Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)

Damas-de-honor: ter ou não ter? 💐

Alexandra, a 20 de Agosto de 2025 às 09:59 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 33
Guardado

Bom dia, noivinhas. 🤍

Eu gostava muito de convidar quatro amigas para serem as minhas damas-de-honor.

bridesmaids-kristen-wiig.gif

Acontece que, duas delas, eu gostava que ficassem encarregues de "inspecionar" todos os detalhes que eu não consigo "ver". Desde orientar as pessoas para dentro da Igreja, saber se estão a respeitar os lugares atribuídos e não se sentarem no lugar dos pais e padrinhos, etc.

Acham que, mesmo com essas tarefas, elas poderão ser damas-de-honor também? Tendo em conta que é suposto entrarem na Igreja à minha frente.

Sim, vou ter!

51%

39 votos

Não vou ter, dispenso.

49%

38 votos

33 respostas

Última atividade por Sofia, a 13 de Fevereiro de 2026 às 20:59
  • Sofia
    Noiva Ativa Maio 2026 Torres Vedras
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😊 no meu caso eu não sei se considero damas de honor 😕 Tenho um conjunto de amigas (de várias fases da minha vida) que vão organizar a minha despedida de solteira, entre as quais está a minha madrinha de casamento. Não estou a fazer conta de lhes pedir ( a não ser à madrinha) para me ajudar em alguns detalhes no dia do casamento, nem para entrar à minha frente na Igreja... Até porque a cerimónia na Igreja tem os minutos contados 😅 a única coisa que fiz diferente foi organizar alguns miminhos para lhes dar como lembrança 😊
    • Responder
  • Inês
    Noiva Novata Julho 2027 Torres Vedras
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Eu também vou querer ter damas e delegar algumas funções para elas, para me manter mais tranquila no dia!
    Em 2025 fui dama de honor de uma amiga e ela delegou me funções e correu tudo super bem e fluido. Sem grandes stresses!Se te faz sentido acho que deves seguir com a ideia! Beijinhos 🥰
    • Responder
  • Bárbara Fazenda
    Super Noiva Agosto 2025 Oliveira de Azeméis
    Bárbara Fazenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tive 6 damas *
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Outubro 2026 Seixal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou ter 6 damas e a ideia é também incutir-lhes pequenas ajudas no dia mas nada muito importante, quero-as pertinho de mim para me mimarem e tranquilizarem mas também quero muito que se divirtam!

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂
    Concordo contigo ❤️
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Logo com quem... Smiley laugh

Também já lhes falei que, na remota hipótese, de haver damas, gostaria apenas que elas cumprissem uma determinada paleta de cores. Não precisariam de ir todas da mesma cor, não lhes imponho essa regra. Muito menos o estilo de vestido. Se realmente eu tiver damas, elas que escolham se querem vestido curto, comprido, macacão. Que vistam aquilo que mais gostarem e conforme se sentirem bem.

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Até nos esfolavam. Smiley xd

Mas comigo vão ter calminha, ainda estou a ponderar muito sobre os prós e contras.

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu sou muito ligada à minha mãe.

Todos os dias estou com ela, há até quem me "critique" por não a largar. Ela gosta que eu esteja presente e eu também. É o que me importa. Aliás, é ela que vai entrar comigo na Igreja. E será um dos momentos mais importantes do meu dia. Smiley heart

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu entendo perfeitamente!

E elas devem estar também mais ansiosas para preparem a questão dos vestidos ou dos acessórios caso sejam damas... Smiley laugh

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como é bom termos uma relação tão cúmplice com a nossa mãe, não é assim?
    Sinto o mesmo que tu e quero que o dia seja vivido ao máximo pelas duas! ❤️❤️
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E ai de nós se disséssemos que não Smiley xd Smiley xd

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bem, Maria João...

No que diz respeito ao noivo, estamos em pé de igualdade. Cumprir horários não é com ele. Smiley xd

Nesse sentido vou contar com a ajuda dos meus cunhados. Senão, acho que chegava eu primeiro à Igreja. 🤣

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

As minhas amigas já estiveram mais próximo de se auto-convidarem, também. Smiley xd

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Daniela,

Perfeitamente de acordo. A minha mãe e a minha madrinha de batismo (e casamento) também sempre foram duas pessoas muito próximas em cada passo que dei na minha vida. Agora não seria diferente. Sou filha única e penso que a minha mãe só vai ter oportunidade de ser mãe-da-noiva uma única vez. Quero que ela aproveite esse estatuto em grande. Smiley heart

As minhas amigas aparecem depois, sendo como damas ou não, e se for preciso dar uma mãozinha para me ajudar com o vestido, eu aceito de bom grado.

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sónia,

Se eu tiver, serão quatro. Mas também no mesmo regime que tu, cada uma arranjar-se-á na sua casa e depois vêm ao meu encontro. Smiley smile

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Catarina Smiley heart

Eu sou honesta, também gosto pouco de estar ao redor de muita gente em momentos de tensão e pressão. E já lhes referi isso, mesmo não estando o assunto de damas-de-honor em cima da mesa. Já disse: preparem-se em vossa casa e depois apareçam na minha para tirar as fotografias (como são amigas próximas) e ajudarem-me a vestir, se necessário.

Estão carecas de me perguntar: "Vais ter damas?" e a resposta tem sido a mesma: "Ainda não sei." - Sei que elas gostariam. Mas estou com muitas indecisões.

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É uma opção a pensar. Nada está decidido também, por enquanto. Aguardemos. Smiley smile

• Responder
  • Paula
    Noivo Novato Outubro 2025 Almada
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entram e saem e voltam a entrar
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahaha 😂😂😂
    • Responder
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Não vou ter damas de honor por vários motivos: primeiro, porque iam ser muitas (mais de 10 😅). Segundo, porque não quero impingir roupas e cores a ninguém, dado que geralmente as damas de honor têm todas algo em comum na roupa. Quero que toda a gente vá como quiser e gostar mais 😊 de qualquer modo, isso não significa que não irei ter ajuda durante o dia do casamento. Essa parte de garantir que toda a gente entra na igreja etc, por acaso vamos contratar hospedeiras da quinta como extra para estarem lá a fazer essa parte, ficamos mais descansados. Mas vou precisar de ajuda em muitas outras coisas: carregar o dinheiro para entregar em mão à equipa de animação, orientar as cervejas e águas cá fora juntamente com as hospedeiras no final da missa, ajudarem a pôr o meu vestido e véu direitinho durante a cerimónia, garantir que o noivo chega a horas à igreja (o meu noivo é, digamos, pouco pontual de um modo geral) 😂😂 e quem vai fazer isso vai ser a minha cunhada e algumas das minhas amigas, que seriam as minhas damas, se as tivesse 🥰 portanto claro que sim, acho que as damas podem fazer tudo isso!
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na realidade, não ia ter, mas elas autoconvidaram-se Smiley xd

Portanto terei 6 Smiley xd Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá olá!

Não vou ter damas de honor, estou justamente a contar com as minhas amigas e familiares mais próximos para tratarem dessa parte.

Vou pedir alguns favores aos meus padrinhos e pais, talvez uma ou outra amiga me ajudem também.

Na preparação quero muito faze-la o mais descansada possível e só com a minha mãe. Tem sido a pessoa mais presente neste processo e é com ela que eu quero partilhar cada segundo deste dia (além do noivo, naturalmente ☺️)

• Responder
  • Sónia
    Noiva Experiente Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Alexandra! Eu vou ter 3 damas de honor. Cada uma vai-se arranjar na sua casa e depois irão ter comigo. Também ficarão encarregues de alguns detalhes. Smiley smile

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Alexandra Smiley heart

olha.. eu não vou ter... Tenho um grupo, felizmente, generoso de amigas e uma delas será a minha madrinha de casamento.

Para além de estarem vestidas de forma a se destacarem dos demais, honestamente nunca percebi muito bem a importância "do papel" das damas de honor para além de não gostar nada de ter imensa gente à minha volta em momentos de alguma "tensão"... mesmo que seja para me ajudar e dar amor! Smiley xd E por isso, eu, acho perfeitamente dispensável ter damas Smiley smile

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Só entram contigo na igreja se quiseres...

Se quiseres que entrem nada impede. Orientam as coisas com os convidados, saem e entram contigo Smiley smile

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois, não sei. Terei de me informar sobre isso.

Será o Padre Antonino de Sousa que vai presidir a cerimónia e tanto quanto sei, ele chega sempre mais cedo para receber os convidados e depois receber o noivo e a noiva à porta da Igreja. Mas não sei se será tão linear assim, para garantir que todos cumpram os seus lugares.

• Responder
  • Joana
    Noiva Constante Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não terás ninguém da igreja a dar apoio na cerimónia?

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Joana. Smiley smile

Sim, será o meu caso se sempre decidir avançar com as damas. Elas preparam-se cada uma em sua casa e depois passam para me ajudar no que seja necessário, provavelmente ajudarem-me a vestir e, para as fotografias.

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É isso que me está a criar alguma indecisão...

Das quatro possíveis damas, duas delas já têm conhecimento que ficarão responsáveis por tratar desses pormenores. Por outro lado, ainda vão a minha casa ajudar-me a vestir e depois vão para a Igreja para orientarem as coisas por lá.

Para serem damas-de-honor, têm de entrar comigo na Igreja e é isso que me está a fazer alguma confusão...

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Claro Smiley smile Elas para além de estarem a ajudar na preparação também se prontificaram a ajudar com algumas tarefas necessárias no dia!

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também quero muito incluir essas quatro amigas.

Vais contar também com o apoio delas para a organização e supervisão desses pormenores? Como vão fazer?

• Responder
  • Joana
    Noiva Constante Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Alexandra 😊

Eu não vou ter damas de honor, mas por opção.

Optei por viver a preparação apenas com a minha irmã e a minha mãe, para ser um momento só nosso, de paz e muito amor. Normalmente, quanto há muita gente na preparação, costuma ser sempre mais confuso e mais "barulho", eu preferi ter a manhã o mais tranquilamente possível e sem muito stress à volta.

Mas claro, há também quem opte por damas de honor e cada uma prepara-se em sua casa e depois só aparecem à casa da noiva, para as fotos.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração