS DAS ALIANÇAS - Não queríamos fazer nada de especial para padrinhos, mas tratando-se de crianças, decidimos fazer um saquinho com gomas e um convite igual ao nosso convite mas com fotografias nossas com os dois meninos das alianças para entregar. Ainda não entregámos, mas um já está preparado (sacos, laços, gomas, esferovite e o convite).

PORTA-ALIANÇAS - Ainda não decidimos. Quero ver se encontro uma caixa-livro.

2) COPO DE ÁGUA

O espaço do copo de água estava mais do que decidido mas...

Agendámos três visitas para ver espaços (eu já os conhecia a todos menos a nossa opção), saber preços e trocar ideias com os vários fornecedores. Nota: aprendemos muitos a visitar quintas, os anfitriões dão muitas dicas. A quinta escolhida foi a última a ser visitada. Apenas tínhamos uma proposta de valores. Visitámos dois espaços que eu e o noivo já conhecíamos. O noivo só não conhecia o catering de um dos espaços. Os espaços em si não me seduziram, não idealizei lá a festa do meu casamento quando lá estive. Ambos os espaços tinham propostas tentadoras em termos de valores e ofertas, mas o espaço físico tinha demasiados obstáculos para o meu gosto. Ambos os anfitriões foram espectaculares, só pela simpatia e disponibilidade teríamos escolhido, sem dúvida.

A quinta que escolhemos é explorada por um restaurante de Coimbra. Já estivemos várias vezes no restaurante e adorámos. Sim, tem um serviço requintado. Vou ser sincera, não gostei do atendimento na nossa visita nem nos dias seguintes. Percebo que todos temos falta de tempo, mas comparando serviços, este foi o pior em termos de resposta (envio de factura para reserva do espaço). Mas... assim que entrámos na quinta ficou decidido. Um enorme espaço verde a menos de um quilómetro do castelo (local da cerimónia). Está limitado a 200/220 pessoas. Para mim é óptimo porque não quero ter muitos convidados (só mesmo família mais próxima e amigos).

Entretanto, o catering vai agendar prova de degustação para escolhermos o menú e o bolo. Nós aproveitámos o Natal para provar o vinho fornecido (tivemos de procurar noutros fornecedores) e está aprovado pela família!

Pagámos 1000€ de sinal para reservar o espaço.

BOLO - A quinta vai oferecer o bolo.

DECORAÇÃO - A quinta/catering oferece x de decoração. Vamos aproveitar essa oferta para os centros de mesa e tudo o resto vamos fazer nós. Estamos a aguardar nova reunião com a quinta para saber mais pormenores. Vamos optar por ter fotografias dos vários casamentos dos elementos da família e um cantinho com fotografias nossas. A mesa do bolo ainda estou a idealizar. O noivo não quer complicar.

3) FOTÓGRAFO - Este acabou por ser um item fácil. Eu tinha um top 3 e o noivo delegou esta tarefa em mim. As minhas duas primeiras opções não tinham datas disponíveis em Setembro/Outubro, por isso agendei duas reuniões: uma com o terceiro do meu top e outro fotógrafo que também seguia. Seria fácil de escolher mas tive de dificultar a tarefa.

Mas acabou por ser fácil. Optámos pelo fotógrafo do top 3. O noivo gostou muito da nossa primeira reunião, do estilo do profissional, muito o meu estilo também. Não gostámos da nossa quarta opção (segunda reunião). Para além de ter mudado de residência e querer cobrar a deslocação, não foi nada humilde connosco. Não deu o click. Assim que escolhemos o fotógrafo foi logo reservado, não nos pediu nenhum pagamento para reservar a data. Vamos optar pelo serviço do dia C, sessão solteiros (oferta) e um álbum.

4) ANIMAÇÃO

MÚSICA - Depois de agendar a data, a quinta, a igreja, o fotógrafo e o padre, a animação foi uma preocupação para nós. Este é um dos fornecedores que só fazem um trabalho por dia e vimos que estavam muitos noivos atrás da nossa data, pelo menos nos fornecedores que estávamos a consultar. Por isso, decidimos verificar através daqui da aplicação vários fornecedores e optámos por ter um dj. Nos últimos casamentos que fomos vimos que o dj é a melhor opção.

Posso dizer que reservei um fornecedor que as noivas tecem IMENSOS elogios mas que até hoje (passou mais de um mês) ainda estamos à aguardar uma resposta positiva do dj. Decidimos optar por uma segunda opção. Apalavramos uma reunião com um novo dj por estarmos próximos, mas devido aos últimos acontecimentos (cheias no Baixo Mondego) não conseguimos marcar. Hoje adjudicámos esse dj de Coimbra, que também tem muitos elogios e boas críticas aqui na aplicação, e é ainda mais acessível do que o anterior. O noivo falou com ele ao telefone e gostou. Já pagámos o sinal de 100€. Vamos reunir no início do ano e escolher músicas que não podem faltar. Na parte de animação/pista gostava de ter uma espécie de Revenge of the 90.

ACESSÓRIOS (festa/fotografias) - Eu guardo imensos acessórios há anos. Estou a reunir todos os tipos de óculos, chapéus e vou fazer placas com frases e encomendar/comprar outros acessórios.

ANIMAÇÃO INFANTIL - Ainda não decidimos se vamos ter. Nunca achámos que fizesse a diferença.

5) PAPELARIA

CONVITES - Este teria sido o primeiro check antes mesmo da igreja, da quinta e até mesmo da data. Desde o pedido de casamento (apesar de termos espaços de "sonho") a primeira pesquisa foi direccionada para o convite. Optámos por um formato simples, em forma de postal, paginado por mim e impresso dos dois lados a cores. Como adoro fotografia fiz um convite com várias fotografias nossas ao longo dos anos, uma com a aliança e uma fotografia connosco com a típica placa "somos os próximos". Do outro lado estão todos os pormenores do nosso enlace e forma de confirmação. Imprimi os postais na 360 Imprimir por 20€, os envelopes encomendei na Amazon por 30€ (por mim tinham vindo da China mas o noivo estava com pressa) e o fio de ráfia comprei na Tiger três rolos por 3€. Temos os convites quase todos prontos e ainda tenho um rolo e meio mas vou comprar mais para o resto da papelaria.

RASPADINHAS - O noivo adora raspadinhas, assim como vários dos nossos convidados. Acho que vai ser uma brincadeira engraçada. Vou imprimir em casa ou encomendar na 360 Imprimir. Os adesivos raspáveis vou encomendar no Aliexpress.

MENÚS - Vou fazer como os convites: fazer o design e imprimir na 360 Imprimir.
LIVROS DE ACTIVIDADES - Vamos ter muitas crianças, por isso vou paginar um livro de actividades para colorir e com jogos. Fica de lembrança para as crianças. Vou comprar lápis de cor no chinês ou no Aliexpress.

6) LEMBRANÇAS

JORNAL DOS NOIVOS - Esta vai ser uma das lembranças. Conheci o noivo através de uma amiga que ganhei através do jornal que tive até há pouco tempo. Por isso esta lembrança faz todo o sentido. Vou também começar a paginar. Em princípio vou encomendar na 360 Imprimir. Caso os tinteiros baixem de preço posso tentar imprimir na impressora do trabalho do noivo. No jornal vamos colocar alguns pormenores da nossa história, da nossa família e ainda alguns jogos.

LÁPIS - Vamos personalizar lápis de carvão. Um bom complemento ao jornal e uma lembrança não muito dispendiosa. Vou encomendar na 360 Imprimir. Nota: eu aproveito quando estão com promoções ou entregas grátis para encomendar.

BEM CASADOS - Ainda não está decidido, mas vamos provar para ver se vale a pena. Tinha pensado nos bons maridos/boas esposas de Ferreira do Zêzere mas achei graça aos bem casados, tradição muito enraizada no Brasil mas segundo consta é de origem portuguesa. Gosto de coisas com significado. Se optar por esta lembrança vou fazer uns cartões de agradecimento.

7) ALIANÇAS - É um assunto que não nos temos preocupado devido ao preço. Tenho dois fornecedores em vista, duas fábricas. Uma é aqui ao nosso lado em Mira mas queria ver se o preço do ouro descia.

8) NOIVA

VESTIDO DE NOIVA - A par da entrega dos convites, a procura do vestido de noiva é talvez a tarefa mais difícil para mim. Aproveitei a black friday para ir à fábrica A Bela Noiva e tinha esperança de conseguir encontrar o meu vestido. Ia com algumas expectativas mas não gostei... não gosto de me ver num vestido de noiva típico. Visto tanto 44 nas ancas como no peito, mas como sou alta engano um pouco (mesmo as pessoas com muita experiência). Estou a estudar usar um vestido curto ou mesmo médio, mas tenho de experimentar. É difícil encontrar vestidos do nosso tamanho em lojas? A Bela Noiva só tinha um do meu tamanho e O-D-I-E-I ver. Entretanto vou marcar novas visitas.

VÉU - Não estou com vontade de usar véu, mas tudo depende do vestido.

TOUCADO - Depende do vestido e penteado. Ainda não decidi.

SAPATOS - Só vou começar a procurar depois de encontrar o vestido, mas quero uns sapatos/sandálias vermelhas de salto pouco alto. Tenho já umas All Stars brancas para usar na festa. Caso queira optar por vermelhas também já tenho na minha sapateira!

JÓIAS - Depende do vestido.

RAMO - Se optar pelo estilo sapatos e batom vermelho vou escolher um ramo com rosas vermelhas. Já decidi que não vou encomendar com antecedência. Cobram preços exorbitantes só por ser um ramo de noiva.

MAQUILHAGEM - Escolhi uma maquilhadora da minha zona. Adoro o trabalho dela mas vou ser sincera: não gostei nada das respostas que me deu, assim como a resposta "automática" e o não acusar o valor do sinal. Já entreguei 35€ para reserva da data.

CABELEIREIRA - Só decido depois de escolher o vestido.

MANICURE - Faço unhas de gel há alguns anos. Vou optar por unhas vermelhas ou brancas, depende do vestido/sapatos. Não gosto de unhas complexas.

9) NOIVO

Fato / Sapatos / Acessórios (cinto, roupa interior, botões de punho)

O noivo ainda não fez nenhuma pesquisa.

10) ARROZ DOCE

Na minha região é tradicional distribuir o arroz doce 15 dias antes do dia do casamento. A minha mãe com o valor do arroz doce conseguiu pagar o vestido de noiva. A minha intenção não é essa mas a de perpetuar a tradição de ofertar as pessoas que não vão ao casamento e a alguns convidados o arroz doce. Depois essas pessoas quando devolvem a louça podem dar uma prenda ou não. Para esta missão vou necessitar de organizar a matéria prima, cozinheira e alugar a louça.

11) OUTROS:

SEATING PLAN - Vamos nós fazer com fotografias num quadro/moldura de madeira e luzes (comprámos imensas no LIDL).

MARCADORES DE MESA - Vão ser numerados com fotografias da nossa sessão de solteiros. Vou comprar as molduras Tolsby do IKEA.

CRONOGRAMA - Quero ter um à entrada da quinta e outro no bar. Vou reciclar materiais que tenho cá em casa. Também quero fazer uma placas para o castelo mas depende das ideias. Se não fizer nada, não faz diferença.

TOPO DE BOLO - Vou encomendar no Aliexpress se decidirmos ter. Depende do bolo.

KIT WC - Se a quinta não fornecer vamos fazer um kit. O noivo não gosta da ideia mas eu acho que dá jeito.

LUA DE MEL - Ainda não decidimos o local nem quando vamos. Gostava de conhecer Itália ou as ilhas gregas. Marrocos também pode ser uma opção. Vamos ainda investigar alguns destinos. Não somos adeptos de viagens de avião muito longas.

NOITE DE NÚPCIAS - Espero que seja na nossa casa.

Sofro um pouco com a ansiedade por isso criei um diário da noiva para me organizar. Como eu disse, eu não sou a típica noiva nunca sonhei casar até conhecer o noivo. O noivo pediu e eu aceitei, por isso vamos fazer uma festa que seja a nossa cara e não o politicamente correcto.

Tenho visto muitos vídeos no Youtube sobre o tema casamento e leio aqui os vários debates. A pressão familiar é tão grande para o casamento ser isto ou aquilo que por vezes apetece-nos desistir. O melhor é ignorar e seguir em frente.
Obrigada por me lerem Smiley heart

35 respostas

Última atividade por Ana Maria, a 22 de Janeiro de 2020 às 00:04
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    UPDATE - VESTIDO

Acho que encontrei o meu vestido. A semana passada tirei um dia para procurar lojas. Acabei por experimentar em três delas e na última experimentei dois vestidos WOW. Completamente opostos. Um simples: a minha cara. Quando a senhora falou em vestido da Grécia antiga pensei “como sabe que sou doida pela Grécia?”. Foi o segundo que experimentei. Minimalista, só precisava de ser um tamanho acima, exactamente no tecido que eu queria para a saia e sem eu parecer “gorda”.
    No final pedi para experimentar um vestido princesa cujos brilhos me estavam a piscar o olho. Experimentei e fiquei “a família do noivo vai adorar isto”. Fiquei mesmo na dúvida... mas a senhora fez duas perguntas: qual deles é a minha cara e se me ia arrepender no futuro de ver nas fotografias.
    Os vestidos têm uma diferença de 500€. Mas só fixei o nome/marca do minimalista. A senhora não me deu referências nem nada. Contudo, estou a pedir orçamentos nas várias lojas para saber se alguma faz um preço mais simpático pelo vestido da “Grécia antiga”. Apesar do vestido não me sair da cabeça vou tirar mais um dia ou dois para ver outras opções. Só para descargo de consciência...
    • Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    UPDATE - ALIANÇAS

Fomos hoje tratar do assunto das alianças... afinal não fomos a Mira nem a nenhum fornecedor aqui do site. O noivo tem um vizinho que é dono de uma ourivesaria que tem “fama” de ser acessível. Fomos até lá e disse-nos que o ouro dificilmente vai baixar. O orçamento é de +/- 550€ as duas alianças amendoadas 3mm de ouro de 19k. Depende do dia em que comprarmos mas não vai variar muito.
    Mais, o senhor mediu os nossos dedos e explicou que o ideal é fazer a encomenda no Verão porque os dedos incham com o calor. E os meus dedos já incham naturalmente todo o ano. Tendo em conta que nos garante entrega no próprio dia ou em uma semana se não houver em loja vamos deixar este check mais para a frente.
    Acho que não vou procurar muito mais! Preço razoável e ouro de confiança! O que vocês acham?
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana ! Acho que vais bem encaminhada! Parabéns e 10 meses vão passar a correr
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Outubro 2021 Sintra
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana Maria! Este texto ajudou me imenso, sendo que não sei bem se sou capaz de organizar o meu casamento mesmo com a ajuda que penso que irei ter. Estava bastante assustada só de pensar que é tanta coisa para planear ! Achei espetacular ver o quanto es metódica e organizada, adorava vir a conseguir o mesmo 😂

Espero que corra tudo bem e que encontres um vestido que corresponda com aquilo que idealizas 😊 😘

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Mariana Smiley heart

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Carla Smiley heart

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Vânia!

Por aqui sabemos que vão querer chamar a atenção (mais do que os noivos) e uma coisa do tamanho de um dedo esticam para o braço inteiro. Talvez por isso o casamento tenha demorado "tanto" a sair. Para veres, quando anunciamos o noivado ficaram "então, não é um bebé"? Imagina a nossa cara... Smiley atonished

Mas vai tudo correr bem! Eu é que stresso muito com as bocas e com as atitudes. Tenho de aprender a ignorar mais e a viver o momento! eheh

Beijinho Smiley heart

• Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana Maria 😘

Que ótimo debate! Organizaste a ti e ao mesmo tempo ajudas outras noivinhas na mesma situação.

Parabéns por todos estes check's e mãos à obra 😘

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana, muitos parabéns pelos checks!! Estas bem encaminhada e organizada também Smiley kiss

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah, obrigada pela dica! Não sabia que enviavam amostra Smiley smile Ia tratar de perguntar isso a eles... se enviavam ou se iam estar nalgum local aqui próximo!

Beijinho Smiley heart

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana Maria. Não têm que ir de propósito a Lisboa. Podes fazer a encomenda da caixa amostra (vem com 6 bem-casados para provarem). Eles enviam para todo o país. Apesar de morar no Canadá, eu fiz a encomenda e mandei para a casa da minha mãe nos Açores para provarem e dizerem o que achavam. Foi assim que nos decidimos pela lembrança. Passa no site deles para veres mais informações.

A Grécia sempre foi um destino que quis muito conhecer. Confesso que o marido não opinou muito sobre esse assunto mas ele gostou muito de estar lá. Podem optar por ficar só num sítio ou visitar ilhas menos turísticas. Depois se precisares de alguma dica, estás à vontade. Beijinhos

• Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Vai ser uma boa experiência certamente ❤️ Depois tens de vir contar como correu 😊
    Beijinho 😘
    • Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Catarina!

Ainda ontem falámos sobre ambos os temas.

Sim, estou a avaliar a Muguet, mas o noivo (e eu óbvio) quer experimentar o doce. Mas temos de ir a Lisboa de propósito! Eu adorei a ideia, tinha pensado nos bons maridos/boas esposas, depois vi no Youtube, em vídeos brasileiros, que eles oferecem sempre o bem casado e fui pesquisar. Quando vi o significado e que a tradição teve origem em Portugal quis avançar.

Quanto à lua-de-mel, queria muito ir à Grécia. Desde que me lembro é um país que quero conhecer, muito antes de ser moda. Só não quis forçar muito (porque tem de ser um destino que agrade os dois) e deixei o noivo pensar e escolher também. Ontem falei-lhe num interrail pela Europa e ele disse que preferia 9 dias na Grécia Smiley laugh Acho que vou aproveitar a deixa e ver preços (esta é boa altura para comprar). E vou ler o teu debate, claro!

Beijinho Smiley heart

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Cristina!

Beijinho e boa organização Smiley heart

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Claudia! Smiley heart

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Sandrina! Smiley heart

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel!

É uma tradição muito bonita. Vou tentar investigar a história e até posso fazer um debate sobre isso. Há muitas noivas aqui da zona que, se calhar, nem nunca ouviram falar nisso.

Sim, a animação infantil tem de avançar, só não queremos o que se pratica por aqui actualmente. Vamos ter de investigar alternativas engraçadas. Temos 20 crianças "convidadas" com menos de 10 anos. Também vamos ter 7 bebés. Se calhar tenho de pensar num cantinho especial para dormirem ou as mães darem peito. Como ainda não fui mãe vou ter de investigar também um pouco sobre essas necessidades Smiley smile

Obrigada e boa organização Smiley heart

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Catarina Smiley heart

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Telma!

Espero que sim, pelo menos sem stresses!

Beijinho Smiley heart

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Tatiana,

Estamos a ponderar as várias opções. Sim, em princípio vamos ter algumas crianças (se vierem todas são 20 crianças (até 10 anos) e 7 bebés Smiley laugh ). A família (do noivo) é mesmo grande e há amigos já com filhos. Estamos a analisar os tipos de animação infantil, não gostamos muito do que se pratica por aqui, vamos tentar ter algo diferente para os entreter.
    Acho que está tudo orientado (dentro das datas), só me está a preocupar o vestido. Tenho de ganhar coragem e começar a bater pernas para ver os modelos que me favoreçam ou a escolher uma boa costureira/atelier.

Beijinho e boa organização Smiley heart

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Patrícia!

O debate é extenso propositadamente. Ao escreveres acabas por te organizares bem, tens uma base escrita e (talvez) podes ajudar muitas pessoas com dicas, ideias, motivação ou apenas com a organização. Quem tem interesse lê sempre, quem não tem passa à frente :p

Sim, aqui na minha zona antigamente existia essa tradição da distribuição do arroz doce. Perdeu-se algum tempo e mais recentemente os noivos têm recuperado essa tradição. Eu sempre ouvi a minha mãe contar a história dela e sempre tive na mente, se um dia casasse, iria querer fazer nem que seja apenas para entregar a amigos e vizinhos que não vão ao casamento (porque não podem ou não vão ser convidados).

Por bater o pé, eu sou muito resmungona, acho que até ao casamento me vão odiar. Está tudo mais do que pensado e definido, sabemos que gostam de meter a colher, dar ideias e nós ouvimos com amor e carinho. Mas como não metemos em prática ficam chateados.

Beijinho e felicidades! Smiley love

• Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não passei por isso porque eu e o marido pagamos tudo sozinhos mas mesmo se me oferecessem algo eu não ia permitir que me atirassem isso à cara. As pessoas oferecem porque querem e isso não lhes dá o direito de quererem mandar nos meus gostos e no meu casamento. Ainda assim tivemos as nossas mães a tentarem interferir nas nossas escolhas mas também só o fizeram uma vez porque foram logo chamadas a atenção.
    Com vocês é a mesma coisa, mesmo que tenham ajudas as pessoas devem perceber que o casamento é vosso e não deles e não devem colocar as suas ideias do que é o casamento ideal para vocês. Se vos ajudam é porque querem mas ajudar não significa controlar 😉
    Espero que tudo corra bem e que no final o casamento seja à vossa medida 😍😘
    • Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Rita,

Nós nascemos em 1986 (noivo) e 1987 (eu) mas vivemos muito os anos 90. Aliás, as minhas músicas preferidas são dos finais da década de 90 Smiley smile
    Gostei muito da ideia e estou a pensar incluir ainda alguns clássicos da nossa adolescência, década de 00! eheheh

Beijinho Smiley love

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Vânia!

É difícil quando os pais querem oferecer o casamento... Não queremos desiludir uns nem outros e depois acabamos stressados a não pensar no que gostamos e sim se os outros vão gostar... Para além das bocas "se estou a pagar eu quero" isto ou aquilo! Smiley sexy
    Obrigada pela tua mensagem Smiley love

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns Ana Maria por todos os checks. Estás bastante encaminhada e organizada. Em relação à lua de mel. Nós fomos para a Grécia. Podes passar no meu perfil e ver o debate que fiz sobre a lua de mel. Pode ser que vos ajude. Nós demos como lembrança os bem casados. Aconselho-te a veres os fornecedores Muguet aqui na app. São maravilhosos.
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Julho 2021 Marco de Canaveses
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana Maria! Isto é que é organização e orientação. Estás muito bem encaminhada é assim não te falhará nada. Faz aquilo que faz sentido para vocês, o casamento é vosso e tem que ser à vossa medida. Continuação de bons preparativos. Um beijinho 😘
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!

Super adiantados... Boa!!! 😊
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana. Estás bem orientada parabéns pelo checks😉
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que organizada e bem encaminhada noivinha! Agora é encontrar o tão dificil vestido para puderes comprar os sapatos e pormenores. E claro, meter mãos à obra nas manualidades!

Adorei conhecer a tradição do arroz doce! Nunca tinha ouvido falar!
    Deixo apenas a minha última sugestão! Tendo em conta que têm muitas crianças eu optaria pela animação infantil. Faz muito a diferença!
    Beijinhos

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estás super bem organizada!
    Não desistam de fazer o casamento à vossa maneira😘
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana 😍
    Que bem organizada! Estão super bem encaminhados e vai correr tudo bem vais ver! E de certeza que vai ser um optimo dia, que transmita a vossa cara 😘
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate tão organizado! Estás muito bem encaminhada! 😊
    É como diz a Vânia, agora é colocar mãos à obra nas manualidades para poderes fazer tudo com tempo e estares descansada até ao casamento! 😊😊
    Quanto à animação infantil, se têm muitas crianças se calhar deveriam ponderar. Podem até nem contratar animadores infantis, mas arranjar mais atividades para os miúdos, caso contrário vais ter as crianças aborrecidas e a querer ir embora muito cedo, o que vai levar a que muita gente vá cedo embora do vosso casamento.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração