Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catharina
Noiva Principiante Agosto 2017 Matosinhos

Crisma obrigatório para casar

Catharina, a 25 de Outubro de 2016 às 12:27

Publicado em Fórum Antes do casamento 50

Olá noivinhas, gostaria se saber se alguma entre vocês casou a partir de agosto e se o crisma foi obrigatório ? Porque caso-me no próximo ano, em Agosto e estou a morar na Suíça. Não tenho o crisma, e quando fui marcar a data na igreja o padre não me impôs nenhum problema em relação a isso, visto...

Olá noivinhas, gostaria se saber se alguma entre vocês casou a partir de agosto e se o crisma foi obrigatório ?
Porque caso-me no próximo ano, em Agosto e estou a morar na Suíça. Não tenho o crisma, e quando fui marcar a data na igreja o padre não me impôs nenhum problema em relação a isso, visto que o meu futuro marido tem o crisma .
Como estou no estrangeiro, queria me inscrever para o curso que temos de fazer antes do casamento e disseram que era impossível eu me casar uma vez que não sou crismada. Que saiu uma nova lei, decretada pelo Papa, e que a partir de agosto os noivos têem de ser crismados.
Alguma de vocês teve este problema? Estou aflita e não sei o que fazer ....
Obrigado a todas e beijinho .

50 respostas

• A
    Noiva Ativa Maio 2017 Fafe
    Ana D ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu caso em Maio. Sou crismada mas o noivo não. O padre não levantou qualquer problema em relação a este assunto.
    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não faço ideia mas acho isso muito estranho.

Primeiro este papa tem vindo é a retirar entraves, já se fala em aceitar casamento de divorciados e tudo.

Para além disso, não é assim tanta gente que tem o crisma. Tanto quanto sei a maior parte fica-se pela comunhão solene ou assim. Por isso essa norma iria excluir muita gente.

Mas o melhor que tens a fazer é perguntar ao padre que vos vai casar (até porque ele pode ter normas diferentes da igreja em si...).

• Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pessoalmente não sei. Nós casaremos somente pelo civíl.

Espero que consigas as ajudas necessárias. Beijinhos.

• Responder
  • Catharina
    Catharina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado. Smiley smile
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Julho 2018 Portimão
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hoje vou falar com o meu padre e quando souber algo definitivo digo-lhe beijinhos
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho muito estranho, até porque só pedem mesmo o certificado de baptismo. Eu tenho o crisma, mas o noivo só foi batizado e não mencionaram nada em relação a isso. Beijinhos

• Responder
  • Catharina
    Catharina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O problema é que me quis inscrever no curso de preparação ao matrimonio e me disseram isto !

• Responder
  • Sofia
    Noiva Constante Junho 2016 Vila Nova de Gaia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ninguém verifica o crisma. O meu marido não e crismado.a única coisa necessária são os certificados de batismo.
    • Responder
  • Catharina
    Catharina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quem me deu essa informação, é a senhora responsavél pelos cursos, na igreja portuguesa que ha ca !

Ela, melhor que eu, tem de estar informada sobre essas coisas e penso que nao é para o bem dela (ou porta moedas dela) que "obriga" todos os noivos a fazerem o crisma...

Foi ela que me deu esta informação, com tremenda frieza... mas nao me informou de n° artigo ou algo mais especifico sobre essa dita "lei".

Tenho de aguardae o horario e ligo a Diocese, depois venho ca dar novidades.

Obrigado.

• Responder
  • Noivinha-Feliz
    Noiva Master Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Noivinha-Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mas é que não faz sentido algum! Mas então linda, se já procuraste e não encontras nada disso, será que não é boato? Smiley atonished Fazes bem querida, procura saber essa informação. E já agora vem cá contar porque também fiquei intrigada.

Espero que não seja verdade.

Beijinhos linda e boa sorte.

• Responder
  • Catharina
    Catharina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, e porque supostamente saiu essa lei.

O que acho mais estranho é que em lado nenhum se ouve essa informação, seja na televisão, ou outro.

Se é algo decidido pelo Papa, acredito que essa informção seja logo divulgada...

Procurei também na internet, sobre as lei canonicas 2016, mas nao encontro nenhuma informação.

Vou ligar à Diocese do Porto e informar-me melhor.

• Responder
  • Noivinha-Feliz
    Noivinha-Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu estou em Portugal querida. Que chatice, juro que não entendo. Por causas destes entraves é que muita gente casa apenas pelo civil. Então segundo percebi, tens que fazer o crisma porque foste para a Suíça com menos de 18 anos?

• Responder
  • Catharina
    Catharina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigado pela tua resposta. Também estas no estrangeiro? Eu estou na Suiça e ia me inscrever para fazer os cursos e deparo-me com esta informação, quando estou a uma semana de escolher o vestido, dizem-me que nao poderei casar? Entrei em pânico !

O padre a mim, também me disse que nao havia problema nenhum, do momento que um de nos tivesse. Agora sei que ha igrejas que sao mais exigentes que outras. So que o padre daqui (português e que faz a missa portuguesa, diz que uma nova lei do Papa, que saiu em Agosto, e como vim para a Suiça com menos de 18 anos, que tenho de fazer o crisma.

Conclusao : as preparações do crisma aqui ja começaram e como nao tou sequer inscrita, nao sei se poderei passar o proximo crisma que é dia 21.01.2017. Caso contratio tenho de me inscrever no proximo que é so em 2018! Como é que vou fazer isto se caso a 05.08.2017?

Que stress... nao pensava que ser noiva era tão dificil Smiley smile

• Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Agosto 2017 Trancoso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu moro em Portugal!
    • Responder
  • Noivinha-Feliz
    Noivinha-Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida, olha nós fomos marcar a data na Igreja no dia 29 de Junho. E eu tinha o mesmo receio. Pois eu nem a primeira comunhão tenho. Apenas sou batizada. O meu noivo é crismado.

O que o Padre nos disse é que não havia qualquer problema, nem precisávamos de ser crismados, bastava apenas 1 de nós ser batizado. Apenas isto. E caso um de nós não fosse da religião católica, o outro teria de assinar um documento em como aceita a religião do outro.

Agora nunca ouvi falar dessa lei, se assim for também estou tramada Smiley tongue Sinceramente acho uma estupidez.

• Responder
  • Catharina
    Catharina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado pela resposta.
    Mas moras em Portugal ou também no estrangeiro?
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Agosto 2017 Trancoso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha! Eu caso a 26 de Agosto e nem eu nem o noivo temos crisma e o padre não pôs nenhum problema quanto a isso! Vamos fazer o curso de preparação nos dias 11 e 12 de Março! Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração