Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Daniela
Noiva Novata Abril 2025 Aveiro (Concelho)

Damas de honor e cavaleiros de honra… será?

Daniela, a 1 de Abril de 2024 às 00:06 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 10
Boa noite noivinhas
Por aqui surgiu recentemente a ideia de ter damas e cavaleiros de honra, mas tenho umas questões …
As damas têm que se vir arranjar com a noiva? Caso elas não queiram ou não se sintam à vontade (algumas nem se conhecem 😅) , vão todas directamente ao local da cerimónia? Há obrigação de ter que pagar vestidos ou dar ramos ? Ou basta um convite especial e uma “prendinha” igual para usarem no dia ? E os cavaleiros de honra? Que lhes oferecem? 🤔
São pessoas que gostávamos que tivessem um papel importante nesse dia , mas é um tema que tem muito que se lhe diga… Ainda estou muito na dúvida se é um Sim a este assunto ou se não.

10 respostas

Última atividade por Beatriz, a 4 de Abril de 2024 às 15:27
  • Beatriz
    Noiva Master Agosto 2024 Óbidos
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O que torna diferente e especial é o que cada noivo idealiza para o seu dia!

    • Responder
  • Katia
    Noiva Constante Agosto 2025 Lamego
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Penso que cada um pode fazer o que quiser.

    Eu só vou ter as damas de honor e fiz um convite especial para elas (mas sem prenda). Vou oferecer o vestido + robe (para nos arranjarmos juntas nesse dia), como vivemos todas na Suíça e o casamento será em Portugal elas já terão de pagar o voo, hotel, etc.

    Além disso, se elas não se conhecerem (como no meu caso) podias organizar um jantar/pequeno-almoço ou algo do género meses antes do casamento para que se conheçam para esse dia e para que se sintam confortáveis. Eu vou organizar um jantar Smiley smile

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Curiosa Maio 2024 Torres Novas
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Daniela! Por aqui optámos por oferecer uma caixinha com cheirinhos e porta-joias personalizados com pulseira igual lá dentro.
    Damas de honor e cavaleiros de honra… será? 1
    Para os cavalheiros de honra fizemos uma brincadeira com o Beirão e personalizámos a base do copo com o nome de cada um.
    Damas de honor e cavaleiros de honra… será? 2
    Em relação aos vestidos e fatos, no manual sugerimos alguns tons dentro da paleta de tons do nosso casamento (se bem que a caixa já dava a entender) e deixámos ao critério de cada um escolher o modelo que se sentia mais confortável de usar.
    • Responder
  • Karen
    Noiva Curiosa Junho 2025 Leiria (Concelho)
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Nós vamos ter damas de honor e cavalheiros de honra, achamos que para nós faria muito sentido.
    Às damas vou oferecer uma caixinha com alguns mimos e uma pulseira para usarem no dia.Aos cavalheiros tenho a ideia de oferecer uma caixinha com alguma bebida e a gravata para usarem no dia. Quanto aos vestidos das damas, não vamos oferecer! Deixo ao critério delas desde que respeitem a paleta de cores que é o verde ☺️
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Daniela,

    nestes assuntos, cada noivos é que decidem como melhor lhes aprovem fazer as coisas. Nós vamos ter uma despedida de solteiros conjunta para juntar as damas e os cavalheiros todos e toda a gente se conhecer. Quanto aos vestidos e ao se irem arranjar contigo, eu acho muito fofa essa parte, mas outra vez, depende do que pretendes. Nada é obrigatório, por isso, vejam como se sentem mais confortáveis em todos os aspetos. Eu, por exemplo, vou ter 6 damas, vão arranjar-se comigo, vou oferecer pulseiras em vez de ramos. Os cavalheiros vão vestir-se com o noivo e vão levar lapelas iguais as pulseiras das damas. As cores dos vestidos delas vão ser dentro da nossa paleta de cores do casamento, mas não paguei os vestidos.

    • Responder
  • Patricia
    Noivo Constante Outubro 2024 Montijo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela,
    Nós não vamos ter mas é como vocês quiserem e o que acharem que vos faz sentido fazerem. 😊
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Daniela!

    Olha depende do que tu pretendes. Eu dei um convite especial com uns mimos e vou mandar fazer uns raminhos em formato pulseira para no dia elas usarem.

    Vestidos é com elas, so escolhi a cor.

    Quanto a vestir, eu tenho 7 damas, tornava-se confuso então só vou ter duas a vestir comigo que é a minha irmã e a minha prima.

    Aos cavalheiros vou mandar fazer uma coisinha para a lapela também.

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    isso depende, obviamente, de noivos para noivos.

    No nosso casamentos as damas vão-se vestir comigo (nem todas se conhecem também) em casa dos maus pais.

    Os "damos" do noivo irão estar na casa dos pais dele.

    No nosso caso, não fizemos nenhum pedido formal com prenda. Apenas perguntámos.

    No dia as damas irão levar um ramo e os noivos um ramo de lapela, para colocar ao peito.

    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Daniela! A verdade é que cada casal faz o que quer, o que consegue e o que é melhor para eles...
    Eu às minhas damas (são 6) vou oferecer uma caixinha com uns miminhos tipo gomas, máscaras faciais e o convite para serem damas de honor, e vou convidar a virem-se arranjar comigo no dia porque não tenho irmãs e elas são o que tenho mais próximo disso, e no dia em minha casa serei eu, a minha mãe e a minha tia. Casos elas não se queiram arranjar lá, vão ter na mesma a minha casa para depois irem comigo para a igreja porque vou ter uns comes e bebes para a família e alguns amigos. No dia vou-lhes oferecer uma pulseira de flores igual ao que vou dar às mulheres das nossas famílias.
    Para os cavalheiros iremos oferecer a gravata para usar no dia quando o homem lhes fizer o pedido para serem cavalheiros, e no dia do casamento vão à casa dele para ajudar a vestir o noivo Smiley tongue e daremos também umas flores para a lapela para os cavalheiros e os homens das famílias.

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Novata Abril 2025 Aveiro (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cavalheiros digo 😅
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração