Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Krizitah
Top das Noivas Julho 2021 Loures

Descobre tudo sobre as inspirações e tradições mexicanas

Krizitah, a 15 de Abril de 2020 às 18:37

Publicado em Fórum Casamentos.pt 59

Hola!!!! Hoje venho vos falar de casamentos mexicanos!!! Tradições de casamento mexicano: Em todos os locais, existem costumes e tradições, os casamentos mexicanos não fogem à regra, a cerimónia acontece na igreja, refletindo a herança da Igreja Católica do México com toques de influência asteca....

Hola!!!!

tenor.gif

Hoje venho vos falar de casamentos mexicanos!!!

Tradições de casamento mexicano:

Em todos os locais, existem costumes e tradições, os casamentos mexicanos não fogem à regra, a cerimónia acontece na igreja, refletindo a herança da Igreja Católica do México com toques de influência asteca.

cfb_592495.jpg

Boas notícias, para as noivas mexicanas! Ou melhor… para os pais das noivas mexicanas… a tradição não dita que é o pai da noiva a pagar o casamento, ou pelo menos, todo o casamento! Ambas as famílias cobrem a despesa, assim como membros importantes da família, nomeadamente todos aqueles que são próximos tanto da noiva como do noivo, incluindo, as madrinhas e padrinhos assumem muitas funções que podem incluir pagar por uma parte específica da cerimônia ou celebração, como o bouquet da noiva. (graças a deus que não somos madrinhas mexicanas hahaha),

Já as damas ou madrinhas especiais, também não e escapam das suas tarefas!

As mais comuns, são, por exemplo:

- A "madrinha de copas" é responsável por carregar os copos que serão usados no brinde dos recém-casados.

- A "madrinha de recuerdos" tem o trabalho de entregar as lembrancinhas aos convidados, à medida que eles forem embora.

- A "madrinha de velacion" é a mulher escolhida pela noiva para guiá-la durante sua vida de casada, oferecendo conselhos e apoio.

Será que as noivas mexicanas são restringidas a um certo vestido??

Resposta: BIG NO!!!!

cfb_592497.jpg

As noivas mexicanas também podem usar o tradicional vestido branco.

A noiva, pode ou não, escolher um visual mais tradicional de base hispânica, usando um vestido com babados de Flamenco, um véu mantilha de renda.

Golas de renda, tecido de malha, detalhes de contas e decotes altos vitorianos ou até mesmo um vestido apertado com um bolero.

cfb_592499.jpg

cfb_592503.jpg

cfb_592501.jpg

As noivas podem substituir as flores por um leque, também estão presentes em vestidos de casamento no estilo.

cfb_592509.jpg

cfb_592511.jpg

Acessórios

cfb_592513.jpg
cfb_592515.jpg

Diferente de muitas mulheres que escolhem joias elegantes de pérola, as noivas mexicanas evitam o uso delas. De acordo com a tradição, pérolas simbolizam as lágrimas que a mulher derrama durante seu casamento.

NOIVOS

E não e esqueci de vocês…. Noivos da comunidade!! Que roupa usa os noivos mexicanos?

cfb_592517.jpg

Os noivos costumam usar uma camisa Guayabera, é uma blusa folgada bordada à frente e nas costas, com um smoking formal. Por norma, numa cerimónia tradicionalmente mexicana, a roupa do noivo inclui a jaqueta estilo bolero, normalmente preta, e calças justas ou bem ajustadas, semelhante à roupa dos toureiros. O bolero pode ser bordado com desenhos elaborados em dourado e prata.

Mais tradiçoes:

Sabem que lá existe a Tradição da amarração das fitas

cfb_592521.jpg

Esta tradição simboliza a boa sorte (paixão, prosperidade/dinheiro e comida/sustento), a noiva amarra três fitas de três diferentes cores (vermelho, azul e amarelo) na sua lingerie. A fita vermelha representa a paixão, a azul simboliza o dinheiro e a amarela, a comida.

A cerimónia possui muitas tradições católicas mexicanas. Antes da bênção para o casamento, a noiva oferece seu bouquet ou outras flores à estátua da Virgem Maria. Após isso, para finalizar a cerimonia, a noiva retorna para o lado do noivo e o padre abençoa o casal.

cfb_592523.jpg

Os presentes tradicionais do noivo para a noiva são 13 moedas de ouro, ou arras. Elas geralmente são apresentadas a ela em uma caixa especial ou bandeja; durante a cerimônia de casamento, o noivo entrega a caixa primeiro para o sacerdote para ter a bênção e depois para a noiva. O presente para a noiva simboliza a confiança e a aceitação do presente simboliza o retorno de sua confiança nele. Como o laço, o arras torna-se uma relíquia de família.

cfb_592525.jpg

Quando os noivos mexicanos saem da igreja, os convidados normalmente jogam arroz ou bolinhas vermelhas no ar, como forma de celebrar o novo casal. Os convidados ainda gritam para os noivos, conforme ambos saem da igreja, ou atiram para o ar; o barulho é uma forma de assustar os maus espíritos que possam tentar incomodar o casal, rompendo o casamento.

Cores do casamento

cfb_592527.jpg

Os casamentos mexicanos têm uma decoração colorida, usando itens como azulejos coloridos, vasos de terracota, plantas suculentas e lanternas de papel.

cfb_592529.jpg

Música

cfb_592531.jpg

Os convidados assistem as apresentações festivas ao vivo de uma banda de mariachi, salsa, merengue ou flamenco Este gênero musical tradicional mexicano inclui vários músicos com violinos, violões e trompetes. Seus trajes autênticos e serenatas musicais são um prazer para todos.

cfb_592533.jpg

Dança

cfb_592535.jpg

Uma dessas danças é a Marcha de Casamento Mexicana (ou "La Marcha de Zacatecas"), e é uma antiga tradição ainda seguida em algumas partes do México. Têm uma tradição muito gira de formam um "túnel de mãos" com os outros casais, deixando que os recém-casados passem por meio do túnel e, depois, em torno do casal, forma-se coração e os convidados generosamente colocam o dinheiro no vestido da noiva ou na bolsa de dinheiro antes de dançar com ela.

cfb_592539.jpg

E o que não pode faltar num casamento??? Haam haam?

E bem me conhecessem saberiam a resposta!! Hehe

Comes e bebes

cfb_592549.jpg

Entre os itens mais clássicos da cozinha mexicana, alguns não podem faltar, como o guacamole, os nachos, tacos, burritos e um chilli.

Mas, assim como busca elementos bem originais para a decoração da festa de casamento, é também possível investir em pratos mais desconhecidos e autênticos, apostando em sabores genuinamente do México, em pratos como:

· Tamales : uma espécie de pamonha mexicana, com massa de miho cozida, apresentadas em uma folha de bananeira

· Mole poblano: prato com uma bela uma mistura agridoce de frango ou peru com... chocolate amargo!

· E, como não poderia faltar, sobremesas deliciosas como: o garapiñado, que consiste em nozes ou amendoins (para um casamento pode-se usar amêndoas) cobertos por uma calda quente de açúcar; e alegría, doce feito de mel e amaranto.

cfb_592551.jpg

A comida é servida em peças de cerâmica, em mesas cobertas com panos coloridos.

E não podia faltar a bela da sangria doce e colorida de vinho espumante e a verdadeira sobremesa mexicana é o bolo de tres leches, que é um bolo de frutas embebido em rum.

cfb_592553.jpg

RELATO DE UM CASAMENTO MEXICANO:

TERE e KIKO

Vestido de noiva:

cfb_592555.jpg

Roupa do noivo e seus amigos que o acompanharam no cortejo até a igreja

cfb_592557.jpg

A noiva e os seus pajens dirigiram-se de sua casa à igreja numa charrete

cfb_592559.jpgAs damas de honra

cfb_592561.jpg
Noivo a chegar à igreja

cfb_592563.jpg

A noiva chegou!

cfb_592565.jpg

Na igreja

cfb_592571.jpg
Viva aos noivos

cfb_592573.jpg
Toda a comitiva em pleno Bajío, México

cfb_592575.jpgAlianças nupciais

cfb_592577.jpgBoas-vindas aos convidados na recepção

cfb_592581.jpg

A primeira dança

cfb_592583.jpg

Um mariachi

cfb_592589.jpg

Bolo

cfb_592591.jpgNo México há a tradição de pendurar dinheiro na roupa do noivo, para que use o valor em sua lua de mel

cfb_592593.jpg

festa all night long

cfb_592595.jpg

Uma aula de historia.. uma historia de amor.. tradiçoes e inspirações!

Pensamentos positivos para afastar o que nos rodeia!

Espero que nao seja muito massativo e que gostem!

longe mas temos muota coisa em semelhante!

Estou a preparar um debate estilo roteiro numa das cidades do mexico!

59 respostas

• Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As minhas ainda não têm 😅
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tb vou adotar hehe
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desafio cumprido

• Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Era uma boa angariação de fundos hehe
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Haha 😂 a minha é que não a terminei 😂
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também gostei muito dessas duas 😁😁
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho bonita a decoração da igreja e a ideia da charrete 😁
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hehe. Confesso que cada uma das minhas damas tb tem as suas tarefas 😂 só não têm nome específico 😁😘
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A das damas está muito fixe e essa da lua de mel tambme concordo hehhe
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quero experimentar a comida e acho que vou adotar a ideia das damas hehe
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nunca comi comida mexicana mas quero experimentar 😁😁
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho muito engraçado tb 😍😍 tenho de ter um guarda copos lol xD e uma guarda telemóvel 😂
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Mais uma cidade rica em tradições 😍

Adorei a ideia de nomear as damas conforme as funções, acho que vou adotar xD

• Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá México, grande ataque! Tinha a ideia que os casamentos mexicanos seriam muito animados e com traços bem deles e não me enganei. Gosto muito culturas que mantêm a sua origem e são facilmente reconhecidas só por fotografias!

Obrigada pela partilha!

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😁
    Achei engraçado cada dama ter a sua tarefa 😁
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olá Smiley smile em alguns aspectos as tradições até são semelhantes às nossas. Agora que falaste no dinheiro, nos casamentos da minha família faziam sempre isso 🙈 a dada altura do baile, quem queria dançar com a noiva ou com o noivo tinha que pôr uma nota presa no vestido/fato. Eu não sei de onde veio essa ideia e espero que já se tenham esquecido dela ahahah
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Maio 2021 Oliveira de Azeméis
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Parabéns pela grande pesquisa!! 😍 parecia uma tese de mestrado
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cris. Gostei especialmente dos nomes atribuídos às damas e do dinheiro na roupa do noivo 😉
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha não faz o meu género mas é bom conhecermos outras tradições
    • Responder
  • Elodie
    Noiva VIP Agosto 2021 Peniche
    Elodie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha gostei da ideia das damas! 🙂
    Muito boa partilha Cristina parabéns!
    Aqui em Portugal podíamos fazer essa de pendurar dinheiro na roupa do noivo para a lua de mel ! Top 👌🏻Beijinhos
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Venham de lá os tacos e o guacamole 😋 😂 tradições tão giras, principalmente das damas. E sim, a camisa do noivo não é nada gira 🙈😅
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola krizitah. Acho lindissimo os aspectos tradicionais como o leque e as flores de lado do cabelo e a comida mexicana e muito boa...só menos comer os lagartos🤮😂
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Credo, é mesmo feia nossa senhora! Mas para eles deve ser uma honra 😘
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Se o meu noivo usasse uma dessas.. juro que iria passar a cerimonia despido xD

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que inspirações incriveis querida Cris! Achei horrenda a camisa do noivo, tadinho 😂😂
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ja serviu para dar ideias Smiley xd

• Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahhh gosto disso das Damas 😂 vou atribuir assim uns nomes consoante as tarefas que ótima ideia ahah
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração