Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira

Descobre tudo sobre "tradições" de um casamento em Jerusalém (judaico)

Catarina, a 19 de Abril de 2020 às 15:06 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 24

Olá Comunidade do casamentos.pt,

O meu nome é Jerusalém e venho aqui com o objetivo de vos transmitir informações e conhecimento.

Assim, tenho como principal missão invadir a Casa dos Casamentos e dar-vos a conhecer os costumes e tradições de casamentos da cidade que escolhi para ter como nome de código: Jerusalém!

tenor.gif


Jerusalém é capital de Israel, único país do mundo onde a maioria da população é seguidora do Judaísmo, por isso os casamentos mais comuns nesta cidade são os casamentos judaicos... vamos então conhecer algumas das suas muitas tradições mais antigas:

O Dia do Casamento
O dia do casamento judaico para os noivos é passado em jejum, oração, atos de bondade e reflexão espiritual.
A tradição nos diz que neste dia Deus perdoa completamente ambos pelas transgressões cometidas em suas vidas, para que possam começar suas vidas de casados em um estado totalmente puro.

Micvê, o banho ritual de corpo e alma
Antes da núpcias, a noiva deve imergir nas águas do micvê para uma purificação espiritual (este ato deve ser repetido todos os meses). Recomenda-se que nesta data o noivo também se purifique no micvê com este mesmo propósito.
A união conjugal do casal é uma expressão física da unidade espiritual dos dois. Afirmando esta unidade dentro do quadro de uma orientação Divina das leis de Taharat Hamishpachá - a pureza familiar - a imersão no micvê eleva um ato físico em um ato imbuído com a santidade Divina. Isto atrai as bênçãos Divinas de paz e harmonia e tudo de bom no meio do lar e da família.


O Kitel
Antes da chupá, o noivo veste o kitel branco, veste tradicionalmente usada em Yom Kipur, sob seu terno. É esse o seu traje durante toda a cerimônia da chupá. O kitel lembra uma mortalha. Mesmo neste seu dia mais feliz o homem deve lembrar que é mortal. Recordar o dia da morte é também um lembrete para o casal que o casamento deve perdurar até o último dia de suas vidas.


O Talit

No Monte Sinai, no "Grande Casamento" entre Deus e o povo de Israel, os judeus tiveram a visão de Deus envolto em um talit, xale de orações. Por este motivo, é um antigo costume judaico que a noiva dê ao noivo um talit novo como presente antes do casamento (e o noivo presenteia a noiva com um par de castiçais).

O vestido da noiva
Costuma-se usar vestido de cor clara, que indica pureza, já que todos os pecados dos noivos são perdoados no dia de seu casamento.

Cabalat Panim - cerimônia de saudação aos noivos
A celebração do casamento judaico inicia-se com a Cabalat Panim, uma recepção na qual o noivo e a noiva, são cumprimentados por parentes e amigos. A noiva e o noivo sentam-se em locais distintos e as recepções ocorrem separadamente, já que os noivos não se vêem na semana anterior ao casamento (alguns costumam não se ver desde a noite do micvê).

Cobrir o rosto da noiva
A última etapa preparatória para o casamento ocorre quando o noivo, acompanhado por seus pais e todos os convidados, se dirige até o local onde a noiva está recebendo os convidados. Lá, ele coloca o véu sobre a cabeça da noiva, que fica ladeada pelas duas mães. Neste momento, é costume os pais abençoarem a noiva, colocando suas mãos por cima da cabeça da noiva e proferindo uma bênção.

O casamento
Os pais que acompanham o noivo e a noiva até à chupá e seguram velas acesas. Já que os noivos são comparados a rei e rainha, devem ser escoltados por um séquito.
Os acompanhantes que levam as velas ficavam à direita e à esquerda dos noivos. A mão direita representa bondade e a esquerda, firmeza. Direita e esquerda simbolizam o relacionamento entre o casal que deve ser contrabalançam com amor e firmeza - saber dar e não procurar só receber.

A chupá - o pálio nupcial
A cerimónia do casamento deve ser realizada preferivelmente sob céu aberto, a cerimónia ocorre sob a chupá, cobertura ou proteção, que representa a casa que o novo casal irá estabelecer unido.
A chupá aberta simboliza o desejo de sempre se ter um lar aberto e acolhedor.
A chupá por cima da cabeça dos noivos simboliza que estas duas almas estavam inicialmente interligadas e unidas, e que seu encontro e casamento constitui realmente uma reunificação. Quando vieram a este mundo material, receberam corpos físicos dentro dos quais a alma original se separou. Finalmente elas se reencontram e se reúnem. Isto explica a grande alegria de um casamento. Uma reunião após uma separação temporária é muito mais emocionante que a união de algo completamente novo.

As sete voltas
Ao chegarem à chupá, a noiva, os pais (e, segundo a tradição de alguns, até os avós) circundam o noivo sete vezes. Este é um costume de origem cabalística, difundido apenas entre as comunidades judaicas ashkenazitas (ocidentais). As voltas são alusivas aos sete dias da Criação.

A aliança
A entrega da aliança pelo noivo e sua aceitação pela noiva constitui o ato central da santificação do casamento. É um vínculo eterno que fica estabelecido. A partir do momento em que a aliança é colocada no dedo da noiva, o casal, de acordo com a Lei Judaica, é considerado casado.
O ato de dar o anel também simboliza a transferência de poder e autoridade. Assim o marido simbolicamente transfere à sua nova esposa a autoridade sobre seu lar e tudo que se encontra nele. A partir deste momento tudo em sua vida será repartido. O anel também simboliza a proteção que o marido dá a sua esposa. A aliança simboliza a confiança e lealdade que envolve o casal pelo resto da sua vida.
O costume é que a aliança seja redonda, de ouro sólido, simples e perfeitamente lisa, sem pedras preciosas, desenho ou gravação, nem mesmo por dentro (após o casamento pode-se gravar o que quiser nela) para que represente um simples círculo inquebrável e ilimitado entre o casal.
A aliança deve ser colocada no dedo indicador da mão mais forte da noiva (esquerda ou direita). Antes de colocar a aliança, o noivo recita a seguinte frase:
"Com este anel, tu és consagrada a mim conforme a lei de Moshê e Israel" e as testemunhas falam: "Está casada".
Ao aceitar o anel, a noiva consente ao casamento, consagração, significando a singularidade do casamento judaico, estabelecendo uma relação num um lar onde Deus habita.
O contrato matrimonial logo em seguida é lido em voz alta para todos os presentes e são recitadas, Sheva Brachot, Sete Bênçãos aos noivos.

O ato de partir o copo
O ato final da cerimónia é a quebra de um copo de vidro, lembrando a todos que mesmo na maior alegria pessoal devem lembrar a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém e continuar a almejar pela sua reconstrução.
Outros significados para a quebra do copo:
Lembra as primeiras Tábuas da Lei, quebradas após o "Grande casamento" entre Deus e o povo de Israel; que somos mortais e devemos nos casar e multiplicar; que somos como vidro, que mesmo partido, pode ser reconstituído.
Ao som do copo partido, a atmosfera solene é rompida e substituída por danças e música. Todos devem animar os noivos expressando a alegria e apoio ao casal que constitui a partir deste momento, mais um elo na corrente de vida através da Torá.


Descobre tudo sobre "tradições" de um casamento em Jerusalém (judaico) 1


O casamento será fortalecido a cada dia através do entendimento entre ambos, dos limites do outro, companheirismo, amizade, carinho, amor, respeito e cumprimento das leis de pureza familiar. Estes são os verdadeiros valores que consagram um casamento judaico.

Conhecem mais alguma tradição do casamento judaico?

Eu não conhecia e adorei saber um pouco mais sobre estas tradições.

Beijinhos

24 respostas

Última atividade por Catarina, a 10 de Maio de 2020 às 10:32
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daiane!
    Pelo que pesquisei, são festas mesmo alegres e cheias de significado. Mas efetivamente o jejum pode permitir que aproveitem mais as delícias que terão na festa, para além do seu significado e período de reflexão.
    um grande beijinho e obrigada pela partilha 😘
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Curiosa Julho 2020 Aveiro (Concelho)
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah se é assim faz sentido.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não duvido disso mas eu, não o poderia fazer principalmente por motivos de saúde e, depois, porque não sei lidar com a fome.
    Por isso tinha tudo para dar errado.
    Bjs
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Curiosa Julho 2020 Aveiro (Concelho)
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Meu casamento vai seguir as tradições jufaicas, e é realmente interessante falar sobre o jejum. Meu noivo é judeu e ele naoq uer fazer essa parte hahaha mas vale lembrar que o jejum é do dia anterior até a cerimônia, então na festa já pode comer, mas o objetivo é justamente esse a pessoa precisa sentir e refletir e o jejum nos leva a isso. Festividades jufaicas são muito bem conhecidas por serem muito alegres cheias de comida e bebida para todos, então pode ter certeza que este jejum dos noivos não atrapalha, só ficam ainda mais apetite para o jantar. 😉
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Curiosa Julho 2020 Aveiro (Concelho)
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Meu casamento vai seguir as tradições jufaicas, e é realmente interessante falar sobre o jejum. Meu noivo é judeu e ele naoq uer fazer essa parte hahaha mas vale lembrar que o jejum é do dia anterior até a cerimônia, então na festa já pode comer, mas o objetivo é justamente esse a pessoa precisa sentir e refletir e o jejum nos leva a isso.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É tão bom conhecermos estas diferenças culturais! Confesso que não conhecia nenhuma das tradições, mas o jejum é a que mais me chateava eheheh 😍😘

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cara Jerusalém, não conhecia nenhuma das tradições. Assim que li: "O dia do casamento judaico para os noivos é passado em jejum", pensei logo que isso não seria para mim e o meu noivo. Queremos mais é comer e beber Smiley smile

    Beijinho e obrigada pela partilha!

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não conhecia quase nenhuma das tradições. A última, e provavelmente através dos filmes, era a única que conhecia.

    Tão bom estarmos sempre a aprender Smiley heart

    Obrigada 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindíssima partilha Catarina! Não conhecia nenhuma das tradições, apesar de vermos casamentos judios nos media americanos. Confesso que não percebo metade dos situais. Mesmo assim cheios de simbolismo! Bjs
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida,
    Obrigada pela partilha!
    Eu já conhecia a do partir o copo porque ve se nos filmes mas não sabia o significado Gostei muito da tradição do banho, interessante 😉
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jerusalém, não conhecia estas tradições é sempre bom aprender novas culturas.
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jerusalem. Não conhecia estas tradições. Obrigada pela partilha 😊
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jerusake. Já me ensinaste umas coisas..obrigada pela partilha cultural😉
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jerusalém!
    Por aí, tal como em Tóquio, há mt simbolismo e rituais... É interessante perceber isso e como, dentro das diferenças, há semelhanças! 😘
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Catarina.. Olha desmotivei logo pelo inicio.... Como assim jejum? Não dá!!! 😅
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Jerusalém, bem que tradições!! Desconhecia por completo. Obrigada pela partilha

    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Maio 2021 Oliveira de Azeméis
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Não conhecia nenhuma tradição! Parecem ser todas lindas 😊
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha que interessante. Adorava assistir a um casamento assim

    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina depois coloco fotos e faço a crónica do nosso dia
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Nelly,

    Adorei a celebração das velas, depois tens de colocar aqui as fotos. Achei estas tradições muito bonitas e cheias de significado, estou mesmo a aguardar para ver a vossa crónica assim que casem Smiley love

    Beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cara Jerusalém. Obrigada pela partilha. Gostei muito de conhecer mais informações sobre os casamentos judaicos. Não conhecia nenhuma das tradições 😉
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oh pah... quando eu comecei a pesquisar adorei o que li, depois vi isto e pensei exatamente o mesmo que nesta parte eu ia estragar tudo Smiley laugh

    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina obrigada pela partilha como muitas de vocês já sabem a Rachael é Judeia e nós vamos ter algumas destas tradições, como somos do mesmo sexo há tradições que não nos pertence. Vamos ter a celebração das velas, e os nossos pais vão nos levar ao chupá. Também vamos entrar na igreja com o rosto coberto.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Este tipo de casamento, pelo início, já tinha tudo para dar errado.
    Jejum como assim? 🤣
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração