Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Tânia
Noiva Novata Setembro 2025 Santa Maria da Feira

Damas de honor e madrinhas

Tânia, a 9 de Abril de 2025 às 09:07 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 6

Olá noivinhas! Alguém me pode tirar uma dúvida possivelmente estúpida...

Damas de honor e madrinhas é a mesma coisa? Ou é diferente?

6 respostas

Última atividade por Daniela, a 15 de Abril de 2025 às 10:12
  • Daniela
    Noiva Experiente Junho 2025 Castelo Branco (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Tânia, as noivinhas já explicaram bem a diferença entre madrinhas e damas de honor! eu vou ter ambas, a minha madrinha será a minha prima que é como se fosse minha irmã e as damas de honor são as minhas 4 melhores amigas há mais de 10 anos! Smiley love

• Responder
  • Daniela
    Noiva Experiente Julho 2026 Trofa
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Querida, é diferente.. As damas, são as nossas meninas que nos acompanhamSmiley heart

Madrinhas, são quem testemunham o nosso casamento e assinam os papeis Smiley heart

Um beijinho

• Responder
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia!
    Madrinha e Dama de Honra são, de facto, "papéis" e responsabilidades diferentes mas a Quirina explicou bem.
    No meu caso, as minhas Damas serão as minhas duas melhores amigas e a minha enteada que eu adoro. A minha Madrinha será a mulher do meu primo (que será o meu padrinho) e ambos, ás escondidas, é que ajudaram o noivo na tarefa de me pedir em casamento e ela é que teve a ideia de fazermos a cerimónia das velas de união, que eu desconhecia 🥰
    • Responder
  • Quirina
    Super Noiva Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Tânia, concordo com o que as outras noivas disseram. A madrinha pode ser a tua madrinha de baptismo ou outra pessoa; tem a tradição de pagar o vestido da noiva (é só tradição, não tem de ser); o noivo costuma ter uma e a noiva outra e são as madrinhas que assinam os papéis na igreja ou no casamento civil.

As damas de honor são as amigas ou familiares que quiseres convidar; podes ter o número que quiseres, pois como não assinam não há limitações; têm a função de organizar a despedida de solteira e de ajudar nos preparativos do casamento e normalmente vão todas vestidas de igual ou da mesma cor.

• Responder
  • Sandrine
    Super Noiva Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No início também fiquei super confusa com essa diferença ahaha 😅

Mas a Wanessa explicou super bem nos comentários!

Basicamente, a madrinha (ou seja, a testemunha) é quem assina os papéis no casamento civil. Já as damas de honor estão lá para te ajudar nos preparativos e garantir que tudo corra da melhor forma no grande dia ✨

• Responder
  • Wanessa
    Noiva Constante Setembro 2025 Viseu (Concelho)
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Tânia, é diferente. Acho que a forma mais fácil de perceber a diferença é em inglês. Maid of honor e bridesmaids. As maid of honor (madrinhas) assumem um papel de destaque em relação às bridesmaids (damas de honor). Não sei se fez sentido Smiley xd

Normalmente, a noiva tem 1 madrinha e 4, 6 (ou o número que quiseres) de damas de honor

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração