Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sara
Noiva Principiante Junho 2026 Maia

Data do registo

Sara, a 11 de Janeiro de 2026 às 08:07 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 9
Olá a tod@s!
Gostaria de esclarecer uma questão:
Iremos casar um sábado, com celebrante, e queremos poupar mas deslocação do conservador, indo ao registo antes do dia da celebração. A minha questão é: a partir do momento em que vamos ao registo é obrigatório gozar essas 2 semanas seguintes de licença? Como fez quem casou pela igreja? É que nos interessava ficar com esses dias após esse sábado e não antes.Obrigada

9 respostas

Última atividade por Sara, a 13 de Janeiro de 2026 às 22:05
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 😊
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola minha querida.. Sei que podes escolher se fores ao civil e depois à igreja.. sendo civil e depois com celebrante, acho que tens mesmo de tirar a licença a partir da data do casamento no civil

Um beijinho

• Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🙏
    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No caso do casamento pela igreja como é o nosso caso, os papéis já foram solicitados, o padre casa-nos, e nesse mesmo dia assinamos os papéis que o padre depois devolve ao registo civil.
    Ou seja, o dia do casamento religioso e civil é comum.
    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sara,
    Do que sei até agora, é que legalmente a licença é gozada nos 15 dias consecutivos imediatamente a partir do dia do casamento. (Dia do casamento inclusive)
    O que muitas pessoas fazem é que vão de lua-de-mel mais tarde, mas usam as suas férias normais para isso. No entanto gozam a licença no imediato.
    • Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 😊
    • Responder
  • Leonor
    Noiva Ativa Maio 2025 Braga (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende muito da entidade patronal. Por exemplo, no caso da minha e do meu marido, começou a contar no dia em que casamos (por civil), um domingo, tendo terminado 15 dias depois, também a um domingo. Se não tivessemos gozado a licença nessa ocasião perdíamos os dias.

Se vocês vão casar a uma sexta, tecnicamente começa a contar nesse dia. Caso consigam negociar com as entidades patronais, talvez possam atrasar ou flexibilizar um pouco as datas. Se não estou em erro, na legislação diz que a licença são 15 dias "por ocasião do casamento".
    • Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🙏
    • Responder
  • Maria
    Noivo Experiente Junho 2026 Santa Maria da Feira
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha! Eu tenho uma amiga que casou pelo civil e só casou pela igreja passado meio ano e gozaram da lua de mel depois do casamento religioso. Eles puderam escolher.
    Hoje em dia, pelo menos aqui na nossa zona o casamento religioso é civil já estão ligados e é a própria igreja que manda tudo para o registo civil por isso o casamento é no mesmo dia para os dois registos ☺️❤️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração