Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sílvia
Super Noiva Setembro 2017 Torres Novas

Curiosidade- porque se atira arroz

Sílvia, a 4 de Maio de 2017 às 18:01 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 10

Nunca se perguntaram que tradição é esta de atirar arroz?

Aqui vai uma pequena explicação como curiosidade.

foto zankyou.pt

Foto: zankyou.pt

"Culturas

Como acontece em quase todas as tradições em torno do amor, do matrimónio e da família, muitas das tradições relacionadas com o “evento casamento” têm a ver com a fertilidade ou a fecundidade. É o caso do arroz, símbolo destas virtudes que se associa à boa sorte, felicidade e prosperidade do casal no futuro, particularmente o desejo de descendência e a vontade de formar uma família maior. Apesar desta tradição ter sido adoptada na Europa e na América, crê-se que venha do Oriente, mais concretamente da China, onde o arroz está associado à prosperidade e quando há mais de 4 mil anos um Mandarim quis mostrar a sua riqueza no casamento da sua filha, inventando a “chuva” de arroz.

Mas esta “chuva” relacionada com a fertilidade nem sempre foi de arroz. Na antiguidade qualquer cereal era válido para desejar aos noivos uma vida repleta de prosperidade, sobretudo no que diz respeito à concepção. Na Antiga Roma, as mulheres colocavam espigas entre as suas tranças e os homens partiam bolos de trigo sobre as cabeças das suas futuras esposas. Depois, a noiva repartia os restos entre os convidados para que estes – juntamente com nozes, amêndoas e outros frutos secos – os lançassem sobre a cabeça do marido e mulher. Porquê? Porque os cereais e os frutos secos tinham uma forte associação com todo o tipo de bons presságios para o casal."


Fonte: zankyou.pt


10 respostas

Última atividade por Odete, a 4 de Maio de 2017 às 22:48
  • Odete
    Noiva VIP Setembro 2017 Sátão
    Odete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito boa partilha obrigado . Ja sabia da fertilidade e fecundidade mas quanto ao bolo , nozes e outros cereais não sabia,de todo mas gostei de saber . É sempre bom saber sobre certas tradições mesmo as que ja não se mantêm .
    • Responder
  • Emiliana
    Noiva Master Outubro 2017 Matosinhos
    Emiliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha. Eu não sabia, fiquei informada. É uma tradição muito antiga ☺
    • Responder
  • Isa Santos
    Super Noiva Junho 2017 Barreiro
    Isa Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por acaso sabia mas mts não sabem . Boa partilha
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Ativa Julho 2018 Aveiro (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente nunca me tinha perguntado o porquê? Mas agora já temos a resposta 😊
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva Setembro 2018 Entroncamento
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa partilha...por acaso a questão surgiu me pouco tempo mas ainda ano tinha podido pesquisar obrigada noivinha
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Setembro 2017 Espinho
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa partilha Smiley smile É algo que sabia desde pequena pois lembro-me de perguntar nos casamentos Smiley laugh
    • Responder
  • Sara
    Super Noiva Setembro 2017 Tavira
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptima partilha 😊
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bela partilha Smiley smile já sabia de algumas coisas por alto Smiley smile

    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2017 Peniche
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por acaso já tinha lido sobre os motivos que levaram a essa tradição Smiley winking Mas é uma optima partilha Smiley heart

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Master Novembro 2017 Trancoso
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bolos de trigooo?!?! Tadinho do meu penteado se essa tradição ainda se mantivesse!

    Gostei de saber mais sobre o belo do arroz, obrigada pela partilha! Smiley smile

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração