Boa tarde! Descobri esse local de debates através do google e vim aqui deixar meu relato para saber se alguém está passando por uma situação parecida.
Sou brasileira e meu noivo também, porém ele possui cidadania por ser neto de português. Meu noivo já vive em Portugal há mais de 1 ano, eu cheguei em novembro de 2018. Após a minha chegada demos entrada no processo de casamento no IRN de Lisboa (av. fontes pereira de melo) e nos foi informado que eles não poderiam dar uma previsão de quanto tempo demoraria para a conclusão do mesmo.
Pois bem...
Recebemos uma carta em janeiro deste ano nos solicitando alguns documentos (que antes eles não tinham solicitado) como minha identidade (rg) do Brasil e um comprovante de morada. Ok, fomos até o IRN e entregamos o que tinham pedido. Novamente nos informaram que não tinha previsão de conclusão, e que agora dependia de uma resposta do SEF.
Já estamos em agosto, ou seja, já tem 9 meses que o processo foi iniciado e até agora nenhuma resposta...
Fomos algumas vezes até o IRN para saber alguma notícia, saber do andamento do processo e fomos sempre tratados muito mal. Paramos de ir até lá e a pergunta que fica é: alguém deste fórum está passando por isso também?
Essa espera é muito angustiante.