Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

V
Noiva Ativa Agosto 2018 Seixal

Desistir do vestido de noiva

Vanda, a 15 de Junho de 2018 às 11:42 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 26
Ola noivas estou com um problema que me eatá a deixar de rastos.... acontece que já nao vai casamento 😩
Um dos problema entre varios claro que estou a passar é que dei sinal a um vestido de noiva e fiquei de pagar a prestaçoes mas eu fiquei desempregada e como ja nao vou casar pedi para cancelar a compra do vestido eu sei que é muito mau para a loja mas nao tenho como pagar o valor que é 400 e poucoa euros. Só que agora recebi uma carta a dizer que se nao pagasse em 5 dias ia para tribunal. O que posso fazer? Estou desesperada.

26 respostas

Última atividade por Anar, a 15 de Junho de 2018 às 20:31
  • Anar
    Noiva Ativa Agosto 2019 Penafiel
    Anar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida, há contrato. Não há é contrato escrito. No entanto, o sinal serve para isso mesmo. O valor do sinal é perdido, mas não tens que pagar o que falta. Só terias se estivesse acordado. Não vejo como é que poderiam fazer prova disso sem contrato escrito. Relaxa e se forem mesmo para tribunal pede apoio jurídico na segurança social. Beijinhos
    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredita querida. Eles fazem isso para assustar. De que lhes serve pagar custos de tribunal por causa disso? Ficavam a perder
    • Responder
  • V
    Vanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nada nao assinei Nenhum contrato so dei mesmo o sinal
    • Responder
  • E
    Noiva Master Julho 2019 Ílhavo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é chato mas assinaste algum contrato para o vetido?
    Não estou a enterder porque tu já perdeste o dinheiro do sinal (a menos que o pedisses de volta)
    Logo elas têm o sinal e ainda podem voltar a vender o vestido, só elas é que vão ficar a perder
    • Responder
  • L
    Super Noiva Setembro 2018 Sintra
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O artigo tem duas vias e nesse caso o juíz decidiu pela primeira via. E bem a meu ver porque os motivos do não cumprimento são atendíveis e como bem disseste nem sequer houve a tradição da coisa objecto do contrato, pelo que no caso desta noivinha a loja bem que pode ir para tribunal porque não se safará muito bem.

• Responder
  • Débora
    Noiva Master Maio 2018 Seixal
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não vou certamente debater direito no entanto, como disse, aconteceu com uma famliar há 2 anos pelos mesmos motivos e na sentença nem usaram o 2° artigo porque o vestido nunca esteve com a noiva, logo, para todo e qualquer efeito, houve devolução do bem "adquirido" em acordo comercial. Mas logicamente, sendo a lei ambígua, depende sempre do juíz que se apanha. A loja ainda alegou que possibilitou o pagamento de prestações dada a circunstância de desemprego e o juiz perguntou se já tinham feito ajustes ao vestido ou se foi encomendado por medida e tinham stock de vestidos. A loja disse que não haviam modificações nem foi à medida e que sim, tinham stock e o juiz aproveitou e repreendeu loja porque não seria justo a loja ficar com o vestido e exigir o dinheiro muito menos num caso de desemprego onde se fez prova do cancelamento do casamento. Sugeriu mesmo em tribunal que pusessem o vestido na montra para vender mais depressa e que podiam aproveitar e pedir o dobro lol
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva VIP Julho 2018 Santa Maria da Feira
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cuidado ao dar estas informações! o facto de não haver contrato há uma compra e se há divida podem ir para tribunal!!
    • Responder
  • L
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa é a regra geral no entanto o n2 da a opção à loja para ir a tribunal. Não é assim tão simples. Se eles quiserem têm fundamento para ir a tribunal mas não o devem fazer por causa dos custos
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida lamento imenso que já não haja casamento. Porque não vais até à loja falar com eles? E explicas a situação. Não acho que seja caso de tribunal a menos que tenhas assinado algum contrato de compra. Julgo que não o deves ter feito portanto a loja só têm é de voltar a por à venda o vestido e pronto.
    • Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Luísa, desculpa discordar mas nestes casos também se aplica o ponto 1 ". Quando haja sinal, a coisa entregue deve ser imputada na prestação devida, ou restituída quando a imputação não for possível. " Neste caso a noiva não tem o vestido. Portanto em tribunal a loja ganha apenas o sinal. E sei porque aconteceu na minha família
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanda
    Lamento muito que já não haja casamento ☹️ Em relação á carta que recebes te, penso que a loja não vai para tribunal pois é como já te disseram... fica lhes mais caro... envia carta registada a expor o teu caso com provas é apenas ficas sem o sinal 😉
    • Responder
  • V
    Vanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que seja mesmo so para assustar era so o que me faltava neste momento 😦
    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida!
    Lamento a notícia tão triste.
    Sinceramente é como as noivinhas dizem. Acredito que apenas vás perder o dinheiro da reserva. Elas fazem isso para dar medo e obrigar as pessoas a pagar mas não irão pagar as coisas em tribunal que fica mais caro que o vestido em si. Envia mesmo uma carta registada fazendo prova do desemprego e percebendo que ficas sem o valor da reserva.
    Muita força e coragem. Beijinho
    • Responder
  • V
    Vanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que sim voces estao me a dar forças e agradeco imenso
    • Responder
  • Bela Ribeiro
    Super Noiva Janeiro 2019 Loures
    Bela Ribeiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai dando noticias
    • Responder
  • L
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De acordo com o dsiposto no n.º 2 do Artigo 442.~º do Código Civil efectivamente em primeira instância quem não cumpre o contrato fica sem o sinal, no entanto, o contraente não faltoso (que neste caso será a loja pode optar por requerer a execução específica do contrato. Ou seja a loja pode ir a tribunal para que o tribunal emita uma sentença a obrigar-te a pagar o vestido todo. No entanto esse tipo de processos tem custos associados pelo que dúvido que seja essa a vontade da loja.
    tenta falar com eles e explicares a situação, pode ser que aceitem ficar com o sinal apenas

• Responder
  • V
    Vanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É so isso que eu quero. Obrigada
    • Responder
  • Bela Ribeiro
    Super Noiva Janeiro 2019 Loures
    Bela Ribeiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A Luisa tem razão. Em caso de cancelamento perdes o sinal.
    Não faz sentido estarem a ameaçar te com tribunal uma vez que os custos inerentes a um processo de tribunal ficam mais caros que o valor do vestido.
    Seja como for, tens provas como ficaste desempregada, provas em como queres desistir da compra pelo motivo (mais que válido) que é. Mesmo indo a tribunal a loja só vai gastar dinheiro num processo em vão.
    A maioria das lojas têm abertura para este tipo de situações e facilitam, ok ficas sem o sinal mas a situação fica resolvida.
    Espero que corra tudo bem.
    • Responder
  • V
    Vanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois so que metem logo medo a dizer que vou a tribunal isto nao esta a ser nada facil
    • Responder
  • L
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tens de ir ver isso bem, porque nas promessas de compra em caso de incumprimento por parte do comprador a sanção é perderes o sinal apenas. Não te podem obrigar a pagar por inteiro por algo que não vais lá buscar.

Informa-te bem. Não deixes que te enganem.

• Responder
  • V
    Vanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nao fiz nenhum contrato so assinei quando dei o sinal. O sinal sei que ja fiquei sem ele so queria mesmo resolver isto tudo e desaparecer daqui uns tempos so isso
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2018 Loures
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanda que situação tão triste...
    É assim pelo pouco que entendo de leis, se só pagaste o sinal ficas sem ele claro. A questão das prestações, fizeste algum contrato? Assinaste alguma coisa? Se não duvido que te consigam obrigar a pagar mas fala com um advogado ou a deco😘
    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Geralmente só serem de pagar o depósito mas como o teu casamento seria daqui a pouco tempo se a loja já tiver encomendado o vestido então faz sentido que te peçam para pagares a totalidade (e tu ficas com o vestido)
    • Responder
  • V
    Vanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada é isso que vou fazer
    • Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A Andreia tem razão. Deste o sinal o máximo que perdes é esse valor. Sei que negócio é negócio mas caramba... Irrita-me a falta de sensibilidade das pessoas! Responde à carta mas envia registada com aviso de recepção a informar que efectivamente deste o sinal mas infelizmente não podes avançar com a compra e que tal como em todos os acordos comerciais do género o único valor que aceitas dar como perdido, embora te prejudique em muito visto teres ficado desempregada, é o do sinal. Lamentas o sucedido e se puderes faz prova do desemprego com uma cópia da inscrição no centro de emprego, por exemplo.
    Boa sorte querida e muita força
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2018 Barcelos
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida!

Ohh que pena que o casamento foi cancelado Smiley sad Mas foi apenas devido à situação de ficares desempregada? Espero que sim e que esteja tudo bem entre vocês.

Normalmente, dá-mos o sinal para sinalizar o vestido e caso voltemos atrás com a nossa decisão de já não querer o vestido perdemos esse dinheiro, mas acho que não és obrigada a pagar o resto, visto que não queres avançar com a compra. Pelo menos, foi assim que se passou com o meu. Dei o adiantamento, mas se agora não quiser o vestido perco aquele dinheiro que já deixei lá.. Mas o melhor, é tentares informar-te com alguém que realmente perceba de compras..!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração