Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Adriana
Noiva Ativa Julho 2026 Gouveia

Demasiado cedo / Demasiado tarde

Adriana, a 7 de Janeiro de 2025 às 18:54 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 15

Olá noivinhas e bom ano a todas! Esta é a minha primeira publicação de sempre aqui na comunidade, pois fiquei noiva há menos de um mês. Não vou mentir e dizer que não me sinto um pouco perdida. Tenho a noção de tudo o que há para ser feito, mas sinto que os timings das listas de tarefas não são muito realistas: ex.: 2-3 meses antes: escolher maquilhadora e hairstylist. Como assim?! Eu caso-me a 25/07/2026 e as minhas maquilhadoras de eleição já têm a data ocupada... Há alguma lista de tarefas REALISTA por onde se guiem? Obrigada desde já Smiley smile

15 respostas

Última atividade por Carolina Elias, a 8 de Janeiro de 2025 às 21:10
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá novamente. Os fornecedores é realmente o mais importante e prioritário. O vestido, calçado, acessórios só mais perto - dou-te o meu exemplo. Eu vou casar em agosto e vi o vestido em setembro, quando saiu a coleção de vestidos de noiva para o verão de 2025. Os convites também é cedo, mas podes sempre ir pensando no tema que querem, as cores, etc. não stresses que tudo se faz ☺️
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Julho 2027 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, caso pela igreja! Não morro de amores pelo padre da minha paróquia mas eu e o meu namorado/noivo estamos a pensar falar com um padre da terra dele, que é nosso amigo/conhecido. Ele é 5 estrelas, chama-se Cristóvão! Há padres/igrejas que tratam de todo o processo matrimonial juntamente com a Conservatória, portanto convém falar com o padre primeiro e com o sacristão da igreja (caso não escolhas o padre que lá está 😅) para saberes como se processa. Se não, tratas tu do processo no máximo 6 meses antes da data do casamento.

Adoro DIY mas sou uma pessoa muito ansiosa, controladora e tenho tendência em ficar obcecada nestas coisas. Em princípio, irei contratar fornecedor para os convites e para as lembranças porque se tivesse que fazer eu, ia entrar em modo perfeccionista e apontar defeitos em tudo e mais alguma coisa, e nunca iria ficar satisfeita com nada 😂

Relativamente aos convites, sigo uma página no instagram já há anos (muito antes de estar noiva sequer) de uma Sra. que faz convites em Viseu, e são todos muito giros. Quando encontrei aquela página pensei "é aqui que vão ser feitos os convites do meu casamento". Ela também está aqui na app! O nome da página, no insta, é o @19t.estudio.design, caso queiras explorar!

Beijocas Smiley kiss

• Responder
  • Adriana
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel! Muito obrigada por toda a info detalhada. Não sei se me conseguirás responder, mas percebi que te vais casar pela igreja, certo? Já falaste com algum padre? Isso faz-se antes de se ir dar início ao processo na conservatória, certo? Ainda estou a decidir se me vou casar pela igreja ou pelo civil. Vai depender do local da cerimónia. E em relação às manualidades, és uma noivinha DIY ou vais pedir fornecedor para tal? Obrigada Smiley smile

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Julho 2027 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Adriana! Parabéns pelo noivado! Também sou do distrito de Viseu, e vou-me casar logo a seguir a ti, em agosto! Smiley laugh

Sinceramente não me tenho estado a guiar pela lista da app, porque sou mais controladora que isso 😅

Acho que o importante agora é que, nos próximos 2 meses consigas arranjar a quinta! Como sabes, os casamentos em julho/agosto na nossa zona são quase diários e pode ser complicado conseguires arranjar uma quinta. Eu já comecei a visitar 2, mas ainda tenho que visitar mais algumas.

Fotógrafo/videógrafo e maquilhagem/cabeleireiro devem ser as próximas coisas a tratar (depois de arranjares a quinta). Porque, como mencionei acima, casamentos na nossa zona, nessa altura, é ultra complicado!

Há pessoas que em menos de 1 ano conseguem arranjar tudo, outras demoram mais algum tempo. Vai depender sempre da oferta que há.

Depois irá depender se queres fazer manualidades, ou não, mas se não, podes já começar a mandar mails com pedidos de orçamento para todos os outros fornecedores que planeias - convites, lembranças, decoração, florista, animação, bolo, etc.

Se conseguires marcar reunião/contratar até este verão, são menos as coisas com que tens que te preocupar nos últimos meses que antecedem até ao dia do casamento.

A partir daí, só 8-10 meses antes é que deves começar a ver de vestidos de noiva e alianças, e depois os sapatos e acessórios. (e também a lua de mel)

Mas se começares já a pedir orçamento aos restantes fornecedores não tem mal nenhum. Alguns podem responder-te logo com preços e valores e tu gostares e marcares reunião, outros podem ainda não ter a agenda aberta para 2026 mas avisar-te quando esta abre para poderes logo contactá-los. Depois ficas mais calma e com a cabeça mais tranquila nos últimos meses.

Beijinhos e boa sorte 🥰

• Responder
  • Catarina
    Noiva Principiante Outubro 2026 Seixal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Adriana,
    Eu caso em Out de 2026 e ainda só tenho quinta reservada. A ideia de faltar tanto tempo era termos tempo para decidir tudo com calma. Foi azar a pessoa que querias já não ter data. Secalhar é porque não tinha de ser essa... Vê com calma outras hipóteses.
    • Responder
  • Adriana
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Raquel! Obrigada pela resposta. Como é que definiste os prazos? Baseaste-te em quê? Tens algum exemplo ou guia que tenhas usado? Obrigada desde já ☺️
    • Responder
  • Adriana
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Quirina! Obrigada pela info. Vou dar uma vista de olhos, porque sou de facto uma pessoa super metódica e organizada e entrou em pânico se não tiver uma lista por onde me guiar
    • Responder
  • Adriana
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De facto sim, pois eles mencionam “2-3 meses antes” escolher a make up artística e a hairstylist… Impossível pois as minhas de eleição já estão ocupadas para o ano 🤯 Então cheguei à conclusão que esta lista do site não é de todo realista… é só me baralhou e confundiu mais, na verdade
    • Responder
  • Adriana
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carolina! Obrigada pela resposta. Sim, os fornecedores principais já estão encaminhados. O restante é que me deixa um pouco à nora. Porque sinto que começar a fazer coisas como experimentar o vestido de noiva, pensar em convites, convidar padrinhos/madrinhas ainda é muito precoce, mas, ao mesmo tempo, sinto que ao “atrasar” estes passos, irei ter imensa coisa para fazer nos últimos meses antes do casamento e não vou dizer que isso não me deixa super ansiosa 😕
    • Responder
  • Adriana
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mafalda! Que bom! Também fiquei noiva nesse mesmo dia 😁 Pois, os fornecedores mais importantes já estão com marcações de visita / reunião em vista. A minha dúvida é com o resto…
    • Responder
  • Sandrine
    Super Noiva Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Quando vi os timings da lista das tarefas, também pensei que algo não estava certo Smiley xd

Mas para mim, o mais cedo o melhor! Nunca é cedo de mais. Principalmente se o casamento vai ser na época alta!

Tenta fechar os fornecedores mais importantes para ti!

• Responder
  • Mafalda
    Noiva Ativa Novembro 2025 Mafra
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Adriana, também fiquei noiva relativamente há pouco tempo, dia 20 de dezembro e por isso para termos tempo e porque gostamos do outono e inverno estamos a pensar marcar o casamento para dezembro 2025. Também assim temos mais hipótese de haver fornecedores com mais disponibilidade. Também nos sentimos um pouco perdidos, começámos por ver quintas/espaços e valores e falar com alguns fornecedores para ver a disponibilidade. Mas também antes do pedido andávamos já a estudar orçamentos para não avançarmos às cegas.

• Responder
  • Quirina
    Super Noiva Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Adriana, se quiseres dar uma vista de olhos aqui na comunidade há posts de algumas noivas com listas bastante completas. Quanto aos timings, reservas os fornecedores mais importantes primeiro (quinta, fotógrafo e DJ/animação) e depois o resto podes ir fazendo com mais calma Smiley shame

• Responder
  • Raquel
    Noiva Experiente Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Adriana,
    Eu também não me segui pela lista da app. O meu conselho, tal como disse a Carolina é definires os fornecedores que para ti são prioritários. Eu fiz uma checklist minha e defini prazos para cada tarefa para me conseguir organizar melhor desde os fornecedores mais importantes às tarefas mais simples. Sempre que me lembro de algo aponto para nao me esquecer.
    • Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Eu sou sincera e não me tenho guiado por nenhuma lista específica: o que pensei logo foi fechar todos os fornecedores o mais rápido possível : quinta, igreja, animação, fotógrafo, cabeleireiro, maquilhadora, florista, etc. Os fornecedores enchem rápido e por isso foi a minha primeira preocupação . O resto, na minha opinião, vai-se fazendo e vai-se encontrando.
    Por exemplo no caso que deste 2-3 meses antes nunca seria escolher maquilhadora mas sim marcar a prova, com a maquilhadora já escolhida muito anteriormente.
    Acho que deves optar por tentar fechar os fornecedores mais importantes, nomeadamente o espaço. Depois o resto podes sim ir-te guiando pela lista de tarefas aqui da app.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração