Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Daniela
Noiva VIP Novembro 2027 Paredes

Desconvidar

Daniela, a 7 de Julho de 2025 às 01:04 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 29

Olá, estou numa situação em que não sei o que fazer ou o que dizer a algumas pessoas que queremos "desconvidar" a quem entregamos os save the date.

Sei que ainda não receberam o convite, mas ambos achamos que nos precipitamos um bocadinho.

Como agiriam?

O que diriam?

Falta me tanto a coragem e sinto-me bastante mal por ter de o fazer

29 respostas

Última atividade por Magda Calisto, a 15 de Julho de 2025 às 10:44
  • Magda Calisto
    Noiva Master Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Daniela!... Ainda bem que correu bem, é menos uma coisa a afligir-te 😉
    Beijinhos grandes minha querida! 😘😘 😘
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, sim, já me falaram que parte dos convidados acaba por não ir por vários motivos .. A nossa por acaso tem um mínimo de 100 pessoas

Já enviamos umas mensagens e desconvidar e correu super bem

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pensaste bem minha querida, se eu tivesse feito da mesma forma talvez não estivesse agora com uma dor de cabeça.

De facto, ja mandei umas mensagens a desconvidar e até ao momento correu super bem Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Querida Magda, ganhei coragem! e desconvidei da melhor forma possível sem ser mázinha

E correu super bemSmiley heart

Pois, o que aconteceu com a Magda, também ja me disseram coisas semelhantes, em que cerca de 20% dos convidados não vai

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ola minha querida, acho que no momento da entrega do save the date, nos entusiasmamos um bocadinho, mas depois, quando começamos a ver a situação da entrega dos convites, percebemos que afinal há pessoas que não faz sentido e outras que vêm por "acréscimo"

Honestamente, ganhamos coragem e desconvidamos e correu bemSmiley heart

Aproveita e vê bem quem realmente querem convidar, porque depois é bem complicado sair de uma situação destas Smiley xd

• Responder
  • Inês
    Noiva Ativa Julho 2026 Lisboa (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela 😊

Realmente é uma situação mais “chata”, mas posso dizer-te que a maioria das quintas a que tenho ido me têm dito que ultimamente as pessoas têm tido muitas pessoas a não irem aos casamentos. Por exemplo, se o mínimo é 100 recomendam 120 mínimo de convidados. Ontem visitei uma quinta que a senhora me contou que o casamento de sexta feira era para 250 pessoas e apenas 180 vão estar presentes. A verdade é que está difícil para as pessoas darem boas prendas e ainda comprarem vestidos/fatos então pelos vistos estão a preferir não ir do que deixar os noivos tristes, por assim dizer.

Mas tenho a certeza que vais encontrar a melhor solução!
    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Compreendo que te sintas mal com a situação... é delicada sim. Mas respira fundo e pensa que o que é verdadeiramente válido é o convite.

Se me acontecesse a mim, ou seria por algum motivo muito forte e pessoal ligado às pessoas em questão e nesse caso explicaria diretamente o motivo. Se fosse apenas por uma questão de pensar melhor e achar que aqueles "conhecidos" já não faziam muito sentido no nosso dia, eu optaria apenas por nunca entregar o convite em si...

Eu também já enviei o Save the Date mas optei por enviar apenas às pessoas prioritárias. Ou seja, há pessoas que à partida vamos convidar que não receberam o Save the Date.

De todo o modo, pensa que vai correr tudo bem! Smiley heart O dia é vosso e tem de ser vivido em pleno, junto das pessoas que vos fazem sentido!

• Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2026 Alcochete
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Daniela 😊 coragem por teres feito este post 😊 eu acho que num ano ainda muda muita coisa.. eu pessoalmente far-me-ia de esquecida e nao entregaria convites. Não sei até que ponto essas pessoas falam com as outras mas mesmo assim . É complicado se forem pessoas que fazem mesmo questão de ir mas imagina que de tantos que confirmaram depois as coisas mudam. Tambem faria como a Daniela e guardava esses convites para o principio do ano ou Primavera. Até la acompanhantes tambem podem.ir e vir 😊
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois... Agora não há muito a fazer, a não ser seres sincera e dizeres que, infelizmente, não tens possibilidades financeiras para tantos porque não imaginaste que toda a gente fosse.
    Mas olha, eu tinha 70 convidados e, quando a data limite de confirmação se aproximou, já só tinha 52 convidados confirmados... Como tinha mínimo de 60, tive de convidar algumas pessoas que estavam na lista 2 😉
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Outubro 2026 Seixal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela. Realmente não é uma situação fácil e realmente até ainda bem que expuseste a tua situação, porque pelo menos a mim ajudou-me a organizar melhor as ideias relativamente a quem dar os save the date.

Concordo com a Daniela, no deixa ver quem confirma...Mas se realmente não quiseres essas pessoas no teu casamento é explicar que tiveste que alterar os planos monetariamente.

Beijinho Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois, é mesmo isso.. não é que nos afastemos de propósito, a vida é que nos leva a tal e depois dá nisto

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Se isso realmente for assim com o meu, será então uma maravilha Smiley xd

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mandei minha querida, acho que vou manter, e entregar os convites e depois vê-se

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Precisamente esses amigos eu ja não convidei. Fui ao casamento de muitos mas nesta fase da vida estamos mais desligados. E também queri uma festa amis pequena.
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha querida o melhor é mesmo seres sinsera e na altura de entregares os convites falares com essas pessoas. Explicares que estavas apenas a comunicar que ias casar mas que será para um grupo família mais restrito.
    No meu caso só enviei o Save de Date a Família e anigos que temos a certeza que queremos no nosso casamento.
    Tenho uma lista de amigos pendente que ainda nao disse nada porque ainda nao sei se vou convidar.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico contente em saber que ajudei 😊
    E há outra coisa, segundo as estatísticas, 20% dos convidados não vão. Já perguntei a amigas e elas dizem que corresponde. Pelo que essas 20 pessoas a mais, duvido que sejam efetivamente um "problema".
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas enviaste o Save the Date para os acompanhantes também?
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ola minha querida, honestamente acho que sim , que aparecem no casamento Smiley xd

O bonus que falas seria bom, nao vou mentir, mas sei la.

Eu vou fazer como a Daniela mencionou, entregar bem mais proximo da data, e talvez arranje uma coragenzinha para alguns e ser sincera

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ola minha querida, olha que excelente ideia.

Acho que irei fazer exatamente o mesmo que me estas a dizer

É que o numero aumentou para quase 160 quando tínhamos somente 143

São quase mais 2500€

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Querida Magda é mesmo porque o numero aumentou devido aos acompanhantes dos nossos convidados Smiley winking

Exatamente, se eu nao tivesse entregue o save the date, nao me sentiria desconfortável Smiley sad

Beijinho grande minha queridaSmiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ola minha querida, são pessoas que nao convivemos muito ultimamente, confesso. Conhecemo nos aos anos, mas que com o passar do tempo cada um de nos foi se afastando naturalmente

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ola minha querida, honestamente acho que irão Smiley xd

E aquelas que menos esperamos talvez sejam as que nao apareçam Smiley xd

Nao tenho mesmo de todo coragem, acho que vou permanecer "quieta" e esperar que alguém diga que não vai Smiley xd

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ola minha querida, pois, é mesmo porque ao fazermos as contas de pessoas, o numero aumentou imenso devido aos "acompanhantes" que surgiram Smiley sad

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Daniela.

É, de facto, uma situação um tanto delicada. E muito honestamente, não sei o que faria na tua posição. Em boa verdade se diga, que a sinceridade é o melhor caminho.
    Achas que são pessoas que aparecem mesmo, se os convidarem formalmente? Porque nessa situação, eu entregava na mesma os convites e se eles não aparecessem, seria um bónus.
    Senão, é pôr tudo em pratos limpos. Informar que tiveram um imprevisto e que não vão conseguir convidar todos os que estavam a pensar.
    Desejo-te boa sorte. 🙂
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá olá!

Que situação tão delicada.. sinceramente, acho que vai ser sempre algo difícil para ambas as partes, mas creio que a sinceridade será sempre o melhor caminho.

Algo que eu faria, e vou fazer mas sem enviar os save the date é esperar para enviar uns últimos convites. Ou seja, pretendo enviar a maioria dos convites 6 meses antes e pedir respostas até 3 meses antes, justamente para ter ali margem de 2 meses de reserva (com algum extra de convites/pessoas). Essas pessoas são algumas que gostaria de convidar mas não são prioridade e dependendo de quantos “nãos” tiver, ajusto.

Vai ser um convite mais em cima, vai ser mas é o que é. Ninguém precisa de saber quando entreguei os outros..

Portanto podes deixar esses extra também para o fim, e ir tentando fazer essa gestão. Se vires que precisas de respostas mais em cima, aí sim talvez tenhas que abrir o coração e falar directamente com eles.

Que corra bem 🙏

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela!

Gostaria imenso de te poder ajudar mas não sabendo o motivo da vontade de desconvidar, fica difícil encontrar e te dar "uma desculpa" válida para não os convidares.

Sim, é verdade que ainda apenas lhes enviaste os Save the Date mas, nesse caso, as pessoas estão à espera de receber o convite e realmente fica mal não lhes enviares/entregares e, muito menos, não lhes dares qualquer explicação para tal.

Beijinhos Smiley heart

• Responder
  • Joana
    Noiva Constante Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela 😊

Realmente é uma situação delicada.

São assim muitas pessoas que queres "desconvidar"?

Essas pessoas são importantes para vocês?

• Responder
  • Quirina
    Super Noiva Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela, queria-te ajudar, mas sinceramente também não sei o que faria no teu caso Smiley sad

Achas que as pessoas vão? Pode ser que digam que não Smiley xd

De qualquer forma, se não quiserem arriscar talvez o melhor seja mesmo desconvidar, serem sinceros e dizerem a razão pelo qual o estão a fazer 🥺

• Responder
  • Mafalda
    Noiva Experiente Novembro 2025 Mafra
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia !

Realmente é uma situação complicada, mas acho que diria algo como: surgiram imprevistos a nível financeiro que vai ser impossível convidar toda a gente que gostaríamos, ou então explicar o porquê de não os convidar e que neste momento não faz sentido serem convidados no vosso dia.

Por exemplo no nosso caso, foi dizer que Plus Ones não seriam nossos convidados porque somos nós que vamos pagar e porque queremos convidar quem realmente faz parte do nosso dia a dia e seria uma despesa grande que não queríamos ter. Só em Plus Ones que apareceram seria mais 10 a 15 pessoas Smiley xd

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração