Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vânia
Noiva Principiante Julho 2022 Viseu (Concelho)

Curso dos noivos

Vânia, a 9 de Agosto de 2020 às 11:41 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 13
Olá a todas.

Caso em 2021 e o pároco informou-nos que tínhamos de fazer o curso dos noivos. Apesar de não concordar muito lá andei a procura do designado sítio, dias, horas e bla blas... Mas o problema nem é esse. Ora então, vamos ver se alguém me entende : Eu e o meu marido estamos juntos à 15 anos, casados à 9, 2 filhos, uma vida longe da familia(porque vivemos no estrangeiro), já passamos pela saúde e pela doença, pela riqueza e pela pobreza, pelos bons e maus momentos, e podia continuar por aqui fora... Não sei o que um Padre me vai poder ensinar, ou explicar sobre a vida de casado se ele próprio não sabe o que isso é. Tenho que arranjar um dia inteiro disponível, tenho que não sei de onde arranjar alguém que me fique com os miúdos, para alguém que não é casado, dizer-me o que ser casado significa...Desculpem mas em certos casos não tem lógica. O curso é mesmo obrigatório ou pode escapar-se de alguma forma. Alguém sabe? Obrigado e tudo de bom para voçês 😘

13 respostas

Última atividade por Ritinha, a 15 de Agosto de 2020 às 21:51
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, o padre que nos vai casar e o padre da minha paróquia ambos não exigem o CPM, aliás foram mais à frente e referiram que ninguém nos pode obrigar, que não é um requisito obrigatório para tal. Diria para ou insistirem com o padre ou arranjarem outro que não vos obrigue. É trsiste que na Igreja que deveria ser acolhedora para todos, se coloquem tantos entraves e burocracias.

    Beijinho.

    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vânia.
    Depende de igreja para igreja. Mas a partir do momento que queremos um casamento religioso acho que faz todo o sentido. A meu ver se escolhemos a religião temos de a seguir
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana 😍

    Vais-me perdoar mas acho de mau tom quase todas as palavras que aqui escreveste!

    Primeiro, porque se queres casar pela igreja tens de seguir as regras da igreja, independentemente de tudo o resto. O CPM não é obrigatório, mas existem párocos/paróquias que assim o exigem e estão no direito deles.

    Segundo, quem ministra os CPM normalmente são casais, casados no religioso, e o padre apenas participa.

    Terceiro, pensa pelo lado positivo. No vosso caso, vocês próprios também vão poder partilhar a vossa vida enquanto casal (se assim o pretenderem) e irão certamente levar vivências e "lições" para a vida! Nós fizemos e adoramos querida 😘

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vânia. Isso de ser obrigatório depende de paróquia para paróquia.. Mas se queremos casar no método deles, temos dr respeitar e aceitar o que acarreta. Não sou fã de casar pela igreja, vou casar porque quero batizar.
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2020 Odivelas
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Olha com isto tudo do covid o nosso padre vai só passar uma declaração em como ficámos com o cpm feito 🤭
    Diz que nós dá uma noção básica do curso é fica feito
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É obrigatório porque temos de entregar o certificado para obter o nada obsta emitido pelo patriarcado. Compreendo o teu sentimento relativamente a te irem ensinar o que é o casamento depois de uma vida já em comum com tanta coisas que já viveram☺️ mas pensa assim, então quais foram os motivos que te levaram a casar agora pela igreja? Vai com o espírito abertos, no meu caso gostei e foi agradável, um dia diferente, com outros casais...😘
    • Responder
  • Lucilia Santana Kulpa
    Noiva Constante Maio 2021 England - West Midlands
    Lucilia Santana Kulpa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu moro em Inglaterra e fiz o meu CPM online pela plataforma zoom devido à pandemia. Fizemos em 1 dia e ja temos o certificado 😊
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vânia, como te entendo... nós também vivemos fora e tivemos que contactar a nossa paróquia católica cá e fazer esse curso. Mas daquilo que tenho ouvido de outros casais que têm feito o curso, o nosso foi ainda mais duro. Tivemos que ir umas 5 ou 6 vezes em semanas diferentes e muito do que ouvíamos parecia-nos tao descabido da realidade de um casal. Até quando falamos com o Padre que nos irá casar em Portugal e lhe contamos algumas das coisas, ele ficou surpreendido!

    Mas lá está, tem que ser feito... o meu conselho para vocês, e que funcionou connosco: façam algo divertido depois do curso, nem que seja ir tomar um café e rir um bocado para aliviar a tensao. E felizmente para vós é apenas 1 dia.

    • Responder
  • Diana
    Super Noiva Setembro 2020 Porto (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá.
    Isso depende de paróquia para paróquia. Na paróquia onde vou casar não é obrigatório, mesmo assim nos inscrevemo-nos por curiosidade. Caso no próximo mês e até hoje ainda não me chamaram para fazer curso nenhum.
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Junho 2021 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo



    Olá Vania.


    Percebo o teu ponto de vista e as vezes a logística com filhos se torne mais difícil, quem fique com eles e assim. Mas na minha opinião o CPM é um curso que nos ensina bastante e quase sempre é dado por casais e não pelo Padre. Ainda não fiz o meu, o meu será só pra o início do próximo ano e não vivo na cidade onde vou casar, mas irei arranjar forma de o frequentar o curso. Se faz sentido casar na igreja acho que faz também sentido fazer o curso e respeitar algumas “normas”.


    Espero que consigas arranjar uma solução. 😊


    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vania. Percebo o teu ponto de vista, mas o CPM é um curso que nos ensina a ver o nosso dia a dia de outra forma. E até se fazem la algumas amizades e quem sabe não participemos mais na vida cristã? A Igreja é feita de pessoas comuns, não só do clero! E a Igreja só faz sentido se houver uma comunidade participativa. Se faz sentido casar na Igreja também deve fazer sentido passar um fim de semana a ouvir o que outros casais católicos têm a dizer.
    Não custa ceder. Além disso com o COVID todos os cursos estão a ser cancelados.. acho que apenas tens de mostrar abertura e tudo ficará bem. Bjs
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Quem faz a preparação para o matrimónio normalmente não é o padre, são casais católicos. Eu gostei muito, acho que temos de abrir a mente e pensar que ao casarmos pela igreja assumimos um compromisso com ela, parece-me aceitável disponibilizarmo-nos a ouvir o que têm para nos dizer. Quanto à falta de tempo ou logística com as crianças, acho que deve expor a situação ao seu padre ou à própria organização do CPM. O CPM não é obrigatório, mas muitos padres exigem-no para aceitar casar os noivos. Outra opção é procurar um padre que não o exija, mas isso pode dar ainda mais trabalho. Espero que consiga resolver. Beijinhos
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noiva. Pelo que ouvi pode argumentar que tem duas crianças menores, escolhem um dia da semana, vão, o tempo é menor e a conversa é resumida a 30 minutos também por causa de não terem tempo devido ao trabalho. Mas também depende da paróquia.
    Beijinhos e felicidades
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração