COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Raquel
Noiva Experiente Outubro 2020 Madeira

De noiva Covid para noiv@s Covid...

Raquel, a 14 de Janeiro de 2021 às 11:38 Publicado em Fórum Antes do casamento 5 32
Guardado Guardar
Responder

Olá a tod@s,

abro este debate para de certa forma dar uma força a quem está a planear o seu casamento e a viver sob stress e angústia. Pelo menos é o meu objectivo. Estou solidária com o sentimento, passei por isso e senti na pele o que é ser uma noiva Covid, de primeira "geraçao". Já cá ando há quase 2 anos e apesar de já ter casado gosto sempre de acompanhar as meninas "do meu tempo" e de ir ajudando quem posso, e estou mesmo a torcer por vocês tod@s, para que tenham o vosso dia, com a celebração que tanto desejam.

Nao tenho a soluçao nem a resposta para as incertezas que pairam sobre os vossos coraçoes, mas posso dar um par de conselhos, e pontos de vista que me ajudaram na preparaçao do meu casamento. Para quem nao sabe, também o meu foi adiado (de Abril para Outubro do ano passado), e quando adiei foi mesmo no início da pandemia na Europa, faltava cerca de 1 mês. Na altura nao se sabia praticamente nada deste vírus, e adiar para uma outra data foi um autêntico tiro no escuro.

Hoje em dia as coisas sao bastante diferentes de há 1 ano atrás. Infelizmente muita desgraça, mas acredito que já estamos todos mais preparados para lidar com isto. Sabemos como prevenir, sabemos que já há vacinas (mais do que uma aprovada), e a julgar pelo ano passado, o Verao aparentemente ajuda no controlo do vírus.

Assim sendo, acredito que a "preparaçao previne o pânico". Organizem as coisas de forma a poderem adiar sem custos acrescidos num curto espaço de tempo. Revejam isto nos contratos com os vossos fornecedores, porque como as medidas com os diferentes estados em que o país vai estando vao mudando, nunca se sabe ao certo quando as coisas podem mudar. Tenham os emails organizados, assim como os contactos dos vossos convidados "à mao" para a qualquer momento precisarem de enviar "change the date" ou aviso de cancelamento (eu gosto sempre de pensar que é um adiamento e nao um cancelamento). Assim se tiverem mesmo que adiar, as coisas já estao preparadas e sofrem menos.

Quanto ao número de convidados, esta é a parte mais chata na minha opiniao, ouçam o vosso instinto e mantenham as pessoas que vos sao mais próximas e queridas. Eu tive menos 25% de convidados do que pretendia e olhando para trás, nao fizeram assim tanta falta.

Convidados de fora, que nao possam vir: se nao forem familiares directos, nao há muito a fazer. Mas fica bem deixar a promessa de que quando se virem novamente, vêm o vídeo de casamento e comem bolo junt@s.

Noiva Covid é resiliente, preparada, assertiva e segura. Preparem máscaras, álcool gel, distanciamento nas mesas e nas cadeiras, mostrem consideraçao pelos vossos convidados. No nosso caso avisamos as pessoas uma semana antes da nossa data das medidas que a quinta e nós tínhamos adoptado, assim como o respectivo seating plan.

Nao se apeguem a datas. Sei que muit@s aqui têm apego a datas especiais (aniversários de namoro, etc), acreditem, a data continuará a ser especial, e se nao casarem nessa data, ela continuará a ser especial à mesma. Só acrescentarão mais uma data para comemorar a dois. Portanto, evitem colocar data nas manualidades, porque se algo correr mal e tiverem que adiar, podem reutilizar no futuro. Curiosamente as nossas alianças têm a data de Abril, e acabamos por nao mudar. Talvez no futuro...

Por último: se for permitido casamentos, nao tenham receio de casar com máscaras e medidas. Aqui há que mudar um bocadinho a perspectiva das coisas. Para as fotos podem tirar as máscaras, é certo, mas haverá sempre fotos de gente com máscara. Era daquelas coisas que nós também nao queríamos e apesar de nas nossas fotos nao termos máscara, os convidados alguns têm. Ao fim ao cabo as fotos sao uma recordaçao deste momento das vossas vidas, e daqui a 20 anos vai ser tao estranho ver pessoas de máscara, como ver certos penteados ou estilos de vestuário. E será um símbolo de uma altura complicada mas que ultrapassaram juntos, ao viver aquele momento convosco.

Curioso que nós recebemos um vídeo de casamento esta semana e até senti orgulho em ver os nossos convidados de máscara, porque é um sinal de respeito e de que queriam mesmo estar ali.

---

Havia muitas coisas que gostava de partilhar (manualidades, fotos) aqui, mas nao quero mesmo que olhem para as minhas partilhas com desdém por já ter casado e haver tanta gente ainda na incerteza, por isso escolho nao o fazer. Mas quero que saibam que torço mesmo muito por vocês e em tempos eram outras noivinhas que me davam força a mim e me ajudavam a manter a sanidade mental, agora é a minha vez de retribuir.

Aguentem fortes, ser noiva Covid é especial e trará aprendizagens, garanto-vos.

32 respostas

Última atividade por Catarina, ontem às 23:49
  • Catarina
    Noiva Principiante Junho 2021 Lagoa
    Catarina ·
    • Denunciar
    Obrigada pela força Raquel!! 💕💫
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu estou a fazer na DreamBooks. Podes escolher um template ou fazer um design de raiz! Estão com 30% de desconto no site. Mandas imprimir e entregar na morada. Super simples! Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

É mesmo! Smiley heart ainda hoje o marido comentava comigo (ele que era sempre mais resistente às adaptaçoes que fomos fazendo) que ele próprio teve que mudar a perspectiva e abraçar a criatividade em torno do Covs.

Também quero criar álbuns para as maes, fico à espera da tua partilha - assumindo já que irá haver 🥰- porque realmente prometi-lhes um mini album e ainda ando à nora de como o fazer.

Beijinnhos 🥰

• Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Maio 2021 Sintra
    Ana ·
    • Denunciar
    Olá Raquel 🙂
    Obrigada pelas palavras e pela partilha, é sempre bom ter pessoas que de certo modo nos quererem ajudar. Um beijinho a todas nós, vamos ter fé que isto volte a melhorar 🙏😘
    • Responder
  • Liliana
    Super Noivo Maio 2021 Silves
    Liliana ·
    • Denunciar
    Obrigada pelas dicas! E realmente é esse o espírito pois isto nao pode durar para sempre! 😁
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá! O vestido veio da Polónia! Tenho que referir já que foi uma aventura ir buscá-lo primeiro para Oslo e depois para a Madeira 😊

Também fui e continuo a ser espectadora de todos os casamentos aqui, fico genuinamente feliz quando acontece e de ouvir o feedback das noivinhas/casadinhas Smiley heart

E nao podia perder o teu casamento, vou continuar por aqui à espreita e quero ver tudo, e no que puder ajudar podem contar comigo Smiley heart Vai acontecer!

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Acredito mesmo que é esse o segredo, saber adaptar-se Smiley heart beijinho e que corra tudo bem!

• Responder
  • Tatiana
    Noiva Ativa Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    Onrigada pela partilha e pelos conselhos😊é sempre bom sentir um pouco de alento de que conseguiu ultrapassar as adversidades🥰🥰
    • Responder
  • Luísa
    Noiva Constante Dezembro 2020 Viana do Castelo (Concelho)
    Luísa ·
    • Denunciar
    Muito boa partilha Raquel. Também sou noiva/casada covid, do último dezembro. Revejo-me no que escreveste. Ainda devia fazer um debate a contar como fizemos tudo. Podemos sempre ajudar alguém. Um beijinho!
    • Responder
  • Isa
    Administradora Porto (Concelho)
    Isa ·
    • Denunciar

Raquel, que texto tão autêntico e bonito. Que bom ler relatos destes aqui. Muito obrigada, principalmente por já teres casado mas mesmo assim teres a empatia de continuares a ajudar noivas que estão na situação que tu estiveste. Muito obrigada e melhor dito, impossível Smiley heart

• Responder
  • Krizitah
    Destacada Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Krizitah ·
    • Denunciar

Muito obrigada pelo teu debate e pelas tuas palavras. transmitem um conforto Smiley heart

acho que nao tem mal partilhares as tuas coisas, acho que as pessoas aqui tem que ser bem resolvidas, e o que partilhas não é para por pirraça, mas para inspirar outras pessoas!

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Querida Raquel, companheira de venturas e desventuras no nosso casamento covid na nossa linda terra! Obrigada por este lindo debate que coloquei como favorito! Noiva COVID tem de ser criativa: mudar o expectável de forma a permitir casar sem comprometer a segurança de todos. E se adiarem? Não escolher meses de inverno em que há picos de contágio. Não acho que seja fácil antever quando as coisas estarão melhores, mas o Verão é sempre uma boa solução.
    Também ainda não partilhei as minhas fotos, não porque as ache indignas mas porque esse não é o momento geral. Há que acalmar a dor deste novo confinamento. Já tenho projecto: criar os álbuns para as mães (a ver se no Dia da Mãe estarão prontos). Bjs com muita saudade!
    • Responder
  • Catia
    Destacada Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    ❤️👰 Olá Raquel ❤️ casadinha linda 😍 vestido lindo de Oslo 😊 não me esqueço dos vestidos incrível 😇🤗😂
    Muito Obrigado pelas palavras super realistas, mesmo terra a terra além da esperança, é sempre um óptimo trunfo dar dicas reais 😀👌
    À medida que sou mera espectadora aqui na app, vejo os vossos debates acontecerem, os vossos casamentos ❤️ eu digo te empolguei me com todos eles 🤗, especialmente os covid, vocês são a prova viva do é possível 😊, que vai dar muita dor de cabeça, mas vai ser um belo dia em que deixa isso mesmo, a saudade 😍Fico ansiosa por ver manualidades tuas, não as guardes para depois, pode até ajudar outras noivas quem sabe😎... Obrigada por tudo, r espero que aguardes pelo meu casório 🤣🤣 que ainda falta okk... Mas logo logo está acontecer Beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Destacada Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    Olá Raquel.
    Muito obrigado pelo debate.
    Dás dicas que nos serão certamente muito úteis e é sempre bom saber que não somis as únicas e que tudo se ultrapassa.Basta mudar um pouco a perspectiva das coisas e a nossa mentalidade. Nos tempos que correm temos mesmo que saber nos adaptar. Bj grande.
    • Responder
  • Marta Vieira
    Destacada Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Esperemos que não seja necessário, vamos aguardar e viver um dia de cada vez 🙏
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Oba, fico tao contente por ter pelo menos inspirado com positivismo alguém por aqui Smiley smile E realmente o desapego é uma grande liçao, seja nas datas, nas quintas, nas igrejas... tudo se resolve e como já disse num outro debate "o plano B nao tem que ser pior do que o plano A, nem o C tem que ser pior do que o B".

Nao fiques triste, eu prometo que partilho qualquer coisa, eventualmente. Nao sei bem é o quê... 🙈

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Casámos no mesmo dia! E realmente tivemos "sorte" porque também na Madeira pouco tempo depois foram impostas novas restrições. Como acredito no poder do Karma, acredito que quanto mais a noiva Covid sofre para ter o seu dia, mais fantástico este irá ser!

Smiley heart

• Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Oh, que fofinha 😍

tenor.gif

Fico à esperinha de ver! Já sabes que sou uma "cusca" no que respeita a estes detalhes tão bons eheh 😍😘

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Telma, sei pois e também "assisti" ao teu casamento, que na altura contribuiu para a esperança que todas nós precisávamos. E hei-de cá estar para a parte 2 da vossa celebração.

Vou pensar no que partilhar ...

tenor.gif

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Mariana, que bonita a tua reflexao e revejo-me imenso no que escreveste. Nós se nao tivéssemos casado em Outubro iríamos casar aqui e sozinhos, até já tínhamos decidido o que vestir e onde ir, ou seja já tinhamos plano C. E também acredito que esta pandemia nos uniu na resiliência e amor um pelo outro, e no espírito de equipa a puxar um pelo outro quando um de nós desanimava.

Um beijinho e muitas felicidades para vocês Smiley heart

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Eu tenho fé de que em Junho vai ser possível casar, com medidas mas possível. Se nao der pensa que terias 2 datas para celebrar Smiley smile O meu marido, depois de casarmos, perguntou-me "entao agora qual é a data que comemoramos? A de namoro ou a de casamento?" E eu disse logo "As duas!!!" Haja festa e comemoraçoes!

• Responder
  • Rita
    Super Noiva Março 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar

Querida Raquel! Este era o debate que precisava de ler depois de ter visto a conclusão da conferência episcopal de hoje... Muito obrigada pela tua partilha 💚

Falaste aqui em algo muito importante, que talvez tenha sido a primeira grande lição que este casamento me trouxe (mesmo antes da pandemia ter explodido), que é o desapego - neste caso a uma data. A nossa primeira data foi adiada por questões familiares, que me deixou um pouco magoada, mas o covid ajudou a digerir o facto de aquela data não servir de certeza. E era para mim a data perfeita por vários motivos! E agora que vejo que o mais certo é adiar também esta data de Março, já não me custa quaaase nada... Para mim, este desapego é uma grande lição, e faz-me pensar como a tua irmã te dizia "tudo se resolve"!

Muito obrigada por trazeres ao de cima o conceito de "noiva covid", esta geração de noiv@s ficará marcada nas nossas memórias, acima de tudo pela resiliência nos obstáculos e preparação de planos B sempre com um sorriso no rosto 😊

Mas há uma coisa que me entristece no que escreveste... quando dizes que não partilhas as manualidades e outros momentos da preparação e do próprio dia connosco, por receio do que as pessoas irão entender. Deixa-me que te diga isto, não tenhas medo de ferir suscetibilidades. Se tal acontecer, não é por tua culpa. Sabemos que serás bem intencionada em tudo aquilo que partilhares... E se há debates que adoro desta comu é o que outras noivas fizeram para o dia delas!!! Por isso, oupas mulher! Fico à espera!

Beijo enorme 😘

• Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar

Minha querida Smiley heart
    Como sabes também casei em Outubro de 2020 e nunca ponderámos adiar pois, por portas e travessas e sabíamos que a situação não iria ficar resolvida em 2021 e que o Inverno poderia trazer alguns desgostos e como tal, decidimos avançar e fomos dos últimos a casar antes de entrarmos em estado de emergência.

E ainda bem que casámos em Outubro de 2020,pode não ter sido como tínhamos idealizado e houve convidados que não estiveram presentes, mas tirando isso não mudava nada! Fomos 92 pessoas a aproveitar um dia espetacular, divertido, bonito e acima de tudo de muito respeito. Onde toda agente cumpriu todas as regras impostas pela DGS e ninguém saiu prejudicado. Rimos, dançámos, conversámos, tirámos imensas fotografias...

Quem casa este ano e em breve terá que ter muita esperança e muita força de vontade para querer avançar com a data. Mas nesta situação ver tudo a acontecer, o dia a correr bem, e a concretizar um sonho vale mais do que qualquer coisa!

Sejam felizes Smiley smile

• Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar

Querida Raquel 😍

Tu sabes que acompanhei de perto um pouco do teu percurso e que fiquei muito feliz por ti quando soube que iam ter o vosso dia! Ser noiva covid não é fácil, por todos os motivos e mais alguns, mas tenho a certeza que nos dá ainda mais orgulho quando vemos que pudemos realizar o nosso dia em segurança!

OBRIGADO! Obrigado por todas as palavras de positividade que deixas aqui. Obrigado por toda a atenção e carinho com que o fazes. São pessoas como tu que fazem desta comunidade um cantinho tão especial para quem "cá vive"! E são mesmo mensagens destas que precisamos neste momento!

Quanto às tuas partilhas (manualidades, fotos), seria uma honra para mim que pudesses partilhar! Mesmo compreendendo o teu sentimento acho que faria muito bem a maioria das noivas covid vê-las e sonhar um bocadinho daquilo que será o nosso dia! Fica a dica eheh 😘

• Responder
  • Mariana
    Oeiras
    Mariana ·
    • Denunciar

Olá a todas,

Deixo o meu pensamento e relfexão sobre o adiamento. Eu e o meu marido íamo-nos casar inicialmente em março de 2020 e com o início da pandemia tivemos de adiar. Decidimos mudar para 14 de novembro de 2020 na esperança de que na altura a situação estivesse melhor. A nova data deu-nos esperança de quando vimos que no verão-outubro estava muita gente a casar tínhamos esperança de que conseguissemos. Mais uma vez começámos a ver que os planos se iam alterando a cada semana com novas medidas. Íamos sempre adaptando os planos com cada nova medida: ou era a redução do número de convidados ou era mudar o concelho. Chegámos ao ponto de ter tomar a decisão: ou aceitamos ir em frente e casarmo-nos nós os 2 e com apenas mais 3 pessoas visto que 5 era o máximo permitido por lei na altura, ou então continuávamos a remarcar.

Para ser honesta, foi a melhor decisão que tomámos. Se foi muito diferente do que pensámos como ia ser? Sim, muito mesmo! Mas estamos muito felizes porque sentimos que houve uma "disclosure" do processo. Estavamos super enervados e stressados com as mudanças e alterações. Éramos sempre criativos com as adaptações que fazíamos mas chegámos ao ponto de pensarmos no que era realmente importante.

Continuamos a querer fazer a festa quando for possível mas pelo fato de nos termos conseguido casar numa altura de pandemia e termos conseguido ganhar resiliência, crescemos imenso os dois. Apercebo-me que não podia ter escolhido melhor companheiro para estar ao meu lado. Esta pandemia não foi o mais difícil na nossa relação mas colocou as nossas forças à prova.

No nosso caso, não estávamos dispostos a voltar a remarcar tudo e sentir que houve algo não concretizado. Não desistam dos vossos sonhos quanto ao dia que tanto sonharam. Mas se tiverem de fazer adaptações, aceitem-nas e dêem um novo signficiado, vai ser ainda mais especial!

• Responder
  • Marta Vieira
    Destacada Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    Olá Raquel, excelente texto! Obrigada pela força as outras noivinhas sentirão o mesmo, não é nada fácil viver nesta incerteza, a minha única certeza é que quero casar! Falas-te em um pormenor que eu ligo muito, o da data a nossa data tem um significado enorme para mim. Já estou noiva à bastante tempo e para mim ter que mudar a data ia ser horrível, eu sei. É apenas um pormenor mas a mim diz-me muito, enfim! Espero que não seja necessário adiar 🙏❤🤞
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

De nada, naquilo que eu puder ajudar eu ajudo, e fico a torcer por todas vocês Smiley heart

• Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ah verdade, eu sou muito positiva mas há dias que meu Deus 😅🤦🏻‍♀️

Também sou um pouco orgulhosa e tenho feito tudo, a minha mãe também tem sido uma ajuda preciosa, foi ela que me foi buscar o certificado de batismo para abrir o processo.
    Eu acho que apesar de ser muita coisa, um casamento até se organiza bem, mas não em tempos Covid. 😅😭Sei que sim, o tempo trará respostas e dará mais clareza no que é preciso fazer
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Zélia, tu que tens o pensamento positivo e pareces ser uma pessoa prática, de certeza que irás tomar as melhores decisões. É complicado estar no estrangeiro e nao sei se tenho grandes conselhos no que respeita à ansiedade. Chegou uma altura em que fui ao médico e pedi ajuda, receitou-me um calmante SOS mas só cheguei a tomar 2 vezes.

Apoiei-me nos que me queriam ajudar. A minha irma que vive na Madeira foi um grande apoio, ajudou a facilitar esclarecimento de dúvidas com a conservatória e dizia sempre "tudo se resolve", e "trata de vir que a gente aqui faz a festa". Eu que sou muito orgulhosa e independente nao pedi grandes ajudas, mas as que tive foram preciosas.

No geral a ansiedade é algo para ir gerindo de dia para dia. Uns dias estamos melhores que outros. Nos dias maus o noivo ajudava, nos dias maus dele estava eu aqui feita cheerleader e a pensar positivo. Ir acompanhando as notícias e planeando de acordo. Mas fiquei traumatizada da experiência de organizar o casamento, lá isso fiquei.

• Responder
  • Carla
    Noiva Experiente Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    Muito obrigada pelas palavras, mesmo mantendo o pensamento positivo ainda precisamos de apoio, principalmente de quem já passou por isso. Vai mesmo ficar tudo bem. Mais cedo ou mais tarde.
    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Obrigada Raquel!
    Este debate era mesmo necessário. Eu lembro-me da mensagem que enviaste aos teus convidados antes e acho que vou fazer mesmo, adorei a ideia, até fiz um print para não me esquecer.
    Por mim já estou mentalizada há muito que terei álcool gel e máscaras e distanciamento, afinal eu reservei o casamento já o Covid por aí andava há meses.
    Teremos cerca de 80 convidados (ou menos né) e teria à volta de 10-11 mesas mas estou a contar ter umas 16 mesas por causa do limite de pessoas na mesa.
    Muitas das manualidades estou a fazer sem data. Por um lado queria colocar a data, como se eu estivesse a dizer ao universo que sim me vou casar naquele dia 😂 por outro realmente nunca sabemos. Das coisas que tenho a data (o livro de actividades por exemplo) mesmo que altere vou manter, quero lá saber 😅
    Ainda não tenho um plano B. Mas vou esperar até março para ver como as coisas estão e aí talvez fazer um plano B caso em abril ou maio tenha que adiar. De qualquer maneira, não tenho medo de ter que reduzir os convidados até 50 pessoas, mas não é tarefa fácil, já tentei criar um plano aí e e não é fácil 😭
    Por fim Raquel, a minha ansiedade ainda maior é estar no estrangeiro, os sogros estão noutro país, nós ainda temos que ir a Portugal antes do casamento tratar de processos e cenas e o noivo nem pode meter os pés em Portugal agora (mas encontrei uma brecha na lei, vou resolver isto!). Como é que geriste essa ansiedade estando fora do país? 🥺🥺
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Junho 2021 Viseu (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    Tão querida 🥰 muito obrigada por este post. É bom ter palavras de esperança nestes tempos mais difíceis 😘♥️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados