Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Liliana
Noiva Ativa Setembro 2016 Gondomar

Cpm - fazer ou não?

Liliana, a 12 de Abril de 2016 às 22:29 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 43

Olá! Gostava que me dessem a vossa opinião... Como é habitual nesta situação, fui convidada a participar no CPM (curso preparação para o matrimónio). Acontece que eu e o noivo já vivemos juntos há 3 anos, por isso surgiu-me a dúvida se faz sentido participar no CPM ou não... Eu sei que mal não nos vai fazer, mas fará sentido fazer um curso de preparação para a vida a dois quando já estou nessa situação há 3 anos?...Alguém está na mesma situação que eu? Ou já esteve?...

43 respostas

Última atividade por Juliana, a 23 de Abril de 2016 às 18:08
  • Juliana
    Noiva Experiente Junho 2016 Porto (Concelho)
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Assim já entendo o porquê de não ter falado. Obrigado pela explicação.
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Ativa Setembro 2016 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Juliana! O que me disseram na secretaria da paróquia foi que o Sr. Padre não obrigava a fazer o curso, mas que era conveniente fazer... por isso é natural que ele não tenha falado do curso, visto que não o obriga a fazer. Eu tive conhecimento do CPM, mas não foi através do padre, fui contactada via sms pelo casal orientador das sessões que conseguiu o meu contacto através da secretaria paroquial e nos convidou a participar. Mas pelos vistos não somos obrigados a ir, só se quisermos. Mas, pelo que percebi aqui no fórum, nalgumas paróquias é mesmo obrigatório. Nós vamos começar o nosso Cpm no próximo fim de semana. Beijinho
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Experiente Junho 2016 Porto (Concelho)
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Líliana, vais casar na mesma igreja do que eu, fui hoje falar com o sr. Padre e o que é certo é que nunca falou do cpm, apenas marcamos outra reunião para maio que são apenas duas semanas antes do casamento por isso penso que não seja necessário ir. Alguma vez lhe falaram disso? Fiquei confusa hoje
    • Responder
  • Sofia
    Super Noiva Outubro 2016 Vila Nova de Famalicão
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Liliana

    Nós fomos fazer o cpm, ainda nao moramos juntos, mas sinceramente a nossa opiniao e k o cpm e apenas e simplesmente uma oportunidade que temos para parar e pensar em algumas questões, como por exemplo a infertilidade, aborto, adoção...coisas assim... sou sincera que ali "fui obrigada" a falar disso e pensar o k achava face a essas situaçoes. o meu noivo diz k aquilo e mais o falar do k toda gente ja sabe, e por muito k digamos so perante determinadas situações que nos aconteçam e k sabemos agir... podemos dizer uma coisa, mas so passando por elas e k sabemos realmente o k fazemos. foi uma experiencia boa pk convivemos com outros casais, mas se me perguntares se dispensava, acho que sim.... mas continuo a dizer k achamos k valeu a pena por termos tocado nesses assuntos. beijinhos

    • Responder
  • Filipa
    Noivo Experiente Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De nada Smiley smile
    • Responder
  • Paula
    Noiva Ativa Setembro 2016 Ovar
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha nos fomos, um bocado de pe atras mas so temos a dizer bem. Foi super interessante e sempre convives com outros noivos.
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Ativa Setembro 2016 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela partilha de opiniões!

    Estive a informar-me e disseram-me que na paróquia onde vou casar (Rio Tinto) participar no CPM "não é obrigatório, mas é conveniente" Smiley smile Eu tenho alguma curiosidade em ir, o noivo nem tanto (mas eu convenço-o Smiley winking)... Espero é que, tal como li nalgumas respostas aqui no fórum, seja uma experiência de partilha, enriquecedora e que nos ponha a refletir e não seja um "impingir" das leis da igreja (apesar de ser católica, não concordo com algumas delas)... Espero ter sorte com o casal orientador das sessões (vão ser 7 sessões) e com os outros casais que vão participar!

    • Responder
  • Carina
    Noiva Experiente Julho 2016 Porto (Concelho)
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola. tal como tu tb ja vivo junta com o meu namorado ha 5 anos e alguns meses (fazemos 6anos do dia do casamento). Tb achavamos que não deviamos fazer o cpm por ja vivermos juntos. O padre da nossa freguesia (que não é onde vamos casar é noutro local e com outro padre) disse que se não fizessemos o cpm que arranja-se outro padre pq ele não nos casava.

    O outro padre que nos vai casar não obrigada a nada é apologista de fazer mas sem obrigação, ate pq a igreja nao tem uma lei que obrigue a fazer.

    Mas dp de pensarmos no assunto decidimos ir fazer na paroquia onde vamos casar (é relativamente perto) e sou sincera ate achei interessante e ate gostamos, tivemos mta sorte no casal orientador que nos calhou pois tal como nós tb acham que ha mta coisa errada nas leis da igreja e falam o que tem de falar.. nada de andar a dar graxa ao padre pois algumas pessoas pensam que devem ir pro ceu por causa disso enfim..

    As reuniões tem um tema e dp a ideia é partilhar as nossas opiniões, por-nos a pensar em certos temas que mtas pessoas não pensaram sequer.. e dp como tb tinhamos casais que ja viviam juntos e outros não, e outros bem mais novos que nós, é bom pra eles e para todos esta partilha de ideias e de como realmente as coisas são e funcionam.. pois não é um mar de rosas como mts que la estavam pensam que deve ser..

    se tens curiosidade acho que sim, que devem fazer...agora se pensas naquilo como um frete não vale a pena ires..

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Julho 2016 Ourém
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não fiz,estou junta a 6anos e um filho de 3 anos. O Prior não me obrigou,pelo contrário acho que até ficou contente de irmos casar e batizar criança Mas é como as noivas dizem mal não faz,aprendemos sempre alguma coisa nova. Smiley winking
    • Responder
  • Marlene Silva
    Super Noiva Maio 2017 Aveiro (Concelho)
    Marlene Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A nós ainda falta um ano para fazer o cpm. Também já vivemos juntos a quase 3 anos, mas vou querer fazer. Uma amiga fez no fim de semana passado e veio a dizer maravilhas Smiley smile acho que vale a pena sempre
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós também já viviamos juntos e fizemos, acho que faz todo o sentido e eu gostei muito

    • Responder
  • Konxinha
    Noiva Experiente Agosto 2016 Alenquer
    Konxinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Claudia porque o noivo é super católico e por ele é "condição obrigatória".
    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entao porquê casar pela Igreja?
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Normalmente esses curssos são obrigatorios para se casar pela Igreja....

    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Agosto 2016 Viseu (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já vivo a quase 3 anos com o meu noivo e fizemos (era obrigatório) mas tanto ele como eu gostamos de fazer.
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Ativa Setembro 2016 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Pois, vou informar-me sobre isso de ser ou não obrigatório... Da forma como fui abordada sobre o assunto (por sms) não me pareceu que fosse... Mas já percebi, por várias respostas, que pelo menos, nalgumas paróquias é... Obrigada!

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Ativa Setembro 2016 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Honestamente, não achei que fosse obrigatório... Mas vou informar-me. Obrigada!

    • Responder
  • Teresa
    Noiva Experiente Junho 2016 Maia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite. Não é obrigatório na minha paróquia e decidimos fazer.. Acho extremamente porreiro.. Os casais.. Os "monitores" .. Eu aconselho!
    • Responder
  • Érica
    Noiva Experiente Julho 2017 Matosinhos
    Érica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós moramos juntos há quase um ano e só nos casamos em 2017. Ainda não sabemos se na nossa paróquia é obrigatório, caso não seja já decidimos não fazer.
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Junho 2016 Odivelas
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Podes escolher fazer ou não?
    Nós vivemos a quase 2 anos e na paróquia onde vamos casar é obrigatório!
    Bjs
    • Responder
  • Catarina e Pedro
    Noiva VIP Dezembro 2016 Torres Vedras
    Catarina e Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Podes escolher não fazer?

    Eu por acaso tinha a ideia que era obrigatório para o casamento religioso...

    No nosso caso tb já vivemos juntos há 3 anos. Mas mesmo que não fosse obrigatório faríamos...

    Posso não aprender nada, até posso ir lá ouvir tontices... mas acho que faz parte! Não me importo mesmo nada de fazer Smiley smile

    • Responder
  • Konxinha
    Noiva Experiente Agosto 2016 Alenquer
    Konxinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nos fizemos e achei completamente desproporcionado. Nós também já vivemos juntos e é uma realidade completamente diferente daquela que ali nos foi apresentada. A maioria dos casais não tinham vivido juntos antes do casamento, logo essa experiência foi "uma coisa nova" após o casamento, etc etc etc. além disso não tenho qualquer ligação com a igreja e não aceito coisas como "as coisas que temos não são nossas, pertencem a Deus e nós só cá estamos a gerir as propriedades de deus"...
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Constante Setembro 2016 Braga (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nos não fizemos não pk não quiséssemos fazer mas pk era aos sábados de manhã e nós trabalhamos todos os sábados de manhã
    • Responder
  • Y
    Noiva VIP Julho 2016 Cascais
    Y.s. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No nosso caso, nós vamos fazer porque é obrigatório (e nós já moramos juntos à quase 1 ano)... mesmo que não fosse acho que é sempre bom esse tipo de preparação Smiley smile

    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2016 Estarreja
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    nós estamos a fazer (é obrigatório) não moramos juntos mas lá no curso somos 8 casais e só nós e mais 2 casais é que não moram juntos Smiley tongue

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Constante Junho 2016 Vila Nova de Gaia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós não vamos fazer porque não somos obrigados... Mas não me importava de fazer se tivesse de ser... Como estou no estrangeiro e o noivo não faz grande questão acabamos por não fazer! Eu não fazia questão nem de uma coisa nem de outra..
    • Responder
  • Filipa
    Noivo Experiente Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que faz sentido! Aprende-se sempre qualquer coisa. Nós também na vivemls juntos e fizemos. Além disso na nossa paróquia é obrigatório. Na tua não é?
    • Responder
  • Vania
    Noiva Experiente Setembro 2016 Ourém
    Vania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ja fiz e gostei mt, axo k os casados é k deviam fazer tb lol
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vivemos há 4 anos juntos e fomos (é obrigatório para nós) mas acho que vale a pena , goatámos Mt Smiley winking
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Experiente Agosto 2016 Lamego
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, nos vamos fazer o nosso dia 23 de abrilO padre aqui na Suiça disse que era obrigatório Smiley atonished
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós também vivemos juntos e vamos fazer. Até porque acho que na Nazaré é obrigatório

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Curiosa Junho 2016 Valongo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola nos ja começamos o nosso e ja vamos parato 2do tema e o noivo noivo n esta8
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração