Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Gs Lili
Noiva Novata Julho 2017 Vila Nova de Gaia

Cursos de noivos

Gs Lili, a 21 de Março de 2017 às 15:01 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 13
Ola à todos, Alguém pode me dizer se o curso e estritamente obrigatório, como estou no estrangeiro não o posso realizar... Smiley sad

13 respostas

Última atividade por Sofia, a 23 de Março de 2017 às 09:16
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2017 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como já te disseram, há padres que pedem! Fala com ele... em Santa Maria da feira os cursos são só um fim-de-semana... fiz lá e aconselho mesmo muito Smiley smile
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Normalmente, os padres exigem. Mas pode haver aqueles que deixam casar mesmo sem o fazeres.Mas, há os chamados Cursos Intensivos, porque são feitos num só fim-de-semana. Foi assim que fizemos o nosso (por uma questão de optimização de tempo), e gostámos bastante!Mas tens de falar com o padre que vai celebrar a vossa cerimónia! Smiley winking
    • Responder
  • Susana
    Noiva Constante Maio 2017 Póvoa de Lanhoso
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar pela igreja e não o vou fazer! O padre diz que não vale a pena!
    • Responder
  • Mary Berry
    Noiva VIP Setembro 2017 São Miguel
    Mary Berry ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para casar na igreja sim... Não consegues fazer no pais onde estas?
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Constante Agosto 2017 Castelo Branco (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha. Eu também estou no estrangeiro, e o padre que me vai casar disse para fazer aqui o curso em Munique com o padre da missa portuguesa. O que te disse o padre que te vai casar?
    • Responder
  • Paulinha
    Noiva Constante Maio 2017 Penafiel
    Paulinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha eu estou na suiça caso-me a 6 de Maio e fiz o curso ca ha cerca de dois meses .. falei com o padre da missao catolica portuguesa aqui da suiça central e ele tratou de tudo srm problema algum
    • Responder
  • Gs Lili
    Noiva Novata Julho 2017 Vila Nova de Gaia
    Gs Lili ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hoje falei com o padre da minha zona e recusa se categoricamente a fazer os papéis para eu poder fazer o casamento em Portugal, não sei o que fazer estou bloqueada... alguém tem uma ideia?
    • Responder
  • Gs Lili
    Noiva Novata Julho 2017 Vila Nova de Gaia
    Gs Lili ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estou em França em meaux Seine et marne, é justamente fui me informar hoje é não me querem dar uma atestação para poder me casar em Portugal porque aqui é tarde demais para fazer o curso , sem atestação não posso fazer o casamento em Portugal.
    • Responder
  • Vânia
    Noiva Experiente Setembro 2017 Aveiro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola querida.. tas em que parte de França? Eu tambem estou em França e o padre de portugal ligou me na semana passada a dizer que tenho que tratar das coisas aqui. Espero que o padre daqui nao implique com isso do cpm. Esta semana vou falar com ele e vou ver o que ele diz e depois digo te alguma coisa se quiseres.. porque ha padres que gostam é de implicar
    • Responder
  • Gs Lili
    Noiva Novata Julho 2017 Vila Nova de Gaia
    Gs Lili ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela tua resposta mas o problema é que eu estou em França e eles não aceitam que seja feita agora porque devia começar um ano antes de a data e eu não sabia , e o casamento e previsto para Julho.
    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Julho 2018 Porto (Concelho)
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não, pelo o civil não tens de fazer, mas pela igreja é altamente provável!
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Junho 2017 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Suponho que estejas a falar do CPM. O curso não é obrigatório. Mas há padres que preferem que os noivos o façam . Fala com o Padre que te vai casar e esclarece esse ponto.Eu também vivo no Reino Unido e vamos fazer o CPM cá. A igreja da nossa área de residência tem. Espero ter ajudado. Beijinhos
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Master Novembro 2017 Trancoso
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Smiley smile

    Depende... Se vais casar pela igreja só o padre da tua paróquia te poderá dar essa informação. Se vais casar pelo civil penso que não seja obrigatório. Smiley smile

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração