Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Filipa
Noiva Novata Agosto 2015 Odivelas

Desistir de uma quinta - reaver o sinal

Filipa, a 25 de Abril de 2015 às 15:20 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18

Olá a todas Smiley smile

Eu e o meu noivo estavamos felizes e contentes a organizar o nosso casamento quando soubemos que ganhámos um concurso da RTP em parceria com a Expo-Noivos, com isto tivemos de desistir de alguns compromissos que assumimos com alguns fornecedores.

Nomeadamente a reserva com a quinta, que já tinhamos adientado um sinal avelutado.

Falamos com os donos da quinta e foram super simpáticos e acessivéis,compreenderam a situação e compremeteram-se a devolver o sinal caso conseguissem ocupar o dia novamente.

A minha questão é se legalmente qual é obrigação (ou não) que eles têm de nos devolver o sinal, avisamos com mais de 6 meses de antecedência.

Alguém sabe como funciona a legislação nestes casos?

E recomendo a quinta (Quinta da Praia) é maravilhosa, temos muita pena de não puder casar lá, felizmente também estamos muito felizes com a nova quinta. Smiley laugh

18 respostas

Última atividade por Marlene, a 29 de Março de 2016 às 16:33
  • Marlene
    Super Noivo Junho 2016 Almada
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Penso que esse tipo de questões dependem de quinta para quinta. Só seriam obrigados por lei se eles tivessem falhado convosco... como não foi o caso, esperemos que consigam reaver o cash! Smiley smile

• Responder
  • Nádia
    Noiva VIP Dezembro 2015 São João da Pesqueira
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que sorte que tiveram, parabéns!

Infelizmente não sei como isso funciona Smiley sad

• Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Outubro 2015 Silves
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tiveram mesmo muita sorte! E ainda bem, visto que ganharam um concurso, ainda bem que foram compreensivos! Espero que tudo corra como preveram Smiley smile

• Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quando não há qualquer contrato é sempre mais difícil provar o que estava acordado Filipa, mas de qualquer das formas tens o recibo, por isso já tens uma prova que pelo menos pagaste!!!

• Responder
  • Filipa
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carolina,

Aquilo que ganhámos foi o concurso ''Casamento de Sonho '' da rtp e expo-noivos.

E não, não está tudo pago, mas é uma grande ajuda! Smiley smile

• Responder
  • Filipa
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelos vossos comentários.

Como tentei explicar a minha ligação com os fornecedores é boa e fiquei muito satisfeita com a posição deles. Acho justo que cobrem o sinal para se protegerem para situações como estas.

Aqui aquilo que eu queria ler era conhecimentos a nivel legal. No meu caso não me foi dado nennhum contrato para assinar, agora queria perceber o enquadramento desta situação, para tudo nesta vida existe legislação e queria informar-me sobre ela.

• Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu sei que não é isto que querias ler Filipa, mas a Mariana tem razão!

De qualquer das formas agosto é um mês muito requisitado e tenho a certeza que vais reaver o ter dinheiro!

• Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que sorte em ganharem esse concursso... Vão poupar muito dinheiro Smiley smile Parabéns...

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ja' agora por curiosidade, o que era o concurso? Smiley smile

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois o sinal serve exactamente para isso: eles marcam o dia para vocês, é mais dissuasivo para as pessoas de desmarcarem a data, e assim não ficam a perder tanto se por acaso desistirem e não arranjarem outro casal para esse dia.

Vejamos bem, imagina que não haveria sinal, as pessoas fariam o que quizessem, sempre a marcar e desmarcar sem responsabilidade nenhuma, para as quintas ou hotéis, seria impossivel de gerir!

Diz-me como reagirias se uma quinta ou hotel desmarcasse o teu casamento, fosse 10 dias ou 1 mês ou 6 meses antes??? Por exemplo porque têm outro casamento mais rentavel que o teu para esse dia?? Um contrato funciona dos dois lados! O sinal veincula as duas partes. é uma garantia de compra/contratação de serviços. esta promessa é totalmente legal e é utilizada em diversas areas. no caso de vocês falharem, a quinta guarda o sinal. se a quinta falhar, tem de reembolsar o sinal e pode ser alvo de pedido de indemnizações consoante o problema.

Tiveste sorte que eles devolvem o sinal, porque não têm absolutamente obrigação nenhuma, quer desmarquem o casamento 1 ano, 6 meses, 1 mês ou 10 dias antes, o sinal dado não tem qualquer obrigação de ser devolvido. Normalmente as condições vêm estipuladas no contrato, pois cada fornecedor tem o direito de escolher a sua politica, e o cliente tem o direito de recusar ou não, bem como de negociar.

é como quando se reserva um bilhete de avião, ou uma viagem, ou se reserva um hotel não reembolsavel, as somas pagas não são devolvidas. é mais que legal de se estipular condições não reembolsaveis Smiley smile tenho licença em turismo e tivemos direito sobre turismo e efectivamente é totalmente legal esta pratica, sem imposição alguma. ha' hotéis que podem pedir um avanço total não reembolsavel, outros que podem estipular que podem anular até 3 dias antes, outros uma semana... é uma pratica normal. Mas a regra geral dita que um sinal não é reembolsavel.

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Filipa,

Antes de mais muitos Parabéns por terem ganho o concurso Smiley winking

Quanto ao sinal que já deste, acho que as meninas abaixo têm razão, quando dá o sinal é para eles reservarem esse dia para vocês e caso desistam e eles não consigam ocupar o dia não ficam a perder. Mas pelos vistos, os senhores da quinta têm bom senso e perceberam a situação.

Boa sorte para a resolução dessa situação para que vocês também não fiquem a perder. Mas já agora por mera curiosidade, ganhaste o quê exactamente? O casamento todo pago num sitio escolhido por eles e com fornecedores deles?

Beijinhos e felicidades!

• Responder
  • Filipa
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois acho que vou ter mesmo de perguntar a uma pessoa conhecida que é adovogada, tinha alguma esperança que alguém aqui pelos forums tivesse algum conhecimento legal mas está dificil. Smiley sad

• Responder
  • Maria João
    Super Noiva Agosto 2017 Porto (Concelho)
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Secalhar o melhor mesmo é falares com um advogado para te certificares realmente disso :/
    • Responder
  • M
    Noiva Master Julho 2016 Braga (Concelho)
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo Daniela! Quando pagamos o sinal (1.800€) com 2 anos de antecedência do casamento, fomos informados que em caso de desistência ou alteração da data implicava a perda do sinal.
    Espero que tenham sorte! Smiley smile
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muitos parabéns pelo concurso Smiley winking eu penso que vocês não têm direito a reaver o dinheiro, realmente só se for pelo bom senso dos donos da quinta. Para isso é que serve o sinal, para eles não ficarem a perder tudo caso os noivos desistam do contrato.

• Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faço das palavras da Marisa as minhasSmiley smile
    • Responder
  • Filipa
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Marisa,

Obrigada pela tua respostaSmiley smile

Podes me dizer onde posso ver a legislação sobre estes assuntos?

Não assinamos nenhum contrato, Smiley atonished apenas recebemos um recibo comprovativo do pagamento.

Não quero entrar em grandes confusões, pois sou eu que estou a desistir do compromisso e não gosto nada da situação, mas por outro lado custa-nos perder tudo o que adientamos.

• Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Filipa

Antes de mais parabéns pelo concurso ganho, que sorte Smiley laugh
    Conheço a quinta, é muito bonita. Ao aceitarem o contrato e assinarem a quinta não é obrigada a devolver nada, uma vez que estão a desistir. Penso que isso irá mesmo do bom senso e da simpatia dos senhores da quinta.

Espero que consigam resolver isso em breve

Beijinhos

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração