Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana
Noiva Novata Junho 2018 Odivelas

Damas de honor vs madrinha

Ana, a 15 de Abril de 2018 às 12:42 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 16
Olá noivinhas.
Estou a ter problemas com a madrinha...
Escolhi a madrinha e as damas de honor mas a madrinha começou a fazer ciúmes ao ponto de querer deixar de ser madrinha, isto porque na organização da despedida de solteira as damas de honor começaram a ajudar a madrinha dando opiniões fazendo sondagens. Isto tudo desencadeou uma discussao em que a madrinha disse que estaria a fazer o mesmo que as damas de honor e a única diferença entre ambas seria só a Madrinha assinar o papel.
Afinal de contas qual a diferença de papéis entre as damas de honor e a madrinha?
Que papéis/tarefas cada uma desempenha?
Obrigada pelas respostas noivinhas.

16 respostas

Última atividade por Ana, a 17 de Abril de 2018 às 21:28
  • Ana
    Noiva Novata Junho 2018 Odivelas
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada a todas que responderam. Depois de toda está nuvem preta e depois de ela dizer que já não queria ser madrinha de casamento achei por bem deixar assim. Ou seja ela fica sem ser madrinha nem dama De honor. Isto porque se me fez isto por causa de uma despedida de solteira então até ao casamento ainda lhe da na telha e desiste outra x de ser madrinha...
    Agora estou Sen madrinha de casamento e só me lembro de convidar uma única pessoa que é a minha madrinha de batismo.
    • Responder
  • Í
    Super Noiva Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Íris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Smiley smile

Oficialmente, o papel da madrinha é ser testemunha da cerimónia, nada mais.A única diferença é que normalmente a madrinha é eleita por ser uma pessoa mais chegada ou especial.

As damas de honor não têm funções específicas, mas dada a proximidade com a noiva, normalmente fazem questão de ajudar a noiva nos preparativos, auxiliam no dia do casamento e dão muitas opiniões, porque acima de tudo, são as amigas ou familiares mais próximas da noiva.

Eu tenho a minha madrinha,que será a minha melhor amiga e as minhas damas serão amigas chegadas, mas são todas tratadas do mesmo modo, aliás ,eu quando as convidei, criei um grupo no messenger''as minhas daminhas'' e estão lá todas, trocamos ideias a toda a hora e a opinião de todas tem o mesmo valor, a madrinha inclusive está nesse grupo e não tem qualquer destaque. Pelo contrário, eu até insisto com ela para ela ir vestida diferente delas e ela faz questão de ir igual ás damas porque são todas amigas e chegadas.

Acho que isso tem mesmo a ver com a personalidade da pessoa, se for alguém que tenha necessidade de mais atenção ou se sentir destacada, talvez surja algum ciúme.A única solução que eu veria no teu lugar, seria, tentar delegar as tarefas de modo a fazer todas se sentirem úteis e especiais.

• Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana. Não terei damas mas, na minha opinião, o papel delas é mais pontual como nos auxiliar no dia a vestir, ir ao WC, entregar coisas aos convidados... Enquanto que a madrinha, é alguém que, digo eu, nos apoia mais emocionalmente pré, durante e pós casamento. Beijinhos

• Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana Smiley smile

Por essas e por outras é que eu decidi não ter damas de honor lol Achei logo que me iriam dar muitas dores de cabeça Smiley xd

• Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Setembro 2018 Coimbra (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não tenho damas de honor. Não percebo o papel delas, acho que vieram um pouco por causa do que se vê nos filmes americanos

• Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Julho 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A madrinha paga o vestido 😂
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Olha eu tenho 2 madrinhas e apenas 1 dama de honor... Isto porque as 2 madrinhas são minhas amigas há mais de 20 anos!! (Temos 35!)... E escolhi-as por ter a certeza que me acompanham no bem e no mal, que me apoiam quando preciso delas, que me dão na cabeça quando não estou bem em alguma coisa... Porque são essencialmente amigas sinceras que não são apenas palmadinhas nas costas. Como madrinhas também é essencial ter a certeza que elas estarão connosco não só nos melhores como nos piores momentos durante o casamento. A dama de honor é uma amiga de há menos tempos (quase 10 anos!) Mas juntas preparam a minha Despedida de Solteira, ajudam-me nas manualidades, ajudam-me em decisões que tenho que tomar e principalmente têm a noção do que eu gosto e não gosto. Posto isto, não iria admitir esse tipo de atitude e infantilidade. Acho que tens que ter pulso para uma conversa séria. Sendo que deverás pensar se faz ou não sentido manter a madrinha e se ela tem ou não razões para essa ciumeira!
    Desculpa o testamento e muitos beijinhos!!😍😍❤️😘😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Experiente Setembro 2018 Paredes
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A madrinha e o padrinho de casamento são as testemunhas que, perante a Igreja, confirmam que tu e o teu noivo estão aptos a casar, que o fazem de consciência livre e esclarecida, que se amam de verdade. E são eles, como testemunhas da vossa união, que assinam a acta do casamento.

Ponto final.

A madrinha de casamento não tem de te pagar vestido nenhum. Não tem de te dar uma boa prenda.

Isso ela faz se quiser.

Como eu disse, para a Igreja, a madrinha e o padrinho de casamento são apenas duas pessoas maiores de idade, que sabem e podem assinar no dia do casamento; são apenas testemunhas da celebração. Não têm a mesma missão que os padrinhos de batismo.

Quanto às damas de honor,

eu não sei que "funções" têm porque eu não vou ter nada disso.

Mas suponho que as damas de honor ajudem a organizar o casamento, tendo um papel ativo durante o dia do casamento.

Espero que essa tempestade passe, porque não é nada bom para ti apanhares com essas chatices.

Boa sorte!

• Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem...só de ser madrinha, ou seja assinar como testemunha da vossa união, acho que ela devia perceber que está a ter o papel máximo! Claro que as damas de honor ajudam na despedida de solteira e dão opiniões, isso faz todo o sentido! eu tenho 7 damas de honor e no entanto elas planeiam a despedida com outras amigas minhas e não há chatices destas

• Responder
  • Isa.
    Noiva Constante Julho 2019 Braga (Concelho)
    Isa. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A tua madrinha deveria sentir-se honrada em ter sido a escolhida para essa função. É uma falta de respeito fazer esse tipo de jogadas 😪 Eu não devo ter damas para evitar dramas...
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A sério que essa coisa dos ciúmes existe? Em principio não terei damas, mas se existem ciumes desse genero até tenho medo ahah
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana, eu tenho uma madrinha e uma dama de honor. Em termos de tarefas vou dar-lhes as mesmas, ou seja, tanto uma como outra têm que ajudar em tudo o que eu precisar, tanto durante a preparação como no próprio dia do casamento.
    No meu caso não espero uma prenda fantástica da minha madrinha, é a minha irmã e escolhi-a pelo significado que tem para mim e por querer que ela faça parte e se sinta incluída no meu grande dia. A única diferença que realmente vou ter entre as duas é que a madrinha vai assinar e a dama de honor não, de resto e porque as conheço bem, sei que vão tratar de tudo em conjunto Smiley winking

• Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não tenho damas de honor. Tenho duas madrinhas de casamento, sendo que uma tem ciúmes da outra.
    Não acho que a tua madrinha esteja certa em ter essas atitudes. Assinar o papel não será a tarefa suprema? Smiley smile Não há mal em que a damas de honor ajudem. Aliás, podiam e deviam trabalhar em equipa.
    Comigo acontece igual... se dou uma tarefa a alguém, a minha madrinha louca pasa-se sempre.
    • Responder
  • Ines
    Super Noiva Agosto 2018 Montalegre
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eis alguns exemplos de tarefas. Se achares melhor, atribui certas tarefas à madrinha e outras às damas

Damas de honor vs madrinha 1
    • Responder
  • E
    Noiva Master Julho 2019 Ílhavo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que agora a madrinha só assina os papeis e dá um bom presente de casamento, pois de resto todas têm de te ajuar e dar dicas e contribuir com as manualidades e o resto para o dia do teu casamento
    • Responder
  • Ines
    Super Noiva Agosto 2018 Montalegre
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Regra geral, a madrinha paga o vestido...para além de que é a testemunha oficial do enlace.
    É positivo que as damas a ajudem. Assim ela não carrega com a organização das coisas sozinha. Tenta fazer-lhe ver isso
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração