Olá a tod@s,
abro este debate para de certa forma dar uma força a quem está a planear o seu casamento e a viver sob stress e angústia. Pelo menos é o meu objectivo. Estou solidária com o sentimento, passei por isso e senti na pele o que é ser uma noiva Covid, de primeira "geraçao". Já cá ando há quase 2 anos e apesar de já ter casado gosto sempre de acompanhar as meninas "do meu tempo" e de ir ajudando quem posso, e estou mesmo a torcer por vocês tod@s, para que tenham o vosso dia, com a celebração que tanto desejam.
Nao tenho a soluçao nem a resposta para as incertezas que pairam sobre os vossos coraçoes, mas posso dar um par de conselhos, e pontos de vista que me ajudaram na preparaçao do meu casamento. Para quem nao sabe, também o meu foi adiado (de Abril para Outubro do ano passado), e quando adiei foi mesmo no início da pandemia na Europa, faltava cerca de 1 mês. Na altura nao se sabia praticamente nada deste vírus, e adiar para uma outra data foi um autêntico tiro no escuro.
Hoje em dia as coisas sao bastante diferentes de há 1 ano atrás. Infelizmente muita desgraça, mas acredito que já estamos todos mais preparados para lidar com isto. Sabemos como prevenir, sabemos que já há vacinas (mais do que uma aprovada), e a julgar pelo ano passado, o Verao aparentemente ajuda no controlo do vírus.
Assim sendo, acredito que a "preparaçao previne o pânico". Organizem as coisas de forma a poderem adiar sem custos acrescidos num curto espaço de tempo. Revejam isto nos contratos com os vossos fornecedores, porque como as medidas com os diferentes estados em que o país vai estando vao mudando, nunca se sabe ao certo quando as coisas podem mudar. Tenham os emails organizados, assim como os contactos dos vossos convidados "à mao" para a qualquer momento precisarem de enviar "change the date" ou aviso de cancelamento (eu gosto sempre de pensar que é um adiamento e nao um cancelamento). Assim se tiverem mesmo que adiar, as coisas já estao preparadas e sofrem menos.
Quanto ao número de convidados, esta é a parte mais chata na minha opiniao, ouçam o vosso instinto e mantenham as pessoas que vos sao mais próximas e queridas. Eu tive menos 25% de convidados do que pretendia e olhando para trás, nao fizeram assim tanta falta.
Convidados de fora, que nao possam vir: se nao forem familiares directos, nao há muito a fazer. Mas fica bem deixar a promessa de que quando se virem novamente, vêm o vídeo de casamento e comem bolo junt@s.
Noiva Covid é resiliente, preparada, assertiva e segura. Preparem máscaras, álcool gel, distanciamento nas mesas e nas cadeiras, mostrem consideraçao pelos vossos convidados. No nosso caso avisamos as pessoas uma semana antes da nossa data das medidas que a quinta e nós tínhamos adoptado, assim como o respectivo seating plan.
Nao se apeguem a datas. Sei que muit@s aqui têm apego a datas especiais (aniversários de namoro, etc), acreditem, a data continuará a ser especial, e se nao casarem nessa data, ela continuará a ser especial à mesma. Só acrescentarão mais uma data para comemorar a dois. Portanto, evitem colocar data nas manualidades, porque se algo correr mal e tiverem que adiar, podem reutilizar no futuro. Curiosamente as nossas alianças têm a data de Abril, e acabamos por nao mudar. Talvez no futuro...
Por último: se for permitido casamentos, nao tenham receio de casar com máscaras e medidas. Aqui há que mudar um bocadinho a perspectiva das coisas. Para as fotos podem tirar as máscaras, é certo, mas haverá sempre fotos de gente com máscara. Era daquelas coisas que nós também nao queríamos e apesar de nas nossas fotos nao termos máscara, os convidados alguns têm. Ao fim ao cabo as fotos sao uma recordaçao deste momento das vossas vidas, e daqui a 20 anos vai ser tao estranho ver pessoas de máscara, como ver certos penteados ou estilos de vestuário. E será um símbolo de uma altura complicada mas que ultrapassaram juntos, ao viver aquele momento convosco.
Curioso que nós recebemos um vídeo de casamento esta semana e até senti orgulho em ver os nossos convidados de máscara, porque é um sinal de respeito e de que queriam mesmo estar ali.
---
Havia muitas coisas que gostava de partilhar (manualidades, fotos) aqui, mas nao quero mesmo que olhem para as minhas partilhas com desdém por já ter casado e haver tanta gente ainda na incerteza, por isso escolho nao o fazer. Mas quero que saibam que torço mesmo muito por vocês e em tempos eram outras noivinhas que me davam força a mim e me ajudavam a manter a sanidade mental, agora é a minha vez de retribuir.
Aguentem fortes, ser noiva Covid é especial e trará aprendizagens, garanto-vos.