Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Maria
Noiva Constante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)

Diálogo com os nubentes

Maria, a 8 de Abril de 2019 às 19:49 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 1 15

Olá Noivinhas,

Vou casar em agosto e comecei agora a prepara tudo para a cerimónia católica. E tive hoje conhecimento deste passo (diálogo) e tenho algumas dúvidas. Como decidimos casar numa paróquia onde nenhum de nós reside habitualmente, temos de iniciar o processo numa paroquia diferente, este diálogo é feito com o paroco da nossa paróquia atual ou na paróquia onde será realizado o casamento?

Estou um pouco preocupada com algumas perguntas que o padre possa fazer, e se uma resposta errada pode levar a recusa em celebrar/autorizar o casamento, ouvi dizer que os padres costumam perguntar a frequencia com que vamos à missa ou se desejamos ter filhos, quando, se os vamos batizar quando nascem(apesar de ter sido educada como católica e ter andado na catequese, só fui batizada aos 8 anos, antes da comunhão, porque os meus pais queriam que fosse uma decisão minha. sempre achei isto um factor importante na minha educação e penso repetir caso tenha filhos), etc.

Algum conselho?

15 respostas

Última atividade por Raquel, a 14 de Abril de 2019 às 02:35
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2019 Almada
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria vais ter que falar com o padre da igreja onde vais casar,mas olha não te preocupes muito com essas perguntas,porque mesmo que ele as faca isso não é impedimento para nao te casar... Qualquer coisa diz tudo que sim 😂😂😂😂😂
    Eu também fui batizada novinha,fiz como tudo como manda a "lei" batizada ,primeira comunhão mas já à muitos anos que não ia à igreja o padre não me perguntou nada,apenas a data e a hora😛😛😛 beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Compreendo a tua questão e concordo. Mas olha, a nós, e a nenhum dos casais que eu conheço (nossos amigos e familiares), foi feita uma pergunta do "quando tencionam ter filhos"! Só se os aceitamos e os educaremos no seio da Igreja Católica. Mas, NUNCA, se será algo para "agora", ou em breve", ou "quando querem ter"... Nada disso!
    Por isso é que eu acho que deves tentar relaxar e relativizar a situação, pois é, mesmo, algo muito simples e "sem rasteiras"! 😉
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Percebo o que dizes mas as perguntas "se aceitarão os filhos que Deus vos proporcionar ter e a educá-los segundo os preceitos católicos" e "querem ter filhos(agora)" são muito diferentes e têm respostas diferentes. Evidentemente não vou mentir, e por isso estou preocupada com as perguntas.

• Responder
  • Jacinta
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É assim, segundo a doutrina católica, tu não podes dizer que te opões a ter filhos! Até porque, mesmo na cerimónia, é feita a pergunta "se aceitarão os filhos que Deus vos proporcionar ter e a educá-los segundo os preceitos católicos" (não é, exactamente, esta a frase, mas é muito semelhante), e vocês têm de dizer que sim! Pois, é suposto, enquanto católicos, estatem dispostos a aceitar os filhos e a constituir família.
    Mesmo que vocês não tencionem ter filhos, não o devem dizer, pois não vai "cair bem". Digam, sempre que estão dispostos a aceitar o que Deus vos der.
    Nós, também não queremos ter filhos, mas não dissemos isso, ao padre, e dissemos que estamos dispostos a aceitá-los! Não mentimos, apenas não dissemos o que não havia necessidade de dizer e o que vai contra os preceitos católicos. Até porque não sabemos o dia de amanhã e até podemos mudar de ideias.

Relaxa, a sério! Não é um bicho de sete cabeças; é um diálogo simples, onde o padte só tem de perceber quais as vossas intenções e posição, enquanto futuro casal e "católicos praticantes" (não é necessário irem à missa todos os Domingos, mas convém dizer que vão sempre que podem). 😉 Calma! ☺️
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Maria!

Hoje em dia os padres já não são rígidos.. fala com ele sem medos Smiley smile

• Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A minha preocupação prende-se mais com o facto de me terem dito que perguntavam se iamos a Missa todos os domingos e se e quando pensávamos ter filhos(disseram-me que alguns padres se incomodam quando a resposta a estas perguntas é não ou não sei).

• Responder
  • Ana Ribeiro
    Noiva Curiosa Julho 2019 Trofa
    Ana Ribeiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha
    Eu e o meu Noivo tb vamos casar numa paróquia que não a da nossa residência. O processo tem que iniciar na paróquia onde tens o teu domicílio fiscal. A partir daí é que o Padre solicita os comprovativos de batismo e tens que preencher umas papeladas... depois o Padre da paróquia onde vais casar é que tem que assinar um documento próprio em como autoriza celebrar o casamento lá. Isso tudo é enviado para a diocese pelo Padre onde iniciaste o processo e depois já levas tudo certo para o Padre que te vai casar. O Diálogo é uma coisa simples nada de mais... se já foste casada, se tens filhos etc... mas simples. Espero ter ajudado.
    Beijocas 😘

• Responder
  • Jacinta
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria! ☺️

O nosso diálogo foi com o padre da Paróquia onde casámos e não com um das nossas Paróquias, mas, pelo que li, acho que isso deve depender um pouco dos padres...
    As perguntas são super simples, não te preocupes! São do género: porque decidiste casar pela Igreja; se são praticantes; se tiverem filhos, se os vão educar segundo os preceitos católicos e "dentro da religião" (Baptismo, Catequese, etc.)... E tenta responder o mais simples possível, com respostas de "sim" e "não", sem entrarem em detalhes. Mas não te preocupes, que não é nada de especial! 😉

• Responder
  • Suzi
    Super Noiva Julho 2021 Cantanhede
    Suzi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah casamos em Maio de 2020 e marcamos na paróquia em Fevereiro de 2019....mais de um ano....e o Padre qd marcamos já tinha agenda e casamentos marcados para 2020....acho que depende das paróquias
    • Responder
  • Suzi
    Super Noiva Julho 2021 Cantanhede
    Suzi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olá....Aqui na zona vais falar com o Padre da paróquia onde te queres casar....dps ele deve pedir papelada da tua paróquia e do noivo....( alguns Padres tratam de tudo )...Se não tens de ser tu a tratar.
    Quanto a perguntas....Isso não faz sentido nenhum....Pelo menos aqui...Vão ver CLARAMENTE se já foste casada....😅😅😅
    Beijokaaaa grande
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2019 Faro (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Nós tivemos esse diálogo com o padre responsável pela igreja e não com o padre que nos vai casar, pois é o padre responsável pela igreja que está a tratar do nosso processo. As perguntas são simples e nada constrangedoras. Respostas de sim ou não. Não te preocupes 😉
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Terás a conversa com o pároco. Não vale a pena ter medo pois nem sempre têm acesso à tua certidão pessoal. Não precisas de ter vergonha! Se te baptizaste aos 8 anos foi porque claramente pediste aos teus pais para ser católica! A maioria das crianças fá-lós por vontade dos pais. Não tenhas medo. Vai em paz 😉 Boa sorte! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria. Julgo que a Vânia já te respondeu. 6 meses antes do casamento (nunca antes), vais à tua paróquia de residência abrir o processo nupcial. Provavelmente aí
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Junho 2021 Paços de Ferreira
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e o noivo vamos casar numa paróquia diferente da de ambos. O que nos disseram na igreja onde vamos casar é que teremos de ir a uma das paróquias da nossa residência, minha ou a dele, e aí tratar de todo o processo!
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Maria, eu julgo que o diálogo será com o padre onde abriste o processo, ou seja o da tua paróquia. Nós estamos no Luxemburgo e no nosso caso vamos ter o diálogo com o padre daqui que depois vai enviar o processo todo para Portugal, no entanto também vamos ter um diálogo, mas mais informal com o padre em Portugal.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração