E aí comunidade é sexta feira, como estão?????? 😘
Hoje eu trago algumas dicas para noivinhas como eu que têm pele seca e pele atópica. 😐
Primeiro vamos entender o que é?
- A dermatite atópica ou eczema atópico ou pele atópica é provocada por fatores genéticos que são hereditários (é "herdada" dos seus pais). Desenvolve-se porque a barreira cutânea, que protege a pele, está enfraquecida.
- Não tem cura
- Para além da hereditariedade, uma multiplicidade de outros fatores pode desencadear um surto: stress, vários agentes ambientais (ácaros, pólenes, animais, lã, detergente de roupa, etc.), dentição, ou transpiração nas dobras (joelhos, axilas, cotovelos, lóbulos das orelhas).
Quais os sintomas?
Qualquer que seja a zona afetada pelo eczema, os sintomas são sempre os mesmos: O que se vê: manchas vermelhas difusas (não muito bem definidas), pequenas vesículas (tipo de pequenas bolhas de água na superfície da pele) que se desenvolvem em crostas, mas também grande secura geral da pele (que se parece com "pele de crocodilo"). Qual é a sensação: comichão severa e desconforto.
Cuidados a ter:
- Quem possui pele atópica deve ter cuidados de higiene redobrados. Além de dever fazer uma hidratação frequente da pele.
- Algumas das precauções a tomar são: preferir vestir roupa de algodão; tomar banhos rápidos e sem recorrer a produtos de higiene agressivos; e aplicar na pele emolientes próprios, como bálsamo, creme e leite.
- Quando a inflamação está muito grave e mais forte, o uso de pomadas anti-inflamatórias com cortizona ou dermocorticóides ou inibidores de calcineirina são os melhores aliados. Porém, é bom relembrar que só podemos usar durante 8 dias seguidos, para que a pele não fique viciada e depois não temos o resultado desejado. É muito importante usar apenas quando é mesmo necessário!
Em relação aos produtos de higiene:
- Procurem produtos que não contenham alcoól e /ou perfumes, secam mais rapidamente a pele fazendo com que a inflamação aumente.
- Eu recomendo os produtos do mercadona. Têm produtos excelentes para pele atópica e são suuuuupppeeerrr acessíveis. Uso o gel de banho, o creme de corpo e o creme de rosto comprei na secção de bebé. ACREDITEM, são excelentes e foram a minha salvação para não deixar imeeeeennnnssssoooo money nas farmácias 🤣🤣
E aí noivinhas, mais alguém aí como eu????? Eu já sofri imenso, mas graças a investigar mais e usar os produtos corretos estou bem melhor!
😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘