Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Constante Setembro 2022 Sintra

Custo do nosso casamento: expectativa vs realidade

Catarina, a 30 de Setembro de 2022 às 21:25 Publicado em Fórum Casamentos.pt 3 11

Olá comunidade!

Venho partilhar convosco algumas conclusões que tirei sobre os nossos gastos com o nosso dia! Normalmente é um tema um pouco sensível, nem que seja porque é realmente tudo muito relativo, por isso venho tentar dar o meu contributo neste tema e espero que possa ser útil!

Tanto eu como o marido somos formados e trabalhamos na área financeira e portanto obviamente que o dinheiro foi um tema muito bem controlado! Fiz inicialmente um orçamento em excel, dividido por rubricas principais e com algumas estimativas dentro de cada rubrica. O valor que colocámos em cada coisa dependeu de 1) o nosso orçamento para o casamento e 2) os valores médios de cada coisa, que tentámos perceber através de alguma pesquisa aqui no site (e antes de pedir qualquer orçamento a fornecedores).

Ao longo do tempo fomos apontando TODOS (mesmo todos, até os saquinhos da loja do chinês!) os gastos e nunca alterei o valor inicial.

A verdade é que podemos fazer um casamento com muito pouco ou mesmo muito, tudo depende do que podemos e queremos gastar. Por isso vou partilhar qual a proporção do meu orçamento que gastei em cada rubrica, e basta aplicarem essa % ao vosso valor total para ter um número que se adequa a vocês.

Claro que não é porque certa pessoa gastou por exemplo 10% do seu orçamento em flores que significa que todos vamos gastar... depende obviamente das nossas escolhas e da importância que damos a cada coisa. No entanto espero que de alguma forma este resumo vos possa ajudar.

Vamos lá então!

comiss%C3%A3o.gif

FORMALIDADES

A nossa estimativa incluía gasto com o registo civil e a igreja, mas era apenas uns 1,5% do nosso orçamento. No fim entre o valor de abertura do processo no civil, o valor do processo na igreja e a nossa contribuição para a igreja no fim da cerimónia, o valor ficou abaixo, pelos 1% do nosso gasto total.

QUINTA

Aqui a conta foi “fácil” de fazer: tínhamos 120 convidados e orçamentámos 100€/pessoa para a quinta (refeição e bebidas). Além disso analisámos também que outras coisas as quintas tinham incluído além disso, como decoração, bolo, etc., que nos pudessem ajudar a poupar dinheiro. Da totalidade do nosso orçamento, cerca de 59% era para a quinta.

Nesta rubrica tivemos de incluir posteriormente ainda o fogo preso do corte do bolo e o arrendamento da casa que a quinta tem disponível para a noite do casamento para alguns convidados que precisavam. Mesmo com estas duas despesas extra, nesta rubrica ficámos ligeiramente abaixo do esperado porque o número de presentes foi inferior aos convidados e porque o staff e as crianças pagam menos (ou nada se muito pequenas). No fim, a quinta foi 54% do nosso gasto total.

ROUPA E DERIVADOS

Aqui não foi tão fácil e a prova é que foi a rubrica com um maior desvio no nosso orçamento…. Tínhamos estimado 16% do nosso orçamento para esta rubrica. Para o vestido de noiva bateu certo porque foi o valor limite estabelecido (que eu já sabia que seria assim porque sabia bem o vestido que queria!), e poupámos um pouco na maquilhagem/cabelo e sapatos, que compensou o que gastámos a mais em acessórios de noiva. O problema foi que o estimado para o fato e complementos do noivo foi muito ao lado (e abaixo)! E no fim a nossa despesa nesta rubrica foi quase 20% do nosso orçamento.

FLORES

Ficou ligeiramente acima do esperado, mas não foi muito significativo, mantendo-se à volta dos 5% do nosso orçamento. Incluía flores da igreja (altar e bancos), bouquet, flores de lapela e raminho para a menina das alianças, flores da quinta (mesa dos noivos, convidados, coreto, placa de boas-vindas e arco decorativo).

DECORAÇÕES

Aqui foi um bocadinho ao lado, porque tínhamos estimado quase zero… só tinha incluído o porta-alianças. Não pensámos bem! Depois tivemos ainda gastos com topo do bolo, velas, decoração carros (noivos e convidados), pétalas para a igreja e a placa de boas-vindas. Acabou por ser um bocadinho mais de 1% do nosso gasto total.

MÚSICA

O nosso orçamento era de 3% para esta rubrica, mas acabámos por gastar mais um bocadinho e ficou nos 4% do total. Aconteceu porque cumprimos o valor para o DJ da quinta, mas não me tinha lembrado de adicionar o coro da igreja…

FOTOGRAFIA E VÍDEO

O nosso orçamento era 7% do total para fotografia e vídeo. Passámos o limite para ficar nos 9% porque eu tinha algumas coisas que não queria abdicar (por exemplo álbuns extra) e era realmente uma área muito importante para nós.

LEMBRANÇAS E PRESENTES

A nossa estimativa era 2% e acabou por ficar ligeiramente abaixo pelos 1,5%. Aqui só tinha orçamentado as lembranças em si, que ficaram abaixo do previsto (quase metade!) mas depois acabámos por adicionar alguns custos com lembranças especiais que quisemos ter para os nossos pais e padrinhos.

ARTIGOS DE PAPELARIA

Tínhamos um orçamento de quase 2% nesta rubrica para convites, missais, menus, cartões de lugares e ementas, etiquetas ou cartões para lembranças e livro de assinaturas. O nosso gasto acabou por nem chegar a 1% pois apenas tivemos de gastar em convites e missais e ficaram os dois dentro do limite!

ALIANÇAS

O nosso orçamento tinha 2,5% do valor em alianças e acabou por ficar ligeiramente acima e gastámos cerca de 3%. As nossas alianças são as mais simples e tradicionais e tivemos a oferta da gravação.

TRANSPORTE

Esperávamos gastar exatamente 2% do nosso orçamento nesta rubrica, mas aqui aconteceu a nossa segunda maior poupança depois da quinta… o nosso gasto foi zero! Pedimos a um familiar que tinha um carro mais “catita” para nos ajudar e por isso não gastámos este valor. Os valores que nos pediam para 15/20min da igreja à quinta estavam em linha com o que tínhamos orçamentado, no entanto o problema é que esse valor não deixava de ser extremamente absurdo para o serviço que era! Então resolvemos cortar aqui e sinceramente foi o que fizemos de melhor porque o carro onde fomos ficou lindo com a decoração que encomendei na Amazon!

OUTROS

Esta rubrica estava a zero inicialmente. O único gasto que ficou aqui foram as nossas aulas de dança para abertura de pista e, portanto, no fim ficou nos 1% do total dos gastos.

A nossa noite de núpcias foi uma prenda de casamento e portanto não está aqui mas também não a tínhamos incluído inicialmente.

5hour-energy-energy-shot.gif

Espero que vos possa ser útil de alguma forma! E vocês? Onde pouparam mais e onde perderam a cabeça nos gastos com vosso dia? Smiley winking

11 respostas

Última atividade por Cristina, a 11 de Setembro de 2025 às 10:47
  • Cristina
    Noiva Novata Setembro 2026 Mafra
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, seria possivel partilhar o excel pfv? Obrigada

• Responder
  • Melissa Toste
    Noiva Experiente Outubro 2023 Terceira
    Melissa Toste ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noiva
    Por aqui também temos tudo estruturado tanto no casamentos.pt como em excel. Para que nos mantenhamos dentro dos limites
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina,

Também nos guiámos pelo Excel. Apesar de termos excedido o orçamento em algumas coisas, fizemos cortes noutras.

Obrigada pela partilha.
    Acredito que o teu debate ajude outras noivas.
    • Responder
  • Carolina
    Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Catarina! 😊

Que post ótimo para ajudar algumas noivinhas!

Obrigada por esta partilha 😘

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Antes de mais, MUITOS parabéns pela organização, pelo controlo, pela disciplina. 👏
    A única coisa que acrescentaria ao post é a importância de uma conversa prévia com o noivo em que conhecem os gostos de cada um relativamente a este tema e também como irão gerir as finanças. Calculo que vocês tenham feito isso, mas não deixaste isso claro para quem ler o post.
    Parabéns mais uma vez, e obrigada pelo teu post.
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô alô Catarina, belo post sabes que a parte dos orçamentos é sempre uma aérea tabu, fora a questão que não temos bem ideia dos preços e de como os fornecedores se aproveitam da palavra casamento, eu sei que ultrapassei o desejado, mas foi 1 decisão tomada de forma consciente, depois tivemos malta familiar que nos foi oferecendo certas coisas, algo que não estava contemplado no nosso orçamento...
    "poupei" aí,
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Maio 2023 Aveiro (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito do post
    Tenho a ideia que gastarei mais do que o orçamento.
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo post gostei bastante e vai me ajudar muito, eu ao contrário de vocês fiz mesmo tudo em papel mas tudo a ir também 🤩🤩
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tal e qual! No ficheiro tenho também todas essas datas e valores para estarmos a par de tudo ☺️
    Eu ao contrario de ti… odeio estas coisas.
    Mas precisamos de mais posts assim!
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carla! Obrigada!

Nós anotámos os valores todos em €€€ e agora no fim não resisti a fazer uma análise (é a minha veia da área financeira que nunca me abandona!)

Essa ideia é muito boa! Nós no mesmo excel do nosso orçamento temos uma folha que dividimos por o que já estava pago (o quê, o valor, quem de nós pagou e quando) e o que faltava pagar, com o mesmo detalhe mas a dizer a data limite de pagamento) e isso ajudou-nos muito a perceber o que estamos a gastar e como temos que nos orientar para ter a certeza que conseguimos pagar tudo e não nos comprometer com as nossas finanças mas também não falhar aos fornecedores!

Muito obrigada! beijinhos

• Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina!
    Adorei este teu post! Tenho também um ficheiro Excel mas não com % como fizeste, mas dividir por períodos de tempo em que gastaríamos dinheiro. Dividi em 4 períodos:
    1: o ano em que começamos a organizar em que pagamos os valores todos de entrada (fotografia, vídeo, quinta, celebrante, animação…). 2: o ano corrente - com gastos realizados me fornecedores adicionais (vestido, sapatos, acessórios, lua de mel, processo de casamento…).3: o próximo ano, antes do casamento - todos os gastos que teremos com fornecedores que temos que pagar até 1 mês antes do casamento (restante valor de celebrante, vídeo, fotografia, flores, noite de núpcias, etc)4: o próximo ano, após o casamento: valores que temos a pagar logo após o dia do casamento (que será os últimos 10% de fotografia e vídeo após nos entregarem o material, o custo da quinta e alguns gastos adicionais da lua de mel).
    Este ficheiro tem ajudado imenso a perceber os gastos que temos vindo a ter! E tal como tu até as peças que compramos em lojas mais pequenas adiciono la.
    Muito obrigada pela tua partilha! 🙏
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração