Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

P
Noiva Novata Novembro 2022 Setúbal (Concelho)

Devo ou não devo??? Eis a questão

Patricia, a 22 de Janeiro de 2021 às 20:51 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 24
Guardado
Boa tarde. Estou a organizar o meu casamento. E como sei que os tempos estão difíceis, tive uma ideia para as prendas. Na altura em que for entregar os convites levo também uma cesta com papelinhos enrolados com a prenda pretendida. É cada convidado tira um papelinho. Assim não há prendas repetidas nem prendas que "não nos fazem falta". Claro que são prendas de baixo valor e coisas que fazem ou irão fazer falta na casa...

Que acham da ideia?

Devo

15%

15 votos

Não devo

84%

81 votos

24 respostas

Última atividade por Ana B, a 26 de Janeiro de 2021 às 10:12
  • Ana B
    Noiva Experiente Abril 2021 Johannesburg
    Ana B ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Patricia, é sem duvida uma questão muito particular.

Vai depender muito de como vocês são (se isto seria algo que fazem noutras situações, por exemplo Natal), se percebem que os convidados vão aderir a esta forma, se por exemplo já tiveram convidados a dizerem-vos que seria mais facil assim, e outros Se's que existam.

Sem duvida que pode ser uma sugestão mais prática, mas vai depender muito muito das pessoas. Como outras noivinhas já indicaram, poderá haver convidados que não compreendam e levem a mal, tal como poderão ter convidados que vos conheçam e percebam que esta sugestão faz todo o sentido, ou convidados que sem esse guia ficariam "perdidos" sobre o que vos dar.

Uma variante, poderão sempre fazer isso com os convidados que tenham a certeza que não vão levar a mal, ou preferem que assim seja. Com os restantes deixam à sua consideração ou dão uma lista com outro tipo de coisas que precisem, por exemplo

• Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia!
    Bem vinda à comunidade e parabéns pelo casamento 😊
    Relativamente à tua questão, eu não o faria por vários motivos mas passo a explicar alguns deles: 1) Ao entregares o papelinho ao mesmo tempo que o convite, é quase uma imposição do presente para a presença;2) Se fosse uma lista com todos os bens que precisam e onde o convidado pudesse escolher (e não ser um jogo de sorte ou azar), ainda que não fizesse, aceitava melhor porque a escolha era do convidado. Porque vamos imaginar que a pessoa até te queria dar algo para a casa e já sabia que precisavas de uma torradeira e tinha em mente dar-ta porque viu uma que era ideal e de repente sai na rifa uma chaleira. Há aqui uma quebra de expectativas;3) Cada pessoa dá o que pode ou não num casamento e isso às vezes é mais ou menos. Quando pedes algo específico a alguém, pode ser muito para essa pessoa mas pouco para outra que até tencionava dar mais. Estes são os motivos pelos quais eu nunca o faria mas melhor do que ninguém, vocês conhecem os vossos convidados por isso será sempre uma decisão vossa 😘
    • Responder
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aiii sim peço desculpa.
    Acho que é melhor deixar os convidados escolherem 🙂🙌🏼 Mas também não acho mal haver lista ! A mim não me choca nada. Depende dos convidados, se estão habituados ou não a esse sistema, se alguns já fizeram assim ou não etc. Muitas felicidades ! Bj
    • Responder
  • P
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Jéssica.

Eu não estou a falar em relação às lembranças. Mas sim às possíveis prendas dos convidados para os noivos.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Patrícia 😍

Pessoalmente eu não o faria! Mas se achas que os vossos convidados não levarão a mal e vocês querem mesmo fazer isso, acho que o façam! 😘

• Responder
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola,

Eu nao faria isso, até porque acho mais simples comprares as mesmas lembranças para todos, como se faz tradicionalmente. Assim também nao ha diferenças entre convidados Smiley tongue

Mas gosto da tua pesquisa de originalidade Smiley smile

Bons preparativos !

• Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olá
    Bem a ideia está original mas sinceramente eu não faria...mas é uma questão de não me sentir à vontade pois é uma espécie de "imposição"...
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😊 eu não o faria. Mas no fundo isso funciona como uma lista de prendas de casamento. Pensa noutra maneira de o fazer 😉
    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Patrícia! Tal como as outras noivinhas disseram também não o faria... acho que é um momento muito bonito a entrega dum convite e estares logo a entregar aos convidados a prenda que eles têm que vos comprar tira um pouco essa magia à volta dos convites.. mas lá está depende dos convidados e das suas personalidades.. até porque há muitos convidados que gastam muito dinheiro com as roupas e acessórios e optam por dar uma quantia simbólica de dinheiro! Por isso é avaliares os teus convidados e veres o que eles acham! Ou então fazer a tal lista e cada um escolhe o que quer dar!

Beijinho

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá patrícia... Bem eu acho uma medida um pouco agressiva 😂 porque eras a impor uma prenda e estás a contar que a pessoa vá na altura do convite. Acho que podias fazer tipo babyshower.. Fazes uma lista de coisas e dás a uma pessoa e quem quiser dar bem material diz a essa pessoa o que quer dar e vão riscando
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Junho 2021 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia eu como noiva não o fazia e como convidada também não sei se gostava de receber o papel com a prenda. Mas também depende dos convidados.. a mim não me importa se podem ou não dar prenda, estou a convidar porque quero mesmo a presença das pessoas e não gostava de correr risco de ter convidados que recusassem a ir porque não tinha possibilidade de dar prenda.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia. Quando organizas o teu casamento acho mesmo que não deves contar com prendas. Infelizmente as pessoas podem não poder dar a tua prenda mesmo que sejam €5 e não entenderem a sua utilidade. A prenda mais útil nos casamentos é dinheiro para ajudar a pagar o casamento e mesmo assim ninguém é obrigado a dar nada. Por isso mesmo, eu já mais fazia uma quermesse de rifas na minha entrega de convites. Mas estás livre de decidir se é isso que queres fazer no teu. Bjs
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola minha linda.
    É um conceito de lista de casamento mais engraçado mas....... Nao sou fã do conceito classico de listas de prendas de casamento escolhidas pelos noivos, de uma forma geral.
    Percebo a intençao, ok, mas nao consigo deixar de sentir que tira todo o romantismo ao momento do convite dos convidados "brinda-los" com um "agora quero uma prenda". 🤷 Parece-me materialista a ideia de se esperarem presentes de quem que que seja que convidamos pra uma festa nossa.
    Pra mim, quer na prespectiva de noiva quer na de convidada, os presentes devem ser o tipo de coisa que fica à consideração de cada convidado. Se dá, se não dá, o que é que dá ou quanto é que dá... Eu sou totalmente desprovida de preconceitos e de espectativas em relaçao a prendas de casamento. Por isso, talvez como convidada se me apresentassem a ideia das prendas em formaro rifas, podia achar giro e nao levasse profundamente a mal, mas não me ia cair lindamente porque simplesmente não me identifico com escolha.
    É o mais sincera que posso ser contigo. Bjos 😘
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Constante Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Há convidados e convidados, sendo que alguns podem não entender as tuas intenções e levar a mal! Só por isso acho que "não deve". Contudo se conhece bem os convidados e acha que não levarão a mal, não vejo o porquê de não fazer! São opções..

Um beijinho e felicidades pelo noivado
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2026 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Essa é uma pergunta difícil de responder, porque não conheço os teus convidados! Não conheço as suas personalidades... Podem gostar da ideias de já ter algo definido e não terem de pensar no que comprar, ou podem não gostar da "imposição" ou da falta de liberdade para comprarem o que quiserem. Só te posso responder de o que faria eu nessa situação. E nessa situação não o faria. Não quer impor lista de prendas nem de dinheiro Smiley smile quero que cada um se sinta livre de dar o que quiser ou de não dar nada. Beijinhos e boa sorte!

• Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patricia,
    Tu é que sabes se faz sentido para os teus convidados. Eu, se fosse convidada para um casamento, em que no mesmo.momento que me entregassem o convite, decidissem por mim o que seria a minha prenda, não ia, por mais proximidade que tivesse com o casal. 😘
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia, eu como noiva não fazia isso. Porque cada convidado dá o que pode e o que quer, isto uma opinião minha. Agora a decisão é vossa cada casal faz o que entender 🙂
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que respeito a vossa escolha! E devem fazer o que acham melhor. Como pediste opinião, estou te a dar a minha, eu acho que na realidade eles não escolhem a prenda que vão dar, pq vão ser "obrigados" a dar o que saiu na rifa..mas volto a dizer, é só a minha opinião!
    Se acham que os convidados alinham, força! 😊
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Ana♡ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello lady *.*
    Aqui pode ter duas interpretações: uma pode ser uma "imposição" para que o convidado te dê aquele determinado artigo sem que o mesmo possa ter o prazer de escolher algo para ti.
    Outra é que de facto, evitas coisas desnecessárias e algo que te possa fazer falta.Contudo não acho que no próprio dia do casamento seja altura para o fazer, à partida os convidados já irão munidos da prenda e depois ainda ter de levar com mais um "extra" pode ser algo de crítica. Se o pretenderes fazer, aborda os teus convidados e mencionas que em vez de dinheiro físico podem te ajudar em algumas coisinhas para casa e teres uma lista prévia e vai se gerindo. Mas é uma opinião 😉Beijinho 👄❤
    • Responder
  • P
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando me refiro a coisas para a casa, não é nada de especial. Utensílios de cozinha, conjunto de Toalhas. É desse género de coisas...
    • Responder
  • P
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tive esta ideia precisamente por isso, acho que iriam gostar de serem eles a "escolher" a prenda...
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É só uma sugestão😉
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá bride patrícia eu voto no Devo...
    Apartida funciona como. Uma lista de casamento, que antigamente era usada, mas a questão é que te deves preparar de não receberes exactamente do que estás à espera, da marca X ou Y entendes...
    Pois coisas para casa, não deixa de ser algo pessoal, plo menos na minha opinião. Beijinhos e boas escolhas
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia! Parabéns pelo casamento.
    Bom para fazeres isso tens de saber que tipo de convidado tens e se eles não "levarão a mal" a imposição da prenda.
    Caso pretendam podem fazer uma lista de coisas que precisam e se o convidado perguntar vcs facultam a lista.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração