Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Super Noiva Setembro 2023 Porto (Concelho)

Decoração: DIY ou contratar alguém?

Raquel, a 4 de Outubro de 2022 às 08:51 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 32
Bom dia! Tenho seguido os posts que têm a ver com decoração mas mesmo assim gostava de juntar um bocado as opiniões.
Queria saber em termos de decoração: o que é que vale a pena fazer DIY e o que é que vale mais a pena contratar um serviço exterior? Que tipo de coisas faz um serviço de decoração?

Porque tenho duas considerações:

1. O dinheiro. Não queria gastar um balúrdio em decoração até porque é um dos aspectos menos importantes (comparado com a música, a cerimónia, a comida, etc) e daí não considerar necesariamente contratar um serviço para fazer TUDO.

2. Vivo fora do país e por isso em termos de organização se tiver que fazer muitas coisas complexas eu mesma vai ser difícil e vai cair tudo mais na última hora
borghi-balance.gif
Por isso o ideal é encontrar um bom equilíbrio. Vocês como fizeram/ vão fazer? Decorar tudo vocês mesmas, usar o que há na quinta, contratar algumas coisas (e quais)?
É sempre bom ouvir perspectivas diferentes e assim embora ainda falte um ano para o casamento, posso começar a pensar em como vamos organizar estas coisas. Obrigada!

32 respostas

Última atividade por Catarina, a 17 de Outubro de 2022 às 11:18
  • Catarina
    Noiva Ativa Maio 2023 Coruche
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Raquel.

Por aqui estou a fazer o máximo que consigo eu mesma.

Convites, lembranças, cones para flores, lenços das lágrimas, rótulos para cervejas (para colocar no local da cerimónia)...

A decoração das mesas também será feita por mim... algo básico, um espelho redondo e nele uma jarra com flores (gipsófilas brancas, jarra de 1€ do ikea), dois castiçais simples com vela azul e branca (cores do nosso casamento) que encomendei no aliexpress, pequena moldura onde irei colocar o menú (aliexpress também).

Até ao momento gastei cerca de 80€ em tudo o que está descrito acima (exceto flores).

Vou ainda fazer um cenário no exterior (todo com material que tenho em casa) para se tirar fotos e posteriormente para o corte do bolo: janela improvisada de um charriôt, com cortinados em renda, um sofá antigo, umas caixas de madeira para fazer uma espécie de mesa de apoio, um aparador antigo com jarra de flores e candeeiro (onde posteriormente será colocado o bolo).

O placard das mesas será feito numa porta antiga (azul).

O que encomendei já feito: placard recortado com regras para o nosso dia, placas com datas importantes da nossa relação, plaquinha para as meninas das alianças - total 60€.

Pode até não ser a opção mais vantajosa, nem a menos trabalhosa, mas permite-me ir avançando conforme o orçamento e vamos dividindo as despesas por vários meses.

Boa sorte!

• Responder
  • Hélia
    Noiva Ativa Abril 2023 Freixo Espada à Cinta
    Hélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Eu to a fazer tudo com a ajuda de um sobrinho meu. Ja temos convites feitos, ja temos as recordações temos convites de damas daminhas e td mais, ja escolhemos as musicas e temos alguma decoração ja feita tmbm k ficou linderrimo🥰
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Julho 2023 Aveiro (Concelho)
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá
    A minha quinta não tem decoração incluída então está complicado de decidir 😅😥
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Alexandra, sim ajuda muito! É sempre útil ouvir como as outras pessoas fizeram. A quinta tem algumas coisas por isso acho que o primeiro passo vai ser ver concretamente com eles o que podemos usar do que já têm e desde aí ver o que ainda é preciso e se é algo que possa comprar/ fazer etc tudo bem... Contratar só se for algo mais especifico. Não queria mesmo era pagar por tudo para logo ver que de facto não havia necessidade disso
    Acho que fizeste muito bem em aproveitar coisas que já tinhas por casa. Assim poupa-se mais e fica personalizado também.
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Desculpa, carreguei no botão antes de acabar 😅Peguei em luzes que tinha pela casa, peguei em corda e tirei algumas fotos minhas, peguei em coisas que sabia que podia usar depois e utilizei-as. Ou seja, nada de trabalho extra, pouquíssimo, dinheiro gasto na decoração. É preciso é puxar pela cabeça e olhar para as coisas que tens à tua volta e pensar: "O que eu posso usar daqui?"Se tiveres dúvidas envia-me mensagem e eu mostro-te a minha decoração para teres ideias ❤️Espero ter ajudado. Beijo enorme. 🥰
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel,

Vou-te dar o meu exemplo. Eu poupei ao máximo no que pude. Tirando as flores que a quinta disponibilizou (tenta dividir custos com quem vai casar no dia 29 ou 1), também utilizei coisas que eu tinha cá por casa como figuras de videojogos (sim, uma partiu-se um pouco, mas nada que um pouco de cola não tenha resolvido), peguei em luzes de decorar a cama e assim,
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Vânia!
    Absolutamente, acho que da próxima vez que for à quinta explorl com mais detalhe o que é possível porque sei que eles têm algumas coisas e assim também vejo o que falta mais ou menos e decido como fazê-lo
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carla!
    Sim concordo absolutamente acho que é mesmo fazer uma mistura conforme o que for mais conveniente e apostar no DIY mais para coisas simples que eu sei que vão ficar bem e o resto ou usar o que há na quinta ou comprar/contratar. Obrigada!
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marlene acho que tens toda a razão e sou capaz de fazer assim uma mistura também. Fazer uma lista dos elementos a considerar e ver o que está disponível na quinta e o que posso fazer/ comprar ou encomendar a um fornecedor. Obrigada pela ajuda!
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cátia!
    Sim acho que sou capaz de fazer uma mistura como as outras noivas sugeriram. Porque o tempo e a habilidade obviamente são uma consideração para a parte do DIY mas para os fornecedores tenho um bocado medo que me começem a vender coisas extra que nem tinha considerado e que afinal fique tudo muito caro...
    Acho que para a decoração é fazer uma lista do que é que é preciso no geral e decidir caso a caso se é algo que já têm na quinta, algo que posso comprar eu online ou fazer ou se é uma coisa mais complicada e é melhor contactar um fornecedor... Acho que a grande dúvida com a parte de decoração é que pode incluir tantas coisas que às vezes fica confusooverwhelmed.gif
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô alô minha linda, eu era mega fã dos DIY... Mas vi que no fundo é um verdadeiro engano🙄, mas é apenas a minha opinião, acabas por gastar dinheiro, acaba por não ficar como idealizamos.. Por muito jeito que se tenha ou a pessoa A e B tenha... E depois o pior.... Escombros depois do casamento...
    hmmm-nah.gif
    Lixo?? Guardas? A resposta é lixo... Podes guardar, mas normalmente isso dura 1 ano mais coisa menos coisa... Acho que mais vale encontrares 1 fornecedores apresentares tu o teu bugget e a tua ideia... E esperar plas soluções que te dão...
    Senão estiver ao vosso alcance é procurar mais a fundo... Há imensos fornecedores por aí .... É não desistir... Eu contratei tudo e hj vejo que foi o melhor que fiz.... Está é a minha opinião e testemunho beijinhos.... Ah ha sempre a tal opção de vender os DIY.... Mas não sei... Tenta... Ou vê quem tenha há venda... Beijinhos
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel!
    Nós optamos por fazer alguns DIY e não me arrependo; poupamos dinheiro e eu adorei fazê-los. Mas isso dependerá sempre da tua disponibilidade e budget!

Eu fiz um misto… a Quinta já tinha decoração incluída e eu só acrescentei algumas coisas e personalizei outras. Por exemplo; seating plan, menus, número de mesas, decoração da cerimónia civil (acrescentamos uns garrafões com pampas e oliveiras), cartaz para sparkles, confettis, livro de honra, welcome sign, pormenores com flores extra (vivazes), e um kit de Wc; de resto usamos o que a quinta já oferecia. Mantivemos tudo muito simples, e personalizei muita pouca coisa com nomes.
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel! No meu caso, já tinha decoração da quinta incluída (sendo que existe um showroom anual onde posso escolher a decoração que quero usar no dia C). Contudo, mesmo assim há coisas que eu quis personalizar, nomeadamente o seatting plan, os marcadores de mesa ou outras pequenas coisas.

O DIY é super giro, mas como dizes é necessário tempo e contratar tudo personalizado sai caro. Aqui aconselharia a que pequenas coisas que gostarias de ter e que até te imaginas a fazer, usares a tua imaginação e fazer DIY simples e para coisas pequenas. Para decorações mais elaboradas, contratar.
    É sempre necessário pesar o tempo gasto (e a nossa paciência ou jeito para fazer coisas também!). 😊
    • Responder
  • Khrystyna
    Noiva Ativa Setembro 2022 Odivelas
    Khrystyna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Raquel Smiley smile

Eu acho que DIY é sempre giro fazer e compensa quando fica mais barato e ao teu gosto. Por outro lado, nem sempre fica mais barato por isso dependendo das coisas tens de comparar preços.

No nosso caso tudo que era gráfica fomos nós a fazer: convites, ementa, a distribuição das mesas, lembranças. Pelo aliexpress mandei vir saquinhos para as lembranças, o topo do bolo, caixinhas e provavelmente mais coisas que agora não me lembro.

Também fiz o convite as madrinhas, comprei uma garrafinha de vodca ucraniana (sou ucraniana) e chocolate e mandei fazer canecas personalidades com nossas fotos e depois coloquei tudo numa caixinha q mandei vir e decorei.

Agora assim de decoração o que contratei foi decoração floral porque a quinta não tinha. Houve uma altura em que a minha mãe quis ser ela e a minha sogra a fazer.... GRAÇAS A DEUS que não o fizeram que era completamente impossível no dia e onde iam guardar as flores meu deus, ainda bem que não tive esse stress ahah

• Responder
  • V
    Noiva Constante Janeiro 2023 Cartaxo
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Eu vou fazer algumas coisas, mas convém ter em atenção que se for para fazer muita coisa e for preciso comprar o material todo pode não sair assim tão barato.
    Os convites e cartazes/identificadores para o casamento acho muito facil fazer no canva (fiz os convites numa tarde) podemos mudar o que quisermos e fica ao nosso gosto.
    Algumas zonas vamos ser nós a decorar porque estamos habituados a "encenar" e isso torna tudo muito mais fácil para nós, mas não esquecer que tudo o que se leva para a quinta tem de se trazer de volta e convém confirmar se tem de ser logo no próprio dia (se forem objectos maiores pode ser preciso transporte especifico)
    Mas os arranjos, flores, centros de mesa, decoração da cerimónia civil, será feito pela própria quinta porque acho mais seguro entregar a quem está habituado 😊
    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2023 Sintra
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O Canva é mesmo um mundo e apanhando o gosto, até torna tudo mais divertido sinceramente, porque é feito por nós. e como eu tenho 0 jeito para manualidades, no pc é tudo mais fácil ehehe

Ainda nao fiz a minha publicação das caixas dos convites porque sei que há aqui convidadas Smiley smile

Mas basicamente, fiz o seguinte:

Madrinha: colar e pulseira Stone by Stone, iman comprado no local onde fui pedida em casamento (pois ela foi com o noivo comprar o anel), 1 manual para a madrinha e uma bebida (a que bebemos quando estamos juntas) e 1 porta chaves personalizado.
    Padrinho: 1 laço, 1 bebida (o mesmo se aplica aqui entre o noivo e o padrinho), 1 charuto e 1 porta-chaves.
    Damas de honor: uma pulseira a cada um, manual, 1 porta chaves personalizado e um pedaço de tecido verde (da cor da menina das alianças, emboram possam ir com o verde que quiserem) + 1 bebida (a que costumo beber quando estou com elas).
    Espero ter ajudado Smiley smile
    No caso da quinta, a minha inclui flores, atoalhados e outros elementos para os centros de mesa. Acredito que depois do nosso lado fique os números para as mesas, o seating plan e decoração com fotografias pessoais!
    Vai contando os teus preparativos!
    Mega beijinho

• Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim é aproveitar quem tem jeito para manualidades e pô-las a fazer alguma coisa que seja útil para o casório eheh 😘
    que ideia tão gira 😍 nunca tinha visto algo assim!
    Isso até me parece forrado com aqueles papéis que se vendem já com o glitter (o que até dá menos trabalho do que pintar).
    Acho que é sempre bom aproveitarmos o máximo da quinta visto que já estamos a pagar por essas coisas 😅No nosso caso a quinta não aceita decoradores de fora tem que ser tudo tratado com a própria quinta e tem muita coisa incluída (por exemplo seating plan, menus, bolo, arranjos por mesa) se quisermos algo extra (mais flores, arranjos suspensos, copos de cristal…) temos que pagar mais …
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah e também inclui a mesa do nosso bolo
    • Responder
  • Fabiana
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai incluir a decoração das mesas, da sala de cerimónia, uma cortina de luzes, todas as flores, incluindo o meu ramo, iluminação de uma árvore e mesa de sobremesas. Se a memória não me falha é tudo. Ah, nós também vamos fazer um backdrop para a nossa mesa, vai ser pro diy
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Fabiana!

Sim o teu casamento tem um estilo bastante específico, acho que com a decoração vai ficar espetacular! Smiley love

Se não for muito impertinente, que tipo de coisas vais fazer com o fornecedor? É um pack do género que decoram o espaço inteiro, são mais as flores,...? Porque não tenho bem ideia com os fornecedores de decoração o que é que incluem, o que é que se pode pedir...

• Responder
  • Fabiana
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel
    Eu sou uma amante de decoração, estão, mesmo não sendo o ponto mais importante do casamento, tem alguma importância para mim. Esta foi a maior saga na organização do casamento, maior ainda que a do vestido. Ainda contemplei a opção de fazer tudo eu, procurei material, vi preços… e por pouco era mesmo essa a opção, mas depois encontrámos a mania dos eventos que nos deu a possibilidade de ter aquilo que queríamos por um valor que era aceitável para nós. E assim não temos a pressão de decorar e depois arrumar tudo. Há várias coisas que, ainda assim, seremos nós a fazer, como o background para as fotos, lembranças, todo o estacionário, livro de honra, etc.
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Joana, o link não funciona para mim não sei bem porquê mas com uma busca rápida no Aliexpress encontrei Smiley heart É uma ideia mesmo gira!

• Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Julho 2023 Oeiras
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ja tem uns feitos la e escolhi. O logotipo por acaso tirei do google e editei no canva. Mas tem imensos no canva gratuitos 😁

Os cones são todos do ali express sim Smiley smile https://a.aliexpress.com/_mMskFE0https://a.aliexpress.com/_mre4fQC
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uau Joana adorei as ideias!! O logotipo que fizeste no Canva é lindíssimo, foste tu que escolheste as flores? Mesmo lindo Smiley love

E os cones em burlap também para as flores da igreja!! Que ideia linda! Esses compraste no Aliexpress?

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Carla pelo comentário! Também adoro o Canva, estoy a usar neste momento para fazer is Save the Date! Dá para fazer coisas mesmo bonitas Smiley love

O que é que fizeste para as damas de honor e os padrinhos? Essa é uma coisa que ainda nem considerei bem no meu caso...Não sei se lhes compro algo ou faço e o que é que poderia ser adecuado.

E sim, acho que da próxima vez que for á quinta para fazer provas da comida e assim aproveito também para fazer uma lista do que está disponível em termos de decoração e se há alguma coisa que falta.

• Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Decoração: DIY ou contratar alguém? 1
    No canva estou a fazer tudo o que é convites, autocolantes, menus para a mesa

Decoração: DIY ou contratar alguém? 2
    O placar das mesas é algo assim. Comprei um mapa no homaDecoração: DIY ou contratar alguém? 3
    Para os bancos da igrejaDecoração: DIY ou contratar alguém? 4
    O livro de honra será algo assim. Comprei uns carimbos na amazon.es e vou comprar uma tela baratinha
    Decoração: DIY ou contratar alguém? 5
    O aliexpreess tem estes cones e caixas que também ja fica pronto 😁
    E basicamente o Pinterest é o meu melhor amigo agora 😍😍
    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2023 Sintra
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida noivinha!

No meu caso, a única manualidade que fiz até agora foram os convites para damas de honor e padrinhos! Smiley smile

Não tenho muito jeito, mas acredito que nessa parte de convites e afins me vá dedicar, até porque adoro o Canva!

Em termos de flores e decoração foi pedir ajuda na quinta penso eu Smiley smile

Beijinhos e bons preparativos

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Kauanna obrigada por partilhares as tuas experiências e que lindo ficou tudo!! Adoro os peluches para as crianças e o kit para as damas de honor 😍
    Na família também temos algumas pessoas mais prendadas para estas coisas, particularmente uma das minhas tias e a minha sogra por isso ainda não sei se com a ajuda delas não fazemos algumas coisinhas à mão!
    As lembrancinhas tínhamos pensado umas caixas de fósforo pintadas com brilhantezinhos e uma carta de loteria, com doces mexicanos por dentro e talvez uns mini alebrijes. Vou ver se deixo foto aqui. A ideia encontrámos na Etsy mas vamos fazer em vez de comprar.

Decoração: DIY ou contratar alguém? 6

Por agora é a única manualidade que temos planeada mas podem surgir mais. Na quinta têm algum equipamento ao nosso dispor do género toalhas de mesa e velinhas e assim mas acho que vou ter que dar outra vista de olhos da próxima vez que fôr lá e só comprar uma ou outra coisa para complementar. Ainda não tenho muito claro que tipos de coisas fazem os serviços de decoração: é assim mais pack completo que decoram todo o espaço ou pode-se pedir só alguns elementos específicos?

• Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel,
    Por aqui optamos por reduzir ao máximo os nossos DIY por dois motivos primeiro que somos muito ruins nas manualidades 😅🤭 e segundo porque tínhamos medo de termos demasiadas coisas para fazermos e ser um factor de stress 😬
    No entanto a minha mãe tem bastante jeito para manualidades (costura e assim) e então atribuímos-lhe algumas tarefas.A lembrancinha das crianças será feita por ela(será um peluche para cada criança)Decoração: DIY ou contratar alguém? 7Os lenços das lágrimas de alegria optamos por os fazer em tecido. E tivemos uma ajuda preciosa da mãe de uma amiga nossa (que era bordadeira e se disponibilizou para fazer os bordados 🥺). A minha mãe comprou o tecido ao metro recortou e pos a renda a volta de cada um deles. Decoração: DIY ou contratar alguém? 8
    E o convite das damas de honor também foi feito pela minha mãe 🥺Decoração: DIY ou contratar alguém? 9
    (Incluía uma necessarie, uma almofadinha para a praia, o saco para a praia e uma pulseira a dizer team bride).
    Adoramos o resultado final de todos eles mas em termos de economia quando fomos fazer as contas saiu bem mais caro do que ter mandado fazer ou comprado já pronto😬
    Eu e o noivo vamos escrever cartas a mão para cada um dos convidados (pelo menos esse é o plano 😅) E vai ser o nosso único DIY feito mesmo mesmo por nos 🤣Decoração: DIY ou contratar alguém? 10
    Compramos estás cartinhas com envelope na sosnegrene (uma loja dinamarquesa que existe perto da nossa casa) e agora é só escrever 200cartas 💪💪
    Os centros de mesa e o restante da decoração conseguimos tratar de tudo com a quinta então é algo que não temos que nos preocupar.
    Ah! Houve uma manualidade que estávamos a pensar em fazer (o espelho de boas vindas) mas depois falamos com a quinta e eles tinham espelhos semelhantes ao que queríamos e cobravam 30€ para fazer o vinil e aplicar enquanto só para comprar o espelho iríamos pagar uns 80€/100€ então preferimos deixar tudo do lado da quinta mesmo para nós sair mais económico 🙏
    Quais as manualidades que estavas a pensar em fazer ?

• Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Manda por mensagem o teu email ou contacto que partilho as minhas ideias contigo 😁
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Joana pelo comentário e em particular é interessante e útil saber que acabaste por fazer manualidades para a grande maioria.
    hammer-tools.gif
    Depois se puderes (e quiseres) partilhar algumas ideias ou fotos de como as fizeste podia ajudar bastante.Também não quero gastar demasiado por isso embora possa considerar contratar para algumas coisas mais específicas (se fizer sentido) não queria estar a pagar a alguém para decorar tudo porque de certeza que fica caríssimo.
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Smiley smile eu sou da Madeira mas vou casar em Lisboa, de onde é o noivo. A nivel de centros de mesa a quinta oferece e arranjos na igreja vou mandar fazer. Tudo o resto sou eu que vou fazer, com antecedência. Jurei que quando casasse ia pagar para fazerem tudo 🤣 mas depois começa a somar e desisti 🤣 comprei algumas coisas no aliexpress e vou fazer toda a decoração do coktail, placard de mesas, livro de honra, convites, cones, lembranças nao vamos ter, mas tudo o resto sem ser as flores vou fazer porque sai muito mais em conta.. Smiley smile por isso tudo o que é flores mandei fazer, o resto vou fazer eu 😁 boa sorte!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração