Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Fernanda
Noiva Novata Junho 2020 Almada

Demora na resposta do sef (casamento civil com estrangeiro)

Fernanda, a 21 de Agosto de 2019 às 14:07 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 14

Boa tarde! Descobri esse local de debates através do google e vim aqui deixar meu relato para saber se alguém está passando por uma situação parecida.

Sou brasileira e meu noivo também, porém ele possui cidadania por ser neto de português. Meu noivo já vive em Portugal há mais de 1 ano, eu cheguei em novembro de 2018. Após a minha chegada demos entrada no processo de casamento no IRN de Lisboa (av. fontes pereira de melo) e nos foi informado que eles não poderiam dar uma previsão de quanto tempo demoraria para a conclusão do mesmo.

Pois bem...

Recebemos uma carta em janeiro deste ano nos solicitando alguns documentos (que antes eles não tinham solicitado) como minha identidade (rg) do Brasil e um comprovante de morada. Ok, fomos até o IRN e entregamos o que tinham pedido. Novamente nos informaram que não tinha previsão de conclusão, e que agora dependia de uma resposta do SEF.

Já estamos em agosto, ou seja, já tem 9 meses que o processo foi iniciado e até agora nenhuma resposta...

Fomos algumas vezes até o IRN para saber alguma notícia, saber do andamento do processo e fomos sempre tratados muito mal. Paramos de ir até lá e a pergunta que fica é: alguém deste fórum está passando por isso também?

Essa espera é muito angustiante.

14 respostas

Última atividade por Daniele, a 10 de Dezembro de 2019 às 15:50
  • D
    Noiva Novata Dezembro 2019 Braga (Concelho)
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, por favor me tirem uma dúvida quando dou entrada no pedido a conservatória envia o meu processo para o sef da minha residência ou para o sef onde está localizada a conservatória?
    Por exemplo: Eu moro em Braga, mas quero dar entrada no pedido na conservatória de Viana do Castelo. Quando a conservatória remeter o processo, será para o sef de Braga ou de Viana do Castelo?
    • Responder
  • Marcela
    Noiva Principiante Julho 2021 Porto (Concelho)
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas, boa tarde! Espero que esteja tudo bem com vocês 😁
    Fiquei um pouco desesperada lendo tudo isso 😂
    Eu vim pra Portugal em 2015 para estudar, entretanto conheci meu namorado (agora noivo) que é português.Queria tirar uma dúvida, a solicitação/ início do processo prata casamento devemos fazer na conservatória e a própria conservatória envia para o SEF ou nós teremos que fazer as duas coisas?
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Thalita! Pois é, não tenho a residência. Entendo que eles devem estar com muitos casos similares ao meu, mas realmente não imaginava que fosse demorar tanto. Meu noivo tinha uma colega de trabalho na mesma situação e o processo dela levou aproximadamente 6 meses...

De qualquer forma continuamos a esperar...aguardando boas notícias. Assim que sair aviso vocês aqui!! Obrigada pela atenção! Bjs.

• Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Smiley winking Obrigada pela resposta, bjs!

• Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Virginia! Não é preciso ter residência para abrir o processo de casamento, pelo menos não nos foi passado isso quando fomos ao IRN dar entrada no mesmo. Entendo que se eu tivesse a residência seria bem mais rápido, mas este não é o caso.

Tínhamos pensado em casar no Brasil, mas depois de muito pesquisar achamos que o melhor seria fazer em Portugal mesmo. Não esperávamos que fosse demorar tanto...

Meu noivo tinha uma colega de trabalho que estava na mesma situação (ela com a cidadania e o noivo brasileiro) e o processo de casamento dela demorou 6 meses, ela casou um pouco antes de novembro/18.

Estamos a esperar... Smiley sad

• Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Ana! Smiley smile

• Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Junho 2021 Vila Nova de Gaia
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Fernanda o processo demora mesmo quando a pessoa não tem residência, quando fui me informar o próprio senhor disse que isso estava a demora mais de 6 meses se vc está à espera a 9 meses sinal que informação dele estava correto msm. Vc ainda não tem residência?
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pelo que sei esses processos demoram muito tempo.
    Tenho uma amiga brasileira também e por norma eles não são rápidos.
    Bjs
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Fernanda, eu acho que não podem abrir o processo de casamento enquanto não tiveres residência (não tenho a certeza), mas quanto ao tempo, posso te dizer que leva sim bastante tempo, o SEF infelizmente está inundado de pedidos de residência e até para renovar os documentos ou fazer uma marcação, têm uma fila de espera de cerca de 6 meses. Não ajuda nada os registos estarem constantemente em greve e o verão vir à meio, onde toda a gente tira férias.

A minha residência até saiu rápido porque o meu pai era português, mas a minha cidadania levou mais de 2 anos a sair, por isso o melhor se calhar é casares no Brasil e averbar o casamento aqui, porque deve sim demorar muito mais tempo.

• Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Fernanda. Não te consigo ajudar mas pode ser que algum outro noivo/a possa. Boa sorte! 😘
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah, sim! Esta data que coloquei no cadastro foi só para preencher mesmo. Assim que eles derem o aval nos casaremos! Não aguentamos esperar por mais tempo...

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Outra coisa, se eles derem o aval agora têm 6 meses para casar e vi que iriam casar em julho 2020 faltam mais de 6 meses
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade, Patrícia. Uns amigos de trabalho do meu noivo disseram o mesmo. Tínhamos planos de abrir em outro lugar, mas nem lembro o motivo de termos decidido ir no de Lisboa. Smiley sad

Enfim...

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Fernanda ! Bem vinda. Lembro-me que a agora casada Ana Rodrigues passou por um processo também assim como o teu mas não demorou muito tempo, o problema que deve de estar a acontecer é que foste abrir em Lisboa, sítio onde tem imensa gente e por isso é que está a demorar mais
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração