Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

D+1 Post-wedding: tudo o que precisava de ter sabido sobre a noite de núpcias

Milhinha, a 16 de Outubro de 2020 às 16:32

Publicado em Fórum Recém-casad@s 56

Boa tarde, Princesas! E bom fim-de-semana! Bem-vindas à minha série de debates Post-Wedding. Para aquelas que ainda não tiveram oportunidade de ver, casei-me no passado dia 04 de Outubro. Enquanto espero pelas fotos oficiais (que demoram 6 meses), vou-me lembrando de pequenas coisas que nunca me...

Boa tarde, Princesas! E bom fim-de-semana!

Bem-vindas à minha série de debates Post-Wedding. Para aquelas que ainda não tiveram oportunidade de ver, casei-me no passado dia 04 de Outubro. Enquanto espero pelas fotos oficiais (que demoram 6 meses), vou-me lembrando de pequenas coisas que nunca me passaram pela cabeça aquando da preparação do nosso casamento. Hoje falo-vos da Noite de Núpcias e da preparação que esta exige especialmente em época COVID.

Definição: Trata-se da primeira noite que os noivos passam juntos como marido e mulher. É revestida de imenso simbolismo, porque os noivos (ambos virgens antes de casar) teriam nessa noite a sua “primeira vez”. Desde a Idade Média, também era uma “obrigação” que nessa noite fosse “consumado” o casamento (ou seja, especialmente para as Famílias Reais, sem “primeira vez” não havia contrato de matrimónio, não havia fusão de terras e divisão de heranças e dinheiro aos rios para aquela nova família). Assim, a noite de núpcias de uma família real começava por ser uma valente enchente de gente no quarto nupcial (impróprio para esta época COVID que vivemos), contando com membros do clero, da nobreza e até às vezes os papás e mamãs dos meninos em ação. Através de retábulos e reposteiros, assistiam ao ato para validar o casamento ocorrido nesse dia. (Mais alguém a preferir meter-se num buraco do que a passar por isso?)

cfb_618401.jpg

Superstições: rezam as mais antigas superstições que o noivo deve carregar a noiva ao colo entrando com pé direito no seu quarto de núpcias. Porquê? Desde a Roma Antiga, acreditava-se de espíritos malignos afiguravam-se à ombreira das portas de casa. O marido, ao levar a sua mulher ao colo, impedia que esta fosse consumida por estes maus espíritos. Também ao entrar de pé direito teria sorte no seu matrimónio.

Tradições/Brincadeiras: o quarto dos noivos é sobejamente cobiçado para algumas partidas entre os convidados. É comum os amigos dos noivos perguntarem onde passarão a noite de núpcias para fazer algumas partidas: encher o quarto de balões, fazer “cama à espanhola”, ou mesmo colocar arroz, açúcar ou sal nos lençóis de forma a tornar a vida dos recém casados um pouco mais difícil. Tenham muito cuidado a quem dão informação sobre onde passarão a noite de núpcias!

Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Onde passar a noite de núpcias?

Primeiro que tudo, procurem algum lugar próximo do vosso copo de água. Não irão querer ser os últimos a sair da vossa festa e ainda viajar quilómetros para ir finalmente descansar.

Depois, procurem algum sítio que tenha certificação Clean & Safe. O Turismo de Portugal desenvolveu uma certificação para desinfeção de quartos e espaços em era pós-COVID para que se assegure que mesmo que um cliente COVID-positivo assintomático tenha dormido no vosso quarto na noite anterior, não haja contaminação para vocês os noivos. Sejam “chatos” e exigentes neste aspeto. Façam um esforço para se manterem COVID-free nos 14 dias após o vosso casamento - é um conselho que vos dou especial para esta época em que vivemos.

Maior parte das quintas de casamentos possuiu quartos próprios em regime de alojamento local ou parceria com hotéis na proximidade. Falem com os vossos fornecedores e peçam a vossa noite de núpcias gratuitamente (mas garantam que cumprem os dois requisitos mencionados acima).

2) Qual o transporte a usar para a noite de núpcias?

No final da festa, estarão cansados (e um pouco alcoolizados também). Devem, por isso, acautelar como se irão transportar para o local onde irão passar a noite de núpcias (sendo um local em separado). Se forem em carro próprio, é provável que os vossos amigos o tenham sujado ao ponto de estar impróprio para ser conduzido na via pública – podem ver exemplos neste brilhante debate da nossa Destacada Kris. Optem por ir dormir e depois ressuscitar o vosso carro precioso. Aluguem um táxi ou um Uber (daqueles que garanta cumprimento de normas COVID). Ou simplesmente peçam boleia a um familiar próximo.

3) Como será o quarto da noite de núpcias?

Poderá ser um quarto simples de hotel, em que habitualmente o hotel oferece um “miminho” como uma garrafa de espumante para ambos brindarem. Poderá ter alguma decoração especial em alguns casos. Poderá até ser uma suite de lua-de-mel com duche, banheira e jacúzi a meio do quarto!

cfb_618405.jpg

A bem dizer da verdade, vocês chegarão cansados ao vosso quarto, terão de tirar o vestido e o fato, desmontar todo o vosso penteado de acessórios e estão mais prontos para dormir que usufruir de todas as comodidades que o hotel tem para vos oferecer. Mas não desanimem. Invistam num late check-out para aproveitarem não só o pequeno almoço grandioso do hotel, a piscina ou spa e tudo aquilo a que têm direito no dia seguinte. Podem também negociar uma segunda noite no hotel e assim tirar melhor proveito do quarto! Pensem nessas opções com carinho!

4) O que levar na mala para a noite de núpcias?

PRIMEIRO QUE TUDO: Não se esqueçam de deixar na recepção do hotel a vossa mala de noite de núpcias. Devem fazê-lo na manhã do casamento ou na noite anterior. Avisem que o vosso check-in será tardio e garantam que alguém estará lá para vos receber.

A primeira coisa que vocês vão pensar será na magnífica lingerie! Mas enganam-se: provavelmente só a usarão no dia seguinte.

O que vocês precisam de pensar é em tudo o que vos dá conforto numa boa noite de sono: um bom desmaquilhante, uma escova/pente, um pijaminha confortável (para vocês e para o noivo). Não esqueçam de uma muda de roupa para o dia seguinte (não esquecer a roupa interior) e uns sapatos confortáveis. Talvez até podem pensar um fato de banho e numas chinelas para desfrutar da piscina antes do late check-out. De resto, o hotel irá suprir de pequenas coisas que vos darão conforto.

5) O que acontece na noite de núpcias?

Aceitam-se apostas: todos os vossos amigos vão questionar-se se vocês estarão “rotos” o suficiente ou bêbedos o suficiente para não haver “namoro” logo à noite. Tive muitas amigas convidadas, que apenas diziam: “Noite de núpcias? Esquece! Não vai acontecer nada! Ninguém chega “vivo” à noite de núpcias” E esta é uma ideia generalizada – se a festa for boa, a noite de núpcias ficará apenas pelo nome. O que acontece na realidade: só vocês saberão dizer. And a lady never tells! Hahaha

cfb_618403.jpg

Aguardo por todas as casadinhas que nos venham trazer mais dicas úteis!

Bjs e bons preparativos

56 respostas

• Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma boa opção dormir em casa (concordo contigo), mas quanto a ir logo de Lua de Mel, espero que o meu próximo debate post-Wedding te possa dissuadir 😉 Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes querer Vanessa 😂😂😂 Ha tradições muito macabras (dignas de Halloween) relacionadas com os casamentos! Bjs e obrigada!
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Cláudia! Eu aprendi imenso com os debates de grandes noivas casadinhas do meu tempo! O importante é pensarmos as coisas de outro prisma. Ainda bem que pude ajudar! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha! Eu nem queria saber do dinheiro! Enquanto o noivo dançava eu passava a noite toda entre a pista de dança e a mesa de honra a entregar envelopes de prendas ao meu sogro e a despedir-me das pessoas que se iam embora! Já só queria mesmo dormir. Mas vale a pena pensar em dosear esforços na festa para termos uma noite de núpcias mais especial. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahah foi o feedback de todas as minhas amigas também! Se a festa é rija, a noite de núpcias vai pelo cano abaixo.
    Nós estabelecemos uma regra entre nós: mal chegámos à quinta depois da cerimónia o noivo Milhinha disse-me “vamos resistir à tentação de nos separarem, vamos tentar estar sempre juntos” e foi o pedido mais sensato! No cocktail os amigos dele puxavam-no para um lado e a minha família para o outro. Gentilmente declinámos e mantivemo-nos juntos. Isso permitiu que bebêssemos juntos e que desfrutássemos dos mesmos momentos juntos! No copo de água os amigos começaram logo a fazer brindes e a pedir penaltis e etc. O noivo Milhinha pediu ao empregado de mesa que “baptizasse” uma garrafa de vinho qualquer com 7up e assim conseguiu evitar que ficasse bebedo durante o jantar. Se visse a minha malta a fazer o mesmo também iria pedir o tal vinho dos noivos 😂
    Sabendo estás coisas ad initium permite vos gerir esforços e enquanto casal gerirem esforços para a noite de núpcias 😉 Por isso, força girl! Vai ser fantástico se tu quiseres! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Felizmente nao querida! Mas o teu debate deve ser lido por todas! Há tradições antigas e populares que podem incomodar muitas noivas mais incautas! É daquelas tradições “menos agradáveis”. Obrigada e beijinhos!
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah Cátia! Bota vergonha alheia nisso! “Sal grosso! “ 😂
    É mesmo a atitude mais sensata! A nós correu-nos imensamente bem nesse aspecto: não houve carros danificado nem açúcar nos lençóis! 😍 Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como vês pelos comentários, podes sempre passá-la em casa e gastar o mínimo possível. É um selo Clean&Safe DIY e pode ser perto do copo de água. O importante é manteres o local de noite de núpcias sigiloso para toda a gente - para que não haja intrusos indesejáveis!
    Mas quem tem um a sogra assim, tem pano para mangas para de rir durante uma eternidade! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O truque está em negociar! Quando tínhamos 120 convidados íamos pedir uma 2ª noite no hotel sem custos. E não causaram nenhum entrave!
    Entretanto ofereceram-nos uma noite de núpcias bem mais perto do copo de água então pedimos para passar a noite de núpcias gratuita no dia a seguir - foram duas noites de núpcias na verdade. Mas na primeira sabíamos que não íamos ter açúcar na cama e na segunda estábamos rodeados dos nossos amigos. Foi uma opção feliz. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O importante é que seja um ambiente neutro e que vos facilite a vida. Não tenham pressas para ir à casa dos pais. Desfrutem (mesmo!) Do dia a seguir! Bjs e obrigada Ana Luísa!
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma boa sugestão, Telma! Obrigada Bjs
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai pah o que já me ri a imaginar o clero, a nobreza e a família a ver o ato ser consumado 😅 M-E-D-O
    Olha realmente a ideia que tenho é que o dia é extremamente cansativo e que provavelmente a pessoa chega ao hotel e aterra por completo...há tempo para consumar no dia seguinte 😏 até em conversa com amigas comentei que secalhar mais valia ir dormir a casa (pois é perto da quinta) e gozar a noite seguinte num hotel ou se fosse o nosso caso partimos logo de lua de mel no dia seguinte...
    A ver vamos o que o futuro me reserva 😊
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desconhecia essa parte da história, mas que horror, ainda bem que tudo mudou 😂😂😂

Boas dicas Milhinha 🤗🤗
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Junho 2021 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelente debate. Obrigada ☺️ por acaso, ainda não tinha pensado nisso. Nem eu nem o noivo bebemos, por isso, o conduzir não será problema. Mas algo perto faz todo o sentido. Começar a pesquisar.

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tenho uma amiga que uma vez me disse " a noite de núpcias é para contar o dinheiro". Eram outros tempos, sem dúvida.

• Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olaaa bem eu sou sincera eu espero honestamente ter a tal noite de núpcias

Nem que arranje espaço durante a festa para uma rapidinha de casada 😜...
    A ver se calhar nem vejo o noivo a não ser na 1 dança 😂😂😂.
    A noite à partida será na quinta... Não queremos agarrar em carros e ter stresses 😜

A minha amiga que casou disse que o noivo dormiu na varanda do hotel de tão bêbado que estava 😞😑....
    Eu entendo que festa é festa... Massss
    😜😂😂
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelentes dicas hehe realmente acredito que a noite em si devem estar mais mortos que vivos 😅e espero que não te tenha acontecido nada que descrevi no meu debate hahha
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Milhinha!

Quanto a essas tradições antigas acho que preferia enfiar-me num buraco do que ter uma quantidade de gente a ver a consumação do casamento! Credo!!!

Nós vamos passar a noite de núpcias na quinta, pois é oferta. Mas não vou dizer a ninguém para depois não correr o risco de ter surpresas no quarto.

Beijinhos

• Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahhhhhh já estou a imaginar a cara de horror e de panico da minha sogra, a ver o seu menino a prevaricar 😂😂😂😂😂😂😂

Que horror Joana Rita, Vade Reto!!

Por aqui ainda não decidimos onde será a nossa noite, até porque dependerá do tipo de celebração que iremos fazer (iremos decidir nos próximos dias, consoante as novas medidas de restrição)

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    QUE HORROR!
    Bem nem vou comentar essa parte da história 👀😬

Nós vamos passar a noite de núpcias na Quinta que tem a sua parte de hotel ( já vamos ficar lá de véspera para nos arranjarmos de manhã). Gostava de ficar lá mais uma noite para puder aproveitar bem as comodidades do hotel mas não sei se será possível €€. Veremos 😘😘
    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui está a pensar-se bem no assunto. É possivel que fiquemos num hotel perto da quinta, não é que a nossa casa seja longe da quinta, mas sempre é mais perto (até porque no dia seguinte é dia de ir aos pais)

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, preferia nem casar se assim fosse! Que vergonha alheia 😂😂

Por cá, a nossa primeira noite escolhemos o Hotel Vila Galé em Coimbra e posso aconselhar a qualquer recém-casal! É magnífico! Para o ano veremos, mas será certamente algo bem diferente para que estejamos perto do hotel 😘

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tal e qual Marta! É uma excelente opção! Vai tudo correr bem. Bjs
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate.

Eu também preferia enfiar-me num buraco Smiley xd

Por cá, iremos passar a noite em casa, fica perto da quinta, tem selo safe and clean (aprovado por nós), tem todos os confortos.

Relativamente à noite de núpcias, só nós saberemos o que se passa dentro das nossas quatro paredes.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração