Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mafalda
Noiva Ativa Junho 2021 Vila Nova de Gaia

Desabafo sobre madrinha

Mafalda, a 13 de Setembro de 2021 às 13:17 Publicado em Fórum Recém-casad@s 0 25
Olá noivas! Preciso de um grande conselho... A madrinha do meu casamento, que é amiga também, só agora deu €€ (pagou só uma pessoa no casamento) e nada mais... Não ajudou a pagar nada e tem possibilidades e sempre diz que pode e que felizmente tem, porém, é mais de gémeos de meses..
Sinto-me um pouco mal e vergonha pelo facto de não ter ajudado um pouco mais...
😓😓.

25 respostas

Última atividade por Filipa, a 17 de Setembro de 2021 às 11:57
  • Filipa
    Noiva Ativa Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mafalda,

Entendo o desabafo e se te faz sentir melhor, óptimo! É horrível quando criamos certas expectativas e depois elas são destruídas... mas muitas vezes temos é de olhar para o realmente importa. Se ela ainda é tua amiga e gostas de estar com ela, não deixes que isso afecte a vossa relação futura. O mais importante é que haja saúde e felicidade. O dinheiro (apesar de ser sempre necessário) pode ficar em segundo plano.

Eu também tive pessoas que esperava mais apoio da parte delas na organização do casamento. Nunca esperei dinheiro delas mas sim apoio, e com a pandemia passei uns momentos maus sem saber se avançava com o casamento ou não. E elas em vez de apoiarem apenas destruíam tudo. Isso doeu-me muito mais do que qualquer valor monetário que pudessem dar e que deram.

Mas com o tempo tudo passa e a vida segue em frente!

• Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mafalda parabéns por já estares casadinha e feliz ❤️❤️❤️...
    Olha partilho a mesma opinião da casada Telma... Por exemplo oa meus padrinhos são os meus irmãos... A minha irmã é separada com 2 crianças a cargo.... E mesmo assim ajudou me com o que pode, o meu irmão é solteiro cheio de despesas, inclusive eu ofereci lhe o fato...
    Não estou a espera dr ninguém... Ha pessoas que não vão ao meu casamento, mas vão dar prenda... Porque querem... Entendo o teu lado... O desabafo... Mas neste aspecto independentemente de ela mostrar puder, foste tu que estavas a contar com o ovo da galinha... Não me leves a mal... De coração... Mas não te sintas assim, estás casada, chegaram à meta 💕Muitos beijinhos
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Mafalda se por um lado percebo a tua tristeza, por outro não percebo pois eu nunca convidei ninguém pro meu casamento a pensar no que me poderiam dar, mas sim pelo sentimento que nutro por elas. Quando não há dinheiro não há vícios e nos quando decidimos casar e escolher a quinta e soubemos o preço que iríamos pagar por pessoa só convidamos as pessoas porque quisemos e a nossa missão era chegar o dia e ter tudo pago sem pensar se aquela pessoa nos ia dar x ou y. Penso que a tua madrinha nem pensou sequer que seria importante para ti que te desse algo mais.

• Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mafalda! Smiley heart

Não fiques a pensar nisso. Penso que as nossas brides já te deram alguns conselhos.

O que importa é que o dia tenha corrido bem e as memórias sejam as melhores.

Um beijinho

• Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Julho 2022 Ponte de Sor
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas a tua madrinha referiu sempre que te ajudaria com despesas ou foi convidada por ser amiga e gostares muito dela? P Sasa Sado tanto tempo, acho mesmo pores para trás das costas, não vales a pena remoeres um assunto que só te vai trazer sentimentos menos bons por ela. Eu convidei um casal amigo de infância para meus padrinhos de casamento mas não pensei no dinheiro sequer, ela está actualmente desempregada e com um bebé de 4 meses! Pensei sim, no apoio emocional, nos momentos que passaram comigo, na nossa infância... E no quanto gostaria qee estivessem comigo até sermos todos velhinhos! ☺️ Eles querem ajudar-me com. O vestido, opção deles. Não os convidei com esse intuito. Já no caso da minha e resto da pouca familia que tenho, nem falam comigo com receio que lhes peça algo. Que não irei pedir, eu e o meu namorido sempre fomos de lutas e sacrifícios, este é nosso. É claro que ajudas é bem vindas, mas pedir ou fazermos nos de coitadinhos para nós ajudar, não! É triste! É! Mas o dinheiro é apenas dinheiro. O sentimento.... É algo para o resto da vida se incondicionalmente ela te apoiou noutras coisas, valoriza isso e esquece a parte monetária minha linda!! Um Beijinho e Xi ❤️
    • Responder
  • Ana S
    Noivo Experiente Agosto 2021 Penacova
    Ana S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mafalda, entendo o teu descontentamento, uma vez que reflete as expectativas e linha de pensamento com as quais cresci e sempre vi exigirem das madrinhas e padrinhos isto e aquilo, mas sabes que mais? A mim sempre me confundiu bastante, fazia-me imensa impressão a minha madrinha de baptismo dar prendas na páscoa e no natal, sendo que eu sentia que ela não gostava de mim. Para mim era mais importante ter comigo alguém com quem pudesse contar a nivel emocional, do que a nivel económico.

Para o registo de casamento só precisávamos de 2 testemunhas, e o noivo pediu ao padrinho de baptismo, e eu ao meu padrinho de baptismo.

Fui pressionada até à ultima para arranjar uma madrinha, e eu não quis, precisamente porque não queria que ninguém se sentisse na obrigação de me dar nada.

Isto são apenas outras perspetivas, põe para trás das costas a questão monetária, porque não é isso que importa.

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2021 Guimarães
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mafalda, percebo o que dizes. No nosso caso não foram com os padrinhos, mas tive convidados que não deram nada, sempre que estão connosco dizem “aí, ainda temos de vos dar a prenda” em tom de esquecimento (casamos em Junho 😁) já nos sentimos mais envergonhados que ele 😓. Para não falar de pessoas que dizem que vão levar mais uma pessoa, chega ao dia e liga a dizer que não vão 🤬, tivemos de pagar dois lugares que não foram .
    Mas como as restantes noivas, não podemos nem devemos contar com as prendas. Mas há casos que ficam a moer.
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Cristiana
    Noiva Constante Novembro 2021 Penafiel
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Compreendo perfeitamente a tua desilusão.

Concordo com o que as outras noivas disseram e de facto também convidei as pessoas sem pensar em presentes ou ajudas. Convidei porque quero partilhar aquela dia tão especial com elas.

Mas ao longo da organização também tenho me deparado com algumas situações que me deixaram um pouco triste e desiludida. Acho que infelizmente faz parte porque nós acabamos por criar expectativas...

Por exemplo: Ninguém se importou comigo. Ninguém quis saber se tinha comprado vestido e até agora ninguém me perguntou se precisava de alguma coisa ou se já tinha por exemplo o artigo "emprestado" que diz a tradição que devemos levar. No entanto, com o noivo todos se importam. E com todos falo da minha família! Estão sempre a fazer-lhe perguntas. Visitou uma loja, gostou de um fato mas era muito acima do orçamento. Nem deixaram visitar mais. Quiseram pagar-lhe o fato! Os pais do noivo acabaram por oferecer mas a minha família insistiu em dar os sapatos e acessórios. Sei que lhe dar a ele é o mesmo que me dar a mim porque o casamento é dos dois mas custa não sentir esse apoio.

A juntar a isto, ainda existe uma pessoa que andou anos a dizer que quando me casasse iria pagar-me o vestido e estamos a 2 meses do casamento e nem um comentário sobre o assunto fez. E levei-a a ver uma prova do vestido...

Estas situações e todo o stress foram uma bomba. Já chorei muito e já só penso que vou estar horrível no dia e que o vestido não é o tal. Que o tal era um dos vestidos muito acima do orçamento que experimentei e que não comprei porque não tive o "apoio" que imaginava que iria ter. Lá está, expectativas...

Vamos ver quantas mais irão ser quebradas até passar o casamento.

Por isso entendo a tua desilusão...

• Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mafalda! Entendo o teu desabafo e tens todo o direito em ter esse sentimento - é teu e é justificado pelas tuas expectativas. Mas realmente não se pode estar a contar com prendas a não ser que tenhas sido específica e tivesses partilhado que gostarias que ela te ajudasse, te oferecesse algo ou participasse em certas despesas...

Olha, eu acabei de ser madrinha de uma grande amiga minha, e também estive um pouco à nora do que lhe oferecer. Independentemente das minhas capacidades financeiras, sabia que tinha de lhe organizar a despedida de solteira (que arquei com a maioria das despesas) e queria oferecer-lhe algo que ela usasse no dia. Então, tive uma conversa aberta com a minha amiga e perguntei-lhe o que gostava que eu lhe oferecesse. Mas isso sou eu... Acabei por lhe oferecer outras coisas para além disso, e do envelopezinho com a minha despesa da quinta. Agora também te digo que não espero que a minha madrinha faça o mesmo, pois sei que ainda menos capacidades financeiras tem. Ela já me organizou a despedida de solteira e não quero que ela tenha mais despesas. As minhas expectativas são estas mesmo. Beijinho

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, faço minhas as palavras da Telma. No caso dos padrinhos terem um outro papel na organização do casamento, não é mandatário e se não disseste nada na altura do convite acho que não tens o direito a ficar chateada. Desculpa a franqueza, mas as pessoas podem ter outras perspectivas e se não dizemos algumas não se chegam nem perguntam. Eu como madrinha perguntava no que podia ajudar dentro das minhas possibilidades. E no meu caso quando convidámos os padrinhos dissemos logo que as alianças seriam a prenda deles (4 pessoas) não gosto de pedir mas fi-lo e prontamente contribuíram. É a minha opinião. Beijinhos
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá casadinha de fresco Mafalda 🌸

Feliz de saber que tens esse espaço aberto para partilhares até mesmo situação como as que vivenciaste com a tua escolhida madrinha, e que casadinhas solidárias, sensatas e de bom coração, existem para amenizar nossas inquietudes e desconsolos. Entendo-te… acredito e estou de acordo com nossas casadinhas Zelia e Telma de que o melhor já foi feito: Teu dia aconteceu e que apesar dos pesares, estás casada e desejo que sejas feliz e consigas ultrapassar essa decepção 🤞🏼🍀muito ânimo 🌸
    • Responder
  • Mafalda
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não, Zélia, mas é mesmo isso. Obrigada pelas palavras ❤️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sabes Mafalda, essas expectativas eram tuas… se te convidassem para madrinha vejo que agirias diferente, mas pelos vistos algo que tinha muito significado para ti, não teve para ela… às vezes fazemos escolhas erradas 😌 mas não te massacres mais com isso 💖
    • Responder
  • Mafalda
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para além dos €€ ou outra prenda, não esteve presente no dia do casamento: raramente ia ter comigo, não estava na igreja quando entrei, na quinta estava sempre no sofá ou na cadeira... Não a vi a divertir-se...
    Achei tão fora de série, ahahah 😅 daí ficar desanimada com ela e com a minha escolha para madrinha...
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então se casou em segredo não sabe o que é um casamento normal/tradicional.
    Eu tive sorte com os meus padrinhos, apesar de não me terem ajudado, financeiramente deram mais do que eu imaginava. Também ficaria triste e desiludida se tivessem dado montante normal, mas teria que aceitar entendes?
    Entendo a tua questão, mas não vale a pena ficar a matutar com isso ☺️
    • Responder
  • Mafalda
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ela casou, mas não contou a ninguém 😅 vou esquecer este assunto, sim. Não me interpretem mal, por favor 😅😅

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na minha perspetiva os padrinhos são "os segundos pais" do nosso casamento! E a nossa união não tem preço! Não concordo que os padrinhos tenham de dar mais ou ajudar mais (os meus por exemplo moram em França) mas sim estarem connosco sempre que precisarmos e mais uma vez, isso não tem preço!

Mas compreendo que possas ter uma opinião diferente e respeito querida! E mais uma vez acho que fizeste bem em desabafar 😘

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mafalda, concordo com o que a Telma disse.
    Claro que o dinheiro e ajudas que dão são bem vindas, mas não é por as pessoas terem dinheiro que são generosas a dar ☺️
    Ela já casou? Se não casou provavelmente não imagina o que se gasta no dia, não sabe as tradições…O mais importante é que o vosso dia aconteceu, foi lindo e está tudo pago 😍Faria como a Telma disse e metia isso para trás das costas ☺️
    • Responder
  • Mafalda
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Telma ☺️
    Eu sou da mesma opinião, acredita! Fico 0 ofendida ou chateada por causa disso, mas a meu ver, acho que os padrinhos têm que se chegar um pouco à frente e, se ela tem possibilidades, que eu sei que tem, devia fazer um pouco o seu papel, só isso.
    Decidi fazer este post porque estava um pouco chateada e queria saber a vossa opinião
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mafalda 😍

Por favor não me interpretes mal, mas eu não concordo nada com essa posição. Falando por nós, todos as pessoas que convidei queria era a presença naquele nosso dia especial, independentemente de prendas ou ajudas. Seria hipócrita dizer que as prendas não fazem falta ou que não seriam uma boa ajuda, de facto são, mas jamais levaria a mal alguém ir e não dar prenda, pois apesar de eu enquanto convidada não ser capaz de o fazer, acho que ninguém deve ser obrigado a "gastar dinheiro" porque eu decidi casar-me. Se eu decidi casar-me, eu tenho de suportar os custos dessa decisão, independentemente do estatuto financeiro dos meus convidados. Por isso, sugiro que coloques para trás das costas esta questão linda, não vale a pena a sério! Tiveram €€€ para pagar o casamento não tiveram? Isso é o mais importante depois da vossa felicidade!

De qualquer das formas, estamos numa comunidade e se achaste necessário fazer este desabafo, não vejo problema algum querida! Acho que fazes muito bem desabafar 😘

• Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ela que fique com o dinheiro dele e vocês com a felicidade que isso nenhum dinheiro compra
    • Responder
  • Mafalda
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O problema é que ela fala que tem e tem mesmo... Mas entendi o teu conselho, obrigada ❤️
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não acho errado mas não tinha entendido, e entendo, mas infelizmente mais vale quem quer do que, por vezes, quem pode… Mas olha também há pessoas que têm mais garganta do que dinheiro é talvez tenha sido isso mesmo que aconteceu…
    Mas olha fizeste a tua festa e tiveste o teu casamento, infelizmente talvez nunca possas contar com a tua madrinha mas importa que sejas feliz. Um beijo
    • Responder
  • Mafalda
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Contava com a ajuda dela, sim. Estou a dizer que só agora, passado quase 3 meses é que deu prenda, e o que deu só pagou uma pessoa no casamento. Achas errado este meu desabafo?
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá desculpa mas não sei se percebi porque o último parágrafo é confuso…
    Outra coisa que não entendi, apesar de perceber o teu dilema…estavas a contar que a tua madrinha ajudasse no teu casamento? Desculpa mas não entendi bem.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração